08 jan

Benefícios do Physalis para Emagrecer (super fruta)

Benefícios do physalis para emagrecer

Frutas são tudo de bom e a diversidade da nossa flora brasileira pode nos trazer deliciosas surpresas e uma delas é o physalis, que apeasar de ter fama de internacional pode ser encontrada no Amazonas e também no nordeste do Brasil, conhecida como “juá”. Esta frutinha que tem uma cor linda amarela ou alaranjada tem ganhado fama pelas suas propriedades nutricionais e atualmente muito tem se discutido sobre os benefícios do physalis para emagrecer.

A origem desta fruta é da região do Amazonas e também vem de países  Andinos. O physalis se destaca pelo sabor doce com um toque ácido e ganhou o paladar de muitos que não a conheciam, além de seu sabor muito agradável, a sua beleza também atrai.

O que dificulta seu consumo em maior escala é o valor que é comercializada principalmente no sul e sudeste do Brasil, isto tem sido justificado porque vem de estados do norte e nordeste, ou ainda de países Andinos como a Colômbia.

Sua fama corre o mundo e por esta razão começou a ser cultivada em países da Europa, Ásia e América do Norte, talvez por isso algumas pessoas confundem suas origens.

Benefícios do physalisO physalis ou juá, é rica em flavonoides, minerais, vitaminas, antioxidantes e fibras, trazendo benefícios para a saúde além de contribuir para a perda de peso, porém seu consumo deve estar mais voltado para os efeitos nutricionais e o emagrecimento apenas é uma consequência de seu consumo juntamente com outros componentes importantes para este processo.

Nenhuma fruta ou qualquer outro alimento é capaz de fazer emagrecer isoladamente, mas pode contribuir para acelerar o processo e o physalis é um exemplo que contribuirá com a saúde além de ajudar na perda de peso.

Continue aqui e saiba mais sobre os benefícios do physalis!

 

Nutrientes do Physalis

 

Esta fruta é rica em betacarotenos (pigmentos que dão cor aos vegetais) que são antioxidantes importantes com propriedades  anticancerígenas e cardioprotetoras, saponinas que fazem parte do grupo dos fitosteróis que são benéficos para o colesterol, glicemia e também previnem alguns tipos de câncer.

O betacaroteno é precursor da vitamina A, ou seja quando ingerimos alimentos com este carotenoide, ele será convertido em vitamina A (ou retinol) e terá ação antioxidante no organismo.

Além da vitamina A e betacaroteno, o physalis tem também  vitamina C, os minerais fósforo e ferro  e a  fisalina, uma substância bioativa que age como antiinflamatório.

O ferro é o mineral que faz o transporte de oxigênio para os glóbulos vermelhos e o fósforo é um mineral também muito importante e está em abundância no organismo porque dentre outras funções está envolvido na formação das moléculas do DNA.

O fósforo juntamente com o cálcio favorece o fortalecimento dos ossos, além de estar envolvido no processo de formar algumas proteínas, funcionamento do cérebro, rins e coração, contração muscular e para evitar a fadiga dos músculos.

 

Estudo brasileiro sobre o Physalis

 

Como já foi citado no Brasil esta fruta é também conhecida como juá, mas em alguns locais do nosso país é chamada de camapu e juá-de- capote.

As espécies daqui são duas, o Camapu (Physalis pubescens) e o juá-de -capote (Physalis angulata).

Pesquisadores do Pará em suas investigações científicas observaram que no talo do Camapu há substãncias capazes de estimular a produção de neurônios numa área do cérebro responsável pela memória, o hipocampo, esta descoberta pode beneficiar portadores de doenças degenerativas como o Alzheimer.

O objetivo destes pesquisadores é desenvolver um medicamento fitoterápico que possa ser utilizado para tais doenças.

 

 

Benefícios do Physalis para a Saúde e para o Emagrecimento

 

 

# Fortalece o Sistema Imunológico

Os flavonoides, saponinas, carotemoides e vitamina C são potentes antioxidantes que defendem o nosso sistema imune contra inflamações, infecções, vírus, bactérias e células malignas.

 

# Auxilia o Emagrecimento

Melhora a atividade intestinal, suas fibras facilitam o funcionamento do intestino evitando constipação, além de propiciar sensação de saciedade e favorecer a perda de peso.

 

# Evita Inflamações

Os antioxidantes e as saponinas são agentes anti inflamatórios naturais, ajudam a evitar também o inchaço das células de gordura, auxiliando o emagrecimento.

 

# Combate Células Cancerígena

Os carotenoides são importantes antioxidantes que defendem as células de serem atacadas por radicais livres que danificam o núcleo celular e as tornam malignas.

 

# Evita o Colesterol Alto

As fibras ajudam a remover o colesterol do corpo e os antioxidantes evitam a oxidação das gorduras.

 

# Previne a Anemia

Por ser rica em ferro e vitamina C, esta fruta é uma opção para melhorar o aporte de ferro para o organismo, sendo uma alternativa para vegetarianos.

 

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

# Combate Diabetes

Pode ser consumida por diabéticos por ter pouco açúcar e ser rica em fibras, retardando a absorção da glicose, evitando assim picos de glicemia e de insulina.

 

# Propriedades Cicatrizantes

Os antioxidantes e a vitamina A  presentes na fruta, facilitam a cicatrização.

 

# Saúde dos Olhos

Os carotenoides e a vitamina A, presentes na physalis ajudam a proteger os olhos e evitar problemas relacionados a visão.

 

#  Funcionamento dos Rins e Fígado

Devido aos seus antioxidantes, esta fruta contribui para eliminar subatâncias tóxicas, contribuindo com o bom funcionamento destes órgãos, tendo um efeito depurativo para o organismo.

 

 

Como o Physalis ajuda a Emagrecer?

 

Os benefícios do physalis para emagrecer estão associados aos antioxidantes e as fibras presentes na fruta.

O corpo produz radicais livres que são substâncias que danificam células e causam inflamações, os antioxidantes agem combatendo estas substâncias e também ajudam a desinflamar o corpo, ajudam no processo de desintoxicação eliminando substâncias tóxicas.

Vale a ressalva de que o corpo também produz antioxidantes naturais, porém podem não ser em quantidade suficiente e por isso precisamos dos antioxidantes dos alimentos, pois eles ajudarão na intensificação da eliminação dos radicais livres e das toxinas.

Além do poder antiinflamatório dos antioxidantes e da eliminação de toxinas que são importantes para a perda de peso, as fibras presentes no physalis ajudam o intestino a trabalhar e dão maior sensação de saciedade, ajudando a não sentir tanta fome na próxima refeição.

Leia também:

Benefícios da Chia para quem faz Dieta

Alimentos para Aumentar a Imunidade + Suplemento

Benefícios do Kefir de Leite, como fazer e usar para Emagrecer

Benefícios do Kefir de Água, como fazer e usar para Emagrecer

Baixa Imunidade: Sintomas, Causas, Tratamento e Suplementação

Benefícios da Maçã na Dieta e para quem Treina (super fruta)

Ioimbina – O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais e como tomar

Buclina ajuda a Engordar? Conheça seus Benefícios, Colaterais e Como Tomar

Outra característica que ajuda na perda de peso ao consumir esta fruta é que ela tem poucas calorias, pois 100 gramas equivalem a apenas 50kcal.

Mas para emagrecer não basta consumir o physalis, é preciso ter uma rotina com uma alimentação rica em outras frutas, legumes, verduras e balancear o consumo de proteínas, gordura e carboidratos, não excluindo grupos alimentares e manter uma boa hidratação, pois para que as fibras ajudem o intestino a funcionar, é necessário água.

Também é importante não perder o prazer de se alimentar, por isso as refeições não devem ser monótonas e nem devem excluir o que se gosta, é preciso apenas ter moderação nas quantidades, porque fica muito difícil pensar que não se pode mais comer o que gostamos.

Qualquer processo de emagrecimento só terá sucesso quando a alimentação estiver aliada ao prazer e não a culpa ou a obrigação, pois quando isso acontece a perda de peso não se torna sustentável.

 

Como consumir o Physalis

 

O physalis pode ser encontrado em mercados municipais, Ceagesp e grandes supermercados, seu preço pode variar entre R$50,00 a R$150,00 o quilo da fruta fresca.

 Pode ser encontrada também a fruta desidratada em lojas de produtos naturais ou ainda liofilizada em forma de cápsulas.

Esta fruta pode ser usada em sucos, geleias, iogurtes e receitas de sobremesa,sorvetes, molhos para saladas, bolos, etc., mas se o objetivo for emagrecer, a melhor opção para obter os benefícios do physalis para perder peso será consumi-la sozinha ou em sucos.

Quando for consumir o suco, a melhor maneira de não perder seus benefícios é tomá-lo assim que se faz, pois a vitamina C presente na fruta pode oxidar com a luz, perdendo  parte de suas propriedades naturais, também não é aconselhável guardá-lo por muito tempo na geladeira para que não perca seus outros nutrientes.

Não há contra indicação e nem efeitos colaterais, mas não se deve exagerar no consumo, pois qualquer alimento em excesso poderá provocar reações indesejáveis.

 

Esperamos que tenha sido esclarecedor sobre os benefícios do physalis para emagrecer e também o quanto esta frutinha pode ser benéfica para a saúde.

Obrigada por estarem aqui! Se gostaram, compartilhem!

Não esqueçam que adoramos saber sua opinião!

Até a próxima!

 

Referencias

Physalis Facts and Health benefits. Disponível em healthbenefitstimes.com/physalis

Health Benefits of Rarest and Exotic fruits of the world, Disponível em womenfitness.net/healthBenefits_exoticFruits1.htm

 






DICAS RELACIONADAS


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2019 Dicas de Treino.