Banana para a Musculação: conheça seus benefícios para o Ganho de Massa Muscular

banana para a musculação
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth

“Banana tem vitamina, banana engorda e faz crescer…” Já diziam nossas mães e nossas avós, o que talvez elas não tenham nos dito é que além de tudo isso podemos aproveitar os benefícios da banana para a musculação!

Esta fruta que está na casa de  quase todos os brasileiros e espalhada pelo mundo é uma ótima fonte de carboidratos fornecendo rapidamente energia para as atividades físicas e ajuda na recuperação muscular pós  treino.

Ela  tem vários benefícios para a saúde incluindo reduzir a pressão arterial, melhorar a digestão,fortalecer os ossos, evitar a depressão, combater a anemia, evitar enjoo matinal, cãibras e dores musculares, evitar cãibras, normalizar a frequência cardíaca, favorecer a saciedade, etc.

Um estudo realizado no Imperial College London constatou que crianças até dois anos que consomem duas bananas por dia têm em 34% a chance reduzida de terem asma..

Um outro estudo revelou que consumir banana nos dois primeiros anos de vida diminui o risco de leucemia infantil, porque são excelentes fontes de vitamina C, os antioxidantes presentes na fruta combatem os radicais livres que oxidam células que podem desenvolver o câncer.

Assim como o alto consumo das fibras dessa fruta evita o risco de câncer coloretal, como podemos perceber a banana é um alimento poderoso para nos livrar de várias doenças e pode também contribuir para aqueles que treinam e precisam de muita energia.

É um alimento ideal para atletas e praticantes regulares de atividade física porque além de ser uma fonte imediata de energia também é rica em minerais que evitam cãibras e vitaminas que fortalecem o sistema imunológico.

Quer saber mais sobre as vantagens da banana para a musculação? Então continue comigo!

 

Nutrientes da Banana e seus Benefícios

 

# Potássio e Magnésio: O potássio evita cãibras que acontecem quando falta este mineral nas células. O magnésio participa da contração muscular.

# Cálcio: Importante para a saúde óssea e também para a contração muscular.

# Ferro: Transporta oxigênio para o músculo que está em atividade, na mioglobina fixa o oxigênio nas fibras dos músculos.

# Fósforo: Ajuda a produzir energia e a estocá-la, faz parte do código genético, ajuda na manutenção dos ossos, auxilia no equilíbrio do ph do organismo.

# Cobre: Auxilia a absorção do ferro e a produzir energia, ajuda na síntese da hemoglobina.

# Zinco: É um antioxidante potente protetor do sistema imune, importante para a produção de testosterona, evita infecções.

# Sódio: Participa da contração muscular.

# Selenio: Antioxidante protege o organismo dos radicais livres que envelhecem as células.

# Vitamina A: É antioxidante, auxilia na produção da hemoglobina.

# Vitaminas B1, B2, B3, B6,B9: São importantes para o sistema imunológico, fortalecem a musculatura e favorecem o metabolismo na utilização da glicose e das gorduras e das proteínas.

# Vitamina C: Ajuda a fortalecer ossos, tendões e ligamentos, é antioxidante e defende o sistema imunológico.

 

Além de ser rica em vitaminas e minerais, a banana é rica em fibras, auxiliando na função intestinal.

A banana é também rica em triptofano, um aminoácido que auxilia na síntese de serotonina, o hormônio do bem estar.

Todos estes nutrientes favorecem a atividade física fazendo da banana uma opção de excelente aproveitamento para os praticantes de musculação.

Creatina Growth
Creatina Growth
Creatina Growth
creatina Growth

Outra qualidade importante da banana para a musculação é que a vitamina B6 evita a degradação das proteínas impedindo assim a perda da massa magra e auxiliando na reparação muscular pós treino.

 

Qual tipo de banana consumir para Treinar

 

Os tipos mais consumidos de banana são a nanica, prata ou maçã, todas elas terão praticamente o mesmo valor nutricional, o que diferencia na verdade é o sabor, quantidade de fibras e de açúcar de cada tipo.

A banana nanica é a que tem mais açúcar (frutose), mas é a que tem também maior teor de fibras, já a banana maçã tem menos fibras e portanto prende mais o intestino, mas em relação aos benefícios para quem treina, não vai ter diferença.

 

Quantas bananas consumir por dia para Treinar?

 

A quantidade dependerá do tempo de treino e da sua intensidade,  a fruta poderá ser consumida antes e depois.

Mas o consumo de duas bananas por dia é bastante razoável para trazer os benefícios para a massa muscular.

Consumir a banana antes  das atividades físicas é interessante porque ela é uma fonte rápida de energia e também porque durante o treino se perde potássio e sódio decorrente da transpiração, quando ocorre esta perda surgem cãibras e dores musculares, sendo  assim é melhor consumir a banana antes do treino para prevenir estes efeitos.

Evitando esses problemas o músculo conseguirá ter um melhor descanso o qual resultará   um maior ganho de massa muscular.

É importante ressaltar que a alimentação pré treino tem o objetivo de melhorar a performance durante o exercício e reduzir as chances de acontecer a fadiga muscular, pois desta maneira será possível garantir maior ganho de massa muscular.

Leia também:

Saiba o Que Provoca a Câimbra e Como Evitar

Soro do Kefir Leite: Veja com extrair o soro do leite e obter Whey Protein Natural

Baixa Imunidade: Sintomas, Causas, Tratamento e Suplementação

Conheça os Benefícios e como consumir o OVO para Ganhar Massa Muscular

Brigadeiro com Biomassa: Receita de brigadeiro para comer sem culpa!

No pré treino é importante é ter uma boa fonte de carboidrato porque é este nutriente que vai garantir a energia necessária para o desempenho das atividades.

Por isso é essencial estar alimentado adequadamente antes de treinar e também continuar se alimentando após para repor nutrientes que ajudarão na recuperação muscular.

A banana favorecerá o ganho de massa muscular se estiver inserida numa alimentação balanceada, pois o corpo necessita que os nutrientes trabalhem em sinergia para que aconteçam os benefícios físicos.

 

Qual a melhor maneira de consumir a Banana para a Musculação?

 

Para quem treina e não quer consumir a banana sozinha, pode bater no liquidificador com leite e whey protein que já irá garantir a proteína antes do treino.

Para potencializar os benefícios da banana também poderão ser adicionados cacau, canela, mel.

Para que o carboidrato da banana não seja rapidamente absorvido uma boa opção é consumi-la junto com uma oleaginosa como nozes, ou fibras solúveis como a aveia pois assim retardará a absorção do açúcar da fruta.

Consumir banana para a musculação é uma alternativa prática e eficaz para garantir um bom treino, mas não se deve esquecer de ter juntamente com a banana, uma fonte de proteína.

É melhor que a alimentação pré treino aconteça 1 hora antes para evitar desconfortos gastrointestinais que podem atrapalhar a performance.

A banana pode ser consumida também no pós treino, pois assim estará contribuindo para repor o glicogênio muscular que foi utilizado no exercício, favorecendo melhor a recuperação pós exercício.

 

Banana engorda?

 

A banana pode até ter mais calorias do que algumas frutas como uma maçã ou uma fatia de melão por exemplo, mas isso não é motivo para deixar de consumi-la ok?

O que engorda são calorias que ultrapassam as necessidades diárias.

Geralmente essas calorias são provenientes de alimentos como doces e massas, mas frutas não engordam desde que consumidas com moderação, assim como qualquer outro alimento.

No caso da banana por ser rica em fibras pode até mesmo favorecer a perda de peso, pois suas fibras favorecem maior sensação de saciedade.

É importante fazer uma ressalva sobre o consumo da banana para quem tem diabetes, por se tratar de uma fruta que é bastante rica em frutose devendo ser inserida num plano alimentar adequado onde o teor de carboidratos totais diários estejam ajustados para que não haja picos de glicemia.

Outra ressalva fundamental  em relação a pessoas portadoras de diabetes é que jamais deverão realizar qualquer atividade física sem se alimentar antes, pois poderá sofrer uma queda brusca da glicose e desencadear a hipoglicemia que para o diabético é perigoso.

Mas com um bom plano alimentar é possível inserir a banana para a musculação para portadores de diabetes.

 

Bônus! Como conservar a banana?

 

As bananas têm rápido amadurecimento e para conservá-las por mais tempo em bom estado, envolva a coroa  da banana (parte que fica entre o cabinho e a banana) juntamente com os cabinhos em plástico filme ou papel alumínio, pois isso evitará o aceleramento do processo de oxidação.

Quando a banana amadurecer demais, outra técnica é cortá-la e congela-lá.

Mas evite guardar a banana na geladeira ou ela sofrerá ação das enzimas e escurecerá, mas se não tiver outra maneira, coloque-a dentro de um saco plástico na geladeira, isso prolongará o tempo para o escurecimento enzimático.

Os nutrientes estarão preservados e você poderá batê-la no liquidificador outro processador com leite e tomar antes de ir para academia.

O importante é não desperdiçar os benefícios da fruta e aproveitar os efeitos da banana para a musculação.

 

Esperamos que tenha curtido o artigo e esclarecido suas dúvidas sobre esta fruta deliciosa e muito benéfica para a saúde e para o ganho de massa muscular.

Não esqueça de compartilhar!

Até a próxima!

 

Referência

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE) – ESTUDO DA DESPESA FAMILIAR. Tabela de Composição de Alimentos, Rio de Janeiro. 2011. 216p.

 

...VEJA TAMBÉM...



Whey Protein Growth Grupo DT

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui