Proteína Concetrada (Whey) e seus benefícios para o ganho de Massa Muscular

Proteína Concetrada (Whey) e seus benefícios para o ganho de Massa Muscular
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth

Um dos suplementos esportivos mais consumidos é a proteína concentrada do soro do leite, ou para os mais íntimos, o whey protein concentrado. Este suplemento é rico em proteínas e passa por um processo de filtração altamente tecnológico capaz de garantir 80% de proteínas.

Esta é uma proteína com alto valor biológico, tem aminoácidos essenciais (obtidos apenas pela dieta) e são ricos em BCAA,os aminoácidos de cadeia ramificada leucina, isoleucina e valina, estes são importantes para prevenir a fadiga muscular e aumentam a resistência durante os exercícios.

Na composição do whey protein  ainda tem a glutamina que é um aminoácido fundamental para fornecer energia para o sistema imunológico e também está relacionada a melhora da síntese proteica e aumenta a produção do hormônio do crescimento, tendo assim um efeito anti catabólico.

A proteína concentrada é muito utilizada por atletas, mas pode ser consumida também por pessoas que tenham necessidade de melhorar a ingestão proteica devido a enfermidades que interferem na absorção de nutrientes ou limitam a ingestão calórica.

Além da versão concentrada, é possível encontrar também o wehy protein isolado e hidrolisado, sendo que o concentrado é o que tem um menor custo e tem a mesma qualidade das outras versões.

Estudos apontam benefícios do whey protein como controle do colesterol e ajuda na perda de peso, além de outros, mostrando que o ganho de massa muscular é apenas uma das funções que este suplemento pode desempenhar.

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A rápida digestão das proteínas deste suplemento faz com que a absorção das mesmas seja mais acelerada e eficaz fazendo com que isso seja uma vantagem e justificando sua fama.

Neste post iremos abordar da melhor maneira possível sobre a proteína concentrada do soro do leite, os benefícios para ganho de massa muscular … Se você quer saber mais, continue conosco!

 

Diferenças entre a proteína Concentrada, Isolada e Hidrolisada

 

A diferença entre as três versões está no processo de micro filtração:

 

# Whey Protein Concentrado

Passa por uma filtração de alta tecnologia que vai resultar em até 80% de proteínas, traços de carboidratos, lactose e gorduras.

Preserva todas os benefícios da absorção da proteína. É a versão que tem o custo mais baixo, mas isso não quer dizer que seja inferior a nenhuma outra das versões.

 

# Whey Protein Isolado

Seu processo de filtração elimina grande parte ou totalmente os carboidratos e gorduras. A lactose também pode ser totalmente eliminada. Esta versão é mais indicada para diabéticos, para quem quer perder peso e intolerantes a lactose.

 

# Whey Protein Hidrolisado

Passa por um processo de hidrólise das proteínas onde elas são quebradas em partículas muito pequenas, são pré digeridas e por isso têm uma digestão muito mais rápida no organismo e também rápida absorção. Pode eliminar totalmente carboidratos, gorduras e lactose. É a versão mais cara.

As versões isolada e hidrolisada são indicadas para público mais específico, que possam ter intolerância ou para diabéticos. Podem ser indicadas também em determinados períodos para atletas que precisam de definição muscular em menor espaço de tempo.

A versão concentrada trará os mesmos benefícios e com um preço mais acessível.

 

Vantagens do proteína concentrada no aumento da Massa Muscular

 

A proteína concentrada do soro do leite quando combinada com a prática regular de exercícios físicos será um aliado poderoso para o ganho de massa muscular.

Para obter os benefícios é fundamental contar com a ajuda de um nutricionista que irá determinar as necessidades proteicas de cada um e como deve ser consumido o suplemento de acordo com a alimentação diária.

Quando há uma adequação do plano alimentar, o consumo do suplemento e a prática de exercícios é possível obter eficácia na síntese de proteínas, prevenção de catabolismo, aumento e manutenção da massa muscular.

Creatina Growth
Creatina Growth
Creatina Growth
creatina Growth

Por ser de fácil digestibilidade disponibiliza os aminoácidos para a formar proteínas provenientes da dieta.

Após os exercícios esta proteína que é rica em BCAA ameniza os efeitos de fadiga e ajuda a recuperação muscular para os próximos treinos. Previne ainda a fadiga mental, proporcionando maior disposição e evitando o estresse.

Os nutrientes presentes no soro do leite ajudam na defesa imunológica prevenindo a invasão de vírus e bactérias no organismo.

O consumo adequado do whey protein concentrado disponibiliza proteínas que aumentarão capacidade muscular de evitar lesões em treinos de resistência.

 

Vale a pena comprar a proteína concentrada?

 

Aqui a resposta é sim! Muitas pessoas podem ficar em dúvida devido este ser um produto mais barato que as outras versões, mas como já foi explícito antes, isso não quer dizer nada.

As outras versões são mais específicas para determinados grupos, mas para ganhar massa muscular não precisa gastar os tufos, se é possível obter estes resultados com um produto mais em conta e da mesma maneira eficaz.

Para não ter erro a melhor maneira é avaliar suas necessidades, os objetivos e se justifica gastar mais quando não se tem problemas relacionados a intolerância a lactose ou diabetes.

 

Como consumir?

 

A melhor maneira de utilizar este suplemento é diluindo em água, pois isso garantirá melhor absorção, evitando assim o desperdício, mas para variar pode algumas vezes ser acrescido de frutas cítricas por exemplo que dará uma dose extra de vitamina C, pode ser também diluído na água de coco natural, quando não há problemas em acrescentar um pouco mais de calorias.

Mas essas orientações também são muito individuais e devem estar de acordo com o gosto de cada um e com a orientação do nutricionista consultado.

Estas orientações também serão diferentes para pessoas que consomem o suplemento de proteína concentrada para amenizar a deficiência proteica em casos de doenças ou para idosos, pois para este público poderá fazer parte de receitas como bolos e outras preparações.

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Se estas pessoas que visam apenas melhorar o aporte de proteínas por questões de saúde, a indicação de forma geral é consumir 0,8g/kg de peso.

Já para atletas e praticantes de atividades físicas intensas pode variar de 1,2g/kg a 1,8g/kg de peso dependendo da intensidade dos exercícios de cada um e da necessidade proteica.

 

Quando tomar?

 

Geralmente a indicação é de que este suplemento deve ser tomado após os treinos a fim de repor as proteínas e outros nutrientes perdidos nos exercícios para prevenir o catabolismo, pois se trata de um produto de rápida absorção.

Porém pode-se também consumir a proteína concentrada antes dos treinos, pois assim evitará a falta de energia, além de prevenir a fadiga muscular durante o treino  devido aos BCAA que evitarão uma queda na resistência física.

Quando o suplemento for usado no pré treino poderá ser consumido:

 

No café da Manhã

Para garantir o consumo e a absorção rápida das proteínas para serem utilizadas no momento dos exercícios. Neste caso o treino deve ser próximo ao horário do café da manhã.

Antes de refeições como o Almoço

Quando este será realizado logo após o treino. Por exemplo se o treino é às 10:30 e o almoço às 12:30, tomar o suplemento às 10:00.

 

A proteína concentrada é indicada para todos?

 Este suplemento e qualquer outro não devem ser utilizados sem prévia avaliação por um profissional da área de saúde.

A proteína concentrada pode ser utilizada sem causar danos desde que seja bem administrada em relação a quantidade adequada.

Pessoas que fazem uso de anticoagulantes e anti-inflamatórios não esteroidais devem antes consultar um médico, crianças, gestantes e mulheres que estão amamentando não devem consumir.

Para os idosos também é necessário orientação de um médico ou nutricional.

 

Onde comprar Whey Protein Concentrado?

O Whey Protein Concentrado é vendido no varejo (lojas especializadas, lojas de academia, farmácias, supermercados, casas de produtos naturais, pela internet, etc.).

No entanto, comprar da Growth Supplements é ter certeza de adquirir o legítimo whey protein (em qualquer versão) e assim não comprometer a saúde.

Vale lembrar que na Growth Supplements, é possível encontrar Whey Protein Concentrado com valor inferior em até  40%  menos que lojas convencionais.

Além de poder contar com entrega segura, ágil e total qualidade no suplemento. Clique aqui para conferir!

 

Considerações Finais…

Este suplemento é uma proteína de alto valor biológico e além de ajudar a ganhar massa muscular, seus nutrientes são importantes para outras funções do organismo.

Estudos realizados indicaram que o whey protein auxilia também na perda de peso, pois promove saciedade devido a porcentagem das proteínas de alto valor biológico e por promover maior queima de calorias.

A proteína concentrada também ajuda na cicatrização de tecidos podendo ser prescrito como suplemento em casos de pacientes que sofreram queimaduras graves.

O whey protein é um suplemento indicado para atletas, mas pode ser utilizado também para melhorar em alguns casos o aporte proteico em situações de doenças, ou para idosos com deficiências nutricionais.

Este suplemento é fundamental para atletas profissionais e amadores que visam a hipertrofia e que tenham necessidade de atender a demanda proteica.

Para pessoas que não praticam exercícios regulares, o consumo deve ser diferente dos atletas, as quantidades devem ser menores de acordo com a orientação do nutricionista.

O importante é procurar orientação nutricional para adequar a alimentação ao suplemento para que a quantidade de proteína diária seja suficiente para atender as necessidades de cada um.

 

Este foi o nosso post de hoje e esperamos que tenha servido para esclarecer dúvidas a respeito da proteína concentrada.

Não esqueçam de compartilhar!

 

Referências

RINCON, M.M, et al;  Protein synthesis signaling in skeletal muscle is refractory to whey protein ingestion during a severe energydeficit evoked by prolonged exercise and caloric restriction.  International Journal of Obesity  (2018 )

Cribb, P.J.; Williams, D.A.; Carey, F.M.; Hayes, A. The Effect of Whey Isolate and Resistance Training on Strength, Body Composition and Plasma Glutamine. International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism. Melbourne Victoria. Vol. 16. Núm. 5. 2006. p. 494-509

 

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