O que é Coenzima Q10 (ubiquinona)? Para que serve? Como tomar?

O que é Coenzima Q10 (ubiquinona)? Para que serve?
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth

Um assunto pouco falado, porém, de grande importância é sobre a Coenzima Q10.

No entanto, devem estar se perguntando, o que será que este nome tem de tão benéfico e qual a sua finalidade?

Bom, primeiramente, antes de denominarmos o que é Coenzima Q10, precisamos falar sobre ubiquinona.

A ubiquinona, também chamada de Coenzima Q10, Coenzima Q e abreviada como COQ10, é uma benzoquinona presente praticamente em todas as células do organismo que participa dos processos de produção de ATP (Trifosfato de Adenosina).

Em outras palavras, a Coenzima Q10 é uma substância importante na geração de energia ao organismo.

Sendo assim, devido à capacidade de a Coenzima transferir elétrons e por consequência servir como agente antioxidante, ela pode ser usada como suplemento nutricional. Isso, porque geralmente sua produção diminui com a idade.

Logo, necessariamente o indivíduo além de precisar suplementar, deverá seguir uma dieta regrada com certos tipos de alimentos.

Veja Também:

O motivo se deve pelo fato de que sua falta no corpo pode ocasionar danos no cérebro, coração, rins e até mesmo no fígado.

Desta maneira, para entender sobre essa substância, para que ela serve, como ela atua no corpo e quando realmente é necessária usar a suplementação de coenzima Q10, confira a seguir um conteúdo exclusivo para sanar essas e outras dúvidas!

 

O que é Coenzima Q10 e para que ela serve?

 

Como relatamos na introdução deste texto, a Coenzima Q10 também conhecida por ubiquinona, é uma da substância que está presente em nosso organismo, participando de vários processos com relação à produção de energia.

A mesma pode ser encontrada em alimentos e em suplementos.

Sua história é um tanto quanto curiosa. Ela foi descoberta no ano de 1957, na Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos.

Mas que a descobriu? O autor de tudo foi o professor Fred L. Crane e seus colegas. Todavia, anos à frente quem a estruturou foi outro professor chamado de Karl Folkers.

Segundo o Dr. Dayan Siebra, a Coenzima Q10 tem papel fundamental para o ser humano e, infelizmente é pouco conhecida.

A sua principal função é produzir energia, além de ser antioxidante e anticâncer. Sem contar, das qualidades que proporciona: melhoramento no cérebro, funcionamento, concentração, foco, raciocínio rápido, enfim, aumenta a inteligência.

Deste modo, o especialista ainda ressalta que o suplemento melhora o organismo como um todo.

Pessoas que possuem fadiga crônica, por exemplo, se iniciarem o uso da COQ10, verão resultados extraordinários, justamente pelo fato de produzir energia e reparar danos celulares.

 

Em quais alimentos ela está presente?

 

Em geral, apesar de ser produzida no organismo e também através da suplementação nutricional, a COQ10 pode ser encontrada em alimentos ricos em ômega 3, ou seja, ricos em gordura.

Após sua absorção, é transportada ao fígado, local onde é incorporada dentro de lipoproteínas e concentrada nos tecidos.

Por isso, como ela pode ser adquirida por meio da alimentação, citaremos abaixo quais alimentos devem ser consumidos para obter os benefícios causados pela Coenzima Q10!

# Ovos

Creatina Growth
Creatina Growth
Creatina Growth
creatina Growth

# Sardinha

# Salmão

# Azeite de Oliva

# Carnes

# Aves

# Abacate

# Amendoim

# Brócolis

# Centeio

# Cogumelos

# Damasco

# Espinafre

# Feijão Azuki

# Gergelim

# Laranja

# Maçã

# Morango

# Nozes

# Pistache

 

Quais os benefícios da Coenzima Q10?

 

Como esta substância atua nas mitocôndrias e participa do transporte de elétrons durante a cadeira respiratória, ou seja, é responsável por produzir respiração, ela é capaz de proporcionar benefícios extremamente qualitativos ao corpo humano.

Além de controlar a passagem de elétrons, age como antioxidante, auxiliar no emagrecimento e promove uma boa concentração de água nas células.

Mas são somente estes os benefícios? Não!

Então, confira quais as ações importantes que a COQ10 faz no organismo:

# Previne doenças cardíacas!

# Melhora distúrbios cardiovasculares, como: a hipertensão.

# Fortalece o sistema imunológico, ativando a produção de anticorpos.

# Possui ação antioxidante neutralizando os radicais livres.

# Retarda o envelhecimento.

# Auxilia a regenerar a vitamina C e E.

# Protege as mitocôndrias evitando doenças degenerativas, como: Alzheimer e Parkinson.

# Útil no tratamento da fibromialgia!

# Elimina o efeito colateral de medicamentos em doenças cardíacas, como: as estatinas.

 

Como tomar, qual a quantidade e contraindicações do suplemento COQ10?

 

Antes de qualquer coisa, precisamos deixar claro que antes de fazer o uso de qualquer suplemento ou medicamento, recomenda-se procurar um especialista capacitado que realmente possa lhe indicar a quantidade ideal a ser tomado, e claro, analisar se o indivíduo precisa utilizar a substância.

Todavia, estudos científicos relatam que as doses diárias de Coenzima Q10 devem variar de 30 a 40 gramas, porém, em alguns casos até 100 gramas, para demandas médicas específicas.

Isso, porque cada organismo vai necessitar de “x” dose por dia, de acordo com as necessidades. Também, com relação ao horário para sua ingestão, somente um profissional irá dizer, mas na maioria das vezes o ideal é ingerir junto com as refeições, pois a gordura auxilia na sua absorção.

Veja Também:

A COQ10 é contraindicada somente por poder atrapalhar certos medicamentos, isto é, interagir com eles. Há alguns relatos, por exemplo, de que pessoas utilizadoras do remédio varfarina (anticoagulante), precisam tomar cuidado, porque a COQ10 pode reduzir a eficácia do medicamento.

Caso contrário, pode-se tomar normalmente o suplemento, desde que tenha uma prescrição.

 

Para ajudar um pouco mais sobre este assunto, acompanhe o vídeo explicativo do Dr. Dayan Siebra!

 

 

Finalizando…               

É, apesar de ser pouco falada e até mesmo conhecida, mas com grande importância no organismo, a Coenzima Q10 é capaz de trazer inúmeros benefícios para quem a utiliza e também ingere com frequência os alimentos a possui.

Após os trinta anos, geralmente o corpo necessita de certos empurrõezinhos, pois alguns fatores contribuem para a redução de sua produção, como: uso de estatinas, deficiência nos aminoácidos tirosina e fenilalanina, deficiência da vitamina B6, além de mutações genéticas em proteínas envolvidas com a sua síntese.

Veja Também:

Portanto, para aqueles que estão com algumas dificuldades em produzir energia, possuem fadiga com frequência e outros probleminhas, o suplemento Coenzima Q10 é uma boa pedida. Lembrando, que a indicação é somente médica.

Ressaltamos por fim, que quando o indivíduo pratica atividade física regularmente, tem uma alimentação saudável (rica em proteínas, carboidratos e gorduras boas), muitas vezes não precisará utilizar o suplemento. Todavia, quando isso não acontece, provavelmente necessitará do mesmo.

 

...VEJA TAMBÉM...



Whey Protein Growth Chamada Grupo Whats

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui