18 ago

Hérnia de disco X Musculação

Praticamente a minha vida toda fui gordo, já cheguei a pesar 126kg e em várias épocas emagrecia e engordava, por vários motivos, excesso de comida, namoro ou falta de namoro, bebia bastante, ingeria refrigerantes, enfim, efeito sanfona geral e com isso, variava também a condição física e a saúde.

Em 1997 e com 24 anos, sofri um acidente de carro, capotamento e não tive nenhuma lesão, sai ileso graças à Deus! Então, resolvi mudar radicalmente e comecei a malhar. Passei por várias academias, entrava e saia, e por longos anos, malhava, parava, emagrecia, engordava. No auge do meu peso cheguei a vestir calças 52. Então, veio aparecendo uma diferença em meu pé esquerdo por volta de 2003 e foi evoluindo. Passei anos da minha vida buscando médicos, diagnósticos, tratamentos. Tive vários diagnósticos, um deles foi ‘ELA’ (Esclerose Lateral Aminiotrófica – doença degenerativa que atrofia os músculos do corpo todo e em uma vertente mais rara que acomete os membros inferiores). Dessa forma, tive altos e baixos na minha vida. Larguei por completa a atividade física e foi quando por volta de 2007, retornei a malhar e consegui estabilizar meu peso em 93kg aproximadamente. Tenho 1.81m de altura, para meu porte e quantidade de massa magra estava bom, mas comecei novamente a buscar tratamento e diagnósticos, pois, minhas pernas começaram a atrofiar de maneira acentuada. Meu pé esquerdo foi parando de mexer (flexão), o direito seguindo o mesmo caminho e minha panturrilha sumindo, comecei a andar com dificuldades, tropeçando, uma comédia (rsrsrsrs).

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Por volta de 2009, Deus colocou um médico neurologista em minha vida, que assumiu meu caso, achou um indicação clínica para os sintomas, uma compressão de medula em D11 e D12, onde depois de muitos e muitos exames de eletroneuromiografia, RM, ele constatou que o caso era cirúrgico. Me indicou então, para uma das melhores equipes de neurocirurgiões em coluna do Rio de Janeiro e após cumprir todas as carências e claro, entrar na justiça contra o plano de saúde, operei em julho de 2010. Ai já tinha engordado de novo, mas, já havia parado de beber, e após a cirurgia, com o processo de reabilitação, fisioterapia, comerei a pedalar. Decidi que iria cuidar e buscar uma qualidade de vida melhor para a minha condição, passei a andar com uma muleta de apoio (a Cremilda) e digo que ela é realmente a única mulher que me apoia (rsrsrs), e em julho de 2011 conheci o Sait´s (Studio de Atendimento Integrado de tratamento a Saúde) e desde então estou lá, com trabalhos específicos para as minhas partes piores. Decidi em me dedicar de verdade e hoje, treino, faço dieta, descanso, me suplemento e busco levar uma vida o mais saudável possível, dentro das minhas condições e das minhas limitações.

Atualmente, brinco com minha família e alguns amigos que sou o “pernetinha mais forte que conheço”. Enfim, encontrei no treino, na musculação e nos profissionais que me cercam, tudo que me incentiva a querer mais, melhorar e gerar em mim uma melhor condição de vida, onde, luto com os exercícios físicos contra as dores, contra a preguiça, contra as dificuldades do dia a dia, e faço com dedicação, pois, além de tudo estou com mais 3 hérnias de disco em L2, L3 e L4, dezenas de cálculos renais e mesmo assim, com a força que Deus e coma Fé em Jesus, vou melhorar e melhorar a cada dia, não só o corpo, mas, também o espírito e a nossa condição humana. Somos todos iguais, somos todos irmãos, ame ao seu próximo como a si mesmo!!!

 

“Um grande abraços a todos e ótimos Treinos”

 

Salvar






DICAS RELACIONADAS


45 comentários em “Hérnia de disco X Musculação

    1. Olá Afonso,
      Meu treino é dividido em A (peitoral e trícipes), B (costas e bícepis) e C (pernas), mas, o diferêncial é na execução dos exercícios, levando sempre em conta as minhas dificuldades de equilíbrio e de movimentos, tudo foi preparado para sempreter a coluna bem posicionada, por exemplo, o exercício de trícepes na testa eu faço deitado no step e no cross, ao invés de fazer em pé, e assim outros e para alguns músculos que perdi (atrofiaram) como a panturrilha, são feitos trabalhos diferenciados para os desenvelverem, já, que eu não tenho o movimento de flexão dos pés. Em fim é isso, seja qual for o caso, com um bom profissional de educação física lhe auxiliando funciona. Abraços.

  1. Muito bom esse relato, tenho penado também com dores na coluna e excesso de peso e hoje estou buscando forças no meu treino diário. Disciplina e determinação são o segredo do sucesso. Obrigado a toda equipe Dicas de Treino. abs, Tiochico

    1. Isso ai, muito obrigado e concordo com você temos que ter disciplina e determinação e ai o sucesso aparece, seja ela qual for. E não desista nunca, as dores diminuem muito com a musculação e o sobre peso com uma alimentação correta, treino e descanço vai diminuir concerteza. Abraços.

  2. Nossa parabéns pela sua força de vontade ,treino musculação a 3 anos e acabei de descobrir a causa das minhas dores lombar ,hernia na L4 e na L5 e o médico não esta muito a favor de eu continuar a musculação mas eu gosto muito lendo sua historia me incentivou a continuar não desistir e ver que é possivel cuidar da saúde e da estetica juntos .

  3. Meu brother seu relato e´ de assustar, porém seu bom humor supera todos os obstáculos, acredito que a melhor solução realmente seja a mudança de hábitos tanto físicos quanto alimentares temos que tomar uma decisão séria pois com saúde não da pra brincar, normalmente só valorizamos quando perdemos. Sou professor de Educação Física a mais de vinte anos e nesse tempo todo já vi vários casos de reabilitações que muitas vezes já haviam sido desenganadas e graças a Deus eu pude participar dessas recuperações, não desista nunca meu irmão, confie em você e que sua fé seja inabalável, cerque-se de pessoas que gostam de coisas boas como cuidar do corpo e mantê-lo saudável, valeu, um abraço.

    1. Jofre,
      Realmente, temos que ter bom humor e ver a vida sempre com as melhores perspectivas, somos todos guerreiros, mas, as vezes nos abatemos, o que é normal, só que temos que reagir e uma hora ou outra superar os desafios e claro com muita FÉ em DEUS!!
      Obrigado e parabéns pelo seu trabalho de incentivar e preparar pessoas para cuidarem do corpo, do bem estar e claro da saude.
      Fica na PAZ e grande abraço.

  4. Parabéns Fernando!!

    Sua superação é um exemplo de vida a ser seguido.
    Um verdadeiro guerreiro que as pessoas deveriam conhecer e se espelhar para melhorar sua condição.
    Vemos todos os dias as pessoas inventando mil e uma desculpas para não praticarem atividades físicas, talvez só pensarão em cuidar da saúde quando estiverem com problemas.
    Mais uma vez parabéns pela dedicação e disciplina!
    És uma inspiração.
    Grande abraço.

    1. Camila, bom dia!!!

      Muito obrigado por suas palavras e incentivo.
      Tenho novidades ainda, estou agora fazendo Jiu Jitsu também, onde, apesar das minhas limitações, esta sendo maravilhoso para que eu faça movimentos que já não faço a muito tempo, e esta sendo maravilhoso, continuo com meu treino de musculação e nunca vou parar, meu objetivo é que com 50 anos eu esteja melhor do que hoje e com 60 anos, melhor do que com 50 e assim até morrer!!! Minha qualidade de vida é o principal, a estética é consequência, claro que também é importante, mas, não é o foco.
      Grande abraço e que DEUS lhe abençoe muito!

  5. Poxa muito bacana isso tudo, você está de parabéns!

    Hoje (26 de Setembro de 2012) fui ao médico ver um problema que já estava me incomodando há algum tempo, sinto dores na perna esquerda. Fiz uma tomografia e o médico constatou que eu estou com uma hérnia no lado esquerdo da coluna, na região lombar… Ou seja, vou ter que parar de malhar (malho a 2 anos) por um período mínimo de 2 meses, com isso tenho retorno ao médico para ver se o meu caso é de fisioterapia ou não(Vou começar a tomar remédio).

    Oq vc me indica nesse caso? NEsse período em off que vou ter que ficar…
    Agradeço desde já sua atenção.
    vlw

    1. Olá Maurício, bom dia!
      Perdão por só ver agora seu comentário.
      O principal é você obedecer as recomendações médicas, isso é essencial, e claro cuide da alimentação. Pergunte ao seu médico se vc pode fazer alguma atividade aeróbica para manter sua condição física pelo menos, massa você irá perder mesmo, mas, com o aeróbico você manterá o peso, sem engordar!
      Grande abraço, boa sorte e que DEUS lhe abençoe e aja plenamente em sua saude!

  6. Ae irmão! Glória a Deus pela sua vitória!

    Também sou Cristão e estou com uma hérnia de disco L5s1 e estou passando por um momento difícil.
    Já tinha perdido 8 kilos e estava no meu peso que sempre quis ter, infelizmente tive que parar de me exercitar, principalmente correr que era o que eu mais gostava, e estou engorando novamente. Mesmo não bebendo e controlando as alimentações.

    Mas eu sei no Deus que eu creio e sei que a minha vitória será para a honra e glória do Seu nome!

    Fica na paz do Senhor brother!

    1. Olá Guilherme, tudo bem?

      Sou Cristão, mas, estou afastado da Igreja. Irmão, mesmo com a hérnia de disco, você pode fazer um trabalho focado em academia, o que vai lhe manter em forma e principalmente lhe geral melhor qualidade de vida, além do relatado acima, ainda tenho 3 hérnias (L3, L4 e L5), o que claro me dificulta muito, mas, com foco, vontade, orientação de bons profissionais, médicos e de educação física e muita FÉ, você vai conseguir.
      Grande abraço, sucesso e fica na PAZ!

    1. Olá Marco!
      Obrigado, e ser guerreiro faz parte, não é fácil, mas, com a ajuda de DEUS e colocando ele sempre a frente tudo é possível!
      Que DEUE lhe abençoe e lhe ajude nas suas batalhas!
      Grande abraço.

  7. São exemplos como o seu que nos fazem seguir firmes em busca de nossos objetivos,pois ao superar suas dificuldades, você mostra que a vontade de vencer é o principal ingrediente para obter sucesso em qualquer situação em nossas vidas! Parabéns e obrigado pelo exemplo de superação que me dá.

    1. Bom dia irmão!

      Que exemplo nada, sou apenas um cara que acredita que com DEUS tudo é possível e se realmente crermos nisso com FÉ e fazendo a nossa parte, vai dar certo!!! Hoje em dia já estou bem diferente da foto do pós, já estou com 84kg, BF de uns 6% e agora também sou preticante de Jiu Jitsu, o que eu pensei que nunca poderia fazer e graças a DEUS, estou praticando e evoluindo mesmo com as minhas dificuldades e limitações, pois, não tenho alguns movimentos nos pés e alguns pontos de fraqueza nas pernas.
      Mas como falei com DEUS e em nome de Seu Filho JESUS, podemos todas as coisas.
      Grande abraço e que DEUS lhe abençoe muito.

  8. Cara, você não sabe como me animou. Seu otimismo, perseverança e força de vontade, citados, me fizerem pensar melhor minha vida. Muito obrigado mesmo pelo o que postou. Que Deus continue iluminando a nós todos.
    Obs: Todas as vezes que eu ficar triste por causa da minha vontade de ter um corpo “bacana” e não poder, por causa das limitações físicas, vou procurar pensar no que você disse e ter muito mais otimismo pra viver bem!

  9. TENHO 54 ANOS A DOIS ANOS ATRAZ FIZ UM ESFORSO E TIVE UMA HERNIA EXTRUSA NA L4 COM L5
    NÃO CONSEGUI NEM LEVANTAR DIREITO FIQUEI QUASE UMA SEMANA DE CAMA E INDO EM VARIOS MEDICOS ATE QUE UM ME MANDOU FAZER 3 VEZES POR SEMANA MUSCULAÇÃO E PILATEZ 2 VEZES
    TOMO CALÇIO 1 VEZ POR DIA E PROTOS A NOITE POIS DEU QUE TENHO OSTEOPOROSE JAMAIS UM MEDICO IA PEDIR ESTE EXAME POIS EU ESTAVA PERDENDO O OSSO DA BOCA FIZ ATE IMPLANTE ESTE ERA O COMEÇO DOS PROBLEMAS A BOA NOTICIA NÃO ESTOU SENTINDO QUASE MAIS NADA COMPREI
    BICICLETA E LEVO A RISCA GENTE É BOM DEMAIS VOLTAR A TER UMA VIDA DE QUALIDADE BOA.
    E NÃO SE ESQUEÇA DE PEDIR A DEUS E AGRADECER .

    1. Kleber, boa noite!!!

      Parabéns pela sua coragem e graças a DEUS por lhe mostrar um médico corajoso.
      Isso mesmo, a atividade física é maravilhoso, hoje, quando estou com mais dor e quando não deixo de treinar mesmo.
      Continue com sua rotina de treinos e força, FÉ, e sempre em frente!!!
      Que DEUS te abençoe muito!!!

  10. Olá , gostaria que tirassem 1 duvida minha . É que tenho hernia de disco ja fiz fisioterapia e deu 1 melhorada , sempre malhei e quero voltar , pois fazem 3 meses que estou sem treinar e isso me faz uma falta grande . Gostaria de saber quais exercicios eu posso fazer e quais eu não posso . Qual a melhor maneira de executá-los ?

  11. Parabéns, cara. O que mais achei interessante no seu texto, foi ver que vc sempre teve bom humor para encarar suas dificuldades (por exemplo, dar um nome pra muleta, rs). Isso mostra que as dificuldades existem e cabe a você como vai encará-las.

    1. Olá Alisson,
      Verdade, sem bom humor, sem fé não somos nada.
      De outubro de 2012 para cá, ainda aumentei o meu grau de loucura, virei atleta de Jui-Jitsu e inclusive agora sábado participarei do meu primeiro campeonato, o estadual do Rio de Janeiro, ou seja, nunca nossos problemas ou nossas dificuldades podem ser maior do que o nosso DEUS!
      Abraços e obrigado.
      Fica na PAZ!

  12. Olá Fernando!!!

    Primeiramente parabéns mesmo pela força de vontade, equilíbrio , fé em simesmo e em Deus!!!
    Há 1 semana eu percorro, sem parar, por casos de pessoas iguais a mim e a você, e acho que finalmente consegui encontrar ufa!!!
    Minha história se baseia, no fato do culto ao corpo perfeito, isso mesmo: desde adolescente sempre tive tendência absurda para engordar, logo, efeito sanfona era uma constante, engordava-enagrecia-engordava, tomava pílulas tarjas pretas (famosos racumins de mulheres), para tirar minha fome, emagrecia 10 kls em 1 mês e os engordava tudo de novo, assim que acabava o remedio.
    Enfim…creci, me tornei mulher, casei, separei e comecei a estudar para concursos o que leva voc~e a lidar com a disciplina e hábito de lêr muito, então, descobri meu erro da vida toda: nunca poderia manter meu corpo em forma se não mudasse meus hábitos alimentares radicalmente, pois eram desde gordas e suculentas frituras apizzas grandes só pra mim, com uma coca gigante de 2 lts….horário…todo maluco, comia de hora em hora, a qualquer hora.
    Foi quando decidi , já que estava me disciplinando nos estudos, faria o mesmo com minha alimentação e corpo, comecei a comer de 3 em 3 horas (tudo light, com muita verdura, frutas e legumes), comecei a treinar musculação e logo estendi a treinois de boxe e muay thai também….ao final, passei em vários concursos, escolhi o qual queria adentrar e quanto ao meu corpo??? estava a beira da perfeição, andava na rua e quase causava baques e atropelamentos quando estava usando roupas de malhar rsrsrsr.Massssss…nem tudo são flòres, comecei a gostar dessa vida de vitórias, auto-estima alta, muita azaração, namoros…elogios mil…e não cuidei do principal: minha coluna…com treinos pra lá de mega pesados, carregava nas costas pesos faraônicos e nao protegia a lombar….logo…há 1 mês atraz quando acabei de chegar do carnaval do Rio e fiquei 6 horas dentro de um vôo que era para durar 3 até minha cidade, aconteceu o pior, desci da aeronave com a perna direita completamente dormente, não a sentia na coxa posterior mais, nem palma do pé, não andei por 2 dias, e no 3 dia fui ao neurologista, bati ressonancia e bummm…= 3 hernias, sendo que a da lombar (L5), estava comprimindo o nervo ciático de uma maneira , que por pouco poderia rompê-lo e eu ficaria sem andar para sempre, conclusão: fui internada as pressas, o neuro fez a cirurgia micorcópica de laminectomiaemergencial na L5 cortando a hérnia para desobstruir o nervo ciático., fiquei 1 semana a mais internada e voltei pra casa tem 1 semana, estou me recuperando, fisioterapia so começo em abril e o médico disse que nem tem idéia de quando volto a malhação de novo….me perguntas…e como estou??? Ainda permaneço em meu peso ideal, o corpo claro, perdendo a musculatura, mas o melhor é que, estou disciplinando agora a minha mente e lutando contra o fato de ficar longe da acdemmia, pensando que o que adianta eu estar linda, escultural, se por dentro corro sérios e graves riscos de perder minha mobilidade…
    Foi um grande prazer mesmo em lêr seu depoimento Fernando….me dá suporte para continuar, lutar, vencer e tudo sem perder a esperança JAMAIS!!!
    Um grande abraço e obrigada pela força!!!!
    Ellen Chrsitine

    1. Olá Ellen, tudo bem?

      Fiquei muito feliz em também ler seu comentário aqui, e já te parabenizo por tudo que você fez e agora pela sua nova motivação, que deve ser a sua qualidade de vida, a estética é bom, sim, mas, tem que ser a consequência e não a causa. Sei que as vezes exageramos, mas, faz parte, desde essa foto aqui, já melhorei muito, meu corpo esta melhor e descobri outra maravilha que DEUS colocou na minha vida, o JIU-JITSU, estou praticando a 6 meses e já virei atleta, neste final de semana passado participei do meu primeiro campeonato, e foi maravilhoso. Se vc tiver Facebook, me adiciona e da uma olhada nas fotos e no que a galera falou, e tenho certeza que DEUS vai te cuidar muito, vc vai superar esta fase e ainda vai ter muito ferro pra puxar e continuará com o corpo que quer, mas, cuidando principalmente da saude.
      Um grande abraço e que DEUS lhe abençoe muito,
      Fernando
      http://www.facebook.com/media/set/?set=a.528647053848459.1073741825.100001095079996&type=3

  13. Muito legal o seu relato, tanta gente por aí com saúde perfeita que não faz exercício por pura preguiça (meu caso uns meses atrás!).
    Tem uma fisiculturista catarinense, Naiara Schubert, que também tem esclerose, no caso a dela é esclerose múltipla… ela também encontrou nos treinos e na dieta rígida a força pra combater a doença e encarar a vida positivamente! E deu certo, ela vem se destacando nas competições e tirou primeiro lugar da última que participou (não lembro a competição agora)!

    ;)

  14. Me indentifiquei muito com a história… A 3 meses fiz uma cirurgia de hérnia fui internada as pressas e apesar de 1 ano antes estar com acompanhamento de um Neurocirurgiao um personal ainda assim nao adiantava estava acima do peso devido tomar remédios ( nao prescritos pelo medico a base de corticite) unica coisa que acalmava as dores continuas e imsuportaveis o que me fez subir 13 kl e com doses diárias do remédio sem conhecimento do meu medico nao adiantava os treinos nem dieta seguiria engordando mas as dores eram cada dia piores trab em escritório o que me faz passar grande parte do tempo sentada o que nao ajuda em nada bom diagnostico medico após ressonância 4 hérnias discais 3 escoliose ( bico de papagaio) e dos 12 discos serviçais 8 estão totalmente comprometidos secos .Operei de 2 hernias que estavam compromtendo o nervo uma cirurgia de emergencia assim que o restante da coluna ficou igual .Tenho apenas 27 anos nunca estive tao acima do peso como agora por questões de saude tenho que perder 10kl tenho um acompanhamento de nutricionista estou me reabilitando o medico ainda nao me liberou Pra exercícios na academia nem sei se vai ser possível tao brevemente – sinceramente nao sei se vou encontrar um profissional realmente consciente das minhas limitações sempre vejo por ai assim como foi comigo mesmo no começo entende e tal depois exige cada vez mais e vc quer dar o melhor e muitas vezes passa do seu limite Pra nao parecer uma molenga no meu caso eu praticava box e Mai tay entao nao queria Tmb ficar sempre ali com os treinos leves nao me motivava. Bom gostaria mesmo de saber se alguém me sugere o que e melhor Pra praticar pensei em varias coisas – Pilates – hidroginastica – natação – musculação mas Tmb odeio a mesmice quero algo que seja apropriado e que motive desde ja obrigada pelo espaço

    1. Assim que seu médico a liberar, pratique musculação voltada para fortalecimento muscular e emagrecimento sem exercícios de alto impacto e tomando cuidado com a execução e postura. Pare de colocar a culpa nos profissionais, dedique-se nos treinos de maneira correta e tente se motivar com a sua própria saúde e não em modismos e imediatismos.

  15. Eu tive um érnia na cervical disco c7, a érnia pressionava minha medula espinhal de tal forma que sentia dores no braço direito isuportável, pior dor que já senti em minha, dores de fazer gritar alto, tomava remédios que me deixavam dopado, cheguei a perder até fé literalmente. Porém, com sessões de fisioterapia e acupuntura, recuperei a coluna, regredi a érnia, hoje corro 10 quilômetros por dia, faço flexções com o o corpo inclinado com os pés apoiados na cabeceira do sofá, faço exercícios de trícepes também com felxões, abdominais quase todo dia, sou um outro homem, aprendi muito com a dor e hoje não deixo nada mais me derrubar!

  16. Boa Noite.
    Não li todos os comentários e não sei se alguem enfatizou o tratamento da hernia de disco.
    Enfim… a grande maioria de hérnias de disco quando avaliadas minunciosamentes não são passiveis de cirurgia. A Fisioterapia dispõe de excelentes técnicas capazes de melhorar significantemente ou eliminar TODOS os sintomas de hérnia de disco. Basta você procurar o profissional correto com uma boa especalização.
    A musculação pode ser um fator de risco para pessoas predisponentes a ter uma hérnia de disco quando realizada sem boa supervisão. Quando existe essa supervisão de um Educador Físico capacitado a musculação torna-se uma aliada ao tratamento mas nunca deve ser considerada como um método de reabilitação. O profissional que reabilita sinais/sintomas da hérnia de disco é o Fisioterapeuta.

    Então Fernando, não é qualquer caso de hérnia de disco que será resolvida com musculação!!

    Parabéns pela disciplina e procure um fisioterapeuta capacitado para tratamento dos seus outros acometimentos. Previna-se.

    Abraço.

    1. Com certeza, quando o caso é uma hérnia discal, primeiramente procura-se um médico, depois um fisioterapeuta, e depois um educador físico. Nunca devemos menosprezar quaisquer profissionais, e se é um profissional, é qualificado. A questão levantada pelo texto é que APÓS a descoberta da hérnia discal e TRATAMENTO existe a possibilidade de praticar musculação.

  17. Fernando amigo tenho esse problema na lombar e pratico musculação queria trocar umas idéias com vc qual teu Facebook? O meu é flaviodantas2012
    Desde já agradeço!
    Abraço e fica com Deus!

  18. Fernando, uma dica: os calculos renais podem ser da whey, dizem que 2l de agua sao suficientes, mas isso nao ê verdade; quem treina precisa tomar diariamente o equivalente a 5% de seu peso, ou seja no seu caso mais de 4 litros. Tente aumentar a agua, acho que isso ajudará. Força , parabens pela força de vontade!!

  19. Boa noite Fernando, obrigado pela oportunidade de poder ler esse post, exemplo de vida. Tenho hernias na lombar sinto mts dores mas depois de ver sua história sei que posso superar.

  20. Olá, tudo bem?

    Sim todos podemos, mas, de uma coisa não podemos esquecer, só podemos superar por DEUS em nossas vidas!!!!
    Abraços e fica na PAZ!!!

  21. Fernando, gostei do seu relato. Qual foi a equipe médica que te operou em 2010? Poderia me passar os nomes e contatos? Vai me ajudar bastante. Obrigado e parabéns pela superação.

    1. Olá Mariano, tudo bem?
      A equipe que me operou é a dos médicos Dr. Marco Aurélio e Bruno Cortes, da clínica Coluna Com, no Shopping 45 Subsolo, Praça Sãns Pena, na Tijuca.
      Tel.: 2568-9646
      Pode ligar e agendar a consulta com o Dr. Marco.

      Abraços e boa sorte e que DEUS lhe proteja, fica na PAZ.

    1. Olá Andreia, tudo bem?

      O Saits fica em Vila Valqueire, na Praça Saiqui, 42 Sobreloja.

      A responsável é a Prof. Fabíola, mas pode procurar a Thaís também, o tel. de lá é 2453-8416.

      Abraços, boa sorte e que DEUS lhe proteja, fica na PAZ.

  22. Olá Fernando, gostaria de saber como é que anda a sua vida de atleta? Eu peguei hernia de disco em l4, l5 s1 em 2012 fazendo agachamento, em 2013 foi o período que eu consegui ficar mais tempo na academia, 9 meses seguidos após isso eu tive que parar no começo desse ano voltei a malhar mas tive que parar novamente por fortes dores. Eu estava praticando pilates 4x por semana junto com musculação. Gostaria de saber se você pratica natação junto com musculação?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.