Saiba o Que Provoca a Câimbra e Como Evitar

O que provoca a câimbra como evitarPara os praticantes da corrida de rua, a câimbra é ocorrência comum, um incômodo a ser evitado. Trata-se de espasmos involuntários e prolongados, no geral com dor e duração de segundos até minutos. A câimbra surge da hiperatividade do moto neurônio, célula nervosa que tem função de estimular a contração muscular.

E as regiões, mais comuns, que são afetadas pelo problema da câimbra são panturrilhas ou gemelares com relação à batata da perna, ainda músculos anteriores e também posteriores da área da coxa, mãos, pescoço, pés e na área abdominal.

Para prevenir o surgimento da câimbra na corrida, o indicado é fazer uso do tradicional alongamento, isso anteriormente ao exercício e também posteriormente. É fundamental alongar-se completamente, evitando também exercícios em dias quentes demais, contra a câimbra.

Existem casos de câimbra noturna e na maior parte das vezes não possuem motivo conhecido, logo a recomendação é sessão com alongamento por 15 minutos anteriormente ao sono.

A alimentação é muito importante, com preferência por itens ricos em cálcio e magnésio, com hidratação adequada pelo dia e eliminando a ideia do sedentarismo. E em alguns casos, é indicado sapato especial para evitar contrações denominadas involuntárias.

As técnicas de alongamento são ideais, e mais indicadas, para o caso de câimbra idiopática, que não tem causa por doença particular. E para situações específicas, há medicamentos contendo vitamina E, complexo B, cloroquina, gabapentina e verapamil para prescrição com avaliação médica.

A fruta banana, por teoria, auxilia esse processo com reposição dos níveis de potássio, hidratação e fornecimento da energia para músculos, valendo para câimbra induzida pela atividade física.

Para prevenção da câimbra é essencial a dieta colorida, variada e rica em minerais e vitaminas. As frutas são importantes, além da banana, melancia, mamão, morango; e verduras de coloração verde-escura, brócolis, couve e espinafre. São recomendados legumes, cereais integrais e leguminosas, além da castanha do Pará e das nozes.

A perda significativa de líquidos e sódio são fatores para predisposição da câimbra. O sódio é mineral de destaque no começo dos sinais dos nervos e movimentos dos músculos, logo perder o elemento e os líquidos significa risco de músculo sensível. Assim, a leve tensão e movimento seguinte podem levar o músculo à contração, contorcendo sem controle.

Os corredores perdem muito sódio e líquidos com o suor, logo, para exercícios por mais de uma hora, ou em locais quentes, é essencial ingerir de 2 a 3 litros por dia da água e ainda, consumir bebida isotônica repondo o sódio.

 

Salvar

Whey Protein Growth Chamada Grupo Whats
Artigo anteriorDores nas Pernas ao Correr, o Que Pode Ser?
Próximo artigo10 motivos pelos quais muitas pessoas Desistem da Academia…
Dicas de Treino
Os posts com a assinatura Dicas de Treino são escritos por profissionais da área de Educação Física / Personal Trainer com seu devido CREF, Nutricionista com seu devido CRN, Médico com seu devido CRM além de Psicólogos, Farmacêuticos, Redatores, entre vários outros profissionais de áreas relacionadas ao mundo fitness. Todos com o intuito de contribuir com a comunidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui