09 jul

Quando a atividade física se torna obrigatório

Atividade física: o médico me obrigou! Se você não está nesta situação (que bom!), pode conhecer alguém que está passando por isso (paciência!). Semana passada meu pai e sua mulher me buscaram para irmos a um casamento. Ele diabético, ela hipertensa. Ela estava sofrendo as complicações dos remédios: sentindo dores, tonturas, coração descompassado. Ele, obeso, conhece as consequências que pode enfrentar pela doença, não faz nenhuma questão de evitar excessos. Tive apenas dois dias para passar algumas informações importantes e dizer o quanto a atividade física pode ajudar na saúde deles. A questão é: já que não adianta chorar sobre o leite derramado, o que podemos fazer então?

Só de pensar em mudança já queremos adiar a conversa, por isso, o melhor a fazer é tomar a decisão certa logo!  Decida que VOCÊ é prioridade em sua vida. Suas atitudes ontem fizeram você entrar nessa enrascada. Acredite: você rende muito mais estando com saúde. Não será perda de tempo acrescentar alguns minutos de movimento à sua vida!

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Depois que você estiver decidido a mudar, escolha um horário que melhor se adapte ao seu dia e encare uma atividade que acredite que irá gostar, afinal de contas, a permanência é que irá trazer bons resultados. Pra sair do sedentarismo mesmo, é bom você ir acrescentando atividade física ao seu dia a dia: subir alguns lances de escadas, estacionar mais longe, fazer algumas pausas para uma caminhada e um alongamento ao longo do dia. Logo você estará apto a fazer uma caminhada diária por 30 minutos, e perceberá que seu corpo irá sempre pedir mais! Mais tempo, mais velocidade, mais diversidade (sempre digo o quanto a musculação é importante!) e irá sentir cada vez mais prazer pela atividade.

Aliás, este é um ponto fundamental para seu sucesso: sentir prazer. Não basta fazer qualquer atividade, de qualquer forma. Quando você realiza uma atividade consciente, fazendo o melhor que você pode, prestando atenção em seus movimentos e controlando sua respiração você acaba tendo maiores benefícios e obtendo resultados melhores, mais rápidos e duradouros.

E quais são os benefícios? Ah! Você logo irá sentir: mais disposição e resistência (fôlego) para realizar atividades do dia a dia; maior autoestima; sua imunidade irá melhorar; seu médico poderá reduzir o uso de medicação, pois o exercício reduz os índices de glicose no sangue e diminui a resistência à insulina, também melhora o retorno venoso e diminui a resistência vascular periférica (diminuindo a hipertensão); retarda o envelhecimento e as consequências deste, entre outros benefícios que irá depender do tipo, da duração da frequência e da intensidade do exercício que você fizer. Por isso, é importante a orientação de um profissional de Educação Física sempre!

 

Salvar

Salvar






DICAS RELACIONADAS


4 comentários em “Quando a atividade física se torna obrigatório

  1. Tenho 28 anos e nunca fui fã de academia, tenho vergonha, sempre fui super magra, agora estou me recuperando de uma anemia severa e meu médico está me “obrigando” a fazer academia. Todos os dias passo em frente, fico tentando criar coragem de entrar lá, ja fui ver os preços, visitei, até comprei um tênis (nunca tinha comprado um), agora preciso quebrar essa barreira, acredito que só tem a melhorar minha saúde e auto-estima.

    Vamos ver se consigo esse mês ainda

  2. Vivi!
    A barreira inicial é sempre a mais difícil de vencer, mas é justamente a DECISÃO a coisa mais importante. Tem academias que oferecem a oportunidade de fazer uma semana grátis, de participar das aulas e conhecer melhor o ambiente antes de tomar a decisão de ficar. Isso é muito importante, pois, como eu escrevi no texto, a permanência na atividade é que trará benefícios. Sugiro que continue nessa busca que você já iniciou, mas crie coragem todos os dias. Se conhecer alguma amiga que pratica alguma atividade física, vá com ela! Se não conhece ninguém, convide alguém para ir com você! Mas não pense na atividade física só como obrigação, pense mesmo nos benefícios que você irá encontrar! Afinal, saúde é sempre o melhor negócio!
    Boa sorte! Qualquer coisa, entre em contato novamente, conte comigo sempre!

  3. Tenho 28 anos e nunca fui fã de academia, tenho vergonha, estou mto acima do peso estou precisando mto emagrece esta afetando toda minha vida. Todos os dias passo em frente, fico tentando criar coragem de entrar lá, mas tenho mta vergonha comecei uma dieta de baixa caloria e rica em proteina agora preciso de ajuda p emagrecer um pouco estou fazendo caminhada 1hora diaria mas queria dica de exercicios p fazer em casa sem precisar de ir p academia acredito que só tem a melhorar minha saúde e auto-estima.

  4. Eu malho á 5 anos, tenho 18, já participei de um concurso fitness em minha cidade. Gosto muito de treinar, sinto bem tanto meu corpo e minha mente. Pois quando você começa a ter resultados de algo que você se dedica automaticamente você se sente melhor por dentro também !!!!! Nunca deixe de praticar nenhum exercício físico porque os resultados são muito satisfatórios !!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.