7 dicas para fazer sua Dieta Cetogênica Funcionar (Low Carb)

Dicas para fazer sua Dieta Cetogênica Funcionar - Low Carb
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth

A dieta cetogênica é um tipo de dieta com drástica redução de carboidratos, pode ser chamada também de low carb, porém alguns estudos estão apontando esta prática como um risco à saúde, mas se forem tomados alguns cuidados é possível fazer sua dieta cetogênica funcionar sem comprometer o organismo.

Podemos ressaltar que um dos motivos que podem levar aos riscos à saúde para quem faz a dieta cetogênica é recorrer ao radicalismo e ser radical não é a melhor maneira de alcançar objetivos com o peso.

Os riscos que esta dieta pode trazer para a saúde é o aumento de colesterol, hipertensão arterial e desencadear desta maneira problemas cardíacos, além de provocar sintomas como dor de cabeça, tontura, fraqueza, etc.

Ter um prazo estipulado para realizar este tipo de dieta e ter orientação pode determinar o sucesso e ajudar a fazer sua dieta cetogênica funcionar.

Este artigo traz dicas consolidadas pela ciência para que não haja riscos para o organismo, por isso continue lendo para saber mais a respeito.

 

Como surgiu a Dieta Cetogênica

 

Esta dieta não surgiu para potencializar a perda de peso, ela foi idealizada nos Estados Unidos em 1920 e primordialmente seu objetivo era ajudar no tratamento da epilepsia em crianças para evitar as convulsões, porém quando surgiram os medicamentos anticonvulsivos, esta dieta parou de ser utilizada.

No entanto a dieta cetogênica para estes casos ainda é uma alternativa válida juntamente com os medicamentos, reduzindo assim as crises convulsivas.

É importante ressaltar que surgiram alguns relatos de que este tipo de dieta é favorável também para portadores de câncer, porém não existem estudos suficientes que comprovem sua eficácia nestes casos, sendo o tratamento quimioterápico ainda a alternativa mais segura para garantir a sobrevida dos pacientes.

 

Como é e o que faz a dieta cetogênica no Organismo

 

# Há uma potencial redução de carboidratos para 5% e um aumento no consumo de gorduras para 75%, 20% de proteínas na dieta cetogênica clássica.

# Esta dieta faz o corpo entender que está em jejum, pois com a restrição do carboidrato, o organismo precisa de outras fontes de energia e utiliza as gorduras para isso.

# As gorduras provenientes da alimentação são metabolizadas e oxidadas no fígado gerando os corpos cetônicos que serão utilizados como forma de energia no lugar da glicose.

# A perda de peso acontece porque com a redução dos carboidratos há menor acúmulo de gordura corporal e também porque a gordura proveniente da alimentação está sendo oxidada e utilizada como forma de energia.

É importante ressaltar que não é necessário ser tão radical com a redução dos carboidratos e com o aumento das gorduras para fazer sua dieta cetogênica funcionar, pois um dos riscos é exatamente o aumento exagerado de gorduras que poderá desencadear problemas como aumento do colesterol e  probabilidade de desenvolver doenças cardíacas.

 

Tipos de Dieta Cetogênica

 

Existem algumas alternativas diferentes com percentuais diferentes dos macronutrientes para realizar a dieta cetogênica.

Escolher o tipo mais adequado para cada um é importante para fazer sua dieta cetogênica funcionar.

# Dieta cetogênica padrão: 75% de lipídeos, 20% de proteínas e 5% de carboidratos

# Dieta cetogênica cíclica: 5 dias de cetogênica padrão e 2 dias com alto consumo de carboidratos

# Dieta cetogênica focada: para quem treina, pode consumir carboidratos no pré treino.

# Dieta cetogênica com mais proteína: 60% de lipídeos, 35% de proteína e 5% de carboidrato.

Creatina Growth
Creatina Growth
Creatina Growth
creatina Growth

Para fazer sua dieta cetogênica funcionar, não é preciso consumir uma alta porcentagem de gordura, é possível que um nutricionista consiga adequar melhor estas quantidades para diminuir os riscos.

 

Dicas para fazer sua Dieta Cetogênica Funcionar

 

#1 – Procure a orientação de um nutricionista, jamais comece esta ou qualquer outra dieta por conta própria.

#2 – Não exagere nos exercícios físicos: durante o período da dieta cetogênica além de perda de gordura ocorrerá também a perda de massa muscular, por isso os exercícios precisam ser moderados.

#3 – Não faça esta dieta por um período longo: o corpo não suporta restrições alimentares por muito tempo e poderá reagir com uma futura compulsão alimentar, por isso cuidado!

#4 – Tome 2 litros de água por dia, pois ajuda a perda de peso.

#5 – Não seja “Maria vai com as outras”, a dieta de um não serve para o outro, por isso não se oriente por colegas, blogueiras ou celebridades.

#6 – Escute seu corpo: caso tenha vontade de comer pão ou outro carboidrato, não ignore (coma sem exageros), pois ignorar pode disparar uma compulsão alimentar, o corpo não entende que a restrição é passageira. Não esqueça que a dieta é com baixo teor de carboidrato, então, não corte totalmente.

#7 – Faça uma reeducação alimentar com a orientação do nutricionista após o período da dieta para não ganhar o peso perdido.

Seguir estas dicas além de ajudar a fazer sua dieta cetogênica funcionar vai também evitar futuros problemas com a saúde.

 

Concluindo…

Para quem precisa perder peso desta forma, o melhor caminho é procurar um nutricionista que poderá orientar qual a melhor maneira para fazer sua dieta cetogênica funcionar, pois isso evitará que a saúde fique comprometida e é importante que fique claro que esta ou qualquer outra dieta não deve ser realizada por muito tempo.

Esperamos que tenham aproveitado nossas dicas! Compartilhem com os amigos!

 

Referência

Almeida,G. Pouco carboidrato, muita controvérsia.Cienc. Cult. vol.69 no.4 São Paulo Oct./Dec. 2017.

 

...VEJA TAMBÉM...



Whey Protein Growth Grupo DT

1 COMENTÁRIO

  1. Adorei seu esse seu artigo, realmente é um dos melhores blog que estou visitando. Suas postagens são excelente! Parabéns!

    Já até salvei em meus favoritos. ..

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui