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7 pontos negativos do Álcool para quem busca Hipertrofia Muscular ou Queima de Gordura

alcool-hipertrofia-queima-de-gorduraA hipertrofia muscular é algo bem complexo, pois envolve uma série de cascatas enzimáticas e hormonais no organismo. Para que ocorra o crescimento muscular, basicamente é necessário que os estímulos anabólicos – treinamento, hormonais, dieta, nutracêuticos, suplementação – superem os efeitos catabólicos, aqueles responsáveis pela degradação muscular.

E qual é a relação do álcool com todo esse complexo processo? Será que atrapalha muito ou pouco?

Infelizmente, para aqueles que adoram chutar o balde no fim de semana e tomar umas e outras, a resposta é SIM, atrapalha bastante.

O álcool e seus metabólitos afetam o crescimento muscular de várias maneiras, bloqueando tanto as cascatas enzimáticas quanto os estímulos hormonais que levam à hipertrofia.

Confira os fatores negativos do Álcool para quem busca Hipertrofia ou Queima de Gordura:

1. Inibe a via enzimática da mTOR (uma das principais da hipertrofia), mais precisamente sobre a enzima S6K;

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2. Diminui a produção hepática de glicose que é uma das principais fontes de energia para recuperação muscular;

3. Seu consumo afeta principalmente as fibras musculares tipo IIx (as mais importantes aos estímulos anabólicos);

4. Aumenta a produção do hormônio CORTISOL (hormônio catabólico);

5. Diminuem a produção de 2 dos principais hormônios anabólicos, TESTOSTERONA e GH.

6. Concentração sanguínea de álcool de 0,2% e 0,55% reduz a síntese proteica em 30% e 60%, respectivamente;

7. Sabemos que o estímulo às vias metabólicas da hipertrofia gerado pelo treinamento dura por até 10 dias, quando ingerimos álcool este estímulo é bloqueado.

A diminuição do GH e TESTOSTERONA devido ao consumo do álcool começa a ocorrer a partir de um consumo superior a 1,5g/kg de peso corporal. Isso corresponde para uma pessoa de 70kg a 5-6 copos de cerveja ou 160ml de vodka, por exemplo. Algo bem fácil de se atingir em uma noite, não é?

Finalizando então para tristeza de muitos, o álcool é uma das substâncias que devemos consumir com mais cautela ou até mesmo retirar do nosso menu. Para quem deseja um corpo mais atlético com menos gordura corporal e mais massa muscular é muito mais eficiente mudar certos hábitos, já que aquela CERVEJINHA de fim de semana vai SIM ter um efeito deletério nos seus ganhos.

 

“Menos Álcool, Mais Saúde para seu Corpo”

 

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Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

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Um comentário em “7 pontos negativos do Álcool para quem busca Hipertrofia Muscular ou Queima de Gordura

  1. Existe uma pesquisa que indica a cerveja sem álcool como uma excelente alternativa pós treino, para recuperação muscular. É verdade?
    Ainda no equilíbrio hormonal, falam de pesquisas, com ingestão regular do cloreto de magnésio.

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