04maio

Queimando calorias com água gelada e bebidas quentes.

Queimando calorias com Água Gelada e Bebidas QuentesTem método mais eficaz que emagrecer usando a temperatura corporal? Acredito que não. Além de ser muito prático e rápido. Então, como não pensei nisso antes? Geralmente muitas pessoas se prendem a nutrientes e fórmulas milagrosas de alimentos ou suplementos alimentares para isso. Mas como explicar, por exemplo, a água gelada ter zero cal e te fazer perder calorias?

BST - Whey Protein HTPro IIBST - Whey Protein HTPro II

Nosso organismo tem a temperatura média entre 36,5°C e 37,5ºC. Por isso, quando bebemos água gelada a 1ºC ou um chá quente, com aproximadamente 40ºC, o que será que acontece? Isso mesmo, nosso corpo tende a regular a temperatura e trazer o mais próximo da temperatura média corpórea. Qual o nosso “combustível” para fazer isso? As calorias. Começa a fazer sentido o corpo precisar aquecer ou resfriar o que bebemos e consequentemente, a perda das calorias para manter a temperatura interna do nosso organismo. Analise o gráfico e note a diferença entre os dois líquidos. Observe que os dois estimulam o hipotálamo a usar o combustível corporal, que são as calorias. Gráfico 1 – Análise da temperatura média do corpo, em relação a bebidas exógenas ingeridas.

queimando_calorias

É notável que a água gelada faça o corpo gastar mais calorias do que um chá ou café quente. Mas algumas propriedades presentes nos chás, também podem aumentar o gasto calórico, acelerando o metabolismo, mesmo porque para o corpo em um dia frio, é mais apropriado uma bebida quente do que a água gelada.

Um exemplo para mostrar que se adaptamos a temperatura é, por exemplo, quando sentimos frio, pois as fibras musculares tremem para manter o calor. Da mesma forma, em situações de temperaturas altas o corpo libera gotículas de água para diminuir a sensação de calor e manter a média de temperatura ideal.

Só não dá para usar esses métodos como a “dieta do líquido”, em uma nova rotina alimentar a base de água gelada e chá quente! Mas é válido usar, diariamente, durante as refeições, mas sem muita pretensão. Use mais como um novo hábito.

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

Um comentário em “Queimando calorias com água gelada e bebidas quentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o topo

Copyright © 2017 Dicas de Treino.