29 ago

Whey Protein Concentrado – O que é, para que serve e seus Benefícios

O que é o Whey Protein Concentrado

Whey Protein Concentrado é um suplemento funcional, indicado para atletas e outras pessoas, sendo a proteína do leite a matéria prima principal.

Ainda é necessário desmistificar o uso do Whey Protein apenas como fonte de proteína para garantir o aumento de massa muscular aos atletas profissionais e pessoas que buscam o melhor condicionamento para o corpo.

Pois este suplemento pode ser utilizado para melhorar outros aspectos da vida de pessoas não atletas, e até mesmo para suprir demandas nutricionais para doentes graves e acamados.

Whey Protein de forma geral, trata-se de uma substância oriunda da porção aquosa das proteínas do leite bovino. Elas contêm considerável número de aminoácidos essenciais (aqueles que o corpo humano não produz).

Dentre esses aminoácidos, destaca-se a ação da leucina. Substância que favorece o anabolismo muscular, ou seja, potencializa o metabolismo celular. Além da Alanina e Arginina, também relevantes para mais saúde.

Outro processo melhorado pelo uso do Whey Protein concentrado é o da síntese proteica, importante e que ajuda no ganho de massa muscular.

Por ser rico em proteína de valor biológico (acima do convencional), o Whey Protein é excelente para biossíntese, o que significa dizer que auxilia na renovação celular, evitando doenças, inclusive câncer.

No post de hoje, a equipe Dicas de Treino trará a melhor explicação sobre o whey protein concentrado, para que serve, benefícios, como tomar, entre outras coisas. Boa leitura!

 

O que é o Whey Protein Concentrado

 

O whey protein concentrado é uma das versões do soro de leite, inteligentemente transformada em um tipo de suplemento para suprir as demandas de proteína no organismo.

Talvez já tenha ouvido falar que existem três tipos de Whey Protein:

  1. Concentrado;
  2. Isolado;
  3. Hidrolisado.

Eles se diferenciam basicamente pelo processo de fabricação, pela inclusão de componentes distintos e valor nutricional.

No concentrado irá encontrar traços dos seguintes elementos: gorduras; carboidratos e lactose, as vezes em teor mais alto que os outros.

No Protein isolado não vai encontrar: Lactose; Carboidratos e Gorduras. E por isso, é indicado para diabéticos, e talvez seja o mais usado nas academias de treino, pois é fácil de encontrar.

Na versão hidrolisada, que é a menos usado dos três, tem-se o processo de absorção mais rápido. Sua disponibilidade nas prateleiras é menor e um motivo é pelo valor, pois é bem mais caro.

O Whey Protein Concentrado é o mais acessível das três versões. Isso não quer dizer que é o menos eficiente, pelo contrário, garante a mesma satisfação a quem utiliza.

Leia também:

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A diferença está no modo de elaboração, que no caso deste suplemento, é desenvolvido pela técnica denominada ultra filtragem.

Neste processo, as moléculas maiores de proteína ficam presentes no suplemento o que garante níveis mais altos de BCAA – aminoácidos essenciais de cadeia ramificada.

Nos critérios de fabricação o Whey concentrado contém de 35 a 80% de proteínas, valor superior aos demais.

 

Para que serve o Whey Protein concentrado?

 

A proteína do soro do leite é um alimento com alto valor nutricional (aminoácidos essenciais, cálcio e peptídeos bioativos), e por isso é usado também para tratamento clínico.

Neste caso, melhorias no sistema imunológico, como agente hipocolesterolêmico e recuperação da massa magra são percebidos.

O consumo adequado do Whey Protein Concentrado somado a atividades físicas regulares, oferece aos esportistas muitas vantagens, como:

  • Melhoras na síntese proteica;
  • Manutenção da quantidade de proteína;
  • Auxiliar para o não ganho de peso;
  • Evita que o organismo consuma proteína reserva quando exposto a atividades físicas.

 

Benefícios relevantes do whey protein concentrado

 

Digestibilidade: Da mesma forma que melhora a absorção, proporcionando maior números de aminoácidos plasmáticos (blocos de construção de proteínas no organismo), consumidos através dos alimentos;

Diminui a degradação das macromoléculas nutritivas: Isso significa, que a fórmula deste suplemento evita o catabolismo muscular, garantindo a pessoa preservar os níveis de aminoácidos e proteínas;

Aumenta a massa magra muscular: É complicado perder massa muscular, porque quanto mais temos, mais as articulações ficam protegidas;

Eficaz para restauração muscular: Após os treinos é inevitável a fadiga muscular ou mesmo microlesões, neste caso o Protein Concentrado é mais eficiente, amenizando os sintomas e fortalecendo a musculatura para os próximos treinos;

Ajuda a amenizar o estresse emocional e físico: Os suplementos com Whey são alimentos completos, com substâncias que agregam a saúde não apenas física, como também mental. Por isso, é indicado como nutriente também para a fadiga psicológica;

Melhoras na saúde óssea: A perda óssea, principalmente quando se constata doenças como a osteoporose, exige a suplementação, e neste caso, o Whey pode ser utilizado como coadjuvante;

Aumento na imunidade: Todos os wheys possuem soro de leite, o que aumenta a Glutationa, importantíssima para defender nosso organismo de agentes externos como, bactérias e vírus;

Previne lesões musculares: Com o consumo gradual do whey concentrado, cada músculo vai sendo abastecido com mais proteínas, o que aumenta a resistência, principalmente evitando lesões em treinos de alta intensidade, como os focados na hipertrofia.

 

Custo versus benefício do Whey Protein Concentrado

 

O whey protein concentrado é um dos suplementos mais consumidos no mundo todo. Isso acontece primeiro pela boa quantidade de aminoácidos (BCAAs aminoácidos de cadeia ramificada).

Segundo porque este tipo de whey oferece também quantidades importantes de carboidratos e gorduras, micronutrientes e minerais importantes como ferro e cálcio.

Encontrar o equilíbrio entre melhor preço e qual tipo de whey escolher, pode se desafiador, justamente por isso a investigação é necessário. Situações como:

  • Ponderar as características físicas e biológicas de quem irá consumir;
  • Avaliar os objetivos com o uso do suplemento;
  • Mensurar as quantidades;
  • Encontrar o fornecedor adequado, que ofereça preço e qualidade.

São itens a considerar antes de comprar o suplemento.

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Logo, adquirir o whey protein concentrado diretamente do fabricante garante a ótima relação custo x benefício, pois será possível comprar quantidades maiores sempre com a garantia de legitimidade.

 

Como tomar o Whey Protein Concentrado?

 

O ideal é diluir o whey protein concentrado em água, e em pouca quantidade. Porém, nada impede de consumir este suplemento acrescido a shakes com frutas, leite e até água de coco.

Podendo assim obter uma bebida com mais ou menos calorias.

Vale lembrar que para os praticantes de atividades físicas (atletas profissionais ou amadores) esportistas eventuais e principalmente quem faz musculação, o uso do Whey deve estar associado a determinada dieta.

Leia também:

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Hipercalórico: para que serve, benefícios, função, como tomar

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Essa, que vise suprir as demandas orgânicas/fisiológicas de cada pessoa, além de nutrir músculos que são radicalmente contraídos e que necessitam de mais aminoácidos em relação a pessoas sedentárias.

Lembramos que o Whey Protein Concentrado é composto de muita proteína. E a ingestão de proteína de forma diária, por exemplo, dependerá da rotina de exercício de cada um e também do valor nutricional da dieta.

Por isso, é interessante que antes de consumir qualquer tipo de suplemento, procurar um nutricionista ou profissional da área para prescrever a forma certa de tomar.

 

Atenção!

Pessoas que levam vida sedentária não devem consumir o Whey Protein da mesma maneira que atletas.

Mas, de forma geral existe uma recomendação para tomar o suplemento:

  • Pessoas que realizam exercícios de 5 a 6 vezes por semana, durante 1 hora, podem consumir de 1,2 a 1,4g/Kg;
  • Pessoas que realizam exercícios de 5 a 6 vezes por semana, acima de 1 hora, podem consumir de 1,6g/Kg;
  • Pessoas que praticam exercício de forma mais intensa, o consumo deve ficar acima de 1,8g/Kg;
  • Já os sedentários, podem consumir o Whey Proteinnuma proporção de 0,8g/Kg.

É importante ainda avaliar o peso da pessoa para determinar com precisão a quantidade de whey protein concentrado a ser consumida/dia.

 

Qual o melhor horário para tomar Whey Protein concentrado?

 

Em suma, este suplemento é indicado para repor aminoácidos e vitaminas logo após os treinos, pois é um alimento de absorção muito rápida, neste caso essencial para evitar o catabolismo e reparar fibras musculares.

Neste momento também, o whey protein concentrado pode ser consumido concomitantemente com glutamina e assim maximizar a recuperação dos músculos.

É possível ainda consumir o suplemento com termogênico natural tipo chá verde e assim estimular a queima de gordura.

Mas, é comum consumir whey protein também no pré-treino, neste caso para evitar quedas de glicose, fadiga extrema, perdas de eletrólitos e minerais, entre outras situações que desfavorecem praticantes de exercícios.

No pré-treino, shakes com whey protein podem ser consumidos em dois momentos:

  • Logo ao acordar, e assim facilitar a ingestão de proteína rapidamente para nutrir o corpo e prepara-lo para a prática de exercícios;
  • Como antecessor de refeições de maior volume programadas para depois do treino, neste caso quando o tempo de treino é próximo ao meio dia;

 

Qual o preço do Whey Protein Concentrado

 

O Whey Protein Concentrado é encontrado no varejo, em várias lojas, com preço diferentes e de marcas distintas.

Também, é possível comprar qualquer tipo de Whey em sites especializados ou que abordam a suplementação para atletas. Neste caso, é fundamental avaliar a reputação do anunciante, investigando em locais na internet como o “Reclame Aqui” por exemplo.

Caso escolha o e-commerce para adquirir o Whey Protein, se atente a experiência de outros usuários, tanto na satisfação com site quanto do produto.

A mesma coisa vale para as marcas. Pesquise sobre a procedência e se existe garantias sobre o produto e da marca.

Whey Protein concentrado é vendido em pó. São potes de diferentes pesos, que atenderão a necessidade de quem procura o produto para melhorar o desempenho atlético.

O preço em média desse produto fica em torno de R$ 80,00 a R$ 100,00. Os valores são referentes a embalagens de 900g.

 

Perguntas e Respostas

 

O Whey Protein concentrado possui contraindicação?

Assim como qualquer substância ingerida sem controle, o uso indiscriminado de suplementos pode vir a sobrecarregar os rins e o fígado.

No caso do whey protein, a fórmula contém níveis de proteína concentrada, que pode ser administrada sem nenhum dano ao organismo, desde que na quantidade e tempo de uso determinados.

Sobre as contraindicações do whey protein, temos que crianças, grávidas e nutrizes, pessoas que consomem anticoagulantes, anti-inflamatórios do tipo não-esteroides, devem evitar consumir o suplemento.

Idosos precisam de orientação para consumir o suplemento a fim de ajustar doses.

 

Whey protein concentrado engorda?

Não, ao contrário. Mesmo contendo mais gorduras e carboidratos se consumido paralelamente a uma dieta equilibrada, pode até mesmo trazer efeito muito positivo para o emagrecimento.

 

Onde comprar Whey Protein Concentrado?

O Whey Protein Concentrado é vendido no varejo (lojas especializadas, lojas de academia, farmácias, supermercados, casas de produtos naturais, pela internet, etc.).

No entanto, comprar da Growth Supplements é ter certeza de adquirir o legítimo whey protein (em qualquer versão) e assim não comprometer a saúde.

Vale lembrar que na Growth Supplements, é possível encontrar Whey Protein_Concentrado com valor inferior em até  40%  menos que lojas convencionais.

Além de poder contar com entrega segura, ágil e total qualidade no suplemento.

 

Para concluir este post, lembramos que poderá comentar ou questionar sobre o assunto, logo abaixo. Também sugerimos compartilhar o artigo na rede social preferida!

 

Referências

Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo. v. 9. n. 54. p.607-613. Nov./Dez. 2015. ISSN 1981-9927.

ZIEGLER, Fabiane La Flor; SGARBIERI, Valdemiro Carlos. Caracterização químico-nutricional de um isolado protéico de soro de leite, um hidrolisado de colágeno bovino e misturas dos dois produtos. Rev. Nutr., Campinas, v. 22, n. 1, p. 61-70, Feb. 2009. 

Ivy JL, Goforth Jr HW, Damon BM, McCauley TR, Parsons EC, Price TB. Early postexercise muscle glycogen recovery is enhanced with a carbohydrate-protein supplement. J Appl Physiol. 2002.

 






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