22nov

Benefícios do Kefir de Água, como fazer e usar para Emagrecer

Benefícios do Kefir de Água, como fazer e usar para Emagrecer

O kefir tem feito um enorme sucesso nos últimos anos e não é pra menos: sua história cheia de misticismo agrada a todos, dizendo que ele foi um presente dos deuses para manter a saúde e a felicidade dos homens. E, embora ela possa ser apenas um mito, a grande verdade é que os benefícios do kefir de água ou do Kefir de Leite são inúmeros e garantem o seu status de enviados dos céus. No artigo de hoje, vamos contar um pouco mais sobre o Kefir e entender melhor quais são as suas tão famosas propriedades para a saúde. Confira!

 

O que é o Kefir?

 

O kefir nada mais é que uma bebida fermentada, ou seja, ela é composta por organismos vivos e bactérias que são benéficas para a saúde do nosso corpo de forma geral. Hoje temos inúmeras formas de obter essa fermentação, seja através do leite ou mesmo através da água com açúcar mascavo – que iremos apresentar melhor neste artigo. Em suma, é necessário ter os primeiros grãos para começar a produzir na sua casa. Como diz a história original, os deuses entregaram um punhado desses tais grãos aos homens, que daí puderam multiplicá-los e espalhar todos os seus benefícios.

A fermentação é infinita, fazendo com que seja possível ter Kefir por tempo indeterminado, desde que as regras de higiene e armazenamento sejam mantidas. É por esse motivo que você não terá grandes dificuldade de encontrar os grãos originais que irão dar origem à sua própria colônia: eles costumam ser doados com muita facilidade por quem os cultiva, assim como manda a tradição.

Neste artigo, iremos explicar quais são os benefícios do kefir de água, que é um dos mais utilizados pelos veganos.

 

Os principais Benefícios do Kefir de Água

 

Agora que ficou claro como cultivar sua colônia em casa, vamos entender melhor benefícios do kefir de água para a saúde. Em geral, ele tem os mesmos Benefícios que o Kefir de Leite, pois também trata-se de bactérias benéficas. Porém, vamos ressaltar o que elas trazem de bom para o organismos especificamente:

Proteção do sistema digestivo: As bactérias presentes no kefir de água são probióticas e uma das mais potentes já vistas – inclusive mais do que as que estão presentes em iogurtes comuns. Elas são capazes de inibir o crescimento de outras bactérias no corpo, como as que são responsáveis pelo aparecimento de úlceras e gastrites fortes. O kefir de água também ajuda a liberar toxinas do organismo, otimizando a função do intestino e prevenindo prisões de ventre e até diarreias.

Kefir de Água, como fazer e usar para EmagrecerEfeito anti-inflamatório: Dentre os benefícios do kefir de água, temos que citar suas propriedades anti-inflamatórias, que protegem o corpo de todo tipo de problema, seja ele respiratório ou mesmo arterial, como o excesso de gordura no sangue e veias essenciais. Além disso, o kefir de água também tem sido considerado um verdadeiro aliado na luta contra o câncer: estudos indicam que o consumo desse tipo de ingrediente diminui as chances de avanço da doença e aumentam a sobrevida do paciente.

Leia também:

Benefícios do Kefir de Leite, como fazer e usar para Emagrecer

 

Creatina em Pó HTProCreatina em Pó HTPro

Benefícios do Kefir de Água para o emagrecimento

 

Mais do que melhorar a saúde em geral, os benefícios do kefir de água podem ser sentidos por quem deseja perder peso. Além de ser pouco calórico, o kefir de água ainda tem mais alguns pontos a favor quando o assunto é emagrecimento. São eles:

Menos vontade de comer doces: Há uma associação bastante intensa entre o consumo de kefir de água e  perda de vontade de comer doces em excesso. Isso pode ser excelente para quem precisa perder peso e não consegue abrir mão das barras de chocolate, por exemplo.

Menos fome em geral: Além da diminuição da vontade de comer doces, os benefícios do kefir de água se refletem também na saciedade em geral. Pessoas que comem alimentos que tem o ingrediente como base costumam ingerir menos calorias durante o dia e conseguem se manter saciados por muito mais tempo que as demais. Isso acontece porque o Kefir é rico em probióticos, que ajudam a dar essa sensação ao longo do dia.

Regulagem do sono e da ansiedade: Outro fator importante quando falamos do kefir de água é o seu efeito calmante. Por diminuir os níveis de ansiedade e aumentar a capacidade de dormir bem à noite, as chances de um programa de emagrecimento funcionar melhor com a ajuda de alimentos com base no kefir são enormes. Além disso, essa diminuição na ansiedade faz com que seja possível lidar melhor com problemas como a compulsão alimentar – que é comum entre indivíduos com dificuldade para perder peso.

Todos esses fatores juntos fazem do kefir de água um excelente aliado no emagrecimento e um ótimo ingrediente para diversas receitas saudáveis e saborosas. Agora que você já se convenceu do quanto ele pode te ajudar, vamos apresentar uma forma simples de preparo logo abaixo!

 

Onde encontrar o Kefir de Água?

 

O kefir tem como principal característica sua proliferação rápida e acentuada. Por este motivo, é comum que muitas pessoas doem seus grão e ajudem vizinhos e interessados em cultivá-los em casa. Nossa dica é procurar em sites ou em grupos do Facebook por região: é bem simples encontrar e aproveitar todos os benefícios do kefir. Se infelizmente sua cidade é de difícil acesso e ainda não há ninguém próximo que tenha os grãos para doar, você pode optar por lojas online. Cuidado apenas com a procedência e pesquise antes de comprar.

 

Modo de Preparo do Kefir de Água

 

INGREDIENTES

  • 2 colheres de sopa de grão de Kefir de Água
  • 1 litro de água filtrada (ela deve estar em temperatura ambiente para facilitar o processo)
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo

 

MODO DE PREPARO

  1. Em um pote de vidro, coloque 1 litro de água filtrada em temperatura ambiente
  2. Adicione as duas colheres de sopa de kefir de água
  3. Adicione 1 colher de sopa de açúcar mascavo
  4. Com uma colher de pau, misture bem. É importante que acolher seja de pau ou de plástico para não matar os micro-organismos
  5. Deixe fermentar por 24 horas ou 12 horas, no mínimo e 48 horas no máximo
  6. Coe o Kefir de água depois da fermentação. Ele pode ser usado para diversas receitas como iogurtes e queijos
  7. Coloque o kefir coado na geladeira e está pronto para consumo da forma que você desejar

 

Rendimento: O kefir de água pode ser refermentado quantas vezes você desejar, assim como o Kefir de Leite, por isso, a dica é sempre doar os que sobrarem na sua cozinha. O rendimento inicial é de um pote grande de kefir, cerca de 200 ml.

Gostou do artigo de hoje? Comente aqui embaixo algumas receitas que você costuma fazer com Kefir e compartilhe com os demais leitores! Até a próxima!

 




Posts Relacionados

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



INSCREVA-SE para receber dicas de treino, nutrição e suplementação

Ir para o topo

Copyright © 2017 Dicas de Treino.