06 dez

REGIME X DIETA

Olá gafanhotos em busca de sabedoria, primeiramente devo me apresentar, me chamo Douglas Guimarães. Muitos de vocês já me conhecem e leram alguns de meus artigos postados aqui, mas antes de tudo, quero deixar claro sobre minha formação. Não sou nutricionista e muito menos nutrólogo, sou graduando de Educação Física, então teoricamente minha especialidade é treinamento. Porém, falo com propriedade sobre nutrição devido ao fato de trabalhar em consultoria, juntamente com uma nutricionista, além de ter vários cursos e ser atleta de fisiculturismo, inclusive, no momento estou em dieta para redução de gordura, visando um campeonato nacional e encontro me com 6% de gordura. Muito provável que quando este artigo for postado, estarei mais próximo da competição, na qual pretendo entrar com 3% no máximo que é um percentual baixíssimo. Mas vamos lá, ao tema do artigo.

As pessoas acham que dieta é passar fome, comer frutas e vegetais e, coisinhas saudáveis, tudo em pequena quantidade. O nome disso é REGIME, até por que fruta tem frutose e o açúcar é um carboidrato de alto índice glicêmico. Quer perder 10kg? Ok, se você é uma pessoa obesa mande bala, sem dúvida se tornará só o esqueleto. Porém, não acredito que esse seja o objetivo das pessoas em geral. Homens querem ter corpos fortes, definidos e mulheres almejam o corpo de uma musa, estilo panicat. Então, para isso, faça DIETA. Você pode comer muito, porém deve saber o que e quando comer. Comer 1kg de frango por dia é muito, mas não para quem está em dieta hipocalórica e necessita de proteínas para manter sua massa muscular. Resumindo, o resultado de regimes está nas passarelas, modelos raquíticas, não no momento pois houve uma mudança recente nesse padrão, mas eram só os ossos, vocês devem lembrar… O resultado de dieta é um corpo estético, bonito. Guerreiros e panicats, lógico, TREINEM e mais que isso, treinem corretamente, treino sem dieta é como um carro sem pneu.

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Certamente, uma dieta bem elaborada envolve alguns aspectos, os quais vocês encontram nos demais artigos sobre nutrição aqui do site, alguns até mesmo de minha autoria. Não vou apresentar aqui e repetir o que já foi dito, apenas dar uma luz para que encontrem o caminho. Algumas palavras chave para que possam a partir delas, fazer pesquisas e poder entender um pouco mais sobre a diferença entre dieta e regime.

Abaixo, ficam  7 dicas rápidas que lhe ajudarão bastante:

  1. INGESTÃO DE CARBOIDRATOS DE ALTO ÍNDICE GLICÊMICO EM HORÁRIOS ESPECÍFICOS, COMO DESJEJUM E PÓS TREINO;
  2. INGESTÃO DE CARBOIDRATOS DE BAIXO ÍNDICE GLICÊMICO NOS DEMAIS HORÁRIOS, VISANDO LIBERAÇÃO GRADUAL DE ENERGIA;
  3. CONSUMO ALTO DE PROTEÍNAS PARA MANUTENÇÃO DA MASSA MUSCULAR;
  4. CONSUMO DE SUPLEMENTOS ANTICATABÓLICOS VISANDO TAMBÉM A MANUTENÇÃO DA MASSA MUSCULAR;
  5. CONSUMO DE GORDURAS BOAS, EXEMPLO: AZEITE DE OLIVA;
  6. CONSUMO DE MULTIVITAMÍNICOS VISANDO REPOR AS VITAMINAS QUE NOSSO CORPO NECESSITA, AS QUAIS TERÃO SUA PRINCIPAL FONTE REDUZIDA (FRUTAS);
  7. BAIXO CONSUMO DE LACTOSE, CONSEQUENTE USO DE SUPLEMENTAÇÃO DE CÁLCIO, IMPORTANTE PARA OS OSSOS E CONTRAÇÃO MUSCULAR.

Agora, passar o dia todo com frutas, granola, leite desnatado, adoçante, bolachinhas de sal e água, Yakut… ah, poupe-me. Esse é aquele maldito regime de revistas, PERCA 7KG COM A DIETA DA POMBA GIRA! Isso não é dieta gafanhotos, isso é falta de neurônios, grande parte dos citados são carboidratos e há uma ausência muito grande de proteínas, as grandes responsáveis pela construção muscular. Isso além de promover resultados ridículos não é nada saudável, como a maioria inocentemente acredita. Esqueça a balança, se você se orientar por ela faça um regime que obviamente terá mais resultados em relação à perda de peso, mas quando se trata de perda de GORDURA, não tem segredo, é dieta e acabou. Jogue fora a balança e oriente-se pelo espelho e fitas para tirar suas medidas, se possível faça avaliações físicas periódicas para analisar seu percentual de gordura, a balança pouco importa nesses casos. E repito TREINO SEM DIETA É COMO UM CARRO SE PNEU.

 

Go hard gafanhotos, bons treinos!

 

Salvar






DICAS RELACIONADAS


8 comentários em “REGIME X DIETA

  1. Olá DG!

    Gosto muitas das suas materias. Percebe-se que sabes o que está escrevendo e tem a intenção de ajudar-nos, pobres insetos. Rs! E não deixo de me divetir com suas colocações; esta dieta sa pomba gira foi a melhor. Rs!

    Grande abraço!
    Sucesso!

    Josué

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.