04 fev

Conheça os Benefícios do Whey Protein para Iniciantes (Prós e Contras)

Benefícios do Whey Protein para Iniciantes

Para quem está começando suas atividades na academia o caminho mais curto para alcançar a hipertrofia como o uso de suplementos, sendo o mais procurado o whey protein pode ser uma tentação, mas será que o consumo de whey protein para iniciantes é realmente necessário?

O consumo do whey protein é praticamente unânime no mundo das academias, apesar de ser necessário a orientação adequada de um profissional como um nutricionista e um médico, sabemos bem que nem sempre isso acontece, porém é extremamente desaconselhável tomar qualquer suplemento esportivo por conta própria.

No caso do whey,  é preciso o nutricionista ajustar na alimentação a quantidade de proteínas para poder incluir o whey protein na rotina da pessoa e o médico deverá checar o exame de creatinina para verificar se os rins estão funcionando bem, pois como sabemos o excesso de proteínas causa problemas renais.

O whey protein, que é a proteína do soro do leite pode ser encontrada nas versões concentrada, isolada e hidrolisada e muitas vezes o iniciante nem sabe qual destes tipos seria o mais indicado no seu caso e nem mesmo se deveria ser indicado, mas mesmo assim alguns vão utilizar porque os colegas da academia indicam e aí está um grande erro.

De repente a alimentação já tem a quantidade de proteína necessária e você nem sabe e começa a consumir o suplemento e a gastar dinheiro sem necessidade, já pensou nisso?

Mas para esclarecer se realmente o whey protein para iniciantes vai fazer diferença ou se apenas a alimentação já será capaz de suprir estas necessidades, fizemos este post, por isso se este é o seu caso ou de algum amigo, continue lendo!

 

Importância das Proteínas

 

A proteína é o alicerce para a formação dos músculos, tecidos dos órgãos, ajudam na cicatrização de feridas e têm importância fundamental para o DNA.

Sendo assim consumir proteínas é essencial para várias funções do organismo. A construção dos músculos acontece porque a proteína deixa a musculatura capaz de cicatrizar suas fibras adequadamente após exercícios de musculação.

Nestes exercícios a fibra muscular se rompe e a cicatrização adequada vai favorecer um crescimento do músculo, a proteína também vai ajudar na recuperação muscular após os treinamentos, diminuindo a dor e a fadiga muscular.

A proteína também tem papel na saciedade, ajudando em processos de emagrecimento, porém uma andorinha só não faz verão e por isso não se deve cortar os carboidratos achando que uma dieta proteica vai ser sustentável a longo prazo, pois os carboidratos são necessários para o fornecimento de energia e sem a presença deles o corpo vai utilizar as proteínas musculares como fonte de energia e causar catabolismo.

Por isso é errado excluir carboidratos, seja para hipertrofia ou emagrecimento, pois ao invés de ganhar músculos vai acontecer exatamente o contrário e no caso do emagrecimento a pessoa perderá massa muscular e não apenas gorduras.

O consumo adequado de proteínas vindo da alimentação vai ajudar no ganho de massa muscular, por isso mesmo com o consumo de suplementos proteicos, a alimentação precisa estar em equilíbrio e nunca se deve trocar refeições por suplementos.

As proteínas presentes no soro do leite são de alto valor biológico assim como das carnes, ovos, peixes, pois são compostas com todos os aminoácidos essenciais.

 

O whey protein para iniciantes é realmente útil?

 

Os praticantes de musculação que estão iniciando seus treinos devem ter um aporte proteico adequado de proteínas, carboidratos e gorduras, ou seja a alimentação é de fundamental importância para manter a energia e construir músculos.

Isso vale tanto para iniciantes quanto para veteranos, mas no caso dos iniciantes um consumo  acima do normal de proteínas não é necessário, pois com certeza o ritmo dos treinos ainda não será tão intenso porque o corpo precisa também se acostumar para não ter lesões.

Os iniciantes em treinos de musculação devem primeiramente adaptar a alimentação ao novo ritmo de atividades e para isso vale a pirâmide, alimentação balanceada, treino sem exageros e descanso, isso já garante resultados iniciais satisfatórios.

Sendo assim, o mais aconselhável é introduzir o suplemento quando aumentar a intensidade dos treinos, pois será quando aumentará as micro lesões musculares e o whey protein favorecerá a recuperação muscular para aumentar a musculatura.

Leia também:

Whey Protein Isolado – O que é, para que serve e seus Benefícios

Whey Protein Hidrolisado – O que é, para que serve e seus Benefícios

Whey Protein Concentrado – O que é, para que serve e seus Benefícios

Whey Protein Vegano: O que é, para que serve, Benefícios e Ingestão!

Soro do Kefir Leite: Veja com extrair o soro do leite e obter Whey Protein Natural

Whey Protein 3W: O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

Conheça a diferença do Whey Protein Feminino para o Whey Protein tradicional

CREATINA – O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais e como tomar

HIPERCALÓRICO: O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

O que é OXANDROLONA (Anavar), para que serve, benefícios, colaterais e como tomar

Durante o período menos intenso de exercícios, a alimentação é capaz de suprir as necessidades.

Por tudo que foi mencionado, o whey protein para iniciantes será melhor utilizado quando os treinos aumentarem a intensidade e não logo que se iniciar as atividades.

A melhor maneira de ter uma orientação adequada é consultando o nutricionista que poderá equilibrar a porcentagem de proteínas na alimentação para obter bons resultados já antes de incluir o whey protein.

Este profissional também poderá orientar sobre a melhor versão de whey protein para o seu caso, se será o hidrolisado, concentrado ou isolado.

 

Diferenças entre os tipos de Whey Protein

 

Após a consulta com o nutricionista e após ter sido identificada a necessidade de iniciar a suplementação, é hora de conhecer as diferentes versões do whey protein e para quem cada uma é indicada.

O que diferencia as três versões são o processo de filtragem, a porcentagem de proteínas de cada uma, a velocidade de absorção das proteínas, a presença da lactose e a porcentagem de carboidratos e gorduras.

Veja a seguir:

 

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth
Whey Protein Concentrado
Tem um processo mínimo de filtragem, mas preserva a qualidade da proteína.
Em sua composição além da proteína, preserva carboidratos, gordura e um pouco de lactose.
Sua absorção é um pouco mais lenta, mas tão eficaz quanto os outros tipos.
Pode ser encontrado com teor de proteína de 25 a 89%.

 

Whey Protein Isolado
Sua filtragem deixa o suplemento mais puro.
Por ser mais puro tem maior porcentagem de proteínas e menor porcentagem de carboidratos e gorduras.
É absorvido com maior velocidade.
Pode ter lactose ou não, depende da marca.
Pode ser encontrado com 90% de proteína ou mais.

 

Whey Protein Hidrolisado
Seu processo de filtragem é mais complexo e as proteínas do leite são degradadas pela hidrólise.
Tem alta concentração de proteína e pouquíssimo carboidrato e gordura
Sua absorção é muito rápida.
Pode ter traços de lactose.
Pode ter mais de 99% de proteína (esta é a versão com custo mais alto).

 

Aqui vale ressaltar que dentre as três versões a concentrada é a mais em conta e tem um bom custo benefício, trazendo ótimos resultados podendo ser uma boa escolha de whey protein para iniciantes que não tenham intolerância a lactose.

 

Algumas considerações sobre o whey protein para não ser enganado:

# Existe um blend de whey protein que é uma mistura do isolado com o concentrado, é muito mais caro e é comercializado como se fosse apenas isolado, em lojas de suplementos os vendedores poderão querer empurrar este produto, mas seja esperto (a) e olhe a composição, não se deixe enganar!

# Sempre olhe a qualidade das proteínas e não apenas a quantidade, existem marcas que misturam proteínas inferiores como a proteína de soja ou colágeno para deixar o produto mais barato, as proteínas do whey protein são a caseína e lactoalbumina, ambas de alto valor biológico.

# O importante é a proporção da  concentração de proteínas por dose e não a quantidade de proteína por dose, algumas marcas enganam o consumidor colocando a quantidade de proteínas e não sua proporção, segundo o site PROTESTE.

# Atenção aos rótulos, procure sempre as indicações, no verdadeiro whey deverá constar :  Suplemento Proteico para Atletas, ou Suplemento Alimentar, se por acaso estiver escrito : Pó para preparo de bebida à base de proteínas ou  Pó para preparo de bebida, não é whey protein!

# Procure informações na internet sobre os fabricantes do suplemento e quais as melhores marcas, as mais confiáveis e que passam por um controle de qualidade mais rígido, desta maneira ao procurar um produto já terá uma noção em qual apostar sem medo de errar.

# Saber escolher uma boa marca é de fundamental importância principalmente para o consumo do whey protein para iniciantes, pois este público pela falta de experiência pode cair em armadilhas.

 

Sabores do Whey Protein

 

Se você vai começar a tomar este suplemento deve saber que há no mercado vários sabores, como baunilha, chocolate, neutro, morango, maracujá e até doce de leite dentre outros.

Esta adição de sabores é necessária porque devido a sua composição, o gosto pode não ser muito agradável para alguns, é claro que pode-se adicionar alguma fruta para melhorar o sabor, pois é também uma maneira de adicionar nutrientes.

O whey protein com alguns sabores mais artificiais pode conter mais conservantes e corantes que poderão causar alergias, por isso é bom tomar cuidado e se você já teve algum tipo de alergia com corantes, então a melhor opção é consumir o sabor neutro e adicionar alguma fruta.

Além de ficar mais natural a adição de frutas vai deixar o consumo de whey protein para iniciantes mais aceitável ao paladar e mais rico em antioxidantes e vitaminas.

 

Quando consumir ?

 

O whey protein pode ser usado :

# No pré treino: dará mais explosão muscular.

# No pós treino: ajuda para a recuperação das microlesões nas fibras musculares, é esta recuperação que vai favorecer o ganho de massa muscular.

 

Informações bônus sobre o Whey

 

O whey protein não causará efeitos colaterais se for consumido adequadamente, isso quer dizer com a orientação de profissionais qualificados.

Este suplemento não engorda, pois ajuda no ganho de massa muscular seguido de atividades físicas ou como complemento alimentar para pessoas com  desnutrição proteica ou para alcançar aporte proteico adequado para prevenir sarcopenia ( perda acentuada de massa muscular em idosos).

O whey protein ajuda a melhorar a imunidade devido a presença do aminoácido glutamina e a proteína lactoferrina que em um estudo demonstrou ter a capacidade de inibir alguns tipos de vírus dentre eles o da hepatite tipo B.

Este suplemento tem uma proteína rica em cisteína, um aminoácido que é deficiente em algumas pessoas, a cisteína é responsável pela produção da glutationa, um antioxidante muito importante que elimina os radicais livres que provocam estresse oxidativo e ocasionam doenças crônicas.

O whey protein para iniciantes precisa ser consumido com cautela e apenas quando for realmente necessário, pois se não for este o caso, a alimentação será o suficiente para alcançar objetivos para quem não é atleta e não será preciso ter um custo adicional.

 

Onde encontrar Whey Protein de Qualidade?

O Whey Protein Concentrado é vendido no varejo (lojas especializadas, lojas de academia, farmácias, supermercados, casas de produtos naturais, pela internet, etc.).

No entanto, comprar da Growth Supplements é ter certeza de adquirir o legítimo whey protein (em qualquer versão) e assim não comprometer a saúde.

Vale lembrar que na Growth Supplements, é possível encontrar Whey Protein Concentrado com valor inferior em até  40%  menos que lojas convencionais.

Além de poder contar com entrega segura, ágil e total qualidade no suplemento. Clique aqui para conferir!

 

E então meus lindos e lindas, gostaram das informações sobre o whey protein para iniciantes? Pois nós do Dicas de treino, adoramos levar conhecimento à vocês!

Nos vemos em breve!

 

Referências

RINCON, M.M, et al;  Protein synthesis signaling in skeletal muscle is refractory to whey protein ingestion during a severe energydeficit evoked by prolonged exercise and caloric restriction.  International Journal of Obesity  (2018 )

Pacheco MTB, Dias NFG, Baldini VLS, Tanikawa C, Sgarbieri VC. Propriedades funcionais de hidrolisados obtidos a partir de concentrados proteicos de soro de leite. Ciênc. Tecnol. Aliment. 2005;25(2):333—38.

 






DICAS RELACIONADAS


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2019 Dicas de Treino.