Qual a diferença entre o Treino de Força e Resistência?

Qual a diferença entre o Treino de Força e Resistência

Não existe receita na musculação, o que existe é disciplina, seja no treino como na alimentação, pois ambos são fatores principais para construir o corpo dos sonhos.

Além disso, quem pratica musculação deve saber que não adianta se inspirar em x atleta, seguir o treino dele etc e tal, pois cada corpo possui um biotipo diferente e para cada necessidade uma forma correta de treino.

Os treinos de força, por exemplo, são usados por aqueles que desejam melhorar o equilíbrio, coordenação motora, agilidade, velocidade e demais atributos que requerem que o corpo gere força para executar.

Já o treino de resistência é voltado geralmente para atletas e praticantes de atividade física regular.

No entanto, as diferenças não são somente essas. Tanto o treino de força como o treino de resistência precisa ser executado de maneira correta, para assim os resultados serem efetivos.

Em vista disso, como este assunto é bastante questionado nas academias, vamos esclarecer as principais diferenças entre um treino de musculação focado na força e resistência.

Confira!

 

Quais os tipos de treino na musculação?

 

Na musculação existem inúmeras variáveis de treinos de acordo com os objetivos, como por exemplo: treino de força, treino de resistência, treino de hipertrofia, treino de reabilitação musculoesquelética e treino postural.

Pelo motivo do treino de força e resistência levantar mais duvidas entre os que fazem musculação, vamos abordar abaixo a diferença dos dois. Segue aí!

 

O que é um treino de força?

 

O treino de força como o próprio nome já diz visa o aumento de força, ou seja, neste treino o corpo vai solicitar um maior número de fibras musculares para vencer a resistência na qual ele impõe.

 

Quem pode realizar este treino?

Qualquer pessoa que deseja melhorar o equilíbrio, agilidade, velocidade, coordenação motora e potência pode realizar o treino de força, pois ele melhora a performance em qualquer esporte ou no dia a dia.

 

Como fazer um treino de força?

De acordo com a literatura, o treino de força tem referência de 1 a 6 repetições, usando 90 a 100% da carga máxima, com descanso de 3 a 5 minutos de uma série à outra.

A quantidade de repetições é justamente pela alta carga, então, se conseguir fazer mais sinal que a carga estava e precisa ser aumentada.

Além disso, como este treino é de alta intensidade ele durar de 2 a 4 semanas para que os músculos não fiquem cansados ou não tenha o tempo de recuperação necessária, correndo o risco de ter lesões.

Ainda, para obter resultados com o treino de forças é preciso ter uma alimentação regada de carboidratos, gorduras e proteínas de modo equilibrado, já que estes elementos são fundamentais à construção muscular.

Veja Também:

Construindo Ombros de Aço
Construindo Peitoral de Aço
Construindo Pernas de Aço

 

Quais os resultados trazidos por este treino?

Os resultados não vão depender somente do treino, mas sim, da disciplina. Porém, os resultados são os seguintes: melhora do condicionamento físico, coordenação motora, ganho de velocidade e qualidade de vida.

 

O que é um treino de resistência?

Resistência é a capacidade do organismo em resistir à fadiga numa atividade motora prolongada se considerarmos por fadiga a diminuição transitória e reversível da capacidade de trabalho do indivíduo.

Sem contar, que a resistência se manifesta em diferentes formas, conforme a solicitação metabólica, o que varia de acordo com o tempo de duração e a intensidade do esforço realizado.

 

Quem pode realizar este treino?

O treino de intensidade é realizado por atletas e também podem ser feitos por praticantes de atividade física regular.

 

Como fazer um treino de resistência?

Ao contrário do treino de força, a carga a ser vencida no treino de resistência deve variar de 50 a 70% da força máxima.

As repetições devem ser de 15 para mais movimentos. Com relação ao tempo de descanso, deve ser de 30 segundos a 2 minutos, e o intervalo de um treino para o outro de no mínimo 24 horas.

 

Quais os resultados trazidos por este treino?

O treino de resistência geralmente é praticado por várias pessoas que frequentam a academia. Os resultados que ele proporciona são: aumento do metabolismo, melhora da saúde em geral, como a capacidade motora e conserva a massa muscular.

 

Conclusão final sobre os treinos!

O treino de força e o treino de resistência são extremamente eficazes e trazem inúmeros benefícios para quem os pratica.

Entretanto, a alimentação e o tempo dedicado farão a diferença no resultado de seus objetivos no treino.

A força e a resistência adquiridas são resultados da manipulação de inúmeras variáveis da elaboração de um programa específico de treinamento, na qual respeita a individualidade, variação e objetivo.

Veja Também:

Construindo Ombros de Aço
Construindo Peitoral de Aço
Construindo Pernas de Aço

Apesar dos treinos serem intensos, principalmente o de força, existe várias formas de deixa-lo mais desafiador e motivador.

Vale ressaltar, que antes de realizar qualquer tipo de treino o indicado é conversar com um profissional capacitado de Educação Física para auxilia-lo melhor referente ao treino que deve executar, para assim os resultados serem mais sólidos.

 

“Entender a influência e importância de cada uma das variáveis agudas do programa na obtenção de um objetivo específico de treinamento é vital para criar ótimos estímulos de exercício”. (Kraemer,1983.)

 

...VEJA TAMBÉM...



Whey Protein Growth Chamada Grupo Whats

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui