11 set

Posteriores de Coxa “de a devida atenção para elas”

Posteriores de Coxa

A musculatura anterior e posterior de coxa trabalham em equilíbrio. Sabe-se, por exemplo, que a ativação da musculatura posterior durante o agachamento é importante para diminuir as forças compressivas no joelho, bem como a tensão no ligamento cruzado anterior. Além disso, um desequilíbrio de força entre anteriores e posteriores de coxa é um importante fator de risco para lesões no joelho. Portanto, não devemos descuidar dos músculos da parte posterior da coxa. Isso é especialmente verdade para as mulheres!!

Em um estudo publicado no International Journal of Sports Physiology and Performance, William Ebben avaliou a ativação dos músculos posteriores da coxa durante diversos exercícios em homens e mulheres. Nesse estudo, foi verificado que as mulheres têm maior dificuldade de ativar os posteriores em relação aos homens. De acordo com as análises, a relação de ativação posterior: anterior delas equivale de 35,9 a 76% dos valores dos homens!! O que gera maior tensão no joelho e também um possível desequilíbrio na cadeia muscular.

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Portanto, deve-se ter muito cuidado no desequilíbrio dos treinos. Aqui eu chamaria a atenção para aquelas divisões malucas, nas quais se (acha que) treina anterior e posterior de coxa em dias separados. Normalmente, vejo a realização de leg press, afundo, agachamento, etc, no dia de posteriores! No entanto, todos esses exercícios envolvem compressão patelofemoral e recrutam mais a musculatura anterior que a posterior, independentemente de onde ou como estejam seus pés!! O resultado é excesso de sobrecarga anterior, descanso irregular da musculatura e trabalho desequilibrado da musculatura da coxa. Some isso à outros fatores e começamos a entender as causas da maior incidência de dores patelares e lesões de ligamento cruzado anterior, nas mulheres.

Portanto, a dica simples é: colocou um exercício que envolveu extensão, coloque um que seja direcionado para os posteriores, por exemplo, fez leg, faça stiff; fez agachamento, faça flexora…

 

Trabalhe a musculatura Anterior e Posterior de Coxa em equilíbrio!

 

Referências Bibliográficas

Ebben WP. Hamstring activation during lower body resistance training exercises. Int J Sports Physiol Perform. 2009 Mar;4(1):84-96.

 

Salvar




DICAS RELACIONADAS


7 comentários em “Posteriores de Coxa “de a devida atenção para elas”

  1. Muito bom, a maioria das pessoas só se preocupam com as partes “mais vistas” e acabam esquecendo de partes importantes do corpo por isso ficam parecendo funis haha.
    Excelente post, abraços!

  2. Fz retirada da cartilagem de um dos joelhos á 11 anos, minha perna atrofiou e tenho interesse em recuperar o tempo perdido em não fazer a fisioterapia correta. Além disso, dirijo constantemente, o que fez com que meu joelho ficasse sem espichar 100 %. Por isso, necessito de orientações sobre a recuperação e fortalecimento dos músculos anteriores da coxa, o que presumo, irá beneficiar automaticamente toda extensão da perna.

    Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



INSCREVA-SE para receber dicas de treino, nutrição e suplementação

Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.