01 dez

Benefícios do Suco de Inhame para Emagrecer (Receita Caseira)

Benefícios do Inhame para Emagrecer Receita de Suco

O inhame, tubérculo muito consumido no norte e nordeste do Brasil também chamado de cará, ganhou o resto do país por ser um vegetal rico em nutrientes que contribuem para manter a saúde e até melhorar a imunidade, mas além destas propriedades começaram a ser reconhecidos também os benefícios do inhame para emagrecer.

Este vegetal faz parte da família dos tubérculos  Dioscoriaceae e podemos encontrá-lo com a polpa amarela, roxa ou branca, é originário de países orientais onde é consumido há séculos como um medicamento natural.

O inhame oferece benefícios naturais para a perda de peso e este é um recurso  muito melhor do que arriscar a saúde com dietas mirabolantes e enganosas ou medicamentos viciantes que ao deixar de serem utilizados provocam o efeito sanfona.

Este tubérculo pode ser um aliado para contribuir com o emagrecimento, para o sistema imunológico e para a saúde em geral.

Quer saber mais sobre o inhame, seus benefícios para a saúde e para a perda de peso? Continue lendo este post!

 

O que dizem os estudos sobre o Inhame para Emagrecer?

 

Os benefícios do inhame para emagrecer através do seu suco começaram a ser estudados no Japão e Estados Unidos, nos dois países houveram evidências de que a diosgenina, um composto ativo do inhame tem propriedades anti inflamatórias sobre as células adiposas, ou seja evita a inflamação das células de gordura, contribuindo assim para a manutenção do peso corporal.

Pesquisadoras da Universidade Federal de Minas Gerais, evidenciaram que o inhame pode ser usado por mulheres durante e pós menopausa para reposição hormonal natural, por ser um vegetal fonte de diosgenina que tem estrutura parecida com o estrógeno, porém não pode ser convertida em estrógeno, fazendo com que não haja riscos de desenvolver câncer de mama.

A reposição hormonal é um fator de risco para câncer de mama, principalmente para mulheres que já tenham casos na família, portanto o inhame pode ser uma opção que não oferecerá riscos e contribuirá para a melhora dos efeitos da menopausa como dores atriculares, insônia, fogachos  dores de cabeça, queda da libido, aumento da gordura abdominal.

Leia também:

Como fazer Chá para Emagrecer Dormindo?

Benefícios do Kefir: 10 benefícios desse Superalimento!

Benefícios do Kefir de Leite, como fazer e usar para Emagrecer

Benefícios do Kefir de Água, como fazer e usar para Emagrecer

Receita de Chá para Aumentar Imunidade

Baixa Imunidade: Sintomas, Causas, Tratamento e Suplementação

Hormônio do Sono (Melatonina): Benefícios em tomar para Dormir Melhor

Pesquisadores também perceberam que o inhame influenciou a queda na taxa de triglicérides de pessoas que tinham esta taxa acima do normal, aumentou o  colesterol bom (HDL) e mostrou ter propriedades antioxidantes.

Em 2009 foi publicado no Journal of Chinese Medicine um estudo que durou 6 semanas com 30 participantes, identificou que o inhame favorece a aprendizagem e a memória  devido a presença de antioxidantes presentes no vegetal.

 

 Nutrientes do Inhame

 

# Vitamina A

Age de maneiras distintas no organismo, protege a saúde dos olhos, tem papel fundamental na formação dos tecidos nossa pele, atua para manter a integridade das células das mucosas do sistema digestivo e urinário protegendo contra infecções.

 

# Vitaminas do complexo B

São responsáveis por defenderem o organismo de : anemia, diarreia, depressão, inflamações, demência e alergias da pele. Estas vitaminas agem em reações químicas do nosso organismo, participam do metabolismo dos carboidratos, proteínas e gorduras.

 

# Vitamina C

Atua no sistema imunológico, está envolvida em processos químicos essenciais para o organismo,age como antioxidante nos defendendo da ação dos radicais livres.

 

# Cálcio

Mineral importante para a saúde dos ossos, participa também da contração muscular.

 

# Potássio

É um dos minerais que compõem as células, é fundamental para funcionalidade do corpo humano pois age na frequência cardíaca, contração muscular, atua nas células nervosas, atua na síntese de ácidos nucleicos (macromoléculas formadas por nucleotídeos que constituem o RNA eu DNA).

 

# Ferro

Transporta oxigênio para a hemoglobina, evita a anemia.

 

# Magnésio

Age como regulador no sistema nervoso, regula o movimentos dos músculos, participa do controle da glicose no sangue.

 

# Fósforo

Participa junto com o cálcio da formação dos ossos, auxilia no metabolismo dos carboidratos, atua nos músculos e sistema nervoso.

 

# Proteínas

Atuam na construção de tecidos e músculos.

 

#Carboidratos

Agem para fornecer energia.

 

# Fibras

Atuam na melhora do trânsito intestinal, proteção dos sistema cardiovascular, favorecem a saciedade e preservam a saúde do intestino.

 

Benefícios do Inhame para Emagrecer

 

Podemos atribuir a contribuição de carboidratos complexos presentes como um dos melhores benefícios do inhame para emagrecer, porém existem outros componentes que são também importantes de serem reconhecidos e citados.

 

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Alto teor de Fibras

O inhame é um carboidrato complexo pois sua alta concentração de fibras faz com que a glicose seja liberada lentamente para acorrente sanguínea, evitando o estoque de energia em forma de gordura, proporcionando maior sensação de saciedade, melhorando o funcionamento do intestino.

 

Aumenta a produção de DHEA

O inhame é fonte de diosgenina, este fitoquímico age como um fito-hormônio que se converte em DHEA, um hormônio que age nas gorduras e colesterol, além de ser precursor da testosterona e progesterona, por isso o inhame pode também ser benéfico para melhorar a saúde da mulher na menopausa.

 

Age como Anti Inflamatório

Os componentes ativos do inhame evitam inflamações nas células de gordura e celulite.

Quando as células adiposas estão inflamadas elas aumentam de tamanho e se espalham.

 

Não tem Gorduras

apresenta apenas traços deste macronutriente, é composto apenas por carboidrato complexo e proteínas vegetais, sendo que os carboidratos neste caso auxiliam para uma digestão mais lenta prolongando a saciedade, diminuindo a fome.

 

Fornece Energia

A energia que o inhame fornece é liberada lentamente no organismo, por isso pode ser consumido antes de atividades físicas para prolongar a disposição.

 

Como consumir o Inhame para Emagrecer

 

Os estudos realizados para averiguar os benefícios do inhame para emagrecer usou o suco do vegetal cru, porém algumas pessoas podem acreditar que faz mal consumi-lo cru, porém não é verdade.

Tubérculos como inhame, batata, batata doce e beterrabas contém ácido oxálico ( que está presente também em outros alimentos) e esta substância provoca uma coceira quando descascamos estes vegetais, algumas pessoas podem ter uma reação alérgica ao consumir o inhame cru.

Por isso é melhor fazer um teste e se ao descascar o inhame a mão começar a coçar, melhor não consumi-lo cru.

O inhame pode ser consumido em saladas, sopas e purês, além de poder fazer parte de outras receitas.

Uma boa receita de suco de inhame para emagrecer para quem pode consumi-lo cru é esta :

 

 

Suco de Inhame com Gengibre e Melão

 

 

INGREDIENTES

  • 1 Xícara de inhame descascado e cortado em cubos;
  • 500 ml de água ou água de coco;
  • ½ suco de limão;
  • 1 fatia de melão;
  • Raspas  de gengibre.

 

MODO DE PREPARO

  1. Bater os ingredientes no liquidificador;
  2. Adoçar com mel;
  3. Não precisa coar.

 

Este suco pode ser tomado no café da manhã ou 30 minutos antes das refeições principais, mas nunca deve substituir refeições.

Vale ressaltar que o inhame tem várias propriedades nutricionais que podem melhorar a saúde:

# Melhora a digestão;

# Melhora o sistema imunológico, podendo ser utilizado por pacientes que fazem quimioterapia;

# Previne o diabetes, porque não eleva a taxa de açúcar no sangue;

# Previne doenças cardíacas, devido a vitamina B6 que impede a produção de homocisteína que causa danos a  parede dos vasos sanguíneos;

# Alivia síntomas da TPM;

# Melhora a fertilidade.

 

Cuidado com os Excessos

 

Qualquer alimento em excesso pode fazer mal por mais benefícios nutricionais que possa apresentar, no caso do inhame  quando há muita concentração do ácido oxálico já citado, podem ocoorer reações como  queimaduras na boca e garganta, diarreia e em casos mais graves até mesmo asfixia.

Por isso mesmo que seja um alimento que faça bem para a saúde não há necessidade de exageros, pois as reações podem anular todos os seus benefícios.

Leia também:

Como fazer Chá para Emagrecer Dormindo?

Benefícios do Kefir: 10 benefícios desse Superalimento!

Benefícios do Kefir de Leite, como fazer e usar para Emagrecer

Benefícios do Kefir de Água, como fazer e usar para Emagrecer

Receita de Chá para Aumentar Imunidade

Baixa Imunidade: Sintomas, Causas, Tratamento e Suplementação

Hormônio do Sono (Melatonina): Benefícios em tomar para Dormir Melhor

É preciso também lembrar que nenhum alimento tem o poder de emagrecer isoladamente, deve fazer parte de um conjunto de ações que somados contribuirão para a perda de peso, como a alimentação equilibrada e os exercícios físicos.

O inhame para emagrecer deve estar aliado a estas condutas, assim como qualquer outro recurso para perda de peso.

A mídia difunde várias receitas milagrosas, mas nenhuma delas tem respaldo científico e pode na verdade atrapalhar o processo a longo prazo ao invés de ajudar e ainda colocar em risco a saúde, por isso o melhor caminho sempre  é procurar a ajuda de um nutricionista para dar suporte e garantir uma perda de peso saudável e sustentável.

 

Esperamos que tenham gostado do nosso post e que aproveitem nossas dicas sobre o inhame para emagrecer.

Compartilhem com os amigos para que eles conheçam esses benefícios também!

Até a próxima!

 

Referência

CEREDA, M. P.; DAIÚTO, E. R.; LEONEL, M.; SILVEIRA, S. R. S. Avaliação da qualidade da fécula de inhame (Dioscorea sp) obtida por diferentes processos de extração. In: SIMPÓSIO EM CIÊNCIA DE ALIMENTOS, 2003, Florianópolis. Anais… Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2003. p. 866-870

 






DICAS RELACIONADAS


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.