10 jan

10 Benefícios da Pasta de Amendoim para Ganho de Massa Muscular

Benefícios da Pasta de Amendoim para Ganho de Massa Muscular

Ficar na academia treinando o dia inteiro não garante ganhar músculos, por isso a boa alimentação para os “fitness” de plantão faz toda a diferença. Melhor ainda é poder contar com alimentos que são saudáveis e deliciosos, por isso hoje falaremos sobre os benefícios da pasta de amendoim para quem treina.

Apesar da fama de ser um alimento rico em gorduras, é preciso redimir o amendoim e sua  pasta, pois suas gorduras são totalmente benéficas, além de ser rica em proteínas e aminoácidos, o que garante vantagens para o ganho de massa muscular.

O corpo necessita de gorduras para muitas funções além de que as mesmas contribuem também para aumentar a saciedade, por isso não precisa correr delas, apenas mantenha o equilíbrio nas refeições diárias.

Uma outra vantagem de consumir este alimento nutritivo para ganhar massa muscular é o seu baixo custo, principalmente em relação a alguns suplementos e ainda sem correr riscos de sobrecarregar os rins e o fígado.

A pasta de amendoim está repleta de nutrientes como vitaminas, minerais e ácidos graxos mono e poliinsaturados (gorduras do bem), polifenóis e fibras, a única ressalva fica por conta do seu teor calórico, porém se fizer parte de uma alimentação balanceada, poderá ser consumida diariamente.

Mas não se engane com produtos carregados de açúcar que existem no mercado, pois estes além do açúcar podem conter também muitos conservantes que atrapalham a absorção dos nutrientes, por isso o melhor é optar pela produção caseira que não é difícil de fazer e sai bem em conta.

Quer saber mais sobre os benefícios da pasta de amendoim para o ganho de massa muscular e para a saúde e ainda aprender uma receitinha para fazê-la em casa? Então este post é para você!

 

Nutrientes da pasta de Amendoim

 

Este alimento está lotado de nutrientes importantes para manter o bom funcionamento do corpo e não apenas para o ganho de músculos, por isso pode fazer parte da rotina alimentar de qualquer um, desde que não seja alérgico ao amendoim.

Confira os nutrientes:

 

Proteínas

São responsáveis pela construção de músculos e tecidos, atuam na reparação do DNA, favorecem a produção de hormônios, dentre outras funções.

 

Ácidos graxos Mono

Estas gorduras favorecem o controle do colesterol, elevando os níveis do HDL (bom colesterol) diminuindo o HDL (colesterol ruim), preservam a saúde cardiovascular.

 

Vitamina A

É importante para proteger a saúde dos olhos e da pele, tem poder antioxidante, evitando o envelhecimento precoce.

 

Vitamina C

Melhora o sistema imunológico, tem também poder antioxidante e combate doenças, além de melhorar a absorção do ferro.

 

Vitamina E

Outro importante antioxidante, previne doenças, defende o sistema imune, preserva a pele jovem.

Vitaminas do complexo B (folato, niacina, ácido pantotenico, riboflavina, tiamina): importantes para o metabolismo dos macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras), fortalecem o sistema imunológico, previnem anemia e auxiliam nas funções cognitivas.

 

Cálcio

Importante para ossos e dentes fortes, contração muscular, dentre outras funções.

 

Cobre

Importante para o sistema imune, cérebro e pele.

 

Ferro

Previne a anemia, transporta oxigênio para dentro das hemácias.

 

Fósforo

Mineral muito importante para o organismo, está envolvido na formação óssea, atua na síntese de RNA e DNA, contração muscular, auxilia na absorção de proteínas e carboidratos.

 

Magnésio

Tem várias funções importantes no organismo dentre elas está a manutenção de músculos e do sistema nervoso, além de controlar a glicose sanguínea.

 

Manganês

Ativa enzimas importantes para a digestão e absorção dos nutrientes.

 

Selênio

É antioxidante, protege o sistema imune de doenças.

 

Sódio

Importante para o controle dos batimentos cardíacos aliado ao potássio e contrações musculares, evita o cansaço.

 

Zinco

Mineral importante para a produção de células do sistema imunológico.

 

Cuidados na aquisição da Pasta de Amendoim

 

Os benefícios da pasta de amendoim poderão fortalecer o organismo e proteger de doenças desde que se use a versão integral ou caseira, além de saborosa, você terá certeza que será totalmente livre de conservantes, diferente das versões industrializadas.

Em lojas de produtos naturais também podem ser encontrados produtos confiáveis, pois tratam-se de marcas que usam processos mais naturais. Leia sempre o rótulo e olhe a lista de ingredientes e procure adquirir produtos onde esta lista seja bem curta, quanto menos ingredientes, mais natural será.

Leia também:

Receita de Torta de Frango com Batata Doce

10 dicas para aumentar Força e Massa Muscular

CREATINA – O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais e como tomar

O que é BCAA, para que serve, benefícios, função, efeitos colaterais e como tomar

Para que serve a Creatina? Saiba como e porque tomar para o ganho de Massa Muscular

Conheça os Benefícios e como consumir o OVO para Ganhar Massa Muscular

10 Erros comuns para quem busca Ganho de Massa Muscular que devem ser Evitados e Corrigidos

O uso da Spirulina para Emagrecer (veja como obter a melhor vantagem do Suplemento)

Nos ingredientes das versões de pasta de amendoim integral, devem constar amendoim e no máximo uma gordura como óleo de coco, ou manteiga, mel ou outra fonte saudável para adoçar como açúcar mascavo ou demerara, mas numa quantidade muito baixa e pode ter também sal, mas em pouquíssima quantidade.

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Podem haver produtos com adição de whey protein, cacau em pó ou castanhas, algumas podem incluir também óleo de coco ou manteiga ghee, estas são boas versões e podem ser consumidos sem medo, desde que não haja adição de açúcar branco, invertido ou adoçantes.

 

 

10 benefícios da pasta de amendoim para ganhar massa muscular

 

 

Para quem quer turbinar os músculos na academia pode contar com este aliado saudável e eficiente e aproveitar todos os benefícios da pasta de amendoim.

 

#1 – Tem um alto teor de proteínas, em 100g, 30% da composição é de proteínas  que serão digeridas e transformadas em aminoácidos que serão utilizados para construir fibras musculares;

Uma boa opção é incluir outra fonte de proteína como o leite, pois apesar da grande concentração de proteínas, a pasta de amendoim não fornece todos os aminoácidos essenciais que auxiliam na reparação muscular, melhorar o aporte proteico então é interessante;

 

#2 – Este alimento é uma ótima fonte de energia que será muito bem aproveitada quando consumida no pré treino por exemplo;

 

#3 – O potássio e o magnésio que compõem o produto evitam cãibras durante as atividades físicas e após;

 

#4 – O cálcio participa da contração muscular, assim como o potássio e o magnésio, melhorando o desempenho nos treinos;

 

#5 – As vitaminas do complexo B que compõem este alimento ajudam as mitocondrias a funcionarem, estas organelas são importantes no fornecimento de energia para as células durante os exercícios físicos;

 

#6 – Os antioxidantes presentes na pasta de amendoim evitam lesões musculares;

 

#7 –  Não promove ganho de gordura, apesar de ser calórico, pois contribui para o aumento do metabolismo basal ( gasto de calorias), promovendo um balanço energético negativo( onde se gasta mais calorias), auxiliando assim o ganho de massa magra;

 

#8 – Tem baixo custo e seus nutrientes ajudam em várias funções do organismo além de contribuir para aumentar a massa muscular;

 

#9 – Não traz riscos de danos aos rins e fígado como os suplementos proteicos;

 

#10 – Devido as proteínas, gorduras boas e fibras, promove a saciedade, evitando a queda da glicose durante os treinos e também retardando a fome.

 

 

Como consumir a pasta de amendoim

 

A pasta de amendoim pode ser consumida de várias maneiras, no pão integral, batida com leite e frutas, na tapioca, com banana e aveia, ou ainda em molhos de saladas.

Por se tratar de um alimento calórico, a quantidade diária não deve ultrapassar duas colheres de sopa, pode ser incluída no café da manhã para dar energia logo no início do dia.

Pode ser consumida no pré treino acompanhada de pão integral, para manter o índice glicêmico baixo e evitar hipoglicemia durante o exercício, garantindo mais energia para as atividades.

No pós treino a pasta de amendoim ajudará a recuperar a energia gasta, auxiliará a reparação e a manutenção da massa magra.

Neste momento pode ser preparado um shake com banana, leite e a pasta de amendoim, este tipo de lanche contribuirá para a hipertrofia porque garante um bom aporte de proteínas. ácidos graxos e antioxidantes, além de repor calorias melhorando as condições para reparação das fibras musculares favorecendo  os benefícios da pasta de amendoim.

 

 

Receita de Pasta de Amendoim Caseira

 

 

INGREDIENTES

  • 500 gramas de amendoim descascado;
  • 1 colher de sopa de mel ou açúcar mascavo ou demerara (opcional);
  • 1 pitada de sal (opcional);
  • 1 colher de sopa de óleo de amendoim ou manteiga (opcional).

 

MODO DE PREPARO

  1. Coloque o amendoim em uma assadeira e leve ao forno 180º por 15 minutos para torrar;
  2. Após este tempo retire da forma e coloque no liquidificador ou processador, coloque o sal e o mel, o óleo  e bata até obter uma mistura pastosa, pode demorar alguns minutos para obter a textura desejada;
  3. Coloque em um vidro ou pote com tampa e guarde na geladeira.

 

 

Tem como comprar pasta de amendoim?

 

Sim. A pasta de amendoim já foi considerada vilã por médicos e nutricionistas, contudo, pesquisas atuais estão mudando esse conceito.

Isso influencia para que o setor não pare de crescer. Inclusive a Abicab – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados, comemora o crescente consumo desse alimento entre os brasileiros.

Marcas conhecidas como Santa Helena, Power One, são muito recomendadas pela idoneidade e legitimidade da matéria prima.

Em especial a Power One – que você encontra no site da Growth Supplements, fornece a quantidade ideal do alimento para fazer valer a premissa da Pasta de Amendoim para o ganho de massa muscular.

pasta de amendoim power oneNa embalagem prática de 1,00kg, a Pasta de Amendoim Power One é perfeita para agregar aos shakes proteicos; bolos; sobre torradas; vitaminas; sorvetes, ou mesmo sozinha (em colheradas).

Perfeita para qualquer hora do dia, é excepcional para usar como um pré-treino.

Clicando aqui e aproveite os melhores suplementos do mercado e é claro a melhor pasta de amendoim.

 

Viram como é fácil preparar esta delícia e aproveitar todos os benefícios da pasta de amendoim caseira?

Esperamos que tenham aproveitado as informações do post  e que continuem nos acompanhando aqui !

Compartilhem  com os amigos e sempre que quiserem, comentem nossos posts!

Até a próxima ! E obrigada por estarem aqui !

 

Referências

GRACIANO, ESA. Estudos fisiológicos e bioquímicos de cultivares de amendoim(Arachis hypogaea L.) submetidas à deficiência hídrica. Recife:Universidade Federal Rural de Pernambuco; 2009.

CRUZ, A.C.R.F. Balanço energético em indivíduos saudáveis após consumo de grão, pasta, farinha ou óleo de amendoim. 117f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Nutrição) Pós-graduação em Ciência da Nutrição, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2006.

 






DICAS RELACIONADAS


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2019 Dicas de Treino.