Como Perder Gordura sem perder Massa Muscular?

Como perder gordura sem perder massa muscular
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth

Essa e outras tantas perguntas são feitas por quem pratica musculação, já que perder gordura sem perder os músculos é um desafio.

A gordura corporal pode ser adquirida por diversos motivos como: maus hábitos alimentares, sedentarismo e até mesmo doenças.

Além de incomodar esteticamente, ela impede que os músculos apareçam e pode colocar em risco a saúde.

Ao tentar perder peso e excesso de gordura, é natural perder um pouco de massa muscular.

No entanto, eliminar grandes quantidades dessa massa não é ideal, até porque nosso corpo é movido a músculos.

Assim, para evitar este ato existem algumas dietas, alimentos e exercícios que estimulam a perda de gordura e a manutenção da massa.

Um planejamento cuidadoso, por exemplo, pode ser fator principal para alcançar o objetivo.

Então, como o tema que vamos discutir neste artigo é o sonho de muita gente, ou seja, emagrecer e manter a estrutura muscular adequada, sem flacidez, listaremos uma série de passos para esta meta ser alcançada com sucesso.

Atente-se!

 

Perder massa muscular em excesso traz consequências?

 

Fortalecer os músculos é muito importante para a saúde já que eles são fundamentais para o funcionamento de nosso organismo.

Além de melhorar o condicionamento aeróbico, ter a musculatura forte e resistente protege os ossos e articulações e melhora o metabolismo.

Logo, quando o indivíduo perde em excesso a massa muscular, ele pode ter algumas consequências.

Confira! Mas antes se lembre de: esses malefícios podem ser convertidos se o mesmo seguir um planejamento especializado.

  • Redução de taxas hormonais
  • Risco de desenvolver diabetes
  • Diminuição do metabolismo
  • Redução de taxas hormonais anabólicas
  • Falta de energia
  • Perda de força
  • Flacidez
  • Celulite

 

Quais alimentos ajudam a ganhar massa muscular (manter) e a perder gordura?

 

Para ganhar massa muscular ou manter e perder gordura ao mesmo tempo não tem tanto segredo assim, recomenda-se ter uma alimentação composta por proteínas, vegetais, frutas, carboidratos e gorduras saudáveis.

Isso mesmo, gordura também ajuda a perder gordura.

O que a maioria não sabe às vezes por falta de informação é quais os alimentos ajudam a ganhar massa magra e perder gordura.

Em vista disso, confira-os e anote aí!

  • Ovos inteiros
  • Óleo de Peixe
  • Salmão
  • Frutas Vermelhas
  • Iogurte
  • Linhaça
  • Azeite de oliva extra virgem
  • Castanhas
  • Carne Vermelha
  • Brócolis
  • Espinafre
  • Quinoa
  • Aveia
  • Tomates
  • Laranja
  • Maçã
  • Cenoura
  • Água
  • Chá Verde

 

10 Dicas de como Eliminar Gordura sem perder Massa Muscular

 

É primordial entender que para perder gordura não é preciso passar fome e nem treinar absurdamente realizando treinos exaustivos.

Ainda, cada organismo tem particularidades que devem ser respeitadas.

Creatina Growth
Creatina Growth
Creatina Growth
creatina Growth

Por isso, acompanhe algumas dicas para te ajudar!

Como dizia o ator Charles Chapin:

 

“A persistência é o caminho do êxito

 

#1 – Perder de 0,5 a 1 kg por semana            

Esta é uma quantidade segura para perder durante uma semana, porque perder peso rapidamente influenciará também na perda de massa muscular.

Normalmente é recomendado um consumo maior do que 1200 calorias por dia.

 

#2 – Consumo de quantidade adequada de proteínas

Quando reduzido o consumo de calorias, muitas pessoas acabam limitando a quantidade de proteínas.

No entanto, isso ocasiona a perda de massa muscular. Então, o consumo mínimo de proteína diário é de 46 gramas para mulheres e 56 gramas para homens.

Não deve ingerir quantidades menores!

Leia também:

 

#3 – Consumo de mais frutas e vegetais     

Tanto as frutas como os vegetais possuem poucas calorias, mas são ricos em nutrientes e podem fornecer um volume extra à dieta.

Logo, incluir essa dupla na alimentação é fundamental, até porque trazem saciedade.

 

#4 – Consumo de 2 a 3 porções de carboidratos diariamente

Seguir uma dieta com pouco carboidrato ou até mesmo “zerar” não é algo indicado, pois pode perder peso e também os músculos.

Desta maneira, recomendamos consultar um especialista capacitado para auxiliá-lo na alimentação e estabelecer a quantidade ideal de carboidratos.

 

#5 – Considerar tomar suplementos de proteína       

Os suplementos além de possuírem uma ótima quantidade de proteína vão auxiliar a manter a massa magra.

Ademais, pode ser usado nos intervalos de alimentação devido à praticidade.

Citamos como exemplo o Whey Protein, uma proteína de alta qualidade que contém os aminoácidos principais.

 

#6 – Fazer exercícios aeróbicos de três a cinco vezes por semana          

Praticar atividades aeróbicas diariamente ou de três a cinco vezes na semana estimula na perda de gordura, pois ajuda o corpo a queimar as calorias.

Indicamos fazê-las após o treino de muscular e o tempo pode variar de 30 a 45 minutos.

Leia também:

 

#7 – Fazer musculação pelo menos cinco vezes na semana

A musculação é fator fundamental do processo de perda de peso e manutenção de massa muscular.

Quando praticada com frequência ajuda a prevenir a massa e também a aumenta.

Esse tipo de atividade traz inúmeros benefícios ao corpo humano, não só estético, mas para a saúde, como diversos estudos comprovam.

 

#8 – Tirar um ou dois dias para descansar

Vale a pena tirar alguns dias para se recuperar dos treinos.

O corpo precisa de descanso, tanto dos exercícios aeróbicos quanto dos de força.

Ainda, é preciso dar um intervalo de 24 a 48 horas para o músculo. Se treinar “x” músculo na segunda, não treine na terça!

 

#9 – Ter uma boa noite de sono               

Além de dar um descanso para os músculos, é preciso ter boas noites de sono. Já ouviu falar que ter um bom sono ajuda a construir massa muscular?

Pois é, verdade! Dormir de 7 a 8 horas por dia faz com que o tecido muscular se recupere do estresse e se regenere, e é nessa hora que o músculo cresce.

Leia também:

 

#10 – Siguir um cronograma de alimentação e treinamento          

São situações diferentes quando o assunto é perder gordura e manter massa magra: um é o emagrecimento e o outro hipertrofia.

No primeiro, o gasto de energia deve ser superior ao consumo, o que nomeamos de gasto calórico.

Já o segundo, orienta-se que não pode abusar no consumo energético (principalmente nas reservas de água e glicogênio).

Portanto, administrar os dois caminhos ao mesmo tempo requer um cronograma especificado, na qual precisa ser alinhado por profissionais capacitados, como: nutricionista e educador físico, quando possível.

 

Conclusões Finais…

É possível perder gordura sem perder massa magra.

Sim! Entretanto, isso envolve uma série de por menores que devem realmente serem seguidos, como: ter uma alimentação saudável (adequada) e praticar exercícios físicos com frequência.

Colocando em prática esses dois itens será fácil conquistar o objetivo desejado.

Para concluir, enfatizamos que antes de iniciar qualquer tipo de dieta e treinamento, procure um profissional para lhe acompanhar neste processo. Somente ele vai esclarecer a melhor forma de atingir a meta.

Logo, vai montar uma alimentação e treino especializado para o seu biótipo, pois cada indivíduo possui uma particularidade.

 

Se gostou das dicas, curta e compartilhe!

 

...VEJA TAMBÉM...



Whey Protein Growth Grupo DT

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui