23 jan

Dieta x Mau Humor

Dieta x Mau HumorBom quem não é atleta pouco entende por que em fase de pré competição, os atletas de culturismo ficam tão chatos, mau humorados e agressivos. Então, hoje vou tentar explicar de forma simples o que ocorre nessa fase final de treinamento e dieta do atleta.

Com o uso de hormônios, estimulantes como efedrina, cafeína entre outros, o atleta por si próprio já tem uma alteração de humor, uns para mais outros para menos, porém, é perceptível a mudança no humor da pessoa.

Mas o que mais pesa na alteração é a dieta quando aperta, quando é retirado todo tipo de açucares, carboidratos, sódio e muitos macro nutrientes, com isso o temperamento do atleta se altera de vez mudando da agua para o vinho, as esposas (os) namoradas (os) família e amigos em si sabe muito bem o que e enfrentar uma fera em fase final de competição, e desde já eu os parabenizo por isso… eu mesmo fico um chato de galocha em época de dieta apertada.

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Mas porque isso acontece? Porque muda tanto o humor da pessoa? Vamos lá… Vocês conhecem um hormônio natural nosso que se chama SERATONINA? Então, para quem não conhece e sabe da existência desse hormônio em nosso organismo, ele é o responsável pela sensação de felicidade, bem estar e do bom humor…. Quando se entra em dieta restrita retirando carboidratos, açucares entre outros… a pessoa tende a ficar zerado desse hormônio… por isso surge a alteração de humor e a pessoa quase sempre fica intolerável e só quem é do meio mesmo, para compreender por que a pessoa está tão chata, triste e abatida.

Há casos que a pessoa fica depressiva mesmo em período de dieta final… mas se der uma boa barra de chocolate para ela creio que ela já volte a sorrir Então galera, a alteração hormonal, níveis de testosterona alta e de serotonina baixa é a causa da irritabilidade, depressão, mau humor que vocês veem nos atletas as vésperas de competir ou em fase de dieta restrita de nutrientes e carboidratos mesmo.

Parabéns a quem aguenta os atletas nessa época, pois reconheço que não é fácil conviver com uma pessoa com hormônios a flor da pele e ainda mais com alterações de humor, quem não entende o fator correto que leva a pessoa a estar assim acha que o fulano (a) é bipolar ou louco mesmo para estar daquele jeito.

Porém, na maioria das vezes a alteração se deve a dieta mesmo… logo após o show, o atleta já vai a uma churrascaria, pizzaria, sushi ou manda um pote de sorvete que o mesmo vai ficar feliz, sorridente e de bem coma vida novamente!

Tudo culpa da serotonina que vai embora e deixa o fulano (a) tão chato e quase sempre insuportável… Bom para você que não sabia agora já sabe…. e não precisa mais pensar que seu amigo (a) atleta é um ser bipolar, carrancudo e mau encarado (a)… tudo foi culpa da serotonina dele ter tirado férias, porém logo após o show, do fim da dieta apertada, ela volta para ele e ambos ficam felizes…

Alguns alimentos que elevam o nível de serotonina são: abacate, chocolate (cacau) , grãos e cereais, peixes, ovos… esses já vão dar um up no seu humor e até combater a depressão leve…. é só comer por algum tempo e ver que a alegria voltara a reinar na sua vida!

Espero que de forma simples tenha ajudado em algo e sanado essa duvida de algumas pessoas!

 

Salvar






DICAS RELACIONADAS


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.