Quanto Tempo de Exercícios devo fazer por Dia?

Quanto tempo de exercícios devo fazer por dia?
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth

Sabe aquela frase de que: “menos é mais?”. Exatamente! Isso encaixa muito bem na musculação, no quesito excesso.

Podemos exemplificar como: um indivíduo que vai a academia e fica lá por 2 horas e meia ou mais, será que ele realmente fez um treino intenso ou enrolou?

Essa é uma boa pergunta, até porque é recomendado um certo tempo de treinamento ao dia!

De acordo com um Jornal da Associação Médica Americana são necessários apenas 15 minutos de atividade física moderada para reduzir o risco de morte prematura.

Simpatizando do mesmo conceito, a Organização Mundial da Saúde (OMS) também indica a prática diária de 15 minutos para pessoas entre 18 e 64 anos, ou seja, cerca de 75 minutos semanais.

Já a Associação Americana do Coração (AHA) e o Colégio Americano de Ciências do Esporte (ACSM) são alguns dos grupos que recomendam 30 minutos por dia.

Segundo eles, esse tempo é suficiente para trazer benefícios substanciais à saúde, como redução de doenças cardíacas, câncer, derrame, hipertensão arterial e diabetes.

Mas a final, além destes estudos, quanto tempo realmente de exercícios devemos fazer por dia?

Acompanhe esse conteúdo que iremos esclarecer!

 

Por que praticar atividades físicas diariamente?

 

Quanto antes começar a se exercitar, melhor, seja pessoas com 15 a 60 anos. Ter incluso na rotina qualquer tipo de atividade física já é excelente caminho, ainda mais quando isso é prazeroso em todos os sentidos, principalmente no quesito saúde.

Quem pratica atividade física regular já pode ver resultados em apenas 1 mês após o início. Ela é capaz de melhor o sistema imunológico, a circulação sanguínea, ajudar a emagrecer, auxiliar no ganho de massa muscular, diminuir o risco de doenças, dentre muitos outros.

Veja Também

Os exercícios físicos são indicados para indivíduos de todas as idades. Porém, crianças com menos de 12 anos devem optar por esportes como dança, futebol, natação ou karatê, por exemplo.

Adultos e idosos devem optar pela pratica de pilates, hidroginástica, caminhada, dança e musculação. Manter uma rotina saudável trará resultados no exterior (corpo) e no interior (saúde).

Vale a pena ressaltar, que antes de começar a praticar qualquer tipo de esporte é preciso consultar um profissional capacitado para verificar o estado geral da saúde e indicar qual o melhor tipo de atividade a ser realizado para não correr risco de lesões.

Agora, mencionaremos a resposta da pergunta: por que praticar atividades físicas?

Segue abaixo:

# Combate o excesso de peso

# Melhora a autoestima e promove a sensação de bem estar

# Diminui a depressão

# Melhora o desempenho nos estudos e/ou trabalho

# Diminui o estresse, cansaço e ansiedade

# Fortalece os ossos

# Libera hormônios do prazer

Creatina Growth
Creatina Growth
Creatina Growth
creatina Growth

# Aumenta a disposição

# Melhora os níveis de colesterol sanguíneo

# Promove o melhoramento do sistema imunológico

# Melhora a força e resistência muscular

# Melhora a postura

# Diminui as dores

# Diminui os ricos de doenças cardiovasculares

# Melhora a aparência da pele

 

Qual o tempo ideal de exercícios por dia?

 

Para começar, o tempo ideal é não ultrapassar uma hora e meia na academia, enfim, uma hora já é o ideal, mas aumentamos um pouquinho, até porque alguns treinam em uma hora e fazem atividades aeróbicas depois ou vice-versa. Mas isso seria frequenta as academias e já está apito!

Assim, o tempo para quem treina musculação deve consistir em:

Aquecimento: 5 a 10 minutos

Exercícios principais: 45 minutos

Exercícios aeróbicos (casos específicos): 30 minutos ou mais

Alongamento (opcional): 5 a 10 minutos

 

Para quem pratica outro tipo de atividade física o tempo vai variar de 30 minutos a 1 hora.

Quem está acima do peso, por exemplo, deve praticar exercícios pelo menos 5 vezes pro semana durante 90 minutos, para poder queimar gordura.

Já os idosos devem praticar exercícios de acordo com a funcionalidade do corpo e indicações de especialistas.

O motivo pelo qual a pessoa deve treinar por no máximo uma hora é porque depois deste período o corpo entra em estado de fadiga e começa a liberar o hormônio cortisol, na qual é liberado nos momentos de estresse.

Este hormônio é conhecido por causar a redução do metabolismo, reter água, diminuir o processo de queima de gordura e o ganho de massa muscular.

Logo, concluímos que quantidade não é qualidade.

É muito mais eficaz treinar no máximo uma hora de modo correto e intenso do que se matar na academia por horas e prejudicar o metabolismo.

 

Quais exercícios podem ser realizados em 30 minutos?

 

Várias atividades podem ser incluídas neste tempo, desde exercícios aeróbicos como com cargas, no caso da musculação.

O ideal é não deixar de se exercitar, pois quem pratica algum tipo de esporte sabe dos benefícios proporcionados.

Geralmente 30 minutos de atividade moderada é uma quantia razoável para as pessoas que não praticam exercícios regularmente.

Os praticantes de musculação que treinam há anos podem ultrapassar esse período atingindo aproximadamente 1h30 de treinamento por dia em média 5 vezes na semana.

No entanto, será que em meia hora é o suficiente para fazer um treino resultante? SIM! Em trinta minutos é possível fazer vários exercícios.

Confira:

# Caminhada acelerada

# Corrida

# Subida de escadas

# Aulas de ginástica

# Bicicleta

# Esteira

# Dança

# Hidroginástica

# Natação

# Musculação

# Aulas localizada

# Pilates

 

Pra finalizar…

O sedentarismo engole a beleza, tal que nos dias atuais muitas pessoas buscam fazer algum tipo de atividade física, independente se tem ou não objetivos, como ganho de massa muscular, emagrecimento/perda de gordura ou definição.

Realizar exercícios físicos além de trazer vários benefícios à saúde proporciona longevidade ao ser humano.

Muita gente imagina ou por falta de pesquisa também que o tempo vai interferir nos resultados, visando um maior período de treinamento diário. Todavia, os estudos comprovam que menos é mais.

Veja Também

Então, acredite, é possível gastar menos tempo na academia ou em qualquer outro esporte e fazer exercícios com mais eficiência, do que passar horas e horas dentro da sala de musculação e fadigar o músculo sem necessidade.

Por isso, quando bater a preguiça não pense duas vezes e lembre-se: praticar meia hora diariamente de exercícios além de melhorar o condicionamento físico e o tônus muscular, alivia o estresse e oxigena o cérebro.

Para concluir o texto deixamos o questionamento: Que tal começar a praticar atividade física pelo menos 30 minutinhos por dia? Planeje e comece agora o seu programa!

Se gostou, curta e compartilhe!

 

...VEJA TAMBÉM...



Whey Protein Growth Chamada Grupo Whats

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui