06 ago

Bulking na Musculação: O que é o Bulking, como funciona e como fazer?

Bulking na Musculação O que é o Bulking, como funciona e como fazer

Se você treina pesado ou está tentando ganhar músculos, é provável que já tenha ouvido falar sobre o Bulking e o Cutting – ambos essenciais para gerar hipertrofia com qualidade. Com tantas informações a respeito desse assunto e tantas opiniões diferentes, pode ser difícil saber exatamente o que cada um desses processos realmente significa.

Por esse motivo, separamos tudo que você precisa saber sobre Bulking, a primeira etapa para a hipertrofia. Antes de saber sobre Cutting, é fundamental que você saiba exatamente o que é esse processo e sua função para o ganho de massa muscular. Confira!

 

O que é o Bulking?

 

Bulking é a primeira etapa para a hipertrofia. Na tradução literal, bulking significa ‘aumentando’, ou seja, é o momento de aumentar o peso para conseguir depois eliminar as gorduras e definir o corpo.

De uma forma resumida, o bulking é entendido como o aumento da ingestão calórica e do peso como consequência. Esse é o momento de subir os ponteiros da balança para tornar a definição corporal mais fácil logo depois.

Bastante comum para quem pratica musculação e competidores, o bulking é muito recomendado – inclusive por nutricionistas e educadores físicos.

 

Como funciona o bulking?

 

Na teoria, é bastante simples. Em resumo, exige um consumo maior de calorias, com a finalidade de aumentar o peso de uma forma geral.

Bulking na MusculaçãoDo lado esquerdo atleta em fase de Bulking, ao lado direito em fase de Cutting.

 

Mas, engana-se quem acredita que esse aumento de peso pode ser feito de qualquer maneira. É essencial evitar que ele seja adquirido com um excesso de gorduras maléficas para o corpo. A ideia é engordar para emagrecer com qualidade, de uma maneira rápida e saudável.

Esse aumento de peso pode ser feito com a ajuda de suplementos hipercalóricos e, principalmente com alimentos de qualidade. Quanto menos gorduras for preciso queimar depois, melhor o resultado final.

 

O que é Bulking na academia?

 

Durante esse processo, é essencial treinar pesado para ganhar massa magra – que irá se manter durante o cutting. Ou seja, você irá engordar, porém, pouco desse peso extra deve ser gordura. Quando for o momento de queimar o excesso, seu corpo já terá bastante massa acumulada, o que facilitará a definição corporal e a hipertrofia.

Por isso, o processo na musculação é baseado em treinamento pesado e uma dieta controlada para o consumo hipercalórico.

Se você ainda não leu sobre Cutting, clique aqui e veja nosso artigo sobre ele.

 

Bulking e a Hipertrofia – Ele é fundamental?

 

De uma forma geral, o bulking não é exatamente obrigatório para a hipertrofia. Porém, ele é cada vez mais recomendado por inúmeros nutricionistas e médicos especializados em treinamento físico. É importante para que o processo seja bem-feito é o acompanhamento de um nutricionista, que determine qual será a dieta seguida. Além disso, é essencial que os treinos sejam acompanhados por um treinador físico especializado em bulking e cutting.

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Para entendermos melhor o bulking, é válido lembrar que existem duas formas de fazer com que ele aconteça. Embora muitos atletas acreditem que ambos sejam funcionais, há diferenças claras entre eles:

 

Bulking Sujo

Como explicamos mais acima, existem dois tipos de bulking: o sujo e o limpo. Como o maior objetivo do processo é ganhar peso, muitas pessoas acreditam que comer sem restrições é uma boa ideia para conseguir chegar aos resultados.

Porém, como falamos ao longo do texto de hoje, não basta apenas engordar, é preciso engordar com qualidade. Por isso, o bulking sujo, que é voltado para o excesso de comida sem pensar na qualidade delas, geralmente traz mais desvantagens do que vantagens.

Leia também:

Como o ZMA ajuda a ganhar Massa Muscular?

É possível ganhar massa muscular usando Glutamina?

A importância da Testosterona para ganho de Massa Muscular

Quais os melhores suplementos para Ganhar Massa Muscular?

Se pensarmos de forma clara, ao engordarmos comendo alimentos de má qualidade, como frituras e guloseimas, estamos correndo riscos de adquirir doenças e ainda temos menos resistência aos treinos.

Ou seja, o bulking sujo pode até funcionar a curto prazo, porém, ele irá causar problemas e dificuldades para a próxima etapa do processo, o cutting. Na hora de definir seu corpo, haverá problemas para conseguir – seja pela falta de nutrientes, como por causa de mudanças no metabolismo que o excesso de gorduras e industrializados causa.

 

Bulking Limpo

O Bulking limpo, ao contrário do bulking sujo, mantém o controle de cada refeição e possui a premissa de que é preciso comer mais, porém, com qualidade. No geral, os alimentos são escolhidos com antecedência pelo nutricionista, assim como os horários das refeições.

O bulking limpo traz os nutrientes corretos para o corpo, pensando sempre a curto, médio e longo prazo. Além disso, ele se torna um aliado das atividades físicas – ao contrário do que acontece quando nos alimentamos mal.

Apesar de haver um excesso de calorias para aumentar o peso, essa subida na balança é monitorada e pensada com muito cuidado. Não há consumo desregrado de nenhum tipo de nutriente.

 

Como fazer o Bulking?

 

Para realizar o processo com segurança, mais uma vez indicamos que você procure um profissional que possa fazer o planejamento de uma dieta segura.

Em geral, o bulking envolve o consumo de carboidratos em maior quantidade – especialmente os de baixo índice glicêmico, como os integrais. Outras dicas são importantes de serem citadas:

1. Ao invés de comer uma quantidade exorbitante de alimentos de uma vez, vale a pena fazer pequenas refeições ao longo do dia. O mais indicado é que o intervalo entre elas não dure mais do que duas horas.

2. Evite alimentos gordurosos ou industrializados. Foque em comer bem e com qualidade sempre.

 

Para finalizar…

O bulking é uma excelente estratégia para quem está em busca de um corpo volumoso para depois buscar o corpo definido. Como falamos ao longo do texto, não esqueça de procurar ajuda de um profissional para ter os melhores resultados.

 






DICAS RELACIONADAS


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.