15 ago

Benefícios dos Probióticos: confira lista de Alimentos Probióticos

Benefícios dos Probióticos confira lista de Alimentos Probióticos

Os benefícios dos probióticos são cada vez mais discutidos em consultórios médicos, nas redes sociais e nos mais diversos blogs de saúde. Mas, essa discussão não é tão recente quando imaginamos e esse tipo de alimento já faz parte da vida da população mundial há séculos, desde quando haviam civilizações antigas, como a grega, por exemplo.

Seus benefícios para a saúde foram descobertos por acaso, porém, hoje já existem inúmeras pesquisas e dados que garantem a eficácia deles – por isso, é tão comum que as pessoas se interessem e desejem saber mais sobre o assunto.

Para te ajudar a saber mais sobre benefícios dos probióticos, separamos algumas informações relevantes sobre o assunto, além de uma lista com os 10 alimentos probióticos mais comuns e que talvez você não saiba disso. Confira mais abaixo!

 

O que é um alimento probiótico?

 

Antes de mais nada, vamos entender o que é um alimento probiótico. De forma bem simples e resumida, trata-se de um tipo de alimentos que contém bactérias benéficas à nossa saúde. Um bom exemplo são os lactobacilos, encontrados em bebidas lácteas fermentadas.

O nome probiótico tem como significado literal ser “pró-vida”, ou o contrário de “antiobiótico”, que significa “anti-vida”, ou seja, combate bactérias maléficas ao organismo.

Essas tais bactérias agem no trato intestinal e ajudam a diminuir infecções, melhoram a função do intestino e equilibram as ações microbianas no órgão. [1]

 

Benefícios dos Probióticos

 

Um dos benefícios dos probióticos é ajudar a recuperar a flora intestinal e manter o órgão saudável. De forma geral, eles agem diminuindo o excesso de bactérias maléficas ao organismo e equilibram as funções intestinais.

Mais benefícios dos probióticos:

  • Entre um dos principais benefícios dos probióticos está a melhoria da função intestinal, envolvendo principalmente digestão, absorção de nutrientes e outros processos importantes para o organismo.
  • Além da questão da função intestinal, temos também a prevenção de uma série de doenças, até mesmo o câncer.
  • Os probióticos também podem evitar infecções alimentares, que podem ser um risco à vida, dependendo do caso e da gravidade.
  • Por fim, eles também ajudam a fortalecer o sistema imunológico de uma forma geral, tanto por causa da melhoria da absorção de nutrientes, como com a criação de células de defesa.

 

Onde encontrar os Probióticos?

 

Sem dúvidas, a melhor forma de encontrar probióticos é através da alimentação e, em alguns casos, por meio de suplementos especiais. Em todo caso, é válido sempre procurar um nutricionista para que ele possa encontrar a melhor solução para o seu caso.

Porém, é possível encontrar Probióticos naturais e separamos alguns dos principais alimentos ricos nesse tipo de bactéria “do bem”. Confira mais abaixo!

 

1- Kefir

No topo da nossa lista, temos o Kefir, que é um dos principais alimentos probióticos encontrados nos dias de hoje. O Kefir, embora com fama recente, é conhecido mundialmente há séculos e considerado curativo por diversos povos antigos.

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Leia também:

Benefícios do Kefir de Leite, como fazer e usar para Emagrecer

Benefícios do Kefir de Água, como fazer e usar para Emagrecer

Cuidados com o Kefir de Leite: como conservar, processo para Congelar e Descongelar

Cuidados com o Kefir de Água: como conservar, processo para Congelar e Descongelar

Produzido em casa, é possível extrair do Kefir diversos alimentos, como queijos e iogurtes. A melhor forma de obter sua criação de kefir é fazendo isso em casa por meio de alguns grãos novos, que podem ser fermentados na água ou no leite.

 

2- Iogurte

O iogurte natural, mais especificamente o grego, é uma fonte garantida de bactérias amigáveis. Vale a pena evitar ao máximo os iogurtes onde é acrescentado açúcar – eles costumam ser mais processados e geralmente perdem o valor dos probióticos.

Além dos benefícios dos probióticos, o iogurte é rico em proteínas – o que o tornar uma excelente opção para quem treina pesado e precisa repor as proteínas perdidas durante as séries.

 

3 – Chocolate Escuro

Muitas pessoas se surpreendem, porém, o chocolate escuro é uma boa fonte de probióticos saudáveis. Mas, não se engane: o chocolate ao leite, cheio de açúcar e altamente processado não é igual ao chocolate que nos referimos agora.

É importante comprar apenas os chocolates com maior nível de pureza, como os 70% e 80%. Eles são ricos em bactérias do bem e agem no intestino de forma positiva. Além disso, o chocolate é rico em nutrientes e ajuda a diminuir sintomas do estresse e da ansiedade.

 

4 – Algas

As algas são boas opções de alimentos ricos em probióticos, embora elas não sejam tão comuns na alimentação ocidental. Vale a pena incluir na sua alimentação alguns tipos de microalgas, que podem ser utilizadas como tempero para saladas, por exemplo.

 

5- Chucrute

Dependendo da sua região, provavelmente você já teve contato com o chucrute em lanches, como o cachorro-quente. Apesar de não parecer, a versão original desse tipo de repolho é muito saudável e extremamente rica em probióticos saudáveis.

 

6- Kombucha

Kombucha é um tipo de bebida altamente fermentada e muito rica em probióticos naturais. Ela não é muito comum no Brasil, porém, pode ser encontrada em lojas de produtos naturais. Porém, é importante tomar cuidado com o Kombucha: ele precisa ser consumido com uma certa rapidez para não causar problemas intestinais.

 

7- Azeitonas Verdes

A azeitona verde é um alimento rico em probiótico que pode ser relativamente simples de implementar na sua dieta do dia-a-dia – seja colocando-a na salada ou mesmo em pratos comuns da rotina.

Bem fácil de encontrar, a azeitona verde é saborosa e bem saudável.

 

8 – Picles

O Picles não é muito comum no Brasil, embora possa ser utilizado em diversos pratos – mais conhecido é em lanches de fast-food. Porém, sem dúvidas há formas mais saudáveis de aproveitar o picles, que é um tipo de pepino feito em conserva.

Uma informação importante é que nem todos os vegetais mantidos em conserva são, de fato, fermentados. O Picles, na verdade, é mais uma exceção do que uma regra.

 

9 – Misô

O misô é um tipo de sopa japonesa feita através da fermentação da soja. Muito saboroso e extremamente saudável, ele pode ser consumido toda semana sem preocupações. O ponto alto do misô é a possibilidade de acrescentar legumes, verduras e proteínas saudáveis, como ovos e alguns tipos de carnes.

Vale a pena apostar no misô como uma fonte saudável de probióticos, já que sua fermentação é bastante interessante, devido à soja, e traz uma série de benefícios ao corpo.

 

10- Pão Fermentado

Por último, nossa última dica é o pão fermentado. Ele é feito utilizando bactérias saudáveis para que haja quebra de glúten. O pão fermentado pode não agradar logo de cara, já que seu sabor costuma ser mais amargo do que os pães tradicionais. Porém, vale a pena experimentar – dependendo da região, o sabor pode ser mais amigável e ele se torna uma ótima opção de carboidrato.

 

No texto de hoje falamos um pouco sobre os benefícios dos probióticos e ainda trouxemos 10 opções saudáveis de alimentos ricos nessas bactérias amigáveis. Em caso de dúvidas, sempre indicamos que procure um nutricionista para maiores esclarecimentos.

Gostou do texto de hoje? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

 

Referência

1. Roberta Soares Lara, Nutricionista Doutora em Investigação Biomédica

 




DICAS RELACIONADAS


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



INSCREVA-SE para receber dicas de treino, nutrição e suplementação

Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.