Por Dicas de Treino – 05 de junho de 2019

A dieta cetogênica é um tipo de dieta com drástica redução de carboidratos, pode ser chamada também de low carb, porém alguns estudos estão apontando esta prática como um risco à saúde, mas se forem tomados alguns cuidados é possível fazer sua dieta cetogênica funcionar sem comprometer o organismo.
Podemos ressaltar que um dos motivos que podem levar aos riscos à saúde para quem faz a dieta cetogênica é recorrer ao radicalismo e ser radical não é a melhor maneira de alcançar objetivos com o peso.
Os riscos que esta dieta pode trazer para a saúde é o aumento de colesterol, hipertensão arterial e desencadear desta maneira problemas cardíacos, além de provocar sintomas como dor de cabeça, tontura, fraqueza, etc.
Ter um prazo estipulado para realizar este tipo de dieta e ter orientação pode determinar o sucesso e ajudar a fazer sua dieta cetogênica funcionar.
Este artigo traz dicas consolidadas pela ciência para que não haja riscos para o organismo, por isso continue lendo para saber mais a respeito.
Esta dieta não surgiu para potencializar a perda de peso, ela foi idealizada nos Estados Unidos em 1920 e primordialmente seu objetivo era ajudar no tratamento da epilepsia em crianças para evitar as convulsões, porém quando surgiram os medicamentos anticonvulsivos, esta dieta parou de ser utilizada.
No entanto a dieta cetogênica para estes casos ainda é uma alternativa válida juntamente com os medicamentos, reduzindo assim as crises convulsivas.
É importante ressaltar que surgiram alguns relatos de que este tipo de dieta é favorável também para portadores de câncer, porém não existem estudos suficientes que comprovem sua eficácia nestes casos, sendo o tratamento quimioterápico ainda a alternativa mais segura para garantir a sobrevida dos pacientes.
# Há uma potencial redução de carboidratos para 5% e um aumento no consumo de gorduras para 75%, 20% de proteínas na dieta cetogênica clássica.
# Esta dieta faz o corpo entender que está em jejum, pois com a restrição do carboidrato, o organismo precisa de outras fontes de energia e utiliza as gorduras para isso.
# As gorduras provenientes da alimentação são metabolizadas e oxidadas no fígado gerando os corpos cetônicos que serão utilizados como forma de energia no lugar da glicose.
# A perda de peso acontece porque com a redução dos carboidratos há menor acúmulo de gordura corporal e também porque a gordura proveniente da alimentação está sendo oxidada e utilizada como forma de energia.
É importante ressaltar que não é necessário ser tão radical com a redução dos carboidratos e com o aumento das gorduras para fazer sua dieta cetogênica funcionar, pois um dos riscos é exatamente o aumento exagerado de gorduras que poderá desencadear problemas como aumento do colesterol e probabilidade de desenvolver doenças cardíacas.
Existem algumas alternativas diferentes com percentuais diferentes dos macronutrientes para realizar a dieta cetogênica.
Escolher o tipo mais adequado para cada um é importante para fazer sua dieta cetogênica funcionar.
# Dieta cetogênica padrão: 75% de lipídeos, 20% de proteínas e 5% de carboidratos
# Dieta cetogênica cíclica: 5 dias de cetogênica padrão e 2 dias com alto consumo de carboidratos
# Dieta cetogênica focada: para quem treina, pode consumir carboidratos no pré treino.
# Dieta cetogênica com mais proteína: 60% de lipídeos, 35% de proteína e 5% de carboidrato.
Para fazer sua dieta cetogênica funcionar, não é preciso consumir uma alta porcentagem de gordura, é possível que um nutricionista consiga adequar melhor estas quantidades para diminuir os riscos.
#1 – Procure a orientação de um nutricionista, jamais comece esta ou qualquer outra dieta por conta própria.
#2 – Não exagere nos exercícios físicos: durante o período da dieta cetogênica além de perda de gordura ocorrerá também a perda de massa muscular, por isso os exercícios precisam ser moderados.
#3 – Não faça esta dieta por um período longo: o corpo não suporta restrições alimentares por muito tempo e poderá reagir com uma futura compulsão alimentar, por isso cuidado!
#4 – Tome 2 litros de água por dia, pois ajuda a perda de peso.
#5 – Não seja “Maria vai com as outras”, a dieta de um não serve para o outro, por isso não se oriente por colegas, blogueiras ou celebridades.
#6 – Escute seu corpo: caso tenha vontade de comer pão ou outro carboidrato, não ignore (coma sem exageros), pois ignorar pode disparar uma compulsão alimentar, o corpo não entende que a restrição é passageira. Não esqueça que a dieta é com baixo teor de carboidrato, então, não corte totalmente.
#7 – Faça uma reeducação alimentar com a orientação do nutricionista após o período da dieta para não ganhar o peso perdido.
Seguir estas dicas além de ajudar a fazer sua dieta cetogênica funcionar vai também evitar futuros problemas com a saúde.
Para quem precisa perder peso desta forma, o melhor caminho é procurar um nutricionista que poderá orientar qual a melhor maneira para fazer sua dieta cetogênica funcionar, pois isso evitará que a saúde fique comprometida e é importante que fique claro que esta ou qualquer outra dieta não deve ser realizada por muito tempo.
Esperamos que tenham aproveitado nossas dicas! Compartilhem com os amigos!
Almeida,G. Pouco carboidrato, muita controvérsia.Cienc. Cult. vol.69 no.4 São Paulo Oct./Dec. 2017.
Muitas pessoas buscam reduzir o peso e a gordura corporal, seja para ficar em forma…
Dr. Paulo Cavalcante Muzy, CRM‑SP 115.573, é especialista em Ortopedia, Traumatologia e Medicina Esportiva, é médico,…
Sabemos que para ganhar músculos precisamos de alimentos fonte de proteína como frango, ovos, carne…
Anabolizantes para ganhar massa muscular existem vários, porém, não significa que todos são seguros. Desde…
Anabolizantes para secar realmente funcionam? Tem efeitos colaterais? Quais os principais e como agem? Veja…
Uma dúvida muito frequente aqui no Portal Dicas de Treino é: qual a melhor estratégia…
Renato Cariani é formado em química e educação física CREF nº 027146-G/SP e também atua…
Turinabol também chamado de Clorodehidrometiltestosterona é um esteroide anabolizante, no passado famoso e agora de…
Oxandrolona emagrece? Essa é uma dúvida pertinente para quem está “explorando” a hipótese de aderir…
Primobolan, Nibal ou “primo”, são nomes comerciais para o composto ativo Metenolona (masterona) que é um…
Os efeitos colaterais do Masteron (drostanolona) são frequentemente subestimados. Por ser um esteroide anabolizante androgênico…
O acúmulo de água e outros fluídos no espaço que fica entre as células do…
Ganhar massa muscular rápido não depende de fórmulas milagrosas, e sim de estratégias comprovadas, aplicadas…
Todos nós sabemos que existe uma quantidade de proteínas por dia para ingerirmos. E que…
É possível definir o corpo mais rápido? Ou definir o corpo 3x mais rápido e…
A Baixa Testosterona é um problema que afeta tanto homens quanto mulheres em todo o…
O uso da Oxandrolona pelo Homem é muito procurado para ganhos em músculos, mais força…
O ovo é um dos alimentos preferidos de atletas e praticantes de musculação. Fácil de…
Na rotina de exercícios muitas vezes o foco acaba sendo os músculos do peitoral e…
Com todas as rotinas de treino individual da sequência do Guia de Treino ABC já…
Os anabolizantes ou esteroides androgênicos anabólicos, são hormônios sintéticos que estimulam o desenvolvimento de alguns…
Renato Cariani é formado em química e educação física (CREF nº 027146-G/SP) e também atua…
COMENTÁRIOS
Adorei seu esse seu artigo, realmente é um dos melhores blog que estou visitando. Suas postagens são excelente! Parabéns!
Já até salvei em meus favoritos. ..