29 ago

Whey Protein Isolado – O que é, para que serve e seus Benefícios

Whey Protein Isolado

Whey Protein Isolado é produzido a partir do soro de leite, tem elevada concentração de proteínas, serve para melhorar a saúde em geral e a performance de atletas.

Proteína de alto valor biológico, mas com quase zero de carboidrato e lactose, a versão isolada do Protein é excelente como fonte de aminoácidos de cadeia ramificada, essencial para recuperar músculos pós treino.

Desde quando o potencial da proteína do leite foi descoberto em 6000 a.C. e tempos depois, quando Hipócrates (maior referência em medicina conhecida até hoje) reconheceu os benefícios do alimento, existe o privilegio de tê-lo como fonte suplementar.

Sabe-se ainda que o whey protein é considerada a proteína com maior potencial anabólico do mundo, porque age rápido, é quase nulo em efeitos colaterais e tem valor monetário acessível.

Que o Whey Protein é um dos suplementos mais utilizados em academias de todo mundo… todos sabemos, porém conhecer os benefícios do Whey Protein Isolado, como usar, o que ele oferece, serão temas tratados neste artigo. Acompanhe!

 

O que é o Whey Protein Isolado

 

O Whey Protein Isolado é uma versão do suplemento com índice de concentração proteica de até 98% (bem superior as demais opções).

Desde sempre a confecção do Whey Protein se dá a partir da extração de proteínas presentes no mesmo processo onde queijos são elaborados.

Tudo acontece graças à ação da enzima chamada de Renina que influencia na remoção da Caseína (importante aminoácido que o organismo necessita e não produz).

Para compor Whey Protein isolado, o recurso conhecido como troca iônica, que nada mais é que a microfiltração, resulta no suplemento de alto valor biológico, fundamental para pessoas com necessidades alimentares específicas, assim com atletas.

Sintetizando esse tópico, percebemos então que a grande vantagem do Whey Protein Isolado, como o nome mesmo sugere, é a sua concentração dinâmica de proteínas, contudo, com baixa quantidade de gorduras e de carboidratos.

 

Para que serve o Whey Protein Isolado?

 

A principal função do Whey Protein Isolado é fornecer uma grande quantidade de proteína de “valor” ao organismo.

Essa proteína é responsável para prover energia, e se consumida em forma de suplemento, pode aumentar a massa muscular, como coadjuvante em processos pós-operatórios e outros quadros clínicos.

Além de suprir a necessidade diversas de pessoas que praticam esportes, nutrindo o organismo diariamente com proteínas.

 

Benefícios relevantes do Whey Protein Isolado

 

Evita a atrofia muscular: A falta de atividade física aliada à perda de massa muscular natural com o passar dos anos faz com que muitos idosos sofram com a atrofia muscular.

O uso continuado do Whey Protein Isolado repõe as proteínas necessárias para que se evite esse quadro comum em homens e mulheres com mais de 55 anos.

Auxiliar na cicatrização e recuperação muscular: As proteínas presentes em alta concentração no Whey Protein são fundamentais para a reconstrução dos tecidos musculares.

Isso vale para os microtraumas ocasionados pela sobrecarga de treinos e também em casos comuns de lesões musculares e até mesmo de cirurgias.

Em doses adequadas, as proteínas favorecem a recuperação dos músculos e também de outros tecidos do organismo.

Ideal para intolerantes à lactose: Uma das vantagens do Whey Protein Isolado é que ele pode ser utilizado tranquilamente por pessoas que apresentem intolerância à lactose.

Favorece a hipertrofia: Além dos efeitos benéficos já detalhados deste alimento que já foram listados aqui, o mais conhecido é a sua atuação no favorecimento da hipertrofia muscular, o grande objetivo de fisiculturistas, atletas de alto rendimento e pessoas que buscam uma aparência “forte”, porém saudável.

A grande concentração proteica na formulação deste suplemento ajuda consideravelmente no ganho de massa magra, desde que aliada ao treinamento específico, que deve ser orientado por especialistas do setor.

 

Custo e benefício do Whey Protein Isolado

 

Todas as proteínas do soro do leite (em especial as solúveis) apresentam valor altíssimo para processos orgânicos.

Para lembrar, os peptídeos bioativos, agregam a essa proteína amplas propriedades para mais saúde a pessoa.

Da mesma forma, os aminoácidos essenciais significantemente aqueles de cadeia ramificada é que favorecem o anabolismo e melhorias para a síntese proteica.

Ambas situações são providencias para aumento de força e amenizar as perdas comuns durante a noite, por exemplo.

Outro dado relevante do whey é a Glutamina presente. Essa, fundamental para diminuir agentes que possam oxidar os músculos esqueléticos.

Outras vantagens do soro de leite são ainda percebidas como:

  • Fonte para amenizar chances de desenvolver doenças cardíacas;
  • Suplementar a dieta de diabéticos;
  • Amenizador de crises de hipertensão.

O Whey protein isolado ainda se destaca pela oportunidade de consumo por aqueles que são intolerantes a lactose, isso por si só já é um grande benefício.

Leia também:

Whey Protein, para que serve, como e porque tomar?

Whey Protein 3W, para que serve, como e porque tomar?

Whey Protein Concentrado, para que serve. como e porque tomar

Whey Protein Hidrolisado, para que server, como e porque tomar

Mesmo sendo o whey um alimento com ampla recomendação, a versão isolada é uma das mais indicadas para esportistas. Entre esses, destacam-se fisiculturistas e desportistas de modalidades com alto impacto.

A nulidade em carboidratos e também gorduras (características deste whey), também são importantes para alcançar shape definido sem riscos de engordar.

Pessoas que estão seguido dieta específica também se beneficiam com este tipo de suplemento, que atua como coadjuvante nutricional sem oferecer quantidades significantes de calorias.

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Outro caso onde o whey isolado é recomendado é para aqueles com absorção muito lenta ou limitada de proteínas, pois neste contexto o suplemento se mostra muito eficiente.

No entanto, para superávit na relação custo x benefício é fundamental e pode ser aproveitado adquirindo diretamente do fabricante, já que o whey isolado normalmente é mais caro que os demais.

 

Como tomar o Whey Protein Isolado

 

Segundo os especialistas da área de nutrição e os fabricantes do produto, a quantidade a ser consumida diariamente está diretamente relacionada à massa corporal, sendo que a base de cálculo é de 1,2 g para cada quilo de peso.

Desta forma, uma pessoa que pese 80 kg, por exemplo, deve multiplicar 80 por 1,2, que resulta em 96 gramas diárias, que podem ser divididas em porções ao longo do dia ou ainda consumidas em uma única dose, dependendo do objetivo e dos resultados que se espera do produto.

 

Alguns exemplos de como tomar o Whey

 

Logo após o treino (até 40 minutos posteriores ao encerramento) e assim garantir que não falte as células carboidratos e proteínas para recuperar a musculatura.

Além do mais, quem tem foco em hipertrofiar, o whey isolado servirá para o ganho de massa e amenizar a fadiga muscular comum no pós-treino.

Pela manhã, logo ao acordare então ajudar no metabolismo aumentando a disposição para melhorar o rendimento diário. É importante também para combater a queda proteica devido ao longo período de jejum.

À noite, antes de dormir e garantir que o catabolismo não ocorra. Apesar de existir outras proteínas de melhor absorção para o período vespertino, o whey é uma das opções viáveis para se tomar antes de dormir, por exemplo.

Além disso, o whey protein isolado também pode ser consumido no pré-treino e neste caso, garantir que as reservas de energia se façam presentes evitando que o organismo recorra as reservas de glicogênio dos músculos.

Quanto ao modo de consumo, a forma ideal é dissolver scoops de whey diretamente em um pouco de água, agitar e tomar (assim estará otimizando a absorção).

Porém, adicionado a shakes, iogurtes, suco de frutas e até mesmo a receitas de pães, bolos, saladas, é possível aproveitar os benefícios do whey protein.

Lembramos que sempre é válido consultar um profissional da área de nutrição para melhor orientação no consumo de qualquer suplemento.

 

Preço do Whey Protein Isolado

 

Em relação aos valores de venda do whey, temos que são variáveis e oscilam entre R$86 e R$200 (embalagem de 1Kg). Isso não significa que uma marca, por ser mais barata, oferece um produto inferior ou vice-versa.

Mas sim, as diferenças de preços são fruto da concorrência e isso pode dificultar a escolha da marca de whey protein isolado.

Justamente por isso é importante lembrar que preço não é um diferencial!

Um bom diferencial seria comprar e usufruir de um suplemento legítimo, sem aditivos extraordinários e com procedência confiável.

Diante dessa incógnita a sugestão é pesquisar sobre o suplemento antes de adquiri-lo, e principalmente checar minunciosamente o perfil do fabricante. Ações como:

  • Conferir as informações no rótulo;
  • Investigar o perfil do fabricante;
  • Comparar a composição;
  • Fazer perguntas antes e comprar…

São todas oportunidades de acertar na escolha, então faça!

 

Perguntas e Respostas

 

O Whey Protein isolado possui alguma contraindicação?

Muitos estudos já foram feitos sobre o uso do whey e felizmente a maciça maioria aponta este suplemento como um dos melhores disponibilizados no mercado para suprir demandas proteicas.

A versão isolada é ainda mais completa e recomendada pela sutileza em carboidratos, gorduras e insignificante incidência de lactose, o que amplia ainda mais as chances de sucesso ao ser implementado na dieta.

Sobre a contraindicação vale ressaltar que a exceção para consumir suplementos é praticamente igual para todos os tipos do mercado, ou seja, não são recomendados para mulheres grávidas ou nutrizes.

O whey protein isolado ainda é restrito para doentes renais e hepáticos, e pessoas que estão tomando algum tipo de medicamento, neste caso averiguar qual tipo de interação pode ocorrer com estes.

Crianças e idosos podem consumir whey, desde que prescrito por um médico.

 

Whey protein isolado engorda?

Não! Definitivamente é preciso desvincular este suplemento como provável indicador para ganhar peso. A proteína do whey é de rápida absorção e de grande valor biológico, fundamental para amenizar a fome, ajudando assim a comer menos.

Igualmente é providencial para ofertar aminoácidos e vitaminas que o organismo precisa para manter o metabolismo em alta, o que influencia para perder peso.

Lembramos ainda que a quantidade de cálcio do whey protein isolado faz com que o hormônio 1,25(OH)2D, auxiliei para manter o peso.

 

Onde comprar Whey Protein?

Como falamos, o whey protein isolado é um suplemento amplamente divulgado e muito consumido.

Por isso, pode sim, ser encontrado nas prateleiras de lojas de academia, supermercados, farmácias e também em diversos sites e e-commerce do nicho fitness.

Porém, que garantias são oferecidas aos usuários de que estão adquirindo o produto original?

Sempre, comprar direto de fabricantes é vantajoso, principalmente para garantir um produto de qualidade, que não ofereça riscos à saúde por conter outras misturas.

Na Growth Supplements, por exemplo, além da autenticidade comprovada de todos os suplementos que comercializa, é possível encontrar Whey Protein_Isolado e outras versões com valores muito interessantes, que chegam até 40% a menos que lojas convencionais. Clique aqui e confira!

 

Mais uma vez a Equipe Dicas de Treino convida para partilhar sua experiência com o whey protein isolado, e deixa disponível este post para compartilhamentos. Aproveite!

 

Referências

Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo. v. 9. n. 54. p.607-613. Nov./Dez. 2015. ISSN 1981-9927.

ZIEGLER, Fabiane La Flor; SGARBIERI, Valdemiro Carlos. Caracterização químico-nutricional de um isolado protéico de soro de leite, um hidrolisado de colágeno bovino e misturas dos dois produtos. Rev. Nutr., Campinas, v. 22, n. 1, p. 61-70, Feb. 2009. 

Zawadzki KM, Yaspelkis BB III, Ivy JL. Carbohydrate-protein complex increased the rate of muscle glycogen storage after exercise. J Appl Physiol. 1992.

 




DICAS RELACIONADAS


3 comentários em “Whey Protein Isolado – O que é, para que serve e seus Benefícios

  1. Olá, estou consumindo whey a seis meses e já estou obtendo resultados. Este conteúdo sanou muitas das minhas dúvidas.
    Adoro esse site e sempre entro pra ver as novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.