O que é a Dieta do Guerreiro? Para que serve? Como fazer?

O que é a Dieta do Guerreiro? Para que serve? Como fazer?
Whey Protein Growth
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Nos dias de hoje a maioria das pessoas visa o mesmo objetivo: emagrecer em poucos dias, semanas ou meses.

Desta maneira, métodos e programas alimentares que prometem eliminar muitos quilos em um curto espaço de tempo chamam a atenção e sim, é uma das opções de quem possui este desejo.

A dieta do guerreiro, por exemplo, cujo nome é Warrior Diet, é um plano alimentar baseado nas experiências que o criador, Ori Hofmekler, teve no exército a partir de sua observação.

Através disso, chegou à conclusão de que o seu desempenho e de seus colegas era muito melhor quando não ingeriam comida no tempo ativo.

Assim, ficavam mais alerta e as atividades eram realizadas com mais agilidade.

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Após verificar este fato, reconheceu que a dieta do guerreiro teria como método o seguinte: alterar o ciclo de alimentação, dividindo-o em dois períodos, sendo jejum durante o dia e outro em que nos alimentamos, durante a noite.

Porém, segundo o próprio autor, ela só será eficaz se aliada a atividades físicas, justamente por potenciar a energia que o corpo gasta diariamente, e reduzir a massa gorda de modo rápido e eficaz.

Por isso, para aprofundar um pouco mais sobre a dieta do guerreiro, um assunto bem interessante, vamos relatar abaixo como fazer, como funciona, qual o cardápio e claro, as dicas desta dieta nem tão conhecida, mas que pode ser apropriada para certos indivíduos.

Acompanhe!

 

Como funciona a Dieta do Guerreiro?

 

A dieta do guerreiro ou The Warrior Diet, título em inglês do livro de autoria de Ori Hofmekler, publicado no ano de 2011, trata-se de um programa alimentar onde comer muito pouco durante o dia e comer demais no período noturno vão ajudar pessoas a se livrarem tal efeito sanfona, caracterizado por uma perda de peso rápida, mas com a facilidade de um ganho maior do que foi eliminado.

Lembrando, que essa estratégia feita por Hofmekler, conforme dissemos na introdução deste conteúdo foi baseada em uma observação (opinião) e pesquisas sobre sociedades guerreiras espartanas e romanas.

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Ademais, é importante frisar que as atividades físicas fazem parte deste planejamento.

A indicação é de os treinos sejam intensos com duração de 30 a 45 minutos.

A dieta do guerreiro é constituída em duas fases: o undereating (jejum intermitente) e overeating (alimentação). Especificaremos as duas a seguir!

 

Undereating (fase de jejum)

 

Realizado durante o dia, jejum de aproximadamente 20 horas.

Alimentos devem ser ingeridos em pequenas quantidades (fruta, legumes e proteínas magras).

Maximiza o metabolismo, evitando picos de insulina;

Estimula o sistema nervoso simpático (responsável pelas respostas em situação de estresse).

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Overeating (fase de alimentação)

 

Realizada durante no final do dia/noite, possui duração de 4 horas.

Alimentos devem ser divididos em três refeições principais:

  • 01h00 hora após o treino (legumes e frutas)
  • 01h30 após o treino (proteínas)
  • 02h00 após o treino (hidratos de carbono)

Estimula o sistema nervoso parassimpático (responsável pela promoção do relaxamento).

 

Quais alimentos utilizar nesta dieta?

 

Como nesta alimentação pode comer pouco durante o dia e comer bastante durante a noite, os seguidores deste plano alimentar devem ser compostos por: frutas, vegetais e porções pequenas de proteínas (inferior a 170 gramas).

A regra é parar de comer (na fase de alimentação) quando se sentir satisfeito (a).

Então, para ficar por dentro de quais alimentos utilizar na dieta do guerreiro, confira a listinha abaixo:

# Mirtilo

# Pêssego

# Manga

# Melão

# Banana

# Maçã sem casca

# Salada verde

# Tomate

# Cebola

# Cenoura

# Cogumelo

# Couve-de-bruxelas

# Feijão

# Nozes

# Pistache

# Amêndoa crua

# Noz

# Frango sem pele

# Peru

# Bife magro

# Carne magra de porco

# Peixe branco

# Ovo escalfado ou bem cozido

# Kefir

# Iogurte natural não adocicado;

# Queijos: cottage, ricota, de cabra e parmesão

# Quinoa

# Cevada

# Arroz selvagem

# Arroz integral

# Aveia (após a terceira semana de dieta)

# Macarrão (após a terceira semana de dieta)

# Pão (após a terceira semana de dieta)

# Batata

# Ervilha

# Batata-doce

# Milho

# Suplementos de vitamina C, óleo de prímula, levedura de cerveja e probióticos.

 

Quais as regras e cuidados a serem tomados?

 

Assim como em qualquer dieta o ideal é tomar alguns cuidados para não ultrapassar os limites impostos por ela.

Uma pessoa acostumada a comer muito durante o dia, fazer cinco ou mais refeições, precisa prestar bastante à atenção, pois o programa alimentar pode causar problemas com relação à fraqueza, devido à fase do jejum intermitente.

É fundamental relatar também que exercitar-se em jejum pode causar efeitos como náuseas, tontura e afetar o desempenho durante o treino.

Portanto, antes de aderir à dieta do guerreiro, consulte um médico e nutricionista, pois sua saúde deve vir em primeiro lugar.

Sendo assim, as regras e cuidados a serem tomados são:

# Comer menos durante o dia

# Comer mais quantidades de alimentos à noite

# Ingerir alimentos frescos e com baixo teor de gordura

# Parar de comer quando sentir sede, no overeating

# Treinar 3 a 4 vezes por semana

# Consumir bebidas não calóricas e alguns snacks, no undereating

 

Quais os Benefícios da Dieta do Guerreiro?

 

Um dos principais benefícios é a regulação hormonal, porque ela mantém os níveis de insulina relativamente baixos.

Logo, como não ocorrerão picos de insulina durante a maior parte do tempo, o organismo vai utilizar a outra hormona, o glucacon: hormônio responsável por gerar energia obtida através das reservas de glicose.

Por conta disso, o corpo também fica favorável à produção da hormona do crescimento e da testosterona.

Sem contar, dos outros benefícios que este planejamento alimentar traz ao ser humano:

# Regulação e potencialização hormonal

# Diminuição da fome

# Aumento dos níveis de saciedade

# Aumento do metabolismo

# Aumento de massa magra

# Redução da massa gorda

# Melhoria do desempenho intelectual e físico

 

Quais as Indicações e Contraindicações?

 

A dieta pode ser seguida por qualquer pessoa, desde que ela tenha consultado um médico ou nutricionista para melhor que auxiliar.

No entanto, não a indicamos para pessoas quem buscam o ganho de massa muscular, até porque os alimentos contidos na dieta não são calóricos e o indivíduo fica um bom período em jejum.

Já quem busca emagrecimento e definição corporal, apostar nesta dieta pode ser uma boa pedida!

Por consequência, a dieta só deve ser feita por pessoas saudáveis, mas as contraindicações são para:

# Gestantes

# Lactantes

# Idosos

# Menores de 18 meses

# Portadores de doenças crônicas

 

Quais as recomendações para quem inicia a Dieta do Guerreiro?

 

Depois de saber de praticamente todas as informações sobre a dieta, há algumas recomendações a serem seguidas para aqueles que vão inicia-la.

Só lembrando, que a tese de Hofmekler é que se a pessoa for capaz de se adaptar à dieta, será capaz de utilizar gorduras como combustível para o corpo, queimando-as, ter mais energia e emagrecer sem precisar contar calorias.

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Mas agora, que tal atentar-se em algumas recomendações da dieta? Veja aí!

# Utilizar alimentos biológico-orgânicos!

# Dar preferência à utilização de especiarias e ervas aromáticas.

# Optar pela fruta inteira (com casca)

# Evitar produtos açucarados e bebidas alcoólicas

# Comer hidratos de carbono na última refeição noturna para estabilizar os níveis de insulina.

# Não beber líquidos às refeições

# Evitar alimentos transgênicos

# No início é normal sentir fome, mas depois o organismo se adapta.

# Consumir alimentos ou suplementos ricos enzimas digestivas e probióticos!

 

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