Tontura nos Treinos, porque ocorre e como evitar?

Tontura no Treino Durante muitos anos, trabalhei exclusivamente com mulheres na Universidade de Brasília e isso me permitiu acumular muito conhecimento prático e teórico, não apenas de como sobreviver ao acompanhar centenas de mulheres ao mesmo, mas principalmente em como prescrever treinos seguros e eficientes, respeitando suas características fisiológicas.

Um exemplo disso é que, com certa frequência, reparamos a ocorrência das tonturas após determinados exercícios, especialmente o leg press 45 e o leg press vertical. Ao levantar dos exercícios, as mulheres normalmente têm dificuldade de ficar em pé e acabam sentindo enjoos e tontura, algumas vezes isso permanecia e até se agrava após horas.

Ao buscar na literatura verificamos que, de fato, existem estudos indicando que mulheres têm maior dificuldade na tolerância ortostática que os homens. Parece que elas são mais sensíveis aos efeitos vasodilatadores do estradiol e não respondem com vasoconstrição após o exercício, de modo que o sangue pode não chegar adequadamente à cabeça. Ou seja, algumas mulheres, em determinadas fases do ciclo menstrual e/ou tomando hormônios (sejam anticoncepcionais, sejam os remédios de reposição hormonal) estarão mais propensas aos sintomas. Agora ficou mais claro porque elas apresentam enjoos e tonturas de vez em quando, né?!

O que o professor deve saber é que, imediatamente após realizar exercícios que promovam grande elevação da pressão arterial, como o leg press, haverá uma resposta hipotensora severa e, se a aluna for (ou estiver) sensível ela terá problemas ao se levantar rapidamente. A sugestão então é fazer uma transição lenta para a posição em pé, e usar estratégias como fazer contrações da panturrilha para que o retorno do sangue seja facilitado. Se o caso for grave, o melhor é evitar os exercícios que agravam os sintomas!

 

Recomendação Dicas de Treino para compra de Whey Protein

O Whey Protein é um suplemento pioneiro e mundialmente conhecido.

Justamente por isso a comercialização é viabilizada em lojas especializadas, farmácias, academias, sites na internet e até em espaços inusitados como supermercados.

Porém, comprar de fabricantes é vantajoso, principalmente para garantir um produto de qualidade, que não ofereça riscos a saúde por conter outros aditivos.

Na Growth Supplements, por exemplo, além da autenticidade, é possível encontrar Whey Protein em todas as suas versões, com valores muito interessantes, que chegam até 40% a menos que lojas convencionais. Clique aqui e confira!

 

Salvar

Whey Protein Growth Chamada Grupo Whats
Artigo anteriorBodybuilding um estilo de vida…
Próximo artigoPudim de Leite Protéico
Paulo Gentil
Paulo é Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília, é palestrante e é autor dos livros "Emagrecimento: Quebrando Mitos e Mudando Paradigmas" e "Bases Científicas do Treinamento de Hipertrofia".

4 COMENTÁRIOS

  1. Olá! Achei muito interessante esse post. Sinto bastante tontura e enjoos na academia, principalmente quando faço leg press e agachamento livre até a falha. Tomo anticoncepcional, pode ser que seja por isso então, pensei em tomar um BCAA em pó durante o treino, porque achei que era falta de glicose no sangue o motivo de passar mal.

  2. Olá! gostei dessa matéria, sempre que fazia agachamento livre e leg machine, eu sentia tontura, foi aí que o instrutor me falou para não levantar de vez, esperar alguns segundos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui