Por Marcelo de Paula – 08 de agosto de 2014
Como informado em 2006 pelo International Journal of Sport Nutrition & Exercise Metabolism, sujeitos que ingerem 40% do total diário de calorias a partir de proteínas, enquanto também seguindo um plano de exercícios cardio, perderam duas vezes mais gordura corporal e – mais importante para a redução de doença cardíaca – duas vezes mais gordura abdominal do que aqueles que ingerem por volta de 15-20% do total de calorias diárias de proteína, seguido de exercícios cardio. Então, como sempre se recomendou, uma dieta rica em proteínas associada a um treinamento, não só ajuda a ganhar músculo, mas também perder gordura, principalmente gordura abdominal. Desse modo, essa dieta de seis semanas mantém um alto consumo de proteína, por volta de 50% do total de calorias diárias.
Além disso, manter um alto consumo proteico é um bom modo de perder gordura corporal, porque isso significa que você está repondo alguns carboidratos com fontes de proteína. Pesquisas mostram que dietas ricas em proteínas reduzem significantemente a fome, mantém os níveis de insulina constantes, aumentando a taxa metabólica.
Quando você repõe carboidratos com proteína, também força seu corpo a queimar mais gordura para combustível. Desse modo, quanto menos carboidratos você ingerir, mais gordura corporal você queima. Então, para maximizar a quantidade de gordura abdominal queimada usada como combustível, você deve diminuir muito a quantidade de carboidrato consumida nas segundas, quartas e sextas-feiras quando você treina abdominal e domingos, quando você não treina. Nestes dias, somente por volta de 20% do seu total diário de calorias, vai ser de carboidratos, ou por volta de 0.5 gramas por quilo de gordura corporal, o que totaliza por volta de 90 gramas para um indivíduo de 180 kg.
Terças, quintas-feiras e sábados, serão seus dias de alto consumo de carboidratos. Você vai consumir por volta de 40% do total de calorias diárias, por volta de 1.5 gramas por quilo. Isso é aproximadamente 270 gramas de carboidratos para alguém de 81,65 quilogramas. O problema com dietas com baixa ingestão de carboidratos é que, se você ficar muito tempo ingerindo pouca quantidade de carboidratos, os níveis de leptin (hormônio que indica o grau de fome) vão cair, o que diminui o seu metabolismo.
Escalonando dias com baixa e alta ingestão de carboidratos vai prevenir que isso aconteça e manter seu metabolismo revigorado enquanto maximiza o derretimento de gordura abdominal.
Para ambos os dias (alto e baixo consumo), o número total de calorias permanece o mesmo, por volta de 14 por quilo de peso corporal. A proteína também continua a mesmo o tempo todo, aproximadamente 1.75 gramas de proteína por quilo. Quando os carboidratos são poucos, a gordura aumenta por volta de 30% do total diário de calorias. Quando os carboidratos estão em maiores proporções, você vai consumir praticamente carboidratos de digestão mais lenta, de fontes como aveia, pão integral e batata-doce.
Nos finais de semana (quando você não treina), consuma os seus shakes de pré e pós-treino como lanches nos sábados (+ carboidratos ) e domingos (- carboidratos ).
Embora os seguintes planos de dieta tenham sido desenvolvidos para um indivíduo de 82kg, eles vão funcionar para aqueles que pesam entre 72-92. Se você esta abaixo ou acima desse peso, use o calorias por quilo para determinar a quantidade diária necessária.
Então, na próxima vez que alguém na academia lhe perguntar como manter esse abdômen, através de treinamento ou dieta, diga que ambos são importantes!
A Baixa Testosterona é um problema que afeta tanto homens quanto mulheres em todo o…
Vale Mais a Pena Comprar Ovos ou Albumina? Essa é uma dúvida muito comum, e…
O ovo é um dos alimentos preferidos de atletas e praticantes de musculação. Fácil de…
Todos nós sabemos que existe uma quantidade de proteínas por dia para ingerirmos. E que…
É possível definir o corpo mais rápido? Ou definir o corpo 3x mais rápido e…
O acúmulo de água e outros fluídos no espaço que fica entre as células do…
Se você busca um corpo mais estético e em forma, certamente já se perguntou como…
O desejo de ter uma barriga mais definida é comum a homens e mulheres. A…
Renato Cariani é formado em química e educação física (CREF nº 027146-G/SP) e também atua…
Muitas pessoas buscam reduzir o peso e a gordura corporal, seja para ficar em forma…
Ganhar massa muscular rápido não depende de fórmulas milagrosas, e sim de estratégias comprovadas, aplicadas…
Saber o que emagrece mais, aeróbico ou musculação, é uma dúvida que aflige quem está…
Masteron é um dos nomes comerciais para o propionato de drostanolona e trata-se de um…
Renato Cariani é formado em química e educação física CREF nº 027146-G/SP e também atua…
Uma dúvida muito frequente aqui no Portal Dicas de Treino é: qual a melhor estratégia…
Primobolan, Nibal ou “primo”, são nomes comerciais para o composto ativo Metenolona (masterona) que é um…
O Ciclo de Masteron ou drostanolona, é o tempo de aplicação deste esteroide que brilha…
Os efeitos colaterais do Masteron (drostanolona) são frequentemente subestimados. Por ser um esteroide anabolizante androgênico…
O Durateston ou “dura”, é um dos anabolizantes a base de testosterona mais consumido no…
Na rotina de exercícios muitas vezes o foco acaba sendo os músculos do peitoral e…
Leandro Twin, professor, treinador, explica as propriedades do bicarbonato e sua utilização fisiológica e performance…
Hemogenin é o nome comercial de um medicamento muito conhecido chamado Oximetolona, da classe dos…
COMENTÁRIOS
Muito bom! Sem muito treino e dieta não chagamos a lugar nenhum, principalmente se tiver o objetivo de ter um abdômen definido..
Parabéns pelas publicações!