22 ago

O que é Biotina, para que serve, quais seus benefícios, suas função e onde encontrar

O que é Biotina, para que serve, quais seus benefícios, suas função e onde encontrar

Biotina, vitamina B7 ou ainda conhecida como vitamina H, é uma entre as conhecidas como vitaminas do complexo B, evidente em praticamente todos os seres vivos e que tem como função metabolizar macronutrientes.

A vitamina B7 age como precursora de enzimas do tipo carboxilases, que são essenciais ao organismo pela grande responsabilidade de absorver, separar e direcionar vitaminas que consumimos, em especial, aquelas provindas de ácidos graxos, carboidratos e proteínas.

Crescimento das células (núcleo celular), manter a glicose sob controle, compor cabelos e unhas são atributos da Biotina, que começou a ser mais valoriza em 1916, por apresentar relevância em pesquisas com roedores.

Na ocasião, clara do ovo crua, foi utilizada como experimento para prevenir desordens na derme e couro cabeludo de camundongos e o resultado era a piora. Contudo, quando adicionada gema cozida, surpreendentemente ocorria a prevenção da toxicidade da clara.

De acordo com a história, foi em 1936, que após isolar a substância bloqueadora da gema, chegaram a um novo agente para anular os efeitos negativos da clara sobre os camundongos, e a ela puseram o nome de Biotina.

A carência de Vitamina B7 atinge crianças e adultos e manifestações do tipo seborreia infantil, glossite atrófica, flacidez, dermatite até falta de apetite são sintomas da pouco quantidade no organismo.

Porque precisamos nos preocupar com essa vitamina? Quais são as funções de Biotina? Como melhorar os níveis e como suplementar?

Essas e mais situações serão abordadas neste post preparado pela equipe Dicas de Treino. Acompanhe!

 

O que é Biotina

 

É possível encontrar referências a este elemento como sendo a coenzima R e o composto químico vitamina H, e menções as suas variantes são fundamentais para fazer crescer microrganismos.

Essencialmente a Biotina é um ácido que resiste ao calor, e para que fórmulas possam ser comercializadas precisam conter o isômero d-Biotina.

Em pessoas, a absorção desta vitamina ocorre bem próximo ao intestino curto, sintetizado por bactérias e o transporte através do sangue, graças a glicoproteínas.

Tecnicamente sua função é dirimir ácidos graxos ponderando-o para que a lipogênese ocorra, mas, também é responsável pelo catabolismo de Leucina (aminoácido importante para o corpo) e metabolização de hormônios.

Diariamente é necessário agregar ao organismo essa vitamina, pois muito pouco do que é consumido na dieta fica retido no corpo. Todos os dias excretamos metade do que é ingerido através das fezes e outra grande parte pela urina.

Um dos alimentos mais famosos em biotina é a gema do ovo, e também um dos mais indicados para melhorar dietas carentes neste elemento.

Biotina é também o princípio ativo de muitos fármacos, utilizados para tratar deficiências, que felizmente podem ser identificadas ainda na infância, como veremos adiante. Nesta lista podemos encontrar Gerilon, Matersupre e Vitforte.

Suplementos com vitamina B7 são comercializados livremente e com apelo dizem ser os melhores para alcançar um cabelo digno de elogios.

 

A importância da Biotina

 

Converter macronutrientes é sempre uma função que deve estar equilibrada no organismo humano, já que a boa performance global do indivíduo depende desses nutrientes.

Pois, segundo a respeitada EFSA – European Food Safety Authority, para produzir energia, converter alimentos em glicose é uma das tarefas da biotina.

Ativar a metabolização de proteínas é outra tarefa complexa (talvez a mais do organismo humano) desta vitamina, e requer biossíntese exata.

Considerando que o organismo utiliza aproximadamente 100 diferentes enzimas para sintetizar, destinar e degradar proteínas, que também podem ser consideradas a fonte de 90% para que a energia química ocorra, manter níveis ideais dessa coenzima é essencial.

Sabe-se que biogênese de proteínas envolve pelo menos 5 fases, designadas como:

Primeira Fase: onde os aminoácidos são ativados e então os carboxilados são responsáveis para que a ligação peptídica ocorra;

Segunda Fase: onde unidades menores interagem para formar o complexo de iniciação;

Terceira Fase: momento em que ocorre a interação entre outros aminoácidos e proteínas chamadas de “fatores de alongamento”;

Quarta Fase: etapa final onde a síntese é encerrada e a proteína está pronta para o processo final;

Quinta Fase: nesta etapa a proteína já tem sua forma (tridimensional) e passará a ocupar presença ativa no organismo.

Contudo, a Biotina ainda serve para garantir a homeostase e o melhor aspecto da pele, unhas e cabelos. Dados indicam que tratamentos com biotina são providencias para curar cistite recorrente, lesões no plano nasal e planta das mãos.

Mas não é só isso, metabolizar neurotransmissores para manter a saúde mental em dia, entre eles a serotonina, além de evitar que o estresse, ansiedade e fobias prejudiquem a saúde física e mental, depende da performance das vitaminas do complexo B, cuja Biotina faz parte.

 

Benefícios da Biotina

 

Na forma química ou manipulada, pessoas são beneficiadas com Vitamina b7 para tratar problemas na pele como: acne, seborreia e alopecia (redução drástica de pelos, tipo a calvície).

Além disso, pode ser usada como preventiva para estes e outros casos como por exemplo, ativar células evitando que a deficiência se instaure.

Entretanto, a lista de benefícios que essa vitamina traz a pessoa passa ainda por outros setores como:

  • Redução dos níveis de triglicerídeos e colesterol: O potencial de sintetizar gorduras é crédito da Biotina e isso ajuda na circulação sanguínea e saúde vascular;
  • Equilibrar a insulina: Quando podemos contar com a coenzima R diminuímos as chances de diabetes tipo 2;
  • Repor tecidos (células): A vitamina B7 tem efeito sobre células, em especial para prover crescimento na medula óssea, importante pra melhorar a imunidade;
  • Aceleração metabólica: Por ativar enzimas melhorias no processo digestivo e esvaziamento estomacal são percebidas trazendo conforto e menos acúmulo de gordura abdominal;
  • Recuperar a pele: Cosméticos levam biotina na sua fórmula justamente pela sutil, mas prolongada eficiência no tratamento de rugas e sinais da idade;
  • É ótimo para unhas: deixando-as fortes e sem quebras;
  • Auxilia na saúde mental: graças a capacidade de produzir neurotransmissores importantes para o bem-estar.

Mas, há ainda 3 situações que merecem se destacadas quando falamos em benefícios da vitamina B7, são elas: ganho de massa; perda de peso e saúde capilar – o qual teremos um tópico exclusivo adiante.

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É sabido que ganhar massa e um shape definido tem relação direta com a musculação e a Vitamina B7 e todas do complexo B são fundamentais para esse processo, pois auxiliam fortemente a amenizar dores e evitar perdas decorrentes do catabolismo.

É importante ressaltar que Biotina não engorda, ao contrário, é fundamental para reduzir peso, inclusive, pessoas que estão fazendo dieta restritivas e/ou veganos devem consumir suplemento que contenham vitamina H.

 

Efeitos colaterais da vitamina B7

 

Os efeitos colaterais provindos da biotina, precisam ser analisados por dois ângulos. Primeiro, considerando a ausência ou pouca quantidade e de outro lado o excesso de vitamina b7.

A carência se manifesta raramente e é decorrente do momento em que bactérias intestinais são destruídas, situação provável quando existe o consumo de clara de ovo cru.

Doenças como cirrose hepática também reduz o nível de biotina no organismo, além disso, no período gestacional, mulheres ficam expostas a menores níveis dessa vitamina.

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Neste caso, a pessoa apresenta alguns quadros negativos como pele flácida, língua inchada e com pus, dores musculares, queda de cabelo e dermatites.

Já, quando o organismo está com taxas elevadas de biotina, além de diarreia, náuseas e aumento da acne podem surgir.

Efeitos colaterais com uso de suplementos com vitamina b7 são poucos, mas, considerando que organismos reagem de formas diferentes a fórmulas químicas, existe a probabilidade de:

  • Alergias;
  • Aumento da necessidade de urinar;
  • Descontrole da glicose, podendo aumenta-la;
  • IRA- Infecções respiratórias agudas.

E outras que ainda não foram diagnosticadas.

 

Biotina emagrece ou ajuda a engordar?

 

O propósito desta vitamina não é servir para emagrecer, tão pouco faz com que pessoas engordem.

Como dito, a função principal é metabolizar macronutrientes e ao fazer isso, automaticamente, auxilia para que o metabolismo funcione de forma otimizada, evitando que a pessoa engorde.

Como enzima ácida, a vitamina b7 também influencia para que o organismo absorva com precisão cada nutriente oferecido na dieta, logo, está subentendido que engordamos quando não cuidados da dieta e não quando tomamos Biotina.

Outro pronto a destacar é o potencial da Vitamina B7 para formação de massa muscular, e esse ainda é o melhor caminho para definir o corpo, distribuindo de forma equilibrada a gordura corporal.

Com mais energia – graças a vitamina – automaticamente a disposição para se exercitar aumenta, e isso leva a pessoa a melhorar os cuidados com o corpo.

Sem esquecer que é a Biotina uma das responsáveis para tratar de forma eficaz problemas de ansiedade, estresse e fadiga mental, fatores que interferem maciçamente para que se busque na comida uma forma de “afogar as mágoas” e é isso que faz que quilos se acumulem.

 

Biotina para o cabelo

 

Quem deseja um cabelo saudável, com brilho, sedoso, fios resistentes e sem quedas pode sim recorrer a vitamina b7.

Situações como a calvície também são tratadas com essa vitamina associada a outros elementos (lipídeos polares, fitoesterois, glicosilceramidas, etc) que resultam em nutracêuticos de uso oral e tópico.

A ação desses ocorre de diferentes formas. Ora agem diretamente no bulbo capilar (no interior da raiz do cabelo), ora nutrem de forma global o organismo melhorando também o processo de síntese de outras vitaminas e minerais.Biotina para cabelo e unhaA comunidade médica e pesquisas científicas aprovam tratamentos contra calvície a base de biotina, porquê de fato a alopecia não cicatricial (calvície comum) que Albert Kligman descreveu já em 1961 é eminente a perda por telogenização (perdas grandes e em pouco tempo).

Este processo que mexe com a autoestima de homens e mulheres é causa comprovada da falta de minerais (ferro e zinco), deficiência proteica e biotina.

Uma justificativa de usar Biotina como forma de prevenção ainda enquanto os cabelos se fazem presentes.

 

Quais os benefícios da Biotina para o cabelo?

 

Bons produtos para usar nos cabelos com biotina devem proporcionar tratamento e prevenção da queda, além de agirem para a atividade anabólica na matriz extracelular do couro cabeludo, e assim apresentar resultados como:

  • Fio forte;
  • Brilho natural;
  • Evitar a caspa;
  • Diminuir as chances de branqueamento;
  • Afastar a seborreia;
  • Diminuir a quebra;
  • Revitalizar em caso de química.

E, acima de tudo deliberar a favor da redução da queda.

 

Como usar a biotina?

 

Diferentes formas e propósitos devem ser pensados antes de suplementar com vitamina H.

Para trtar a biotinidase DBT (erro metabólico que ocorre já nas primeiras semanas de vida) é fundamental o acompanhamento médico, mesmo que ocorra em qualquer fase da vida.

  • Normalmente, bebês diagnosticados com essa deficiência recebem em torno de 0,0005mg de biotina/dia;
  • Após a adolescência, doses comuns (homens e mulheres) de 0,0019mg/dia parecem ideais;
  • Duante a gestação as mulheres ficam propensas a quedas de vitamina B7, e neste caso, suplementar depende da avaliação pré-natal para ajustas doses e período, mas é essencial para garantir a saúde do feto;
  • Mulheres que amamentam também precisam observar se a quantidade de vitamina b7 está adequada, pois doses maiores/dia giram em torno de 0,0035mg.
  • Para melhorar o aspecto de cabelo e tratar a queda, usualmente entre 5 e 10g/dia resultam e ganhos significantes.

Pessoas que sofrem de esclerose múltipla são agraciadas com melhoras significantes quando tratadas com doses elevadas de biotina.

 

Como tomar Biotina

 

Não podemos deixar de mencionar que uma dieta balanceada, com foco na reposição deste nutriente, é fundamental para melhor a quantidade de vitamina H em qualquer fase da vida.

E a lista dos alimentos preponderantes em Biotina inclui:

  • Gema de ovo;
  • Fígado bovino;
  • Arroz integral;
  • Ostras;
  • Leite;
  • Soja;
  • Aveia;
  • Brócolis;
  • Espinafre;
  • Banana;
  • Couve flor;
  • Batata;
  • Farelo de trigo;
  • Laranja;
  • Gérmen de trigo;
  • Amêndoas;

Esses e outros itens – que contém outras vitaminas do complexo B – devem estar presentes diariamente na dieta, contudo, quando se inicia o consumo de suplementos é importante atentar-se ao modo de toma-los.

Se o objetivo é melhorar a pele, cabelo e unhas, o ideal é começar com a dose mínimas, normalmente de 5mg que podem ser aumentadas conforme o organismo reage.

Lembrando que é importante não exceder a dose máxima de 10mg/dia.

As cápsulas devem ser tomadas com água, uma ou duas vezes ao dia, junto as refeições.

 

Onde encontrar Biotina?

 

Um dos melhores suplementos de vitaminas do complexo B do mercado é disponibilizado pela Growth Supllements.

A Growth, juntamente com sua equipe de pesquisadores, entre eles nutricionistas, estuda e cria fórmulas vitamínicas para atletas e pessoas que prezam mais saúde.

Um desses suplementos é o Complexo B com 120 cápsulas da Growth Supplements, onde estão contidas todas as vitaminas com complexo B, inclusive biotina, de forma equilibrada.

Acesse o site da Growth Supllements e conheça este composto atual e rigorosamente preparado para atender a demandas de vitamina B7 e outras. Para conferir clique aqui!

 

Para concluir este post…

Lembramos que a falta de Biotina resulta em uma pele seca, sem vida e escamosa (principalmente no nariz e boca), além disso, unhas se quebram e o cabelo tende a cair, sem falar que o mau humor parece encontrar morada definitiva.

Suplementar e melhorar essas situações é um excelente propósito, principalmente para agregar a saúde de grupos que poderão sofrer muito com essa ausência de vitamina B7, como grávidas, idosos, crianças, doentes que se alimentam por sonda e naturalmente atletas.

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Referências

ROUDEBUSH, P. et al. Trastornos de la piel y el pelo. In: HAND, M.S. et al. Nutrición clínica en pequeños animales. 4.ed. Bogotá: Panamericana. 2000.

WATSON, T.D.G. Diet and skin disease in dogs and cats. Journal of Nutrition, v.128, p.2783S-2789S, 1998.

BATISTUZZO, J.A.O., ITAYA, M., ETO, Y. Formulário Medico Farmacêutico. 3ed, São Paulo: Pharmabooks, 2006.

 




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