09 maio

Vitamina H: O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

Vitamina H O que é para que serve benefícios função colaterais como tomar

Uma das formas de otimizar os treinos e fazer com que os ganhos sejam cada vez melhores é conhecer mais a fundo o papel dos alimentos e da nutrição em nosso organismo. Saber como eles agem, como podem agilizar o aparecimento dos resultados e quais deles devem ser priorizados é fundamental. Por isso, trazemos sempre informações sobre os nutrientes disponíveis na natureza. E hoje iremos falar especificamente da Vitamina H.

Entenderemos melhor suas principais funções, os sintomas da sua carência, do seu excesso e dicas sobre onde encontrá-la de forma natural. Explicaremos também um pouco sobre seus benefícios, seja para quem está em um treino mais pesado ou mesmo para quem quer apenas investir em saúde e garantir uma nutrição adequada. Veja mais abaixo tudo que separamos!

 

O que é a Vitamina H?

 

Pode ser que você nunca tenha ouvido falar da vitamina H, afinal, há várias denominações sobre ela nos livros didáticos e até mesmo na internet. Uma delas é vitamina B7, já que há um consenso entre os médicos e nutricionistas sobre o fato de suas funções se enquadrarem no complexo B. Outro nome bem conhecido é biotina, geralmente mais usado em suplementos vitamínicos e para ganho de massa muscular.

Não importa a denominação utilizada, a vitamina H é considerada uma das vitaminas mais essenciais para o corpo humano, não só para quem treina pesado mas para qualquer pessoa que deseje ter uma saúde equilibrada. É importante dizer, porém, que a melhor forma de adquirir níveis nutricionais equilibrados é através de uma boa alimentação, sem que seja preciso recorrer à medicamentos e suplementos sem prescrição.

 

Para que serve a Vitamina H?

 

A função mais conhecida da vitamina H é a de realizar uma transformação nas gorduras ingeridas em moléculas de glicose. Esse processo é bastante importante, pois faz com que o organismo tenha muito mais energia para as atividades, sejam elas de alta ou baixa intensidade. Por esse motivo, a biotina é considerada essencial para o funcionamento do organismo, já que irá agir diretamente na disposição, energia e na aceleração do metabolismo.

Porém, essa não é a única função da vitamina H: há estudos que a relacionam com uma melhor oxigenação sanguínea, fazendo com que seja possível a diminuição do colesterol e até mesmo dos triglicérides no sangue – eles seriam diretamente enviados ao coração, o que poderia causar infartos e problemas cardíacos graves.

Leia também:

Vitamina B6: Para que serve, benefícios, função

Vitamina B12: Para que serve, benefícios, função

Vitamina C: Para que serve, benefícios, função

Vitamina D: Para que serve, benefícios, função

Por fim, há alguns estudos que vem encontrando relação entre a vitamina H e a diminuição de algumas substâncias como cortisona e isso, consequentemente, pode ser uma pista para a diminuição dos casos de diabetes. Como ela quebra as células de gorduras e faz com que haja uma produção efetiva de glicose, as chances de sobrecarga no pâncreas é bem menor.

 

Benefícios da Vitamina H

 

Emagrecimento

Embora o emagrecimento dependa de inúmeros fatores, a nutrição não deve ser esquecida como um dos principais. E a ingestão diária de vitamina H traz uma série de benefícios para a perda de peso, justamente por agir na quebra das células de gorduras, fazendo com que elas não se acumulem e não causem os famosos “pneuzinhos”.

Porém, essa não é a única razão pela qual a vitamina H ajuda a emagrecer. Por transformar gorduras em energia, ela acelera o metabolismo e faz com que haja muito mais energia e força para treinos e atividades em geral. Com o metabolismo acelerado, a queima de calorias é muito mais eficiente, o que torna a perda de peso muito mais viável. É importante lembrar que toda a dieta fará a diferença e que há inúmeras vitaminas capazes de causar esse efeito, por isso, opte sempre por uma alimentação variada.

 

Efeito detox

O efeito detox é bem conhecido por atletas e por pessoas em busca de emagrecimento e ele é bem comum quando há grande ingestão de vitamina H. Isso porque ela age de forma bem pontual no combate aos radicais livres, tornando muito mais fácil a eliminação de toxinas acumuladas ao longo da vida por causa de uma alimentação desequilibrada. Esse efeito detox é excelente em vários sentidos, seja para diminuir as dores de treinos como também aliviar a sobrecarga no sistema digestivo.

Dito isso, é possível entender que a vitamina H seja uma aliada da saúde de forma geral, pois o combate aos radicais livres também pode prevenir doenças mais graves, como câncer.

 

Saúde do coração

Como falamos mais acima, a vitamina H tem a função de otimizar a passagem de oxigênio no sangue e, com isso, diminuir o acúmulo de gorduras passando pelas artérias. Dessa forma, há grandes chances de haver uma diminuição do colesterol e dos triglicérides, resultando em um coração mais saudável e com menos riscos de sofrer de problemas como infartos e insuficiência.

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Além disso, a liberação do acúmulo de gorduras faz com que haja menos chances de obstrução arterial, que é um dos principais motivos de doenças cardíacas e até mesmo de doenças súbitas, como AVC’s e similares. Por todos esses motivos, a vitamina H é considerada uma das mais essenciais para o corpo humano e seu consumo deve ser diário.

 

Carência de Vitamina H – O que ela causa?

 

Quando temos deficiência nutricional e qualquer natureza, os sintomas não demoram muito a aparecer, podendo ser mais imediatos, como é o caso da vitamina H. Porém, por ela ter uma ação generalizada, eles podem ser mais difusos e difíceis de identificar. Por esse motivo, o ideal é procurar um médico para garantir que os problemas estão surgindo da sua carência. Os sintomas iniciais são:

Perda de cabelo ou fraqueza nos fios, fazendo com que eles se tornem muito sensíveis e fáceis de cair. O excesso de eflúvio pode ser causada por muitos motivos, porém, a falta de vitamina H é definitivamente um deles.

Vermelhidão generalizada, mais comum na boca e nas gengivas. Essa vermelhidão costuma ser assintomática, ou seja, não há de fato dor ou incômodo. Por isso, é comum que as pessoas demorem a perceber a mudança.

Em casos onde a falta da vitamina H é mais intensa, pode haver uma propensão à conjuntivite de repetição, fazendo com que ela se torne recorrente. Esse tipo de conjuntivite é diagnosticada quando há mais de 3 casos no período de um ano. É preciso procurar um médico para realizar os exames e garantir que a deficiência de biotina é o agente causador do problema.

Em todos os casos, apenas os exames podem identificar a deficiência vitamínica como culpada pelos sintomas. Isso porque ela é mais rara, já que a vitamina H é encontrada em diversos alimentos comuns do dia-a-dia.

 

Excesso de Vitamina H – O que ele causa?

 

É relativamente raro que alguém sofra com excesso de vitamina H, a não ser em casos onde há uma suplementação feita sem prescrição médica. Mesmo assim, os sintomas não costumam ser muito intensos e incluem:

Alergias na pele, que podem causar vermelhidão – parecidas com as que ocorrem quando há deficiência de biotina. Essa vermelhidão desaparece logo após o abandono do suplemento.

Feridas na boca em casos bem raros, onde há uma suplementação muito alta. Da mesma forma que a vermelhidão, elas desaparecer quando é feita a suspensão do suplemento.

 

Alimentos com Vitamina H

 

A vitamina H é facilmente encontrada e isso faz com que sua deficiência seja relativamente rara de acontecer. Vamos citar alguns das principais fontes onde é possível garantir a biotina:

Legumes e verduras: Todo mundo sabe que as verduras e os legumes são excelentes para a saúde e podem oferecer várias vitaminas. No caso da biotina, será mais fácil encontrá-la em espinafres e couve-flor. São alimentos relativamente baratos e o consumo deles é indicado pelo menos duas vezes na semana.

Ovos: Já para os amantes da musculação, os ovos são boas opções pois além da vitamina H também oferecem boas doses de proteínas e energia para os treinos. A dica é consumir ao menos dois por dia, dependendo da indicação do seu nutricionista.

Banana: Por fim, vale citar a banana como uma excelente fonte de vitamina H. Além disso, ela é excelente para o pré-treino pela sua quantidade de cálcio, capaz de evitar câimbras e problemas de fadiga muscular.

É possível encontrar a vitamina H também em nozes, avelã, amendoim e em frutas, como o mamão papaya.

 

Suplementação

 

Em geral, a suplementação de biotina não é comum, já que é possível adquiri-la de forma natural através dos alimentos que citamos acima. Porém, atletas ou quem treina de forma média a pesada, podem querer utilizá-la de maneira a aumentar seus ganhos.

Não é recomendado utilizar a vitamina em si, sendo mais simples fazer uso de suplementos completos, que aproveitem a biotina com outros nutrientes e até mesmo com a proteína. Mas cápsulas de vitamina H o mais seguro é procurar um médico para que ele possa verificar a necessidade dela.

Leia também:

Vitamina B6: Para que serve, benefícios, função

Vitamina B12: Para que serve, benefícios, função

Vitamina C: Para que serve, benefícios, função

Vitamina D: Para que serve, benefícios, função

Além disso, mesmo quem irá fazer uso dela para os treinos, é importante que um nutricionista faça um acompanhamento adequado, já que a dieta pode ser suficiente.

 

Gostou do artigo? Curta e compartilhe com seus amigos!

 






DICAS RELACIONADAS


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.