13 set

Por que Mulher tem mais dificuldade para Perder Peso?

Mulher tem mais dificuldade para Perder Peso

Você já percebeu que mesmo cumprindo a mesma rotina de exercícios e dieta que um homem os resultados de uma mulher não são os mesmos? Pois é, o fato de que Mulher tem mais dificuldade para Perder Peso do que o homem, e pode ser explicado devido a vários fatores.

Quando duas pessoas de gêneros opostos têm a mesma rotina de exercícios e dieta, o que se tem em mente é que chegarão a um mesmo resultado ao mesmo tempo, mas o que realmente acontece é que homens conseguem perder peso com muito mais rapidez. Isto se dá devido ao metabolismo mais acelerado e à testosterona, hormônio que dá massa muscular.

 

A questão Hormonal

 

O hormônio masculino, a testosterona, é o que faz com que os homens tenham a predisposição à força maior que mulheres. Os músculos são os maiores responsáveis pelo gasto calórico, já que são eles que dão a disposição para que o corpo pratique atividades físicas e até as cotidianas com mais vigor.

O estrogênio, hormônio feminino, faz com que o corpo da mulher tenha mais gordura acumulada em regiões como o abdômen, seios e os membros inferiores do corpo. Para os homens, no entanto, a gordura se acumula quase que unicamente na região abdominal, fazendo com que o emagrecimento seja mais visível e rápido.

Leia também:

Oxandrolona Emagrece ou Engorda? É possível ver resultados em quantos dias?

Whey protein engorda, emagrece ou ajuda no ganho de massa muscular?

Criando Glúteos Grandes, quebrando mitos e Montando um Planejamento

Conheça a diferença do Whey Protein Feminino para o Whey Protein tradicional

Durante a menopausa e andropausa, os níveis de testosterona do organismo caem, fazendo com que a massa magra do corpo diminua consideravelmente. Na menopausa, como os ovários param de funcionar, a gordura se acumula ainda mais na região do abdômen. Sendo assim, para as mulheres com mais de 50 anos começa a ser ainda mais difícil perder peso.

Para que, mesmo em idade mais avançada, homens e mulheres consigam se manter em forma é essencial seguir a risca uma rotina de exercícios. É preciso seguir com atividades aeróbicas e musculação para ativar o metabolismo e queimar calorias.

 

Metabolismo

 

A diferença de gasto calórico entre as mulheres e homens em apenas 30 minutos de atividade física é muito grande. Alguns estudos comprovaram que homens tem um gasto calórico cerca de 1,3 vezes mais alto que o de mulheres, em atividades como ioga, spinning e zumba, por exemplo.

Isto se dá porque o metabolismo dos homens é muito mais acelerado que o das mulheres. Fatores como o tamanho do pulmão e coração masculinos e também a maior produção de testosterona fazem com que consigam perder cerca de 2 vezes mais gordura que as mulheres.

As mulheres, porém, podem chegar a obter os mesmos níveis de gastos calóricos depois de 6 meses mais ou menos. Além disso, existem alguns alimentos que podem fazer com que o metabolismo seja ativado. Veja alguns exemplos a seguir.

 

Alimentos que Aceleram o Metabolismo

 

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Gengibre

Consumir água com rodelas de gengibre durante o dia e principalmente enquanto estiver treinando pode ajudar muito a perder mais calorias. O gengibre é termogênico e faz com que o corpo esquente e perca mais calorias. Além de ajudar a emagrecer, a água com gengibre também tem mantém hidratada durante os treinos.

 

Canela

Adicionar uma pitada de canela em suas refeições pode ajudar a perder peso. Isso porque a canela também é termogênica, fazendo com que o metabolismo seja acelerado e mais gordura localizada (que é o que tende a incomodar mais às mulheres) seja queimada.

 

Pimenta

A pimenta já é bastante conhecida por esquentar o corpo, mas não tanto por seu poder emagrecedor. O consumo de pimenta faz com que o metabolismo acelere e o corpo gaste calorias mais rapidamente. Consumi-la em todas as refeições pode ajudar a potencializar seus treinos.

Leia também:

Como fazer Chá Seca Barriga?

Como fazer Chá Caseiro para Emagrecer?

Receita de Chá de Gengibre e Limão para Emagrecer

 

A questão Emocional

 

Alguns estudos também apontam que a diferença na perda de peso entre homens e mulheres tem, entre seus fatores, a questão emocional. Ao que parece, os homens têm menos tendência a comer devido estresse ou tristeza, por exemplo. Já as mulheres costumam liberar as tensões e frustrações em alimentos (geralmente calóricos).

No período menstrual, por exemplo, quando as mulheres já tendem a se sentir mais inchadas, o consumo de alimentos com alto teor de carboidratos e açúcares aumenta, fazendo com que a perda de peso se torne ainda mais difícil.

Para melhorar isto, o indicado é que sejam feitas pequenas refeições de 3 em 3 horas (sem esquecer das 3 principais e mais importantes do dia, que devem ser mantidas da mesma forma). Além disso, é preferível que o consumo de carboidratos seja substituído por aqueles integrais, com menor índice glicêmico.

 

Mulher tem mais dificuldade para perder peso, mas como diminuir esta dificuldade?

 

O fato de que os homens emagrecem com mais rapidez e facilidade pode incomodar bastante às mulheres. Porém, o que faz a diferença é que em geral mulheres estão sempre ativas, já que desempenham muito mais funções que os homens. Neste sentido, uma rotina organizada pode ser essencial para a perda de peso.

Incluir uma caminhada no fim da tarde e consumir mais alimentos produzidos em casa, livres de processados e temperos industrializados, pode fazer com que seu organismo trabalhe com muito mais vigor. Manter uma vida ativa é muito importante para que o corpo esteja sempre em forma, e com pequenas substituições diárias é possível perceber grandes resultados em seu corpo.

Em geral, as mulheres se preocupam mais com o corpo quando comparadas aos homens – e esta cobrança se evidencia ainda mais devido a esta dificuldade para perder peso. O que é preciso ter em mente sempre é que a saúde está sempre em primeiro lugar. Magreza nem sempre é sinal de saúde, mas manter uma vida equilibrada é muito importante para se viver com mais qualidade e conforto.

 

Você viu que mulher tem sim mais dificuldade para perder peso, principalmente por fatores genéticos que fazem com que homens gastem mais calorias, porém, uma vida ativa pode fazer com que estes níveis sejam igualados com o passar do tempo.

 






DICAS RELACIONADAS


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.