17 ago

Leite de Coco e seus Benefícios para Dieta (com receita caseira)

Leite de Coco benefícios, como usar, receita para fazer em casa

Leite de coco é um derivado do fruto rijo do coqueiro, muito apreciado na culinária e para tratamentos estéticos devido as inúmeras propriedades positivas para o organismo.

Uma das espécies que mais representa a beleza do litoral, o Cocos nucifera (coqueiro), pertence a família Arecaceae ou Palmeiras. Sabe-se que é uma planta primitiva, pois há indícios de que existe a mais de 10 milhões de anos.

Aqui no Brasil, grandes concentrações de coqueiros ficam no estado da Bahia e por isso é comum nos referirmos aos frutos do coqueiro como “coco da Bahia”.

O coco tem particularidades que o difere, primeiro, pela aparência rústica e robusta. Segundo pelo sabor que desafia paladares mais exigentes.

Mas, são os atributos nutricionais, cada vez mais estudados que vem contribuindo para que este fruto esteja presente na dieta de quem busca saúde.

Na versão óleo de coco, é um dos temas mais comentados no meio fitness graças ao alto poder para auxiliar no emagrecimento. Não seja este o único motivo para se consumir mais deste fruto (inclusive na forma de leite de coco).

Para comprovar a tese, cientistas avaliaram a saúde dos nativos do Pacífico Sul, chamados Tokelauans e Kitavans e conhecidos por consumirem quantidades de coco absurdamente grande (60% da dieta) e para a surpresa, quase que unanimemente estavam com a saúde impecável, e ainda mais no sistema cardíaco.

Isso reforça que o coco é um ótimo alimento? Onde podemos usar o leite de coco, além da forma convencional? Podemos emagrecer consumindo este alimento “gorduroso”?

Também não sabíamos a resposta para essas e várias outras perguntas sobre o coco e derivados, mas, ao elaborar o artigo, além dessas, outras descobertas surgiram sobre este excêntrico alimento, as quais passamos agora a compartilhar. Aproveite!

 

O que é o Leite de Coco

 

Da polpa do coco que após passar por processos industriais demorados, que se inicia no coqueiral, transporte, extração do mesocarpo, seleção, higienização, trituração, prensagem chegamos ao conhecido e popular leite de coco.

A composição deste alimento é rica em ácidos graxos, além de minerais importantes como zinco, cobre, ferro, fósforo, selênio e vitaminas diversas, entres elas B1, B3, B5, B6 e C.

Sem falar da quantidade significativa de aminoácidos como leucina, isoleucina, cistina entre outras, sem esquecer da cisteína que é responsável por formar Glutation e o Triptofano, fundamental para sintetizar o neurotransmissor serotonina.

Outro elemento de destaque é o ácido láurico (macronutriente) importante para processos orgânicos, dentre eles, construir células, manter a fome sob controle, fortalece o sistema imunológico e auxiliar para manter o peso.

Estes dois elementos, juntamente com a Glicina (que tem no coco) são co-fatores e responsáveis para que diversas enzimas “trabalhem” no organismo.

 

Benefícios do Leite de Coco

 

Apesar de muito utilizado em países do Sudeste Asiático, África Ocidental, Índia e Havaí, nós brasileiros podemos nos orgulhar da quantidade de coco produzida.

Somos o número um em produção de água de coco – conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Da mesma forma a polpa de coco transformada no leite ocupa posição de destaque no setor alimentício, sendo que as demais partes também são aproveitadas na indústria químico e estética.

Além de superior digestibilidade em relação ao leite de vaca- principalmente para intolerantes graça a ausência de lactose – outros benefícios são percebidos neste leite vegetal, como exemplo:

  • Tem potencial para ajudar a emagrecer;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Tem propriedades antibacteriana;
  • É um antisséptico natural, pois previne lesões na pele, trata doenças na derme e no couro cabeludo;
  • Aumenta a elasticidade da pele;
  • Oferece propriedade antifúngica que serve para tratar e prevenir infestações por microrganismo;
  • O leite de coco não é alergênico ou tóxico;
  • Ameniza a anemia por conter ferro em boas quantidades;
  • Tem efeito saciador, graças ao TCM – triglicerídeos de cadeia média presentes;
  • Regula hormônios em especial da tireoide;
  • Tem função antioxidante e assim ajuda a combater radicais livres.

Além disso, sua propriedade umectante graças aos ácidos graxos ajuda a manter a pele hidratada combatendo a flacidez, reparando rugas e ainda previne o envelhecimento.

É ironia pensar que o leite de coco engorda, pois são diversas as pesquisas que provam o contrário.

Uma delas ocorreu com residentes de áreas potencialmente consumidoras (África e Pacífico Sul), que diariamente chegam a incorporar quase 80% desta fonte na dieta, contudo, nenhuma associação com o alimento se relacionou com o aumento da Dislipidemia (mais colesterol e/ou triglicerídeos) tão pouco com o aumento de peso.

 

Leite de coco ajuda a emagrecer?

 

Sim, essa bebida é rica em gorduras, contudo, são as conhecidas e muito amadas “gorduras do bem”. Essa gordura do bem, é um macronutriente que tem poder para suprimir a fome, levando a pessoa a comer menos quantidade e menos vezes ao dia.

Sem falar todo o potencial do ácido láurico para melhorar a síntese do hormônio regulador do apetite e além das já citadas benfeitorias, sua função é ainda reduzir a oxidação do colesterol conhecido como LDL (ruim) e então aumenta a proteção cardiovascular.

Além disso, o leite de coco pronto serve para melhorar o consumo durante o dia de vitaminas e minerais, até mesmo como um coadjuvante perfeito para dietas restritivas ou veganas que visam emagrecimento.

 

Receita de leite de coco Caseiro Natural

 

Do coco se pode aproveitar tudo. Quando verde obtemos a água de coco, um isotônico natural com alto poder de hidratação, inclusive superior a medicamentos.

Da fibra surge o pó, um item biodegradável, leve e ideal para compor substratos para serem utilizados na agricultura. Desta parte também, belas peças de artesanato podem ser feitas, como também biomantas.

Da polpa, após triturada, consegue-se a farinha de coco, que saborosamente pode ser adicionada a biscoitos, farofas e pães.

É importante saber que mesmo com várias marcas de leite de coco pronto ofertadas no mercado, aprender a preparar de forma artesanal trará vantagens, como por exemplo, custo menor e maior disponibilidade.

Uma, entre várias receitas, pode ser feita com apenas um coco e chega a quase um litro de bebida.

O processo é simples, basta escolher um coco maduro (seco), abrir a casca com o martelo ou se preferir acomode-o dentro de um pano e jogue-o contra uma parede de concreto para que a fibra se rompa.

Após corte toda polpa em pedaços pequenos e coloque no liquidificador ou processador. Adicione 700 ml de água quente e bata até homogeneizar. Coe com pano limpo ou peneira fina e está pronto para consumo.

O leite caseiro de coco não leva estabilizantes e por isso não irá ocorrer a separação da gordura do restante do líquido, logo, caso seja aquecido poderá talhar. Para evitar, evite ferve-lo.

 

Malefícios do Leite de Coco

 

Até então, o leite de coco tem evidenciado pouco efeitos colaterais. Pessoas com aversão ao alimento podem sofrer alergias e as vezes severas. Por isso, para quem deseja experimentar pela primeira vez é importante faze-lo em pouca quantidade e então avaliar como o organismo reage.

O coco é um alimento repleto de fibras. Josh Axe, médico mundialmente famoso, e responsável pelo centro Nashville de Medicina, já comentou como fibras em excesso podem prejudicar o processo orgânico da pessoa.

É importante lembrar que, conforme a Academia Nacional de Medicina dos Estados Unidos (Institute of Medicine) e a Associação Americana do Coração (American Heart Association), mulheres entre 19 até 50 anos, necessitam diariamente 25 gramas de fibras, enquanto que homens desta faixa precisam pouco mais (em torno de 38 gramas/dia).

Partindo do principio que um copo de 100ml de leite de coco contem 2,2 gramas de fibra, consumindo-o já temos quase 10% da quantidade recomendada total/dia.

Consumir coco em excesso também pode influenciar para o aumento de peso, da mesma maneira que qualquer alimento calórico se ingerido em excesso poderia influenciar para isso.

Algumas reações como diarreia, dor de cabeça também podem ocorrer.

 

Como usar o Leite de Coco com Café?

 

Café com Leite de CocoO dueto – café com leite – também conhecido como “pingado”, preferido por muitas pessoas, tem seu objetivo. Visa associar o poder energético do café com a nutrição láctea.

E, se preparando com leite de coco, as vantagens são percebidas pelos motivos já expostos, ou seja, o resultado será uma bebida sem lactose, que concentra vitaminas e a possibilidade de melhorar a síntese de neurotransmissores como a serotonina.

Receitas tradicionais como bobó de camarão, vatapá, moqueca, bolos, tortas, sorvetes ficam perfeitas com o peculiar coco. Contudo, consumir leite vegetal com café – conhecido como “café havaiano” – é de fato, uma combinação incrível e nutritiva.

Porém, o leite de coco pronto e concentrado (esse comprado no supermercado) não é ideal para compor essa bebida.

A dica, é misturar de igual para igual o leite de coco com leite de vaca, ou, para garantir zero lactose com água. Depois é só adicionar café e adoçar conforme e preferência.

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É possível ainda elaborar versões a base de leite de coco em pó. Neste caso, basta separar uma colher de chá de óleo de coco e uma colher de chá de manteiga.

Adicionar esses ingredientes mais uma xicara de café, adoçante em pó e duas colheres de leite de coco em pó, permanecer batendo no liquidificador por alguns segundos e então consumir.

Outra forma de apreciar o leite de coco é adiciona-lo é na famosa bebida conhecia como bulletproof coffee.

O “café a prova de balas” é na verdade um modo de “pensar e sentir o momento”, pois dizem que ele tem poderes, entre os quais, de afastar qualquer desânimo, preguiça e falta de energia.

A receita base do bulletproof coffee inclui um excelente café, canela, cacau, óleo de coco, manteiga ghee e leite de coco (naturalmente).

Acredite, há quem diga que está bebida pode ser usado como um pré-treino!!

 

Diferença do leite de coco industrializado para o Caseiro

 

Desde 2012 – em virtude da crescente onda vegana e aumento na demanda por produtos vegetais em especial os leites – marcas tradicionais do setor, trabalham para oferecer ao público versões deste alimento.

O objetivo principal é manter a fatia de mercado, contudo buscar fidelização é eminente. Versões prontas de leite de coco para consumo solo, atrai simpatizantes, porém, não deixam de ser produtos industrializados que recebem, além da matéria prima, conservantes, estabilizantes e outros.

Basicamente as diferenças do leite de coco natural para o industrial está em 3 situações: sabor; naturalidade e preço.

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O leite de coco pronto passa por processos, que além de fazer o alimento perder o rótulo de natural (porque nenhum alimento em caixa pode ser dito como natural), também sofre interferência no sabor.

Quando o leite de coco é preparado usando a polpa, água quente e batendo no liquidificador alcançamos um alimento de fato natural, livre de qualquer substrato.

A versão caseira é bem mais econômica, entretanto, exige tempo para preparo o que não ocorre do industrializado, que basta abrir a embalagem e servir.

Inclusive, alguns já vem até mesmo com sabor de chocolate e se assemelham muito aos achocolatados tradicionais.

 

Algumas razões para incluir o leite de coco no seu Cardápio

 

As propriedades do leite de coco são semelhantes ao leite materno, e de acordo com o PhD Dr. Jon J. Kabara, docente emérito da Universidade de Michigan a State University: “ Nunca antes na história do homem é tão importante enfatizar o valor dos óleos láuricos”, (significante no coco).

Aliás, há relatos que bebes já foram alimentados com o composto e se desenvolveram fortes e saudáveis.

No Havaí, é comum mamães optarem por este leite ao invés do de origem animal e assim incorporar na dieta dos pequenos.

Razões é o que não faltam para incorporar este alimento na dieta de toda família, entre eles citamos:

  • A importância dos triglicerídeos do coco, que são transportados até o fígado e convertidos em energia de forma rápida e espalhada pelo organismo de diferentes maneiras, sendo os tecidos e cérebros dois segmentos muito beneficiados;
  • A cetona proveniente do coco tem influencia para recuperar e evitar danos decorrentes de doenças neurológicas;
  • Os polifenóis e também fitoesteróis do leite de coco que atuam com presunção para deter o colesterol LDL e assim diminuem as chances de doenças cardíacas;
  • O leite de coco é isento de lactose e isso influência para que intolerantes possam se beneficiar do alimento, que é também recomendado para todas as pessoas;
  • Os ácidos graxos do coco são importantes para prover energia diariamente, além de cumprir diversas outras funções;
  • A intensidade de vitaminas e minerais presentes no leite de coco é de longe uma das melhores do gênero “leite vegetal”;

O coco é um alimento completo, que atua sobre a saúde capilar; beleza da pele; funcionamento do intestino; controle do açúcar; redução do colesterol e triglicerídeos; ajuda a sintetizar triptofano; evita engordar, tudo de forma segura e acima de tudo saborosa.

 

Receita de Leite de Coco Caseiro

 

Para aproveitar as vantagens já ditas sobre o coco, veja como fazer o leite de coco caseiro, que além de saboroso vai te entregar um mix de nutrição.

 

INGREDIENTES

  • 1 coco seco (fresco);
  • Água mineral ou água de coco;

Você também via precisar de uma tábua para corte, liquidificador, peneira fina ou pano higienizado (tipo voal) e uma faca sem fio ou espátula de cozinha.

 

MODO DE PREPARO

  1. Leve o coco até o forno aquecido e deixe entre 15 / 20 minutos, isso vai auxiliar na extração da casa;
  2. Em seguida retire cuidadosamente a casca com auxílio de uma espátula pequena ou uma faca com pouco fio;
  3. Corte a polpa em pedaços pequenos e uniformes e coloque no liquidificador;
  4. Adicione o líquido (que pode ser 250 ml ou mais se desejar um resultado menos concentrado);
  5. Permaneça batendo no liquidificador a mistura até formar o leite vegetal;
  6. Em seguida providencie a separação do leite dos resíduos (que você não precisa jogar fora pois poderá aproveitar em outras receitas como cokies, ricota, farofas, bolos, etc.), fazendo fricções no pano ou peneira.

 

Para um leite de coco ainda mais saboroso, é importante armazena-lo em uma garrafa de vidro e assim mantê-lo na geladeira por até 5 dias.

Se preferir, poderá congelar em formas pequenas individuais e guardar por 40 dias, isso facilita o uso e evita desperdícios.

 

Abaixo a Flavia Machioni fala um pouco sobre o Leite de Coco, mostra como fazer essa receita:

 

Informação Nutricional leite de coco caseiro

 

O leite de coco tem boa quantidade de calorias, mas não é rico em carboidratos, contudo é uma excelente fonte de vitaminas e ferro.

Basicamente, em 100ml de leite de coco caseiro, encontramos 16% que seriam carboidratos e 79% gorduras, ambas quantidades servem para compor 5% das necessidades em uma dieta de 2000 calorias/dia.

Em relação aos demais itens, confira neste quadro compartilhado da FatSecret Brasil:

 

Porção de (100ml)
Qtd. por porção
Kilojoules 423 kj
Calorias 101 kcal
Carboidratos 4,33 g
Açúcar 3,11 g
Proteínas 1,39 g
Gorduras 9,4 g
Gordura Saturada 8,334 g
Gordura Monoinsaturada 0,4 g
Gordura Poliinsaturada 0,103 g
Colesterol 0 mg
Fibras 1,1 g
Sódio 26 mg
Potássio 56 mg

Fonte: FatSecret Brasil

 

Validade do Leite de Coco Caseiro

Produzido dentro de padrões de higiene (água e equipamentos esterilizados) e qualidade da fruta, o leite vegetal de coco poderá ser guardado por até 3 meses congelado, e até 5 dias refrigerado.

 

Esperamos ter contribuído para seu aprendizado sobre o leite de coco. Sinta-se bem e a vontade para compartilhar o post, esperamos também comentários no espaço abaixo.

 

Referências

SILVA, R., et.al. Efeitos da suplementação dietética com óleo de coco no perfil lipídico e cardiovascular de indivíduos dislipidêmicos / Effects of dietary supplementation with coconut oil on lipid and cardiovascular profile of dyslipidemic subjects. Brasília médica / Associação médica de Brasília, 2007.

MARTINS, M.T.S.; GALEAZZI, M. A. M. Alergia alimentar: considerações sobre o uso de proteínas modificadas enzimaticamente. Revista Cadernos de Debate, São Paulo. p. 89 -110, 1996.

MEDINA, J. C. et al. Coco: da cultura ao processamento e comercialização. Serie Frutas Tropicais 5. Governo do estado de São Paulo, Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Coordenadoria da Pesquisa Agropecuária. Campinas: Instituto de Tecnologia de Alimentos,1980.

 






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