04 jun

Erros na Musculação: Evite 13 erros super comuns nos Treinos

Erros na Musculação 13 erros comuns no Treino de Musculação

Uma das coisas mais rotineiras nas academias é a sucessão de erros na musculação cometidos por alguns alunos. Uns por vergonha em fazer perguntas, outros por se acharem o “sabe tudo”, entre vários outros fatores. Bem, a intenção do post é agregar conhecimento, mas antes de tudo você deve procurar um profissional da área para saber se está apto a seguir uma rotina de treinamento, tanto para perda de peso quanto para o ganho de massa muscular.

Pensando em passar um pouco de informação, elaboramos uma lista de erros na musculação mais cometidos nas academias. Confira!

 

 

Erros na Musculação: 13 erros comuns no Treino de Musculação

 

 

#1 – Não dar importância à Refeição Pré-Treino

O corpo humano é mais forte do que pensamos, porém, existem pessoas que acreditam que a refeição pós-treino é a mais importante. Isto, porém, não é verdade. Após uma noite de sono, com o corpo descansado você precisará estar bem alimentado para começar seu treino, pois é durante e depois do treinamento que o corpo se alimenta dos nutrientes necessários para a construção da massa muscular.

 

#2 – Não dormir bem

As horas de sono de um indivíduo para outro é diferente. Algumas pessoas dormem por 6 horas e sentem-se muito bem, porém, a maioria, está habituada com 8 horas. Não adianta nada sair para uma balada de noite, dormir por algumas poucas horas, e ainda assim esperar resultados positivos nos treinamentos.

 

#3  – Não levar o treinamento a sério

Se não houver uma consistência no treinamento, quer dizer, arrumar desculpa para faltar, e não obedecer a um calendário diário, você estará perdendo dinheiro e massa muscular. O treinamento deve ser diário.

 

#4 – Não dar a devida atenção às Dores nas Articulações

Sentir dor em alguma articulação após o treino não é normal e se você sente dor precisa procurar um especialista e também o treinador. Provavelmente você está executando os exercícios de forma errada. Lembre-se, a dor nas articulações é sempre um aviso de que algo está errado.

 

#5 – Aumentar a velocidade durante as repetições nas séries

O aumento da velocidade vai provocar fadiga muscular, consequentemente terminar o treino não será possível. A velocidade deve ser moderada para que os exercícios funcionem.

 

#6 – Ficar mais tempo na academia do que o necessário

Geralmente as sessões de treino duram 50 minutos, o que já é bastante na musculação. Se você passar tempo demais pode ser que o treinamento não traga  resultado esperado, além de provocar fadiga muscular e, ainda, pode causar sérias lesões.

 

#7 – Treinar o mesmo grupo muscular 3 ou mais vezes por semana

Respeite o intervalo de 48 a 72 horas, pois os excessos podem causar overtraining. respeitando esse intervalo você conseguirá os resultados desejados, principalmente se o foco for Hipertrofia Muscular.

 

#8 – Colocar carga maior do que suporta

Aumentar a carga não acontece do dia para a noite, este é um processo que precisa de cadencia e ajustes, e isso varia de pessoa para pessoa. O seu treinador é que deve determinar o aumento da carga.

 

#9 – Negligência quanto aos movimentos

Se você está começando agora, um instrutor deverá te orientar quantos aos movimentos, porém, tome cuidado com todos os detalhes, principalmente quanto à postura e cadência nas execuções, pois esse é um dos detalhes que vão influenciar muito na obtenção de bons resultados.

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

 

#10 – Aquecimento e Alongamento

O corpo precisa estar aquecido e preparado para começar o treino. O alongamento é importante para a aquisição de flexibilidade. Já o aquecimento promove vasodilatação e a oxigenação. Estas medidas deixarão seu corpo um pouco mais protegido de possíveis lesões.

 

#11. Não se Hidratar

Quando você transpira muito, é o teu cérebro enviando um sinal ao organismo para que a sua temperatura corporal não suba. Portanto, a ordem é hidratar-se durante as atividades físicas. Não negligencie seu corpo da água. Quando você a consome a sua capacidade nos exercícios aumenta.

 

#12 – A falta de Propósito e Comprometimento

Quando você não tem um propósito, o que você faz perde o sentido, com os exercícios físicos é a mesma coisa. Então, aí vai um recado importante: coloque metas em tudo o que você fizer. Isso vale para tudo, inclusive para seus treinos.

 

#13 – Não ter um Plano de treino

Toda pessoa precisa de um bom plano de treino. Fazer um exercício aqui, outro lá ou se perguntar “o que faço agora”, você estará desperdiçando seu tempo e não vai conseguir evoluir. Procure sempre a orientação do instrutor.

Leia também:

Guia completo para Treino ABC (para avançados)

Guia completo para Treino ABCD (para avançados)

Guia comlpeto de Treino para ganho de Volume Muscular

 

Atenção: A importância da postura na Musculação

 

A postura corporal adequada deve ser mantida ao longo do dia todo, mesmo que às vezes pareça que estamos carregando o mundo nas costas. Mesmo sabendo disso, muitas pessoas que frequentam academias, se esquecem de que na hora do treino essa atenção deve ser redobrada. Principalmente nos exercícios com carga.

A postura errada nos aparelhos é um dos responsáveis por pelo menos 80% das queixas de dor nas costas nas academias.

Todo treinamento é diferente de pessoa para pessoa, por isso a individualidade de cada aluno deve ser ajustado de acordo com seus limites.

Uma das formas de não se esquecer da postura, é focar nela mesma e no aparelho que está sendo utilizado. A concentração ajuda você nas horas dos movimentos e você pode ser salvo de uma lesão.

 

Para finalizar…

Procuramos colocar aqui, os principais erros que o pessoal por vezes esquecem e acabam provocando erros na musculação, erros esses que influenciam negativamente nos resultados.

Esperamos que tenha sido um tema proveitoso e que tenha agregado conhecimento. Para tanto, procure um instrutor que ele te explicará e orientará para que tudo corra bem e você saia feliz da academia a cada sessão e não cometa mais os mais simples erros na musculação.

 

Referências Bibliográficas

POSTURA ideal durante a musculação: maior eficiência sem lesões.
ATAÍDE, Otávio Augusto de. Conhecimentos dos professores de musculação sobre a identificação e riscos do uso não prescrito de esteroides anabolizantes. Curitiba : Universidade Tuiuti do Paraná, 2016. 13p. [Trabalho de Conclusão de Curso].
MATTHEWS, Michael. Malhar, secar, definir: a ciência da musculação. Faro Editorial. 2016/7.

 






DICAS RELACIONADAS


7 comentários em “Erros na Musculação: Evite 13 erros super comuns nos Treinos

  1. Eu também como Educador Físico quero complementar que seguir sempre que um bom Educador Físico te passar você conseguirá sempre atingir seus métodos com paciência e tranquilidade.

    1. Olhá, por experiencial própria posso dizer que sem anabolizantes também é possível obter restados.
      Mas uma coisa é certa, não tem comparar entre um limpo e um que faz uso e anabolizantes.
      Treinei 5 anos para chegar em um ponto que um cara consegue chegar em um ano, um ano e meio..

      1. Eu sem anabolizante, levanto bem mais no sumô, por ex, do que quem toma. Isso eu vi na minha academia, e em vídeos de “estrelas” super inchadas, mas que não levantam metade do que eu levanto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.