22jun

A smith Machine pode Não ser uma boa opção para Treinar Agachamento

agachamento smith machine maquinaNo presente artigo, iremos discutir e comparar o agachamento livre e o agachamento na Smith Machine (que chamaremos apenas de agachamento Smith no artigo para facilitar a leitura). Primeiramente, o que faremos será conhecer a biomecânica desses dois exercícios, a fim de entendermos suas diferenças. Feito isto, conversaremos sobre os prós e contras da utilização de cada um deles e também sobre qual tipo de público a que se destinam. Boa leitura!

 

Agachamento livre vs. Agachamento smith machine: a biomecânica de cada um

 

Antes de começarmos a discussão, acho importante deixar claro que temos dois exercícios bastante diferentes aqui, apesar de ambos serem agachamentos. Observe:

treino agachamento smith machineOcorre que, por conta da trajetória da Smith Machine, a barra sobe e desce de forma reta, tornando o movimento de agachamento bastante anti-natural e, por conta disso, alterando o padrão de ativação muscular. Basicamente, o que ocorre é uma enorme retirada do trabalho de glúteos e um grande aumento da solicitação de quadríceps.

Por curiosidade, esta era a forma favorita de agachamento do querido Dorian Yates, o britânico 6 vezes campeão do Mr. Olympia e que foi um dos grandes expoentes do início da chamada Era Freaky do Bodybuilding. O motivo era justamente este, o de aumentar a solicitação de quadríceps.

É interessante comentar também que, se o leitor analisar o movimento, perceberá que temos uma ação muito semelhante à do exercício afundo, com a diferença de que este é feito unilateralmente (caso queira maiores informações sobre o tema, procure um texto meu sobre o erro de se utilizar o afundo para treinar glúteos, em minha seção de artigos aqui do site).

Na modalidade livre, por sua vez, o que vemos é um movimento humano natural de agachamento, com subidas e descidas que não obedecem uma trajetória toda retificada e guiada, permitindo uma solicitação mais harmônica de quadríceps, glúteos e posteriores de coxa, o que torna este movimento muito mais completo.

BI 01BI 01

Observação! O agachamento livre o qual me refiro nesta comparação é, necessariamente, o mesmo da foto, que seria a maneira mais tradicional de execução. Caso ele seja feito com as pernas afastadas e a coluna reta, estilo a modalidade agachamento sumô, ele acabará caindo no caso da Smith, também perdendo bastante da ativação dos glúteos e aumentando a dos quadríceps, inviabilizando esta nossa comparação.

 

Agachamento livre vs. Agachamento na smith machine: qual a melhor opção?

 

Bom, e agora, depois de toda essa discussão, ficou fácil entender quais as vantagens e desvantagens de cada um destes exercícios e o momento correto de usá-los, certo?

Se o seu objetivo é um desenvolvimento muscular harmônico e mais completo, sem destacar nenhum grupamento muscular em especial, o agachamento livre é a melhor pedida (respeitando o estilo de execução da foto).

Caso seus glúteos respondam mais ao treinamento com pesos do que o quadríceps, a utilização do agachamento Smith e do afundo são boas pedidas, a fim de corrigir assimetrias.

Leia também:

Conheça os principais Benefícios do Agachamento!

Se, por outro lado, são seus glúteos que não respondem muito bem ao programa, o jeito é focar no agachamento livre, quem sabe, até, aumentando a flexão do quadril, além, é claro, de usar e abusar de outros exercícios, como stiff e levantamento terra.

Para fecharmos, acho importante discutirmos a questão da segurança: quem sente dores nos joelhos, dependendo do tipo de lesão, poderá piorar bastante com a utilização do agachamento Smith, já que ela aumenta a compressão (da patela no fêmur) nesta articulação. Por outro lado, quem tem problemas de coluna, poderá encontrar benefícios no uso deste aparelho, uma vez que ele diminui a compressão nos discos intervertebrais.

 

Conclusão

Vimos, ao longo do artigo, que os dois tipos de agachamento aqui trabalhados geram resultados muito diferentes, sendo o agachamento livre uma boa estratégia para recrutar glúteos e quadríceps, enquanto que o agachamento Smith foca basicamente apenas nesse segundo grupo muscular.

Estas informações não necessariamente são ruins, pois tudo dependerá dos seus objetivos, sendo assim, enxerguem estas modificações como estratégias para alcançar mais facilmente os resultados que você procura.

Ficamos por aqui! Espero ter ajudado um bocado com este artigo no desenvolvimento do senso crítico de vocês! Não se deixem orientar por amadores e aventureiros: aceitem APENAS informações de profissionais altamente qualificados e atualizados, que sabem do que estão falando, pois estudam constantemente, conhecem a prática de trabalho e se baseiam em ciência, e não em achismos, lendas e tradições. Bons treinos e até a próxima!

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

4 comentários em “A smith Machine pode Não ser uma boa opção para Treinar Agachamento

  1. Cara! Você é muito bom nisso! Minuciosidade e clareza profissional são definitivamente o seu forte. Sou uma iniciante na área, muito pobre em volume de conhecimento, mas me sinto promissora em saber avaliar e escolher a quem devo ter como referência. Graaaaaaata!

  2. Muito bom, não faço o livre e o smith eu tento evitar quando estou em crise de lombralgia.
    Você quebra tudo que eu vejo na academia. Obrigado pelas dicas!

  3. Goste muito do seu texto! Prefiro o agachamento livre, pois quando eu fazia o agachamento no smith sentia muitas dores no joelho e não via muitos resultados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

INSCREVA-SE para receber dicas de treino, nutrição e suplementação

Ir para o topo

Copyright © 2017 Dicas de Treino.