14 set

Tomar Glutamina Antes de Dormir Ajuda no Ganho de Massa?

Tomar Glutamina Antes de Dormir Ajuda no Ganho de Massa

Glutamina antes de dormir é uma proposta para melhorar a nutrição de quem deseja o ganho substancial de massa muscular.

Inteligentemente o organismo age para produzir glutamina, aminoácido não essencial, mas, extremamente importante para funções biológicas como por exemplo, ampliar a eficiência do sistema imunológico.

Entender como funciona e para que serve a Glutamina foi uma das pautas do cientista Habermann e do químico Heinrich Hlasiwetz, que já no ano de 1873.

Entretanto, foi somente por volta da década de 30, que o bioquímico e médico Hans Adolf Krebs – muito conhecido no mundo da musculação – que através dos estudos mais aprofundados, deixou claro como as células humanas degradam e sintetizam glutamina.

Pesquisas atuais mostram a importância da glutamina para diminuir chances de catabolismo, estas evidentes quando estamos doentes, por exemplo, ou quando expomos o organismo a provas de exaustão, situação eminente para quem pratica atividades físicas.

Mas, como e porque isso acontece? A glutamina antes de dormir de fato vai te ajudar a conquistar mais músculos? Confira tudo sobre este importante elemento, neste post!

 

Glutamina antes de dormir, mas para que serve o suplemento?

 

A Glutamina tem como função transportar nitrogênio, amônia e nutrientes, assim como prover outras ações metabólicas, entre elas melhorar a síntese de ácido glutâmico (GABA), neurotransmissor essencial para melhorar funções mentais e neurológicas.

Como dito antes, é no sistema imunológico que a Glutamina evidencia toda sua relevância. Modulando e ativando proteínas, responsáveis por garantir que a homeostase ocorra e aumenta a prerrogativa de proteção a agentes externos, como microrganismos que causam infecções, inflamações e quadros de estresse celular.

Prover a energia necessária para diminuir os sintomas de overtraining, cujo momento aumenta o cortisol, este responsável por enfatizar redução no desempenho; cansaço durante a pratica de atividades físicas; mau-humor; fadiga muscular – situações que aumentam as chances de catabolismo, também e uma das funções da Glutamina.

Leia também:

O que é a Glutamina, para que serve, benefícios, efeitos colaterais, como tomar

BCAA: O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

OXANDROLONA (Anavar), para que serve, benefícios, colaterais e como tomar

Baixa Imunidade: Sintomas, Causas, Tratamento e Suplementação

Além disso, esse elemento contribui para que glucose – um tipo de carboidrato extremamente importante para o organismo – seja aumentado em mais de 6 vezes.

Para tratar queimados, feridas abertas, casos de câncer, procedimentos cirúrgicos, a medicina conta com a Glutamina. E, nestes casos, quando a demanda de glutamina não é suprida por vias naturais (secreção), suplementos são introduzidos via oral ou parenteral.

Sabe-se que para atender necessidades de outras pessoas, entre elas atletas de elite, ou que praticam modalidades exaustivas de esportes, suplementar com Glutamine é fundamental.

Naturalmente, que observar o consumo de glutamina antes de dormir vai auxiliar para que alguns aspectos, como melhorar significantemente a secreção de HG (hormônio do crescimento) ocorra.

E como já deve saber, manter os níveis hormonais equilibrados, é necessidade para quem busca ganhar músculos.

 

Vantagens da Glutamina antes de dormir para o Ganho de Massa Muscular

 

Glutamina se define como um aminoácido circulante no plasma sanguíneo, que, mesmo sendo produzido pelo organismo, sofre quedas bruscas quando somos expostos a situações de estresse físico, como por exemplo treinos puxados.

Uma das complicações da falta de aminoácidos, entre esses Glutamina, é a redução da massa magra e assim aumento da propensão de catabolismo.

Como já deve saber, consumir aminoácidos antes de dormir tem lá suas vantagens. Aliás, muitas, as quais citamos como:

  • Momento mais indicado para buscar o anabolismo;
  • É um auxiliar para amenizar o efeito (fadiga) do treino;
  • Ajuda para recuperar todos os músculos requisitados durante o dia;
  • A glutamina, em especial, tem função anti-inflamatória e age com esse propósito sobre os músculos durante a noite;
  • Ajuda a manter o cortisol sob controle e assim agrega para um sono de qualidade;
  • Serve para manter a insulina nos níveis séricos recomendados;
  • Influencia para que o organismo perceba sensação de saciedade.

E, acima de tudo consumir suplementos com glutamina a noite, é primordial para aguçar o hormônio do crescimento.

 

Porque consumir Glutamina antes de dormir

 

Para fazer o músculo crescer, sabemos que apenas treinar ou comer porções maiores não são estratégias suficientes.

Manter a rotina de treinos complementada com alimentos que tem relação direta com a hipertrofia; preservar, no mínimo 8 horas de sono (primordial para secreção de GH) e suplementar também devem estar presentes na rotina de quem quer de fato ganhar e definir massa.

A glutamina tem ainda a responsabilidade de levar o nitrogênio até os músculos e sua influência sobre outros aminoácidos como Glutamato e Arginina, conduzem para mais síntese de GH.

Pesquisas afirmam que após o consumo de glutamina, já nos primeiros 60 minutos, melhorias nos níveis do hormônio do crescimento já são percebidas.

Sabe-se também que o período noturno, onde o organismo ficará mais tempo sem receber nutrição, corre-se o risco da falência de fibras musculares, ou mesmo, a interrupção no sistema imunológico.

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Com a produção sérica de glutamina comprometida pela intensidade do treino, o músculo esquelético, onde a maior parte é produzida, carece de recursos externos para reposição.

Dessa forma, a reversão da oportunidade imunossupressora pós-exercício, provinda do aumento do cortisol e que pode comprometer a saúde do atleta, principalmente com o aumento de infecções respiratórias é imediatamente controlada com o uso do suplemento logo após o encerramento do treino.

Contudo, glutamina antes de dormir ajuda também a reverter episódios de carência do aminoácido, isso porque o relaxamento noturno confere a pessoa outras formas de janelas imunossupressora, como por exemplo, a queda de proteína e por fim redução da síntese proteica, que levam ao catabolismo.

 

Benefícios da Glutamina antes de dormir

 

Não há dúvidas que o maior beneficio é o efeito anti-catabólico e o reforço substancial para ampliar a imunidade, entretanto, sabemos também que a glutamina ajuda na saúde dos intestinos.

Células chamadas absortivas, que se localizam no intestino, precisam de aminoácidos para proverem energia visando o funcionamento de órgãos ligados ao sistema em questão.

Casos como, síndrome do intestino curto, úlceras, constipação e até mesmo síndrome de Chron, são tratados com auxílio da glutamina.

Talvez você imagine – que mesmo sendo a glutamina uma substância presente no nosso organismo – ingerir alimentos ricos no elemento, por si só seria suficiente para auxiliar na auto secreção.

Entenda que pessoas doentes ou que passaram por grandes cirurgias, necessitam receber glutamina para melhorar a imunidade.

Servir-se do que a natureza oferece desta fonte, é uma via segura e recomendada antes mesmo de procurar a suplementação.

Entretanto, nos alimentos encontramos porções muito inferiores do que em poucos gramas de glutamina sintetizada, por exemplo.

Como fontes naturais de glutamina, citamos:

  • Ovo;
  • Carne;
  • Peixe;
  • Leite;
  • Iogurte;
  • Queijos;
  • Favas;
  • Repolho;
  • Couve;
  • Feijão.

Entre outros, como também alimentos com aminoácidos do tipo: Valina, Isoleucina e Ácido Glutâmico, os quais podemos considerar primários para formar o aminoácido glutamina.

Assim sendo, o suplemento de glutamina antes de dormir, irá, na verdade, servir para otimizar a assimilação dos nutrientes da própria dieta.

 

Tomar Glutamina ajuda na hipertrofia?

 

Sim. A glutamina é tema de estudos pelo mundo a fora. Bowtell um dos pesquisadores, juntamente com a equipe, estudou o estoque de glicogênio no músculo de vários atletas e a relação com o estoque de glutamina.

Durante o processo, metade da quantidade da glutamina consumida via oral, foi diretamente eliminada, logicamente apenas a outra metade pode ser aproveitado pelo organismo.

Esse estudo sugeriu que a redução da biodisponibilidade pode ser modificada com a ingestão de uma proteína de alto valor biológico (BCAA) como também alimentos com índice glicêmico alto.

Ou seja, se você escolher o whey protein, por exemplo, significantemente as reações peptídicas serão fortalecidas e a glutamina poderá penetrar nos epitélios do intestino.

 

Inconvenientes

A glutamina antes de dormir não apresenta efeitos contraditórios ao esperado, contudo, se você consumir doses acima do recomendado, poderá sentir desconforto abdominal durante a noite.

Situações como prisão de ventre devido ao excesso de gases podem incomodar e interferir no sono.

 

Vantagens

A maior vantagem de consumir glutamina antes de dormir está na possibilidade de mistura-la a outros suplementos como whey protein e assim ampliar a síntese proteica.

Mas, jamais podemos ignorar a grande eficiência da glutamina para a secreção do hormônio do crescimento, tão importante para quem deseja ganhar massa.

Outro fator positivo da glutamina é que homens, mulheres e até mesmo crianças e idosos podem consumi-la, inclusive sem receio de engordar, pois glutamina não interfere para aumento de peso.

Além disso, é um recurso com baixo custo, viabilizando o consumo para todos.

 

Desvantagens

A desvantagem de consumir glutamina antes de dormir é insignificante, e está relacionada com a reclusão e bloqueio da autonomia na produção de glutamina que a suplementação em excesso pode gerar.

Outro detalhe é a necessidade de avaliação constante da função renal e hepática a fim de evitar sobrecarga.

 

Qual seria a Glutamina mais indicada para tomar antes de dormir?

 

De A a Z, quando o assunto é suplementos podemos confiar na Growth Supplements . E com a Glutamina não será diferente.

Para solucionar perdas de glutamina devido ao estresse normal do treino ou mesmo de situações típicas clínicas como traumatismo, cirurgias, queimaduras e outras, confie na qualidade, idoneidade e acessibilidade que a Growth oferece para pessoas que necessitam deste suplemento.

Acesse este link, conheça a Growth e peça a melhor Glutamina do mercado! Clique aqui e confira!

 

Tomar glutamina antes de dormir, definitivamente ajuda no ganho de massa, mas não apenas isso, pois outros benefícios serão percebidos durante o uso.

Justamente por isso não deixe de compartilhar este post e enviar perguntas sobre o tema!

 

Referências

DE SOUZA, H. B. Desenvolvimento de margarina probiótica e simbiótica: viabilidade do probiótico no produto e resistência in vitro. 2010. 169 p. Tese (Doutorado em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica)–Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

HELLBRUGGE, A.; ORNELLAS, F. H. Infecções do Trato Respiratório Superior Causadas pelo Exercício Físico: Suplementação com Glutamina Previne esta Complicação? Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, v. 4, n. 19. p. 36-43, jan./fev. 2010.

PALANCH, A. C. Metabolismo da glutamina no intestino. In: CURI, R. Glutamina: metabolismo e aplicações clínicas e no esporte. Rio de Janeiro: Sprint, 2000.

 






DICAS RELACIONADAS


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.