Para que serve a Cobamamida, falta, Benefícios e Como Repor

Para que serve a Cobamamida, falta, benefícios e como repor
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth

Para que serve a Cobamamida é uma dúvida a ser resolvida com este post. Leia e saiba como está Coenzima é importante para o humano.

A Cobamamida atua de forma decisiva no estímulo de produção de novas proteínas, é produzida naturalmente pelo corpo e está disponível nos tecidos musculares.

Podemos dizer que a cobamamida é um importante anabólico natural, que garante crescimento muscular, porém com efeitos adversos rasos, quase imperceptíveis.

Para pessoas que buscam o maior desenvolvimento muscular e a hipertrofia, ou mesmo em casos de deficiência natural desta coenzima, mesmo sendo produzida pelo organismo, suplementar, na maioria das vezes se faz necessário.

A cobamamida, portanto, é muito importante para o bom desenvolvimento da capacidade do nosso organismo, principalmente na questão da produção de energia.

Vamos então entender melhor para que serve a cobamamida, seus benefícios e como fazer uma suplementação de reposição de forma correta. Continue lendo para saber mais.

 

Para que serve a cobamamida?

 

Cobamamida é uma das formas ativas da vitamina B12, e pode também ser conhecida também como Coenzima B12 e ainda Adenosilcobalamina.

Ela serve como cofator para um grupo de enzimas (as 12 identificadas da vitamina B12) que catalisam reações incomuns de rearranjo ou eliminação.

O papel do cofator como o iniciador dos radicais livres reativos necessários para essas reações já é bem conhecido pela comunidade científica.

A disponibilidade de estruturas de raios-X de alta resolução combinadas com análises cinéticas e espectroscópicas detalhadas permitiram que várias estas coenzimas fossem modeladas computacionalmente com bastante detalhe.

Simplificando, para que serve a cobamamida está relacionado a sua capacidade de intervenção de forma decisiva nos processos metabólicos da síntese de proteína, ou seja, é um composto anabolizante.

Mas, diferente de outras substâncias anabólicas, ela não carrega em si diversos problemas que outros compostos anabolizantes, como os esteroides, possuem, por exemplo:

    • Ginecomastia;
    • Pseudo-hermafroditismo;
    • Virilização.

Entre outros. Isto porque não existe alteração do sistema endócrino do corpo, não interferindo na produção hormonal andrógena.

E a grande qualidade disso é que mesmo crianças podem consumir suplementação a base dela, desde que tenham a orientação médica necessária.

Melhor dizendo, a cobamamida é uma vitamina com uma missão. Sem esta forma ativa de B12, o corpo humano corre o risco de não produzir mais energia ao nível celular.

Leia também:

Oxandrolona ajuda Emagrecer? Ciclo, Colaterais e Como Tomar

TREMBOLONA – O que é, Benefícios, Colaterais e Como Tomar

STANOZOLOL (winstrol) – O que é, Benefícios, Colaterais e Como Tomar

Isto, em casos mais graves, pode acabar levando a cabo diversos processos celulares, resultando em falhas sistêmicas, que se não forem tratadas, podem levar a óbito.

Por isso que a vitamina B12, em todas as suas formas, é de fundamental importância.

Sem dizer que ela é a única vitamina que não é encontrada nas plantas. Somente bactérias podem criá-la, deixando nós, humanos, absolutamente dependentes destes microrganismos para sobreviver.

Você poderá contra argumentar que alimentos de origem animal contém B12, porém, eles só conseguem processar esta vitamina por causa da fermentação bacteriana que ocorre em seus intestinos.

 

Creatina Growth
Creatina Growth
Creatina Growth
creatina Growth

Para que serve cobamamida?

 

A cobamamida possui propriedades anti-anêmicas, e possui a capacidade de, como dissemos anteriormente, de intervir em diversos processos bioquímicos.

Então, ela pode ser indicada para vários problemas e possui uma grande variedade de funções para o organismo, entre as quais podemos citar:

    • Problemas de deficiência de alimentação;
    • Casos de anemia como a megaloblástica, perniciosa, maligna, pós gastrectomia, devido à gravidez ou deficiência hepática;
    • Síndromes de má absorção de nutrientes;
    • Leucopenia;
    • Distúrbios nervosos centrais e paralisia de nervos periféricos;
    • Doenças oriundas da deficiência de B12;
    • Situações a pessoa apresenta um quadro de anorexia.

Mas não apenas isso porque pessoas que estão em busca de alcançar a hipertrofia e que tem hábito de praticar treinos com a finalidade de aumentar a massa muscular usam a suplementação com B12 para melhorar a performance.

 

Mais Benefícios da Cobamamida

 

Muitas pessoas possuem problemas para ganhar peso. Pode parecer até uma ironia para a grande parte das pessoas que buscam desesperadamente emagrecer em todo país.

Mas é verdade. Pessoas que tem esta dificuldade também, por consequência, não conseguem desenvolver músculos.
É aí que a cobamamida entra, interferindo positivamente no metabolismo. Isto porque grande parte desta ação acontece no fígado, levando a um considerável eutrofismo do parênquima hepático.

Isto faz com que a proteína, ao invés de se degradar no fígado, é levada para órgãos e tecidos, como os músculos, evitando assim o catabolismo muscular.

Em contrapartida, esse efeito acaba resultando no ganho considerável de massa magra ao invés de gordura. Junto com e treinos regulares, a musculatura tende a desenvolver cada vez mais.

Sabe-se ainda que essa coenzima também serve como um estimulante de apetite. Se a pessoa não sentir interesse em comida ou fome com regularidade, além de sensação de fraqueza, a suplementação com base nesta coenzima é altamente recomendável.

 

Falta de cobamamida no organismo e as Causas

 

Como visto até agora falamos muito sobre para que serve a Cobamamida, entretanto é preciso entender que a falta trás prejuízos ao organismo.

Estudos afirmam que a falta deste nutriente no organismo pode causar doenças degenerativas ou casos de fadiga excessiva. Nestes casos a suplementação pode ser de grande ajuda.

Vamos explicar com base em parecer científico, ou seja, a ação desta enzima no organismo. Acompanhe!

 

Em síntese, o ciclo do ácido cítrico, ou ciclo de Kreb, é o processo pelo qual a mitocôndria cria ATP, ou energia celular.

Durante este processo, a cobamamida auxilia na conversão de metilmalonil em succinil.

Sem esse processo, o ciclo de ácido cítrico falha. Isso resulta em danos celulares e potenciais danos no DNA e no RNA, preparando o terreno para doenças degenerativas.

Para saber se o corpo está em falta de cobamamida pode ser percebido por altos níveis de ácido metilmalônico tanto no sangue quanto na urina.

Se for identificado mais de 0.26 micromol por litro já indica deficiência de B12. Quando nível chega próximo de 0.60 a pessoa já está correndo risco de ter problemas neurológicos.

 

Outras qualidades da Cobamamida

 

Para que serve a Cobamamida, ainda envolve saber sobre outras qualidades conferidas na suplementação.São elas:

    • Anabolizante rápido;
    • Efeitos colaterais extremamente brandos, o que não acontece com outros anabolizantes;
    • De fácil administração e ótimo custo;

E principalmente é preciso salientar que o uso dos suplementos à base desta coenzima não causa dependência nem aromatase.

Como dissemos anteriormente, por ser uma suplementação bem segura, pode ser administrada mesmo em crianças que possuam problemas relacionados ao crescimento.

Com a cobamamida, é possível estimular a síntese protéica das crianças, estimula sua alimentação, e assim, ajuda a alcançar o IMC correto para sua altura, idade e sexo.

Efeitos Colaterais

 

Entre alguns problemas com efeitos colaterais, que apesar de sutis existem, são:

    • Sonolência;
    • Alergias;
    • Dor de cabeça;
    • Agitação e nervosismo;
    • Dilatamento da pupila;
    • Boca seca.

Entre outros.

É importante que a pessoa que toma suplementação de cobamamida esteja sempre em prática de exercícios físicos para assim não acabar engordando.

 

Como repor Cobamamida

 

Esta suplementação pode ser consumida em via intramuscular dependendo dos sintomas que a pessoa possua e a gravidade dos mesmos.

Adultos, desta forma, podem tomar de 500 a 1.000 mcg por dose. Ela também pode ser consumida por via oral.

Já neste caso recomenda-se de 5 a 10 miligramas por dia ou, no caso de crianças, apenas 5 miligramas.

 

Para concluir este artigo sobre para que serve a Cobamamida lembramos que é providencial verificar se não está precisando suplementar consultado um médico.

Afinal, são essas vitaminas que ajudam na manutenção da saúde de um modo geral, além de serem necessárias para pessoas que se exercitam regularmente.

Gostou deste texto? Então lembre-se de compartilhar na sua rede social preferida!

 

Referências

Hathcock JN, Troendle GJ. Oral cobalamin for treatment of pernicious anemia? JAMA. 1991.

Herbert V, Drivas G, Foscaldi R, Manusselis C, Colman N, Kanazawa S, Das K, Gelernt M, Herzlich B, Jennings J. Multivitamin/mineral food supplements containing vitamin B12 may also contain analogues of vitamin B12. N Engl J Med. 1982.

Baets S, Vandedrinck S, Vandamme EJ. Vitamins and Related Biofactors, Microbial Production. In: Lederberg J, ed. Encyclopedia of Microbiology, Vol 4, 2ª Ed. New York: Academic Press; 2000.

 

...VEJA TAMBÉM...



Whey Protein Growth

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui