23 ago

Entenda o que é e como funciona a Dieta Dukan

o que é como funciona Dieta DukanA dieta Dukan foi desenvolvida pelo médico francês Dr. Pierre Dukan. É  uma dieta hipocalórica, com liberado consumo de proteínas e restrição de carboidratos. Assemelha-se a dieta cetogênica, pois limita excessivamente o uso de carboidratos.

A dieta Dukan é indução a Cetose (quando o nosso organismo usa os depósitos de gordura do corpo como fonte de energia). Ela ocasiona rápida redução do peso corporal, porém pode levar ao surgimento de fadiga excessiva (sensação de enfraquecimento) e hipoglicemia (diminuição da quantidade normal de glicose no sangue).

 

Entendendo a Dieta Dukan

 

A Dieta Dukan é dividida em 4 fases:

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth
  1. Fase Ataque:  perda de peso rápida,  tem de 2 a 7 dias de duração, só podem ser ingeridos alimentos de origem animal e uma colher de sopa e meia de farelo de aveia por dia;
  2. Fase Cruzeiro: a pessoa deve ficar nela até obter o peso desejado. Dias alternados de proteína com legumes, em um dia somente proteínas e no outro proteínas com legumes. Duas colheres de farelo de aveia por dia;
  3. Fase Consolidação:  você  ficará nessa fase durante 10 dias por cada quilo de peso perdido,  com as mesmas regras do cruzeiro, só que nessa fase pode comer vegetais todos os dias e algumas frutas.  Por exemplo, se você perdeu 10kg, você ficará nesta fase durante 100 dias;
  4. Fase Estabilização: fim da dieta. Nessa fase todos os alimentos são permitidos, e você pode voltar a ter uma alimentação normal, mas, é claro, sem excessos. Há 3 regras que terão de ser seguidas pelo resto da vida: um dia fixo de proteína por semana e  três colheres de sopa de farelo de aveia por dia.

 

Vantagens da Dieta Dukan

 

  • Redução rápida de peso: Não necessariamente gordura, mas massa magra e água também;
  • Sensação de saciedade: As proteínas tem a digestão lenta, então prolonga a sensação de saciedade;
  • Não há limite para o consumo dos alimentos permitidos, somente algumas restrições.

 

Desvantagens  da dieta Dukan

 

A adoção dessa dieta a longo prazo pode representar ameaças para a saúde através da aquisição de doenças cardiovasculares, aumento do LDL-Colesterol (popularmente conhecido como “colesterol ruim”) devido ao elevado consumo de alimentos de origem animal, gordura saturada e colesterol, osteoporose, doença de rim, fígado, desconforto gástrico devido a demora da digestão da proteína, tonturas, fraquezas e desmaios por conta da restrição de carboidrato que é a principal fonte de energia do corpo.

 

Recomendações

A recomendação mais fundamentada  para pessoas que querem perder peso é a utilização de uma dieta reduzida em calorias,  lipídios e associada à prática de atividade física. A alimentação saudável deve fornecer água, carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas, fibras e minerais os quais são insubstituíveis ao bom funcionamento do organismo.

 

Referências Bibliográficas:

DUKAN. P. O método ilustrado: Eu não consigo emagrecer.7. Ed. São Paulo, BestSeller, 2013;

Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo. v. 6. n. 34. p. 275-282. Jul/Ago. 2012. ISSN 1981-9927;

J. Wyka, E. Malczyk, M. Misiarz, et al. ASSESSMENT OF FOOD INTAKES FOR WOMEN ADOPTING THE HIGH PROTEIN DUKAN DIET. Rocz Panstw Zakl Hig 2015;66(2):137-142;

VIANA. D. S. O.  Análise Nutricional Das Dietas Da Moda. Brasília, 2014;

STRINGHINI, Maria Luiza Ferreira, et al. Vantagens e desvantagens da dieta Atkins no tratamento da obesidade. Salusvita, Bauru, v. 26, n. 2, p. 257- 268, 2007.

 






DICAS RELACIONADAS


Um comentário em “Entenda o que é e como funciona a Dieta Dukan

  1. Olha, eu fiz a dieta. E pra mim ela visa a reeducação alimentar. Ao chegar no peso ideal podemos voltar a comer as coisas de sempre menos refrigerante. E foi desenvolvida por ele uma outra dieta menos restritiva chamada a Escada Nutricional, onde a pessoal no fim de semana pode comer um docinho. Como hoje faço musculação não é recomendável esta dieta. Mas seu princípio sigo no dia a dia e perdi mais um kilo em três meses. Veja, não estou fazendo a dieta hoje.

    Perdi 22 kilos em um ano. Ainda faltam seis para chegar onde quero. Mas para mim esta dieta foi boa. Cada pessoa é única. E esta dieta não será boa para todos com certeza.

    Hoje eu aprendi a comer corretamente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.