07 maio

Tomar Whey Protein Antes ou Depois do Treino? Qual o melhor horário?

Tomar Whey Protein Antes ou Depois do Treino

Tomar Whey Protein Antes ou Depois do Treino é uma das dúvidas mais frequentes para quem deseja iniciar ou para quem já faz consumo do suplemento.

Não apenas pesquisadores, e também praticantes de musculação ainda tem dúvidas sobre o melhor horário para consumir whey.

O Whey Protein é o resultado da sintetização da proteína do leite por meio de processo industrial, ofertado ao mercado de diversas formas.

Para quem treina, muitas vezes existe a dúvida sobre qual o melhor horário para consumi-lo, e qual das opções produz melhores resultados para a “hipertrofia muscular?”

Essa é uma controvérsia que tem lá os seus defensores de um lado e de outro.

Hoje vamos detalhar alguns benefícios do Whey, considerações a respeito do melhor horário para se tomar whey (se é que existe um horário melhor para tomar do que outro) e as vantagens em cada caso.

 

Tomar Whey Protein antes ou depois do treino

 

O Whey é uma proteína extraída do soro do leite que contém propriedades peculiares.

Como um suplemento extremamente puro, sua velocidade de absorção pelo organismo é bem alta e isso é ótimo para repor rapidamente grandes perdas energéticas e fornecer força e resistência em um curto período de tempo.

Possui pouquíssima quantidade de gordura (o que é uma ótima opção para quem está de olho no seu peso) e possui grande quantidade de aminoácidos essenciais e BCAA.

Leia também:

BCAA: O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

Está relacionado diretamente ao anabolismo, já que sua composição ajuda a reconstruir tecidos musculares que foram levemente lesionados em atividades mais puxadas e fornece a energia necessária para treinos de alta intensidade e maior duração.

Whey protein não é benéfico apenas para quem busca hipertrofia muscular. Outras vantagens também estão disponíveis para quem deseja consumir o produto, como por exemplo:

  • Combate micróbios e vírus;
  • Estimula o bom funcionamento do sistema imunológico;
  • Previne a hipertensão;
  • Atua no crescimento e manutenção óssea;
  • Possui aminoácidos essenciais, primordiais para uma nutrição saudável.

Dentre muitos outros benefícios que podem variar de pessoa para pessoa.

 

Tomar Whey antes ou depois do treino:
Fique de olho na sua demanda proteica!

 

Ao contrário do que pode se pensar, não existe uma quantidade “x” padronizada de proteínas adequada para todas as pessoas.

Isso porque cada uma tem um perfil físico diferente, tipos de alimentação diferentes, treinos diferentes… Isso sugere uma demanda proteica diferente para cada pessoa, tomando como base esses fatores.

Por isso, analise sua alimentação, a intensidade de seus treinos e seu perfil físico antes de definir uma quantidade pronta para todos os dias. O horário também é um fator decisivo para se alcançar o objetivo esperado.

Recomenda-se que a quantidade de proteína que você deve ingerir por dia seja calculada por dificuldade do treino que você irá realizar.

A relação grama de proteína/peso (kg) da pessoa varia desde 0,8g/peso para pessoas sedentárias que querem utilizar o whey como um suplemento de aminoácidos e proteínas para o dia a dia, até 1,6 – 2,0g/peso para pessoas que praticam treino de força.

O ideal é sempre procurar ajuda do nutricionista a fim de utilizar a medida certa para tender suas necessidades.

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

É válido lembrar que o consumo excessivo de whey poderá trazer danos á saúde.

Agora que você já sabe como calcular sua necessidade proteica, vamos para a pergunta que não quer calar: tomar whey protein antes ou depois do treino? Qual o melhor horário?

 

Tomar Whey Protein antes ou depois do treino:
Preparando-se para a quebra energética!

 

Tomar Whey Prtein antes de ir para o treino possibilitará seu organismo a fazer síntese de novas proteínas durante o próprio treino.

Por ser um aminoácido de rápida absorção, ele não precisa ser processado pelo fígado, caindo diretamente na corrente sanguínea. O resultado dessa ação rápida será uma melhor resposta do seu organismo ao estresse causado pelo desgaste físico.

Explicando melhor: o cortisol dificulta o ganho muscular e a quebra de gordura. Para combate-lo, o whey irá compensar os níveis de cortisol que serão liberados pela atividade física, equilibrando a balança e evitando que aconteça o catabolismo muscular.

Leia também:

O que é WHEY PROTEIN, para que serve, como e porque tomar?

O que é CREATINA, para que serve, como e porque tomar?

Além disso, se você treina pela manhã, o Whey torna-se uma fonte riquíssima, por possuir alto valor biológico.

Sua característica de rápida absorção fará com que você obtenha rapidamente a energia necessária para o treino e como sua queima é mais lenta, deixará você com a sensação de saciedade por mais tempo. Em outras palavras, evitará que você sinta fome durante o treino.

 

Tomar Whey Protein antes ou depois do treino:
Ajudando na recuperação muscular!

 

Ao finalizar o treino, seu corpo irá implorar desesperadamente por energia. Isso porque o treino puxado trouxe micro lesões nos tecidos, devido ao esforço empreendido.

Então, para facilitar a entrada de nutrientes, o organismo “se abre” para uma recepção excelente. Isso quer dizer que a absorção de nutrientes no período pós-treino é muito maior, pois o corpo precisa repor o déficit energético o quanto antes.

Essa é a janela de oportunidade perfeita para a ação eficiente do Whey.

 

#Whey Protein Pós o Treino

Por isso, existe a massiva recomendação de se tomar Whey após o treino, de preferência, acompanhado por um carboidrato de rápida absorção, como por exemplo, a dextrose.

Além de repor a energia e atuar na recuperação e reconstrução dos tecidos musculares, o whey após o treino:

  • Previne lesões provenientes da atividade física;
  • Proporciona uma maior absorção das proteínas;
  • Alivia as dores musculares.

Por todos esses efeitos, várias são as literaturas que recomendam alternar seu uso no pré-treino e pós-treino, para que a pessoa possa aproveitar todos os benefícios.

E sobre a questão de se tomar whey protein antes ou depois do treino, a ciência considerou os resultados bastante inconclusivos, já que o que se constatou foi que o fator mais relevante no aumento de massa muscular e na síntese de proteínas não é o horário em que se toma whey, mas sim a quantidade de proteínas totais que foram ingeridas.

 

Lembre de curtir e compartilhar este artigo, e logo abaixo te convidamos para deixar sua experiência com whey!

 

Referências:

HEN W-C, HUANG W-C, CHIU C-C, CHANG Y-K, HUANG C-C. Whey Protein Improves Exercise Performance and Biochemical Profiles in Trained Mice. Medicine and Science in Sports and Exercise. 2014;46(8):1517-1524;

ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15570142

 






DICAS RELACIONADAS


Um comentário em “Tomar Whey Protein Antes ou Depois do Treino? Qual o melhor horário?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.