SAXENDA (liraglutida): O que é, para que serve, Benefícios, Ingestão e Colaterais

Saxenda benefícios efeitos colaterais como tomar

A saxenda ou liraglutida é um dos fármacos mais utilizados no combate a obesidade pois traz resultados consistentes no curto prazo.

Quem já teve ou ainda tem como meta perder peso sabe que atingir esse objetivo exige bastante dedicação.

Mesmo tendo planos bem alinhados com o seu estilo de vida, nem sempre se consegue conquistar os resultados.

A saxenda pode ser usada como uma alternativa coadjuvante para o emagrecimento, ainda mais quando o índice de massa corporal estiver muito alto.

No entanto, tenha consciência de que é muito importante conhecer as particularidades de cada tipo de medicamento.

Ou seja, a sua saúde deve vir em primeiro lugar. Ao adotar essa premissa, sem dúvidas, conseguirá fazer as decisões mais acertadas e, portanto, verificar como a saxenda pode te ajudar ou não.

Para facilitar esse processo, os pontos mais importantes que você precisa conhecer sobre essa substância foram destacados ao longo desse artigo.

Apesar de estar liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o medicamento ainda possui efeitos colaterais e, por isso, precisa ser utilizado de maneira consciente.

Leia também:

O que é a Femproporex, para que serve, benefícios, efeitos colaterais, como tomar

O que é o Orlistat (xenical), para que serve, efeitos colaterais, como tomar

O que é a Sibutramina, para que serve, função, efeitos colaterais, como tomar

O que é o Durateston, para que serve, benefícios, função, excesso, efeitos colaterais, como tomar

O que é a Trembolona, para que serve, benefício, efeitos colaterais e como tomar

O que é OXANDROLONA (Anavar), para que serve, benefícios, colaterais e como tomar

Devido a essa questão que não são todas as pessoas que se encontram aptas para fazer uso da substância, pois existe uma série de contraindicações que precisam ser consideradas pelos especialistas da saúde primeiramente.

Até mesmo aquelas pessoas que atendem a todas as recomendações precisam ter certos cuidados para não sofrer com os efeitos colaterais.

Leia todo o artigo e conheça mais sobre o que é, como usar, e outras particularidades da saxenda antes de começar a tomar o medicamento.

Dessa forma, será possível perder peso com segurança, o que é o mais importante.

 

O que é a Saxenda?

 

Comercializado por muito tempo com o nome de Victoza, a Saxenda é um remédio injetável, indicado para homens e mulheres.

Formulado à base de Liraglutida (6,0mg) e demais excipientes, entre eles: hidróxido de sódio, fosfato de sódio dibásico di-hidratado, propilenoglicol, ácido clorídrico, fenol e água específica.

Sua atuação é no cérebro, interferindo para que a pessoa se sinta satisfeita e menos ansiosa, como consequência irá comer menos.

A ANVISA tem demonstrado ao longo dos últimos anos bastante ser bastante rigorosa para aprovar medicamentos com o propósito de emagrecimento.

Tanto é que desde o ano 1998 apenas dois remédios receberam autorização para serem comercializados.

Depois dessas aprovações, apenas a saxenda conseguiu essa liberação. Esse já é um grande motivo que pode ser considerado sobre se vale a pena ou não utiliza-lo.

 

Para que serve a Saxenda?

 

Em relação à finalidade, já destacamos que o seu propósito é ajudar no emagrecimento. Para isso, a substância deve ser injetada nas pessoas com sobrepeso ou obesidade.

Por meio disso, a medicação passa a atuar no organismo de maneira a diminuir o apetite e, portanto, ter controle sobre o peso corporal.

Estima-se que o resultado pode chegar a até 10% do peso, especialmente, quando devidamente conciliado com dietas e rotina de atividades físicas.

Apesar de já vir chamando a atenção de muitos interessados na substância em 2014 após a aprovação Food and Drug Administration (FDA), apenas no ano de 2016 recebeu a autorização para ser comercializado.

De maneira geral, as indicações da saxenda são para controle crônico de peso em adultos que atendam aos seguintes critérios básicos:

IMC de 30 Kg/m² ou mais, que seria o caso de estar muito acima do peso considerado normal.

IMC de 27 Kg/m² ou mais, além de apresentar deficiências de saúde ligadas ao peso.

Alguns exemplos que podem se enquadrar nesse caso são pressão arterial elevada, diabetes ou níveis de gordura no sangue anormais.

 

Quais sãos os benefícios da Saxenda?

 

De acordo com o próprio site da fabricante, um estudo foi realizado e comprovou-se que o medicamente é realmente eficaz para o tratamento da obesidade.

Nos Estados Unidos, um grupo de pessoas foram selecionadas para serem submetidas a pesquisa.

No entanto, apenas alguns desses indivíduos receberam a dosagem da substância, enquanto a outra apenas eram submetidas a placebo, ou seja, falso medicamento e, portanto, sem efeito.

O objetivo dessa estratégia é fazer comparar o efeito por meio da comparação com pessoas que realizam as mesmas práticas, mas que se diferenciam por tomar o ou não o remédio.

SaxendaA conclusão do estudo foi de que os pacientes que fizeram uso da saxenda conseguiram perder um pouco mais do que o dobro do peso daqueles que estavam recebendo o placebo.

Para fazer essa constatação, a pesquisa avaliou os pacientes durante 56 semanas. A partir da comprovação dos resultados obtidos pela pesquisa, a substância ganhou força para receber a aprovação da FDA.

Além disso, é importante destacar que o Comité dos Medicamentos para Uso Humano (CHMP) chegou ao consenso de que os riscos oferecidos pelo remédio, são inferiores aos benefícios alcançados.

Em seguida, esse órgão ainda teve papel importante ao recomendar a aprovação pela União Europeia.

Outras considerações sobre o efeito da saxenda são:

# A pesquisa demonstrou que a utilização de 3mg pode levar a redução de 7,5% de peso;

# Ao longo do estudo, foi constatado que as primeiras 40 semanas são o período em que a perda de peso é mais acentuada;

# Mulheres apresentam quadro de emagrecimento mais acentuado do que os homens;

# É fácil de aplicar;

# Os efeitos colaterais normalmente são brandos.

 

Qual a função da Saxenda?

 

Para conseguir garantir o efeito de emagrecimento, durante o desenvolvimento a saxenda passou a explorar a ação do GLP1.

Trata-se de uma substância que tem a capacidade de atuar no organismo de maneira a reduzir o apetite do indivíduo.

Como consequência disso, o paciente pode apresentar perda de peso, especialmente, quando o tratamento é conciliado com dietas balanceadas e prática de atividades físicas.

Mas antes de considerar fazer uso da substância, tenha em mente que é preciso obter orientação do seu médico.

Leia também:

O que é a Femproporex, para que serve, benefícios, efeitos colaterais, como tomar

O que é o Orlistat (xenical), para que serve, efeitos colaterais, como tomar

O que é a Sibutramina, para que serve, função, efeitos colaterais, como tomar

O que é o Durateston, para que serve, benefícios, função, excesso, efeitos colaterais, como tomar

O que é a Trembolona, para que serve, benefício, efeitos colaterais e como tomar

O que é OXANDROLONA (Anavar), para que serve, benefícios, colaterais e como tomar

A justificativa para isso é bastante simples, todo uso de medicamento precisa ser avaliado por especialistas para verificar a situação e prevenir contraindicações.

Além disso, saiba também que por ser um receptor do tipo glucagon, o remédio não deve ser utilizado em conjunto com qualquer outra substância que também pertença a essa classe de fármacos.

Como, por exemplo, Victoza, que é receitado para pacientes que apresentam diabetes do tipo 2. Por isso, esteja atento a esse ponto para não sofrer com possíveis complicações.

 

Efeitos colaterais da Saxenda

 

Todo medicamento quando não é devidamente receitado pode levar o paciente a apresentar os conhecidos efeitos colaterais. Sobre essa questão é importante que você conheça os seguintes pontos:

# Dor de cabeça;

# Náuseas (que tendem a diminuir a medida que o tratamento evolui);

# Sensação de cansaço;

# O próprio site da fabricante afirma existir a possibilidade de o paciente apresentar tumores na tireoide. Nesse caso, deve ser imediatamente informado ao médico a situação para que seja verificado;

# A substância pode gerar complicações para a vesícula biliar e isso incluir cálculos biliares. Em alguns casos, inclusive, pode haver necessidade de cirurgia. Em caso de dor na parte superior do estômago, febre e pele amarela, entre em contato com o médico;

# Pode levar os pacientes a apresentarem quadros de hipoglicemia;

# A frequência cardíaca pode ser acentuada durante a utilização do medicamento;

# O usuário também pode sofrer com quadros de insuficiência renal. Nesse caso, o uso da substância deve ser interrompido imediatamente e o contato com o médico deve ser feito;

# Reações alérgicas podem se manifestar.

 

Como tomar Saxenda?

 

Primeiramente, para ter sucesso com a utilização da saxenda é preciso estar atento aos pontos destacados até aqui visto que são as premissas básicas para se submeter ao tratamento.

Além disso, consulte o seu médico regularmente para que avaliações sejam feitas sobre o seu caso. Dessa forma, as chances de conseguir aproveitar melhor o que o remédio pode oferecer são mais altas.

Como usar Saxenda

Saiba também que a utilização não deve ser feita, especialmente, nos casos destacados abaixo:

# A obesidade não é enquadrada como IMC acima de 30;

# Exista histórico de câncer da tireoide em familiares;

# Tenha a doença neoplasia endócrina múltipla, tipo síndrome de 2 (MEN 2);

# Seja alérgico a qualquer ingrediente descrito na bula;

# Está grávida ou existe pretensão de engravidar.

# Crianças e idosos, salvo orientação de um médico.

Em relação a utilização, tanto a frequência como a dosagem devem ser prescritos pelo seu médico.

Geralmente, a recomendação é de que a aplicação seja feita uma vez por dia na região do braço, coxa ou abdômen a qualquer momento do dia.

Quanto a dosagem, o valor máximo é de 3mg, mas inicia-se o tratamento com 0,6mg.

 

Para aplicar Saxenda é preciso:

  1. Remover a tampa;
  2. Inserir a agulha nova;
  3. Retirar a proteção interior e exterior da agulha;
  4. Em seguida ajustar a dosagem no topo da caneta;
  5. A inserção na pele deve ser no ângulo de 90°;
  6. Fazer o pressionamento do botão até atingir a marca 0;
  7. Contar até 6 lentamente;
  8. Remover a agulha da pele;
  9. Retirar a agulha descartando-a corretamente e fechar a caneta.

 

Apesar de parecer complicado, após algumas aplicações o processo fica mais fácil de ser executado. Mas lembre-se sempre que se tiver dúvidas sobre algum procedimento, consulte o seu médico para obter as devidas orientações.

Ao tomar os cuidados o especialista da saúde ressaltar, a perda de peso com a utilização da saxenda será muito mais segura e fácil.

 

Para concluir, lembramos que a intenção do site Dicas de Treino é oferecer informação relevante e confiável, jamais sugerir o uso.

Até mesmo porque este medicamento só deve ser comercializado com receita médica.

Compartilhe e comente abaixo sobre o assunto!

 

Whey Protein Growth Chamada Grupo Whats
Artigo anteriorReceita de Suco Detox de Couve para Emagrecer
Próximo artigoReceita Detox: Suco para Desinchar a Barriga
Os posts com a assinatura Dicas de Treino são escritos por profissionais da área de Educação Física / Personal Trainer com seu devido CREF, Nutricionista com seu devido CRN, Médico com seu devido CRM além de Psicólogos, Farmacêuticos, Redatores, entre vários outros profissionais de áreas relacionadas ao mundo fitness. Todos com o intuito de contribuir com a comunidade.

41 COMENTÁRIOS

    • Exatamente muito caro, minha filha está tomando 2 meses, emagreceu 3.800 kg, nestes dois meses, porém melhorou muito a compulsão alimentar..
      Espero emagrecer mais, ela tem obesidade mórbida… Não pode utilizar outro método, poderia o governo ajudar porém é usada como produto estético.. 😖😡

  1. Emagreci 17 quilos com o saxenda 06 ml dia por 8 meses. Passei a tomar justamente por colocar a saúde em primeiro lugar, pois obesidade é uma doença muito mais letal do qualquer efeito colateral do remédio. E muito mais difícil de tratar em relação as outras doenças, como diabetes, hipertensão, enfim…
    Infelizmente o valor é alto.

      • Nãoo!!!…

        Geralmente você inicia com 0,6mg, a caneta vem 3 ml…
        Cada ml tem 3mg de liraglutida, por isso 3 canetas você consegue passar quase 2 meses de tratamento em uma dose de ate 2,4mg por aplicação.

    • Vivi neste período você teve alguma reação, ou efeito colateral? Como se sente?
      O médico me receitou porem estou com muito receio, concordo com o seu comentário, o efeito colateral talvez seja menos relevante no momento em relação ao que pode ocorrer com o avanço de uma obesidade.

    • Eu usei, e a sua resposta é SIM, se parar engorda, por isso o uso é contínuo, muito caro para toda vida, então dieta e exercícios físicos é meu novo lema.

  2. Médico me indicou por compulsão alimentar, subindo muito rápido de peso, só tenho receio de problemas fígado, baço.
    Alguém sentiu ou aconteceu algum problema durante o uso?

  3. Eu estou usando saxenda há uns 3 meses, perdi 3 kilos mas Tive muitos efeitos colaterais (dor de cabeça, tontura, enjoos, etc) mas o pior deles foi a depressão. Eu estava com a minha depressão controlada há anos, mas depois que comecei a utilizar Saxenda, ela voltou.

    Eu nunca consegui passar de 0,6 mg pois quando tentei aumentar a dose, os efeitos eram ainda piores. é uma pena porque o medicamento realmente ajuda no controle do apetite, mas manter a depressão controlada, no meu caso, é prioridade.

  4. Galera, eu usei durante 77 dias e não emagreci nada, nem um grama sequer.
    Tive bastante diarreia, daquelas que você não segura muito e dói demais a barriga.
    Mas de resto foi normal, espero que pelo menos meus triglicérides tenham diminuído, vou fazer exames.
    Pensem bem antes de investir essa grana toda com o medicamento, pois para um pode dar certo e para outros não.
    Boa sorte!

  5. Bom dia, emagreci 7kg (correspondendo a 10% do meu peso) em 30 dias, com uma dose máxima de 1,2 (agora devo aumentar aos poucos)..
    Funcionou muito bem para mim, mas faço dieta e exercícios físicos e o Saxenda foi prescrito pelo endócrinologista depois de vários exames que fiz e alguns deles estavam alterados (insulina e leptina).

  6. Comecei com Victoza, agora estou na dosagem máxima com o Saxenda. Mas me sentindo muito mal, dor de estômago, sensação estranha na barriga, enjoo e dor de cabeça.

    Em 2 meses emagreci 18 kgs, porém com dieta e exercícios juntos com o medicamento.

    Mas esses sintomas que tô sentindo tão me desanimando. Qualquer coisa que como não tá caindo bem. Será que é normal? Alguém sentiu isso?

  7. Estou tomando há 8 dias aumentei a dose pra 1.2 e tenho sentido muito enjoo, sensações de empachamento, e prisão de ventre…. por enquanto não emagreci quase nada.

    • 8 dias é pouco, eu tbm estou há uma semana e só senti empachamento, o que é ótimo, tem me ajudado a diminuir horrores a comida. Não emagreci ainda, mas já sinto menos inchaço e fome. Vou com calma pq casa organismo responde de um jeito. Boa sorte!

  8. Terminei a primeira caixa hoje e perdi 14 kg.

    Estou tomando 1.8, tenho Diabetes II mas está controlada e minha glicemia em jejum da menos de 100.

    Quanto aos efeitos colaterais tenho sentido bastante sono e também tenho arrotando bastante.

  9. Estou tomando saxenda há 5 dias, não tenho sentido nada, estou fazendo dieta e hidroginástica, tomo a noite p não sentir muitos efeitos, alguém já fez uso em jejum?

  10. Meu histórico com emagrecimento foi frustrante, até que o endocrinologista receitou SANDEXA.

    Em um mês emagreci 12 quilos, mas faço RA e AF todos os dias.

  11. Comecei a tomar Saxenda por orientação da endócrino, tem 9 dias, perdi 2,5 kilos, não senti absolutamente nada! Comecei com 0,6 e agora estou em 1,2. Estou tomando um manipulado que a nutricionista passou (Citrus arantium + cavalinha e um outro composto que não me recordo agora).
    Tem sido bem tranquilo. Geralmente tomo a saxenda pela manhã, após o café da manhã. Não tenho sentido efeitos colaterais.
    Minha medica me recomendou por 6 meses, no intuito de perder 20 kilos, estou otimista.

  12. Estou usando a segunda caixa 5° caneta, não senti nada de anormal emagreci 10kg até agora..
    Fazendo ingestão de comida gordurosa realmente a diarreia aparece..

  13. Comecei fazer 7 dias atrás , amanha vou aumentar a dose para 1,2 , pesei no começo 87 kg e hoje vi que já perdi pois estou com 85,6 sem dieta e academia pois não consegui fazer por motivo de trabalho..
    Mas vou começar segunda dieta e academia também. To muito confiante se Deus quiser vai da certo, to obesa e muito triste pelo meu peso..

  14. Estou usando a um mês. Comecei com 73,8 estou 69,3, ontem 25/02/2024 comprei outra caixa para continuar meu tratamento. Não tive efeito colateral nenhum, náuseas, vômitos etc.. estou feliz com tratamento. Médica indicou a começar 0,6 uma semana. Cada semana eu aumentava um.. cheguei no 3… Minha Endocrinologista receitou ele, juntamente com o do colesterol e da tireoide…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui