06 jun

10 dicas para Aumentar a Testosterona Naturalmente

dicas para Aumentar a Testosterona Naturalmente

Quem treina sabe a importância da testosterona para o ganho de massa muscular e diminuição da gordura corporal. Esse hormônio tão essencial para nossas vidas geralmente é produzido de maneira natural pelo corpo – até uma certa idade, quando começa a baixar os níveis. Então, como fazer para a aumentar a testosterona naturalmente? Será que existe alguma forma de evitar a queda dos seus níveis?

Separamos tudo que você precisa saber sobre a produção de testosterona e mais dez dicas fundamentais para quem quer aumentar a sua quantidade disponível no corpo sem precisar fazer uso de anabolizantes sintéticos. Confira!

 

O que é testosterona e para que serve?

 

A testosterona é um hormônio produzido pelo corpo humano e que está presente tanto em homens quanto em mulheres. Porém, é nos homens que sua quantidade é bem maior e capaz de definir os traços masculinos mais evidentes, como pelos pelo corpo, barba, aumento de massa muscular e aumento da densidade óssea. Por exemplo, homens com mais testosterona circulando pelo corpo costumam ter rostos mais largos, assim como as costas.

E é por esses efeitos que muita gente associa o uso de testosterona sintética com o aumento dos músculos. Obviamente, isso acontece, porém, também podemos aumentar a testosterona de forma natural.

Então, antes de pensar em usar anabolizantes, faça um mapeamento das soluções. Por esse motivo vamos listar algumas delas!

 

Queda do nível de Testosterona

 

A queda no nível de testosterona é um processo relativamente normal, que pode ocorrer em qualquer indivíduo com o passar dos anos. Porém, alguns detalhes no estilo de vida, como abuso de álcool ou mesmo uma dieta desequilibrada, podem fazer com que ele se agrave e hajam sintomas indesejados da falta do hormônio – antes do tempo.

É nesse momento, que homens podem experimentar falta de libido, problemas para perder gordura, dificuldades para ganhar músculos e outros sintomas típicos da deficiência. Aumentar a testosterona naturalmente nesse caso é mais do que uma questão estética e sim de saúde.[1]

 

Reposição de testosterona Natural

 

Há muitas formas de repor a testosterona naturalmente e uma delas é por meio da alimentação e hábitos saudáveis. De maneira geral, podemos afirmar que a diminuição do hormônio é totalmente reversível – embora casos mais graves devam ser tratados diretamente com um médico especialista.

 

Qual o melhor alimento para aumentar a testosterona?

 

Sem dúvidas, é um consenso geral de a alimentação é fundamental para aumentar a testosterona naturalmente. Entre eles, as carnes estão na lista dos mais importantes para uma dieta de hipertrofia, justamente porque têm impacto direto na produção do esteroide.

Além das proteínas, elas agem na produção hormonal e são capazes de garantir que o corpo mantenha os seus níveis saudáveis ou aumente no caso de necessidade – isso geralmente é preciso quando há pratica de exercício intenso.

 

Alimentos para Aumentar a Testosterona Naturalmente

 

Ter uma dieta saudável é fundamental para que aumentar a testosterona naturalmente. Podemos citar alguns dos mais importantes para essa finalidade:

Alimentos ricos em vitamina D, como sardinha, atum e ovos.

Alimentos ricos em minerais, como ostras e as famosas castanhas.

Alimentos ricos em vitamina A, como as verduras de cor escura – espinafre, couve, etc.

Por fim, não esqueça das carnes, ricas em proteínas e nutrientes essenciais para a produção de hormônios.

 

 

10 Dicas para aumentar a Testosterona Naturalmente

 

 

Agora que você tem uma base sobre o que é a testosterona e qual a sua importância para sua saúde e para os treinos, vamos às dez dicas que separamos para aumentá-la naturalmente e sem riscos ao seu organismo.

 

#1-  Exercite-se!

Parece óbvio que exercitar-se é fundamental para ganhar massa muscular. Mas poucas pessoas sabem que os exercícios também auxiliam no aumento da testosterona. Sem atividade corporal e, principalmente, sem estímulo dos músculos, a produção do hormônio pode cair de forma abrupta e causar uma série de problemas de saúde.[2]

É por esse motivo que sedentários costumam ter um nível muito mais baixo de testosterona do que quem treina pesado ou faz alguma atividade física com regularidade. Se você não quer ter problemas relacionados com a queda dos níveis de hormônios, tente praticar algum exercício, seja ele qual for.

 

#2 – Diminua a ingestão do Açúcar

Algumas pesquisas recentes indicaram[3] que o uso excessivo do açúcar aliado ao sedentarismo podia causar uma diminuição de hormônios masculinos a longo prazo. Ou seja, se você quer aumentar a testosterona naturalmente, precisa rever sua dieta e evitar ao máximo o consumo de doces.

Além disso, alimentos industrializados também são ricos em açúcar, mesmo que não sejam adocicados. Muito cuidado com eles! Se puder, tente consumir frutas frescas, verduras, carnes e produtos que sejam menos processados. Não é necessário se restringir completamente, mas sim moderar o que pode te fazer mal!

 

#3 – Evite o Estresse

Sim, todos nós sabemos que manter uma rotina saudável pode te ajudar a aumentar a testosterona naturalmente. Mas você sabia que para garantir essa vida saudável também é preciso investir em ter uma mente mais equilibrada e livre do estresse?

Os níveis de cortisol podem afetar negativamente a produção hormonal, segundo estudos recentes da área de neurologia.[4] Isso porque o corpo entende o bloqueio como uma forma de proteção e de garantir que o organismo fique fora de perigo pelo período de “risco” causado pelo estresse.

É claro que não podemos evitar situações estressantes o tempo todo, mas tentar levar uma vida com mais calma e com menos correria ou excesso de trabalho é uma boa saída para que o seu corpo possa voltar a produzir os hormônios como antigamente.

Uma boa dica para quem não consegue evitar o acúmulo de funções, é manter a válvula de escape sempre perto, seja ela um treino na academia ou alguma outra atividade que te agrade. Não ignore os sinais do seu corpo e se dê um tempo quando achar que deve: sua produção de testosterona agradece!

 

#4- Evite bebidas Alcóolicas

O uso de bebidas alcóolicas pode gerar um problema sério na produção de hormônios. Sempre que for possível, é importante deixar de beber ou evitar o uso de uma forma geral. Isso porque o álcool inibe a produção de coenzimas essenciais para que aumentar a testosterona naturalmente.

Isso sem contar com o fato de que a bebida libera endorfinas no cérebro, o que pode atingir o organismo de maneira negativa, fazendo com que a o processo metabólico diminua e que a testosterona se dissipe com mais facilidade e não se concentre nos músculos.

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Leia também:

ÁLCOOL o inimigo dos TREINOS

7 pontos negativos do Álcool para quem busca Hipertrofia Muscular

Por fim, é o álcool também o responsável por converter os hormônios masculinos em estrogênio – processo altamente problemático para homens e até para mulheres, já que elas também precisam de uma dosagem de testosterona para se manterem saudáveis.

 

#5 – Definitivamente, não fume!

Que o fumo atrapalha sua rotina de treinos e diminui seu rendimento, é inegável. Sem dúvidas, quem deseja atingir objetivos com a musculação e quer se manter saudável, deve abandonar o tabaco para ontem! Mas, será que você sabia a relação entre o fumo e em como aumentar a testosterona naturalmente?

Basicamente, ao fumar, você fará com que seu corpo aumente os níveis de cortisol – o hormônio responsável pelo estresse. E, como já falamos mais acima, ele é um dos responsáveis por diminuir a produção dos hormônios masculinos. É por esse motivo que fumar pode causar sérias perdas de libido em homens e até em mulheres.

Obviamente, há muito mais em jogo do que apenas a testosterona quando falamos em fumo, porém, se esse é um ponto de impacto para você, saiba que o cigarro atrapalha – e muito – os níveis do hormônio crescerem de forma progressiva, mesmo quando há prática de atividades físicas.

 

#6 – Aumente o consumo de zinco!

O zinco está diretamente ligado ao aumento da testosterona no organismo, especialmente porque inibe uma enzima chamada de aromatase, uma das principais responsáveis pela transformação do hormônio em estrogênio – processo extremamente prejudicial para quem precisa ganhar massa muscular ou mesmo se manter saudável.

Leia também:

Suplementos Vitamínicos e Minerais: O que é, para que serve, benefícios, ingestão

O que é o Zinco, para que serve, função, carência, excesso, alimentos, suplementos

O consumo de zinco é fundamental para aumentar a testosterona naturalmente e esse é o motivo que faz o mineral estar presente na maioria dos suplementos fabricados para essa finalidade. Aposte nele!

 

7 – Tome 15 minutos de sol por dia!

A vitamina D age nas mais diversas células do nosso corpo e é uma das responsáveis por aumentar a testosterona naturalmente. E qual é a melhor forma de adquirir vitamina D? Tomando sol diariamente!

A recomendação médica é que adultos se exponham ao sol sem proteção solar por pelo menos 15 minutos diários, em horários de pico. Pode parecer contraditório, mas o excesso de proteção contra os raios UV é capaz de criar um grande problema em nossa saúde.

Leia também:

Vitamina D, para que serve, função, carência, suplementos

Lista de Alimentos com Vitamina D para complementar sua Dieta

Por isso, mantenha o equilíbrio e tente tomar sol por esse período mínimo, de preferência entre o meio dia e as quatorze horas. Após os quinze minutos, está liberado o uso do protetor solar.

E por que isso é importante para a produção de testosterona? Classificada como uma das 24 vitaminas essenciais para a saúde, a vitamina D atua de forma generalizada no corpo, tanto no cérebro – onde acontecem as produções hormonais – quanto nos órgãos reprodutores masculinos.

 

8 – Mantenha o Peso

Outra dica essencial é manter o peso em dia. O excesso de gordura bloqueia a chance de aumentar a testosterona naturalmente, pois faz com que os músculos não trabalhem adequadamente e com que os hormônios essenciais deixem de ser produzidos da maneira que você precisa para ter os resultados esperados.

Obviamente, ao diminuir o peso e aumentar a produção hormonal, as gorduras localizadas se dissipam, causando um ciclo saudável e perfeito para sua hipertrofia. Por isso, se você está acima do peso, comece hoje mesmo com os exercícios aeróbicos e perca o excesso o quanto antes!

 

9 – Durma Bem

Essa dica pode parecer clichê, mas é uma das mais importantes. Estudos do mundo todo são enfáticos em relacionar o sono de qualidade com a boa produção de hormônios o com a possibilidade de aumentar a testosterona naturalmente.

Leia também:

Melatonina: Benefícios do Hormônio indutor do Sono para quem Treina

É no cérebro que o organismo começa a funcionar e é ele que sofre com um sono ruim ou insuficiente. Por isso, não deixe de dormir ao menos oito horas por noite e de descansar entre os seus treinos. Isso fará toda a diferença para o seu processo!

 

10 – Use suplementos Apropriado

Por fim, nossa última dica é que você aposte em suplementos para aumentar a testosterona naturalmente. Porém, vale sempre lembrar que eles devem ser de alta qualidade e com garantia do fabricante.

Os suplementos costumam ser naturais e excelentes para quem treina pesado ou pratica alguma atividade física com regularidade.

 

Suplemento para Aumentar a Testosterona

 

Quando falamos no uso de suplementos de qualidade, precisamos pensar naqueles que oferecem boas quantidades de minerais essenciais para esse processo, como o zinco que citamos mais acima.

Como dica, separamos um bom exemplo, que é o ZMA. O ZMA é cientificamente projetada e patenteada de minerais e elementos especiais é composto de quantidades e formas muito precisas e selecionadas de zinco, magnésio e vitamina B6, especialmente “Aspartato de Monometionina de Zinco”, “Aspartato de Magnésio” e vitamina B6 (piridoxina HCL).

Essa combinação precisa é o que torna o ZMA diferente do zinco e magnésio encontrados em outras fórmulas de suplementos multivitamínicos e multiminerais consumidos no dia-a-dia.

Onde comprar ZMA?

Essa pergunta é muito comum e uma das mais importantes. Afinal, comprar suplementos sem procedência pode colocar todo o seu treino em risco – assim como a sua saúde. Indicamos que você faça essa compra em sites seguros e que possuam autorização para revenda.

Na Growth Supplements, por exemplo, além da autenticidade, é possível encontrar ZMA com valores muito interessantes, que chegam até 40% a menos que lojas convencionais. Clique aqui e confira!

 

Para finalizar..

Aumentar a testosterona naturalmente é uma forma saudável e muito inteligente de conseguir ganhar massa muscular e definir o corpo de maneira mais rápida e efetiva. Mas, além do fator estético, é a testosterona que nos mantêm saudáveis e capazes de seguir com nossas vidas de maneira completa.

Por isso, aposte em saúde e siga nossas dicas! Se precisar de mais informações, procure um nutricionista de confiança ou fale com seu treinador físico.

 

 

Referências

1. Gabriel Azzini, médico especialista em esportes.
2. Universidade de Austin, no Texas (EUA).
3. Caronia, L., Dwyer, Aet al. Abrupt Decrease in Serum Testosterone After an Oral Glucose Load in Men. Clinical Endocrinology. July 2012. Published Ahead of Print.

 




DICAS RELACIONADAS


4 comentários em “10 dicas para Aumentar a Testosterona Naturalmente

  1. Ótima informação sobre a testosterona, pra quem treina é bom saber, as coisas não cai do céu, tem que ter muita disciplina.

  2. Conheço pessoas que fumam, bebem muito álcool e não fazem quase nada de exercícios e pegam a mulherada geral, não tem problema nenhum de fala desse hormônio, na verdade se vc for abençoado pela natureza pode se dar ao luxo de ter uma vida boêmia sem problemas a maior parte da vida e quando tiver, vai estar velho mesmo, enquanto outros mesmo seguindo boas dicas estarão sempre um passo atrás, nem todos serão o Alfa não tem jeito, natureza é injusta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



INSCREVA-SE para receber dicas de treino, nutrição e suplementação

Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.