10 dicas de Como usar o Kefir para intensificar seus Benefícios

Como usar o Kefir para intensificar seus Benefícios
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth

Procurar maneiras de melhorar a saúde é o dever de todos, afinal ninguém quer ficar doente e o consumo do kefir tem sido intensificado devido as propriedades nutricionais deste probiótico para o organismo, porém é preciso saber como usar o kefir adequadamente para obter seus benefícios.

Para quem ainda não está familiarizado com o produto, o kefir é uma bebida probiótica produzida pela fermentação de micro-organismos vivos acrescentados ao leite ou na água, estes micro-organismos são compostos por lactobacilos, bactérias e leveduras.

Os grãos (micro-organismos) são adquiridos geralmente através de doação.

Os probióticos são fundamentais para a saúde da flora intestinal. Os probióticos naturais são o kefir, iogurtes, kombuchá, chucrutes, picles, sopa de miso e tempeh.

A produção do kefir é mais comum no leite de vaca, mas pode ser de outros animais como cabra e búfala, ou ainda em leites vegetais como de arroz, amêndoas, coco, etc.

A água também pode ser utilizada para produzir o kefir como foi citado anteriormente, neste caso pode ser usada água de coco, água filtrada ou mineral com açúcar mascavo ou orgânico.

O kefir de água não deve ser feito com água de torneira por causa dos produtos do cloro e flúor que podem destruir os micro-organismos vivos e portanto eliminar os benefícios do kefir.

Se você já consome o kefir, pretende começar ou conhece alguém que o utilize, continue a leitura, pois nosso artigo de hoje traz dicas de como usar o kefir de modo que não prejudique seus inúmeros benefícios!

Boa leitura!

 

 Kefir e seus Benefícios

 

Antes de enumerar seus benefícios, é importante citar que o kefir é rico em proteínas, vitaminas k e do complexo B e cálcio e ainda tem ação antioxidante, prevenindo o envelhecimento, defendendo as células de doenças como o câncer.

Devido a ação dos lactobacilos também é possível prevenir o aumento do colesterol e da glicose sanguínea.

Agora vamos aos benefícios que fazem as pessoas consumir o kefir.

# Equilibra flora intestinal : aumenta o nível de bactérias benéficas que combatem as bactérias ruins que podem alterar a microbiota intestinal e causar doenças.

# Ajuda a evitar a constipação, melhora o trânsito intestinal e a eliminação de toxinas, evita a formação de gases e inchaço e dores abdominais.

# Melhora a digestão e a absorção de nutrientes favorecendo o sistema imunológico.

# Previne a osteoporose porque é rico em cálcio, mineral fundamental para fortalecer dentes e deixar ossos saudáveis

# Protege o sistema nervoso: por ser rico em vitamina B12 dentre outras do complexo B. A vitamina B12 é essencial para a bainha de mielina, membrana que protege todos os neurônios, sem este tipo de proteção podem surgir problemas de memória e desenvolvimento de doenças como o Alzheimer.

# Melhora a produção dos sais biliares que auxiliam a digerir gorduras ruins que entopem as veias e causam arteriosclerose e infartos.

 

Kefir para Combater o Câncer segundo Estudo

 

Nos grãos de kefir há um polissacarídeo, o KGF que tem fator antitumoral, pois tem a capacidade de aumentar as células que “matam” células cancerígenas.

Estas células chamadas de Natural Killers (NK), em português, assassinos naturais, são os linfócitos que eliminam células que possam formar tumores malignos.

A maioria destas pesquisas foram realizadas na Rússia e outros países da Europa e foi utilizado uma metodologia onde um tumor criado a partir da mama de camundongos, chamado carcinoma de Ehrlich é introduzido de forma subcutânea nestes animais.

Creatina Growth
Creatina Growth
Creatina Growth
creatina Growth

Nestes estudos foi observado que houve uma inibição do crescimento de tumores entre 40 a 59% nos animais que foram alimentados com kefir de leite tanto bovino quanto o de soja durante 30 dias.

Leia também:

5 receitas de Kefir para Emagrecer

Benefícios do Kefir para Pele e Cabelo

Receita de Queijo de Kefir (queijo caseiro Tipo Minas)

Benefícios do Kefir: 10 benefícios desse Superalimento!

Água de Kefir: Receitas de Suco Natural pra fazer em Casa!

Benefícios do Kefir de Água, como fazer e usar para Emagrecer

Benefícios do Kefir de Leite, como fazer e usar para Emagrecer

Whey Protein de Kefir (receita para fazer whey caseiro)

Soro do Kefir Leite: Veja com extrair o soro do leite e obter Whey Protein Natural

O que é Kombucha? Conheça os benefícios da Kombucha para o Emagrecimento

Adaptar o Kefir: é possível transformar kefir de leite em kefir de água ou de água para leite?

Cuidados com o Kefir de Leite: como Conservar, processo para Congelar e Descongelar

A conclusão dos pesquisadores foi que este probiótico favorece a prevenção de alguns tipos de câncer, como o de mama.

Diante destes achados, o consumo de kefir pode ajudar evitar o aparecimento da doença.

Mesmo que os estudos não tenham sido realizados com humanos, devido as propriedades probióticas que melhoram o sistema imunológico podemos entender que estes microorganismos defendem o organismo da invasão de agentes maléficos nas células e saber como usar o kefir adequadamente pode ajudar a otimizar estas defesas.

 

Diferenças entre o Kefir de Água e o de Leite

 

São dois tipos diferentes de grãos :

# Os micro-organismos dos grãos do leite e da água têm características diferentes, mas ambos são eficientes para o equilíbrio da flora intestinal.

# O grãos do kefir de leite terão formas que lembram a couve-flor ou a pipoca, com aparência opaca branca ou amarelada, ao ser fermentado por mais de 24 horas, os micro-organismos degradam a lactose.

# Os grãos de kefir de água com açúcar mascavo : tem aparência mais densa, menos elástica que o kefir de leite, são também mais transparentes e rompem-se com maior facilidade. Este tipo de kefir necessita de açúcar mascavo ou orgânico, ou rapadura ou caldo de cana para servir de alimento para os micro-organismos, podem ser acrescentados no cultivo ervas para chá, sucos de frutas ácidas como limão, abacaxi ou frutas secas como ameixas ou tâmaras.

A fermentação pode variar de 24 a 48 horas, dependendo da preferência de sabor, quanto mais tempo mais sabor ácido terá.

No kefir de água, a presença do açúcar mascavo ou orgânico, durante a fermentação poderá ter a produção de um teor alcoólico maior, devendo então ser consumido apenas por adultos que não usem medicamentos de uso contínuo e diabéticos devem ter cuidado se forem consumir.

 Não há diferença no modo como usar o kefir de água ou de leite e os cuidados no preparo e armazenamento devem ser os mesmos para ambos.

 

 

Dicas de como usar o Kefir e Garantir seus Benefícios

 

 

#01 – Use o leite fresco ao invés do leite longa vida (caixinha) porque é mais natural e de preferência integral, pois há maior qualidade nutricional e melhora caracteríscas sensoriais como aroma e sabor.

#02 – A temperatura ideal para fermentação é de 25 a 35 graus, temperaturas mais baixas aumentam o tempo para fermentação.

#03 – O kefir pode ficar armazenado por mais tempo quando congelado, descongele em temperatura ambiente. Não pode ser levado ao micro-ondas para descongelar.

#04 – Para o crescimento de micro-organismos mais saudáveis, diminua a quantidade de grãos para serem fermentados, obedeça a quantidade de 2 colheres de sopa para cada 1 litro de leite.

#05 – Descarte grãos que ficaram mais de 48 horas fora do leite.

#06 – Lave os grãos com água mineral ou filtrada por causa do cloro e do flúor da água da torneira que comprometem a qualidade dos micro-organismos. No verão lave 1 vez por semana e no inverno a cada 15 dias, usando sempre água em temperatura ambiente.

#07 – Consuma o kefir diariamente para garantir maiores benefícios

#08 – Comece o consumo do kefir com 1 colher de chá 1 vez ao dia, espere para ver a reação, depois de alguns dias consuma outra porção igual a primeira e vá aumentando gradualmente podendo chegar a um máximo de meia xícara de uma a três vezes ao dia, porém sempre deve-se ter bom senso.

#09 – Agite o kefir até 2 vezes por dia para evitar que colônias de fungos indesejáveis não se formem na superfície.

#10 – Se os grãos de kefir não estiverem crescendo durante a fermentação, é sinal que alguma coisa está errada, sendo melhor descartá-los e iniciar um novo processo.

Seguindo estas dicas de cuidados de como usar o kefir, os benefícios para sua saúde estarão garantidos.

 

Consumo de Kefir de Leite por Intolerantes a Lactose

 

O processo de fermentação do kefir faz  as bactérias degradarem a lactose quase que totalmente sobrando apenas traços, assim como acontece com os iogurtes, permitindo que mesmo pessoas intolerantes a lactose possam consumir estes tipos de produtos.

No entanto no caso de pessoas com alergias a proteínas do leite é diferente e para este público é proibido, pois as proteínas não são degradas pelas bactérias e continuam presentes.

Cabe aqui ressaltar que intolerância a lactose e alergia a proteínas do leite de vaca (APLV), são diferentes, pois a primeira é causada pela falta ou pouca produção da enzima lactase que digere a lactose e a segunda é uma reação alérgica às proteínas presentes no leite de vaca e derivados.

No caso dos intolerantes é possível usar a lactase em forma de medicamentos ou produtos sem lactose, para os alérgicos às proteínas do leite não há nenhuma opção a não ser excluir completamente leite e seus derivados.

Por isso intolerantes a lactose podem se beneficiar das nossas dicas de como usar o kefir, mas os alérgicos às proteínas do leite podem consumir o kefir de água.

 

Kefir pode ter efeitos Colaterais?

 

O kefir é recomendado para todos, mas principalmente para pessoas com síndrome do intestino irritável (SII), problemas gástricos, constipação, prisão de ventre e que estejam usando antibióticos.

Existem muitas maneiras de consumir o kefir, pode ser como iogurte, substituindo o creme de leite em receitas doces e salgadas, para preparar sorvetes, queijos, requeijão, pudins, tortas, vitaminas, etc.

O importante é que o consumo do kefir esteja inserido dentro de um contexto de estilo de vida saudável, com uma alimentação balanceada.

Não deve ter exagero no consumo, pois em casos raros já foram relatados uma condição chamada bacteremia, que é o crescimento exagerado de bactérias e invadem a corrente sanguínea, podendo acontecer em pessoas com o sistema imune mais comprometido ou em crianças e idosos.

Leia também:

5 receitas de Kefir para Emagrecer

Benefícios do Kefir para Pele e Cabelo

Receita de Queijo de Kefir (queijo caseiro Tipo Minas)

Benefícios do Kefir: 10 benefícios desse Superalimento!

Água de Kefir: Receitas de Suco Natural pra fazer em Casa!

Benefícios do Kefir de Água, como fazer e usar para Emagrecer

Benefícios do Kefir de Leite, como fazer e usar para Emagrecer

Whey Protein de Kefir (receita para fazer whey caseiro)

Soro do Kefir Leite: Veja com extrair o soro do leite e obter Whey Protein Natural

O que é Kombucha? Conheça os benefícios da Kombucha para o Emagrecimento

Adaptar o Kefir: é possível transformar kefir de leite em kefir de água ou de água para leite?

Cuidados com o Kefir de Leite: como Conservar, processo para Congelar e Descongelar

Também no caso de exagero podem ocorrer efeitos como: gases, cólicas abdominais, constipação, inchaço, náusea, dor de cabeça.

No caso do consumo para crianças é aconselhável conversar com o pediatra.

Saber como usar o kefir é importante, mas ter equilíbrio para consumi-lo é fundamental para evitar que ao invés de benefícios traga problemas.

 

Para finalizar…

O kefir é um alimento muito benéfico quando é utilizado com consciência assim como qualquer outro alimento, pois a diferença entre algo fazer bem ou mal está na dose.

E aí vai começar a consumir kefir? Se for não esqueça de seguir nossas dicas de como usar o kefir na dose adequada e tomando todos os cuidados na produção e armazenamento, ok ?

Esperamos que tenham gostado do nosso post e que seja útil para vocês ou para espalharem para os amigos!

 

Não esqueçam de compartilhar e comentar!

Bjos e até a próxima!

 

Referências

Piermaría, Judith, et al. “Shear and extensional properties of kefiran.”Carbohydrate Polymers 152 (2016): 97-104.

Barros, Tâmara Tamyres Angela Silva. Propriedades benéficas do kefir para o controle da saúde: um estudo de revisão.

 

...VEJA TAMBÉM...



Whey Protein Growth Grupo DT

1 COMENTÁRIO

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui