Dieta Gracie e sua aplicação para Emagrecer (redução de gordura)

Dieta Gracie e sua aplicação para Emagrecer (redução de peso)
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth

A família Gracie é famosa no Brasil graças ao patriarca Carlos Gracie que trouxe o jiu-jitsu para o nosso país e tendo alguns problemas de saúde como gota e enxaqueca que prejudicavam sua performance nos tatames, o patriarca desta família estudou sozinho sobre fisiologia e nutrição e resolveu montar a dieta Gracie.

Com o objetivo de ajudar os atletas esta dieta foi elaborada com o intuito de fornecer nutrientes e melhorar o nível de energia para melhorar o desempenho nos esportes, o objetivo desta dieta não é a perda de peso, mas ela pode ajudar porque favorece um hábito alimentar mais saudável e logicamente está incluso no pacote uma vida mais ativa.

Os próprios membros da família serviram de parâmetro para desenvolver e aperfeiçoar a dieta e isso aconteceu por 75 anos, até que no ano de 2012, o sobrinho de Carlos, Rorion Gracie lançou um livro chamado “A Dieta Gracie – O Segredo dos Campeões”.

 

Rorion Dieta GracieRorion Gracie

 

Vale ressaltar que esta dieta pode ser um tanto difícil de seguir, pois é preciso fazer várias combinações de alimentos.

A indicação de toda e qualquer dieta só pode ser orientada por um nutricionista, pois cada organismo é único e há muitas variáveis que podem fazer dar certo para alguns e errado para outros, é importante que fique claro que restrições alimentares desnecessárias são prejudiciais para a saúde física e mental.

No entanto a Dieta Gracie parece ser mais uma reeducação alimentar, mas mesmo assim faz algumas restrições no início, porém pode ser adotada com menos chance de fazer alguém se prejudicar, desde que sejam feitas certas adequações.

Nosso post hoje estará esclarecendo o que é a famosa Dieta Gracie e como ela pode ajudar para perder peso, por isso se você quer saber mais, continue conosco!

 

Mandamentos da Dieta Gracie

 

Quando esta dieta foi elaborada, foram incluídos alguns mandamentos, confira:

# Não contar calorias (não focar na quantidade, mas na qualidade alimentar) e respeitar as porções de todos os alimentos que ingerir (ou seja, não exagerar).

# Fazer 3 refeições principais com um intervalo de no mínimo 4 horas.

# Não fazer lanches intermediários.

# Tomar 1 copo de água antes de dormir e 1 ao levantar.

# Comer somente a quantidade para saciar a fome, nada além disso, ou até se sentir 80% cheio.

# Não comer sem sentir fome.

# Não tomar bebidas acoólicas

# Não comer carne de porco

# Fazer uma vez por mês um jejum de 24 horas para desintoxicar o corpo.

# Não comer sobremesas (doces) e nem tomar refrigerantes no início, com o tempo aprenderá como e quando comer os doces.

 

Os bons mandamentos segundo a Ciência

 

Creatina Growth
Creatina Growth
Creatina Growth
creatina Growth

# Mandamento 1

É perfeito pois as calorias não são parâmetro para dizer se uma refeição é saudável ou não, a qualidade da refeição é muito mais importante do que os números das calorias, então ponto para papai Gracie.

 

# Mandamento 2

Ok também, devemos comer quando sentimos fome, a regra de comer a cada 3 horas também está caindo por água abaixo, pois as vezes em 3 horas ainda não temos fome.

 

# Mandamento 3

Não fazer lanches intermediários para alguns pode funcionar, para outros não, pois depende muito das atividades de cada um, das necessidades nutricionais, das condições de saúde, não pode ser uma regra para todos, daí vem o que já falamos antes, individualidade é tudo.

 

# Mandamento 4

Sensacional! Água é sempre bem vinda!

 

# Mandamento 5

Boa regrinha! Comer para saciar a fome e não para se sentir cheio, mas não vale levantar da mesa enquanto o estômago não der o sinal de estar satisfeito para não sentir fome antes da hora.

 

# Mandamento 6

Não comer por ansiedade ou qualquer outro sentimento e apenas por fome, perfeito!

 

# Mandamento 7 e 8

Bebida alcoólica em excesso não é bom para ninguém, mas a ciência comprova os benefícios de se tomar 1 taça de vinho ou 1 copo de cerveja como sendo bom para a saúde.

 

#Mandamento 9

Vamos aos fatos científicos e fisiológicos sobre o jejum: durante o período sem nenhum tipo de alimento, o corpo entra em estado de catabolismo, ou seja degrada as proteínas e perde-se massa muscular, primeiramente o organismo vai consumir a glicose hepática e ao findar suas reservas vai consumir a glicose dos músculos, ao acabar vai consumir as gorduras e as proteínas.

 

#Mandamento 10

Quanto menos açúcar consumirmos, melhor, mas isso não quer dizer abolir de vez, ter moderação é muito necessário.

 

Como é a Dieta Gracie

 

Existem 3 fases iniciais que têm o objetivo de preparar o indivíduo para a dieta em si, e cada uma destas fases dura 1 semana.

 

1ª Fase

Fazer 3 refeições com intervalo de 4 horas no mínimo entre ela e não fazer lanches intermediários, caso sinta fome deve-se tomar água.

 

2ª Fase

Cortar todos os doces do cardápio, eles serão reintroduzidos mais tarde, porém a ideia é acostumar-se a ficar sem doces definitivamente.

 

3ª Fase

Comer apenas 1 tipo de carboidrato numa mesma refeição.

Após esta fase a pessoa aprenderá como combinar os alimentos

 

A Dieta Gracie tem por objetivo focar mais no valor nutricional dos alimentos e menos nas calorias e considera como o corpo metaboliza estes alimentos.

Para isso, há uma divisão em 6 grupos:

Grupo A: Carnes, verduras, legumes, gorduras e oleaginosas

Grupo B: Carboidratos

Grupo C: Queijos, doces e frutas

Grupo D: Frutas cítricas

Grupo E: Leite

Grupo F: Creme de leite

Esta dieta foi crida primeiramente para atender os atletas de jiu-jitsu.

 

Alimentos Saudáveis Por Rorion Gracie

 

 

Explicação do Dr. Vitor Azzini

 

 

Como a dieta Gracie pode ajudar na perda de peso?

 

Diante do que foi exposto podemos afirmar que a dieta Gracie pode ser adaptada e servir como o início de uma prática de hábitos alimentares mais saudáveis e para perda de peso por causa da adoção destes hábitos juntamente com a prática de exercícios.

Deve-se procurar um nutricionista que irá adaptá-la para as necessidades de cada um, ou talvez escolher um outro método, pois é preciso respeitar a individualidade para criar qualquer plano alimentar para emagrecimento.

A dieta Gracie pode ser válida para quem precisa perder peso e pode-se tirar alguns de seus mandamentos como o de fazer jejum por exemplo, que é muito radical e como já foi dito, este não é um método saudável de emagrecer por “N” motivos.

 

Kyra GracieKyra Gracie

 

A combinação dos alimentos também pode ser adaptada de acordo com cada um, assim como a questão dos lanches intermediários, pois alguns podem não aceitar ficar sem comer entre as refeições porque simplesmente o organismo já adquiriu este hábito e gerar um estresse que pode prejudicar o processo de emagrecimento.

Sendo assim há muitas variantes individuais que devem ser levadas em consideração, mas não invalidam a utilização da dieta em si que é a combinação dos alimentos adequados.

A melhor opção é sempre levar em conta principalmente a sua individualidade física, pois cada um tem um organismo que responde diferente para a mesma situação.

A perda de peso depende muito mais da individualidade do que dos meios que se usam para emagrecer.

 

Dieta Gracie e PH Sanguíneo

 

Nesta dieta foi idealizado que a combinação dos alimentos serve para deixar o PH das refeições o mais neutro possível, pois acredita-se que alimentos mais ácidos acidificam o sangue favorecendo o aparecimento de doenças.

O nosso corpo tem um sistema tampão que trabalha para manter o PH sanguíneo básico, ou seja nem muito ácido e nem muito alcalino, em torno de 7,2 a 7,5, considerada ideal.

Os alimentos não afetam o Ph do sangue, isso é provado pela bioquímica, portanto alimentos que são considerados acidificantes como carnes, laticínios e gorduras não deixam o sangue mais ácido, assim como alimentos considerados alcalinizantes como verduras e legumes, não deixam o sangue mais alcalino.

Leia também:

Receita de Suco Detox para Emagrecer Rápido

10 frutas para Aumentar o Desempenho nos Treinos

Dieta da Fruta promete eliminar 4kg em 3 dias (detox no organismo)

LIIT: Treinamento Intervalado de Baixa Intensidade que garante a Perda de Peso

10 Alimentos para comer no Pré-Treino (para Hipertrofia Muscular)

10 super dicas para Emagrecer sem precisar fazer Exercício Aeróbico

10 Alimentos que você Não Deve Comer quando está em uma Dieta Para Emagrecer

É possível sim que o sangue se torne mais ácido ou alcalino, mas não através dos alimentos.

Há muitas alegações por aí falando sobre “dietas alcalinas”, mas elas podem servir sim para melhorar o aporte de vitaminas e nutrientes, mas não para alcalinizar o sangue, ok?

Por isso, amores, a dieta Gracie pode ajudar a  emagrecer, mas ela não deixará o sangue de vocês mais alcalino, ele vai continuar em seus 7,2, 7,5, seja comendo verduras, ou comendo carne, entendido?

 

Para finalizar…

Chegamos ao final do  nosso post e esperamos que tenham gostado das informações sobre a Dieta Gracie e sua aplicação para emagrecimento, pois queremos sempre sanar suas dúvidas e mostrar caminhos viáveis para melhorar seus hábitos de vida.

 

Obrigada por estarem aqui e não esqueçam de compartilhar com os amigos!

Até  próxima, amores!

 

Referência

Fabiana Raucci da Silva Santos, et al. AVALIAÇÃO DO PERFIL NUTRICIONAL DE ATLETAS PRATICANTES DE JIU-JITS. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo. v. 5. n. 27. p. 198-207. Maio/Junho. 2011. ISSN 1981-9927.

 

...VEJA TAMBÉM...



Whey Protein Growth

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui