04maio

Queimando calorias com água gelada e bebidas quentes.

Queimando calorias com Água Gelada e Bebidas QuentesTem método mais eficaz que emagrecer usando a temperatura corporal? Acredito que não. Além de ser muito prático e rápido. Então, como não pensei nisso antes? Geralmente muitas pessoas se prendem a nutrientes e fórmulas milagrosas de alimentos ou suplementos alimentares para isso. Mas como explicar, por exemplo, a água gelada ter zero cal e te fazer perder calorias?

Creatina em Pó HTProCreatina em Pó HTPro

Nosso organismo tem a temperatura média entre 36,5°C e 37,5ºC. Por isso, quando bebemos água gelada a 1ºC ou um chá quente, com aproximadamente 40ºC, o que será que acontece? Isso mesmo, nosso corpo tende a regular a temperatura e trazer o mais próximo da temperatura média corpórea. Qual o nosso “combustível” para fazer isso? As calorias. Começa a fazer sentido o corpo precisar aquecer ou resfriar o que bebemos e consequentemente, a perda das calorias para manter a temperatura interna do nosso organismo. Analise o gráfico e note a diferença entre os dois líquidos. Observe que os dois estimulam o hipotálamo a usar o combustível corporal, que são as calorias. Gráfico 1 – Análise da temperatura média do corpo, em relação a bebidas exógenas ingeridas.

queimando_calorias

É notável que a água gelada faça o corpo gastar mais calorias do que um chá ou café quente. Mas algumas propriedades presentes nos chás, também podem aumentar o gasto calórico, acelerando o metabolismo, mesmo porque para o corpo em um dia frio, é mais apropriado uma bebida quente do que a água gelada.

Um exemplo para mostrar que se adaptamos a temperatura é, por exemplo, quando sentimos frio, pois as fibras musculares tremem para manter o calor. Da mesma forma, em situações de temperaturas altas o corpo libera gotículas de água para diminuir a sensação de calor e manter a média de temperatura ideal.

Só não dá para usar esses métodos como a “dieta do líquido”, em uma nova rotina alimentar a base de água gelada e chá quente! Mas é válido usar, diariamente, durante as refeições, mas sem muita pretensão. Use mais como um novo hábito.

 




Posts Relacionados

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

Um comentário em “Queimando calorias com água gelada e bebidas quentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



INSCREVA-SE para receber dicas de treino, nutrição e suplementação

Ir para o topo

Copyright © 2017 Dicas de Treino.