19 jul

Gengibre emagrece? A Raiz ajuda no Emagrecimento?

Gengibre emagrece A Raiz ajuda no Emagrecimento

Muitas pessoas já se perguntaram se o gengibre emagrece. A raiz, comum em países asiáticos e na culinária japonesa, promete ajudar na perda de peso – especialmente devido ao seu poder antioxidante e termogênico.

Mas, a perda de peso não é – nem de longe – o único motivo para que você conheça melhor essa raiz. Cada vez mais comum no país, ela tem feito parte da nossa realidade, seja pela saúde ou mesmo para o sabor que acentua os demais temperos.

Por esse motivo, vamos explicar alguns dos benefícios do Gengibre e responder a dúvida sobre seu poder no emagrecimento. Confira mais abaixo o que separamos sobre o assunto!

 

O que é gengibre e para que serve?

 

O gengibre é uma espécie de raiz, extremamente comum na culinária oriental. Ele é usado em diversos pratos, desde os quentes até os frios como famosos sushis. Utilizado para acentuar o sabor dos temperos, o gengibre é fundamental para o resultado final de inúmeras receitas.

Em relação à sua função no organismo, podemos dizer que ele tem rápida absorção pelo corpo e seus efeitos são quase imediatos. Os benefícios para a saúde são incontestáveis e comprovados pela ciência mundial. Falaremos deles mais abaixo.

Leia também:

Benefícios do Gengibre para quem Treina

Conheça os Benefícios do Gengibre para o Corpo

Benefícios de consumir Água com Gengibre

O importante de citar sobre a raiz é sua múltipla função na cozinha. Tanto como tempero como para seu uso puro são excelentes formas de conseguir os benefícios – bons exemplos são os chás e os sucos detox.

Além disso, o gengibre pode ser usado em saladas e em molhos diversos. Dependendo da dosagem, o sabor pode ser bem sutil e trazer apenas realce aos temperos. Já para quem gosta do picante, uma quantidade maior costuma ser mais indicada.

 

Gengibre Emagrece?

 

Você sabe quais os benefícios do gengibre para a saúde? No geral, a raiz tem ganhado fama recentemente – antes, era bem mais comum apenas na culinária oriental. Aqui no Brasil, as dúvidas sobre se o Gengibre emagrece fizeram com que ele começasse a ser mais utilizado nas receitas do dia-a-dia. Separamos os principais benefícios:

 

Emagrecimento

Muitas pessoas se perguntam se o gengibre emagrece. E a resposta varia muito de acordo com seus hábitos gerais, afinal, um único ingrediente não é capaz de definir sua perda de peso. [1]

Porém, de uma forma isolada, a raiz tem funções termogênicas – ou seja, aquece o corpo e acelera o metabolismo. Com isso, temos mais energia, maior queima calórica e chance de emagrecer. O uso do gengibre especialmente de manhã e no almoço pode ser muito benéfico para quem está de dieta.

Uma boa dica é mesclar a raiz com outros termogênicos, como o café e a pimenta. Dessa forma, não há excesso de um único alimento e pode-se aproveitar os benefícios de todos.

 

Ação anti-inflamatória

O gengibre emagrece e também tem excelentes funções anti-inflamatórias, ajudando a prevenir e remediar dores de garganta ou mesmo dores mais generalizadas. É por esse motivo que o chá de gengibre é altamente recomendado quando há problemas como gripes e resfriados.

Além disso, esse poder de se livrar de inflamações pode ser usado para diminuir dores derivadas da musculação – alguns suplementos da área já apostam na raiz como parte da composição.

 

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Proteção ao estômago

Embora o excesso de gengibre possa causar problemas estomacais, em doses comuns ele pode ser excelente para diminuir dores, azias e até mesmo prevenir úlceras nessa região. Vale a pena consultar um médico caso você note algum sintoma nocivo ao utilizar o gengibre com frequência, mas, no geral ele é altamente indicado para esse tipo de problema.

 

Contraindicações do Gengibre

 

Será que faz mal comer gengibre todos os dias? Na realidade, não há contraindicações em relação ao uso diário da raiz, embora seja importante dosar a quantidade. Como falamos, sabe-se que o excesso pode trazer alguns desconfortos estomacais, como azia, má digestão e, em casos mais raros, aumento de pressão. Grupos específicos de pessoas devem evitar o gengibre:

  • Grávidas precisam de indicação médica para usar o gengibre diariamente.
  • Quem tem problemas de pressão arterial também precisa perceber os sintomas do uso diário do gengibre.

 

Receita de Gengibre na Água com Couve e Limão

 

Como explicamos nos benefícios, o gengibre emagrece especialmente pelo seu efeito termogênico. Por isso, quem está em um processo de perda de peso, pode garantir os principais benefícios com sucos detox, por exemplo.

Uma boa receita é utilizar a raiz pura na água com couve. Para evitar o gosto amargo, uma boa ideia é usar o Gengibre com limão.

 

INGREDIENTES

  • 1 limão
  • 1 folha de couve
  • 1 centímetro de gengibre
  • 150ml de água

 

MODO DE PREPARO

  1. Extrair o suco de um limão
  2. Bater com todos os ingredientes no liquidificador

 

A dica é tomar o suco detox de gengibre todos os dias pela manhã em jejum – para quem quer o benefício do emagrecimento acentuado. É importante ralar a raiz para ajudar a bater de forma uniforme.

 

Os benefícios dessa receita são inúmeros:

O limão, além de ajudar a diminuir o gosto amargo das folhas de couve e do gengibre, ainda é rico em vitamina C e pode ser efetivo para secar a barriga.

O gengibre, é um excelente termogênico, acelera o metabolismo pela manhã e dá energia para o dia todo.

A couve, por sua vez, traz saúde e é rica em ferro – além de diminuir a fome durante o dia.

 

Para finalizar…

O gengibre emagrece e é um excelente aliado da saúde de forma geral. Vale a pena inserir essa raiz milenar no seu dia-a-dia, seja por meio de receitas ou até em chás e sucos. Além de ótimos benefícios, o gengibre também pode realçar o sabor das suas receitas e deixá-las ainda mais gostosas!

Leia também:

Como fazer o Chá de Gengibre para Emagrecer?

Como fazer Chá de Hibisco com Gengibre para Emagrecer?

Chá de Canela: Benefícios do chá de canela na Redução de Peso + Receita

Porém, nossa dica final é que você não exagere no uso. A indicação de médicos e nutricionista é de cerca de 10 g por dia, ou seja, uma colher de chá. Além disso, vale a pena ficar de olho em como seu organismo reage para não causar maiores problemas.

 

Gostou do texto de hoje? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

 

Referência

Nutricionista Chris Castro

 






DICAS RELACIONADAS


2 comentários em “Gengibre emagrece? A Raiz ajuda no Emagrecimento?

  1. Nossa que post surpreendente em, adorei seu post muito interessante, na verdade estou adorando navegar em seu site, pois aqui encontro vários artigos interessantes de se ler como este.

    Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.