12 jun

Efeitos do Tribulus Terrestris em Homens e Mulheres

Efeitos do tribulus terrestris em Homens e Mulheres

Os fitoterápicos são mais comuns do que a maioria das pessoas imagina e está na medicina oriental há séculos, como no caso de produtos extraídos de plantas. Hoje vamos falar dos efeitos do Tribulus Terrestris, um fitoterápico natural que vem sendo consumido por homens e mulheres do mundo todo, inclusive aqui no Brasil.

Vamos explicar do que ele é feito, como pode ser utilizado e se há alguma contraindicação que você deva saber antes de começar o consumo. Porém, antes de mais nada, lembramos que todo suplemento ou medicamento deve ser indicado por um nutricionista para ser adequado aos seus treinos, independente de ser ou não natural.

Confira mais abaixo tudo que separamos sobre esse assunto!

 

O que é o Tribulus Terrestres?

 

O Tribulus terrestris é um fitoterápico fabricado a partir de uma planta chamada Videira de Punctura, comum nas regiões orientais e considerada uma erva daninha, que se prolifera rapidamente. Ele tem sido utilizado há séculos, porém, só recentemente ganhou força nas academias do mundo todo – onde descobriram seus benefícios para a musculação e para a perda de peso.

Leia também:

Tomar Tribulus corta o efeito do Anticoncepcional?

Vantagens de Tomar Tribulus Terretris antes de dormir e qual o melhor Horário

TRIBULUS TERRESTRIS: O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

Comercializado em diversos formados, o Tribulus Terrestris pode ser considerado também um tipo de suplemento para ganhar massa magra, já que também é fabricado em formato de cápsulas. Essa fama toda aconteceu basicamente porque ele é tem relação direta com o aumento da fabricação natural de testosterona, hormônio fundamental para essa finalidade.

 

Benefícios do Tribulus Terrestris

 

Como falamos, os efeitos do Tribulus Terrestris são sentidos na questão hormonal. E a responsável por esse benefício é a protodioscina, que é o agente ativo da planta. É ela quem faz com que o haja mais produção de testosterona e, com isso, aumento da libido e ganho de massa magra.

Por muitos anos, os efeitos do Tribulus terrestris foram associados com questões afrodisíacas, tanto para homens como para mulheres. Sendo assim, podemos resumir seus benefícios[1]:

  • Aumento da libido
  • Melhor desempenho muscular
  • Aumento da produção de testosterona

 

Efeitos do Tribulus Terrestris em Homens

 

Os efeitos do Tribulus terrestris são mais voltados para o ganho de massa muscular, já que o aumento da produção de testosterona impacta diretamente nos treinos e nos músculos.[2]

Além disso, há relatos de que o suplemento pode estimular a libido e diminuir problemas como ejaculação precoce e impotência – vale lembrar que o a suplementação não é indicada para casos graves, onde há a necessidade de procurar um médico.

 

Efeitos do Tribulus Terrestres em Mulheres

 

Já em mulheres, os efeitos do Tribulus terrestris podem ser diferenciados. Boa parte delas procuram a suplementação para garantir o emagrecimento, que pode ocorrer devido à perda de gorduras que ele traz – isso porque seu princípio ativo utiliza delas para gerar energia.

O Tribulus terrestris também pode diminuir sintomas da TPM e até amenizar cólicas menstruais, pois age na ovulação, deixando-a mais otimizada.

 

Tribulus terrestris efeitos colaterais

 

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Embora o suplemento por si só não apresente efeitos colaterais além de possíveis alergias à planta, ele pode intensificar o poder de alguns outros produtos, gerando problemas quando existe suplementação casada.

Nesse caso, vale a pena procurar seu nutricionista e garantir que os seus demais suplementos não sejam maléficos se utilizados junto com o Tribulus terrestris.

Se sentir efeitos colaterais, procure um médico. Alguns exemplos:

  • Náuseas
  • Vômitos
  • Diarreia

 

Diferença entre Pó e Capsulas

 

O Tribulus Terrestris pode ser encontrado em diversas versões. Entre elas, as mais comuns são as em pó e as cápsulas. Por serem mais concentradas, as cápsulas são indicadas para a musculação e efeitos rápidos. Já o suplemento em pó costuma ser mais efetivo para lidar com problemas de libido e pode ser utilizado mais pontualmente – como em dias de estresse, por exemplo.

 

Tribulus terrestris – Como tomar?

 

A dosagem mais comum para que os efeitos do Tribulus terrestris sejam sentidos é de até 750 mg por dia – ou duas cápsulas. Porém, esse valor pode ser menor para mulheres ou para quem está começando com a suplementação. Por isso, sempre indicamos que comece com a dosagem inicial e aumente aos poucos – ou seja, utilize apenas uma cápsula por dia ou uma colher do suplemento em pó.

Leia também:

Tomar Tribulus corta o efeito do Anticoncepcional?

Vantagens de Tomar Tribulus Terretris antes de dormir e qual o melhor Horário

TRIBULUS TERRESTRIS: O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

 

Perguntas e Respostas

 

Separamos mais abaixo algumas perguntas comuns sobre o Tribulus Terrestris. Confira se a sua dúvida está na nossa lista:

 

Tribulus Terrestris Engorda?

Não há relatos de que um dos efeitos do Tribulus terrestris seja engordar. Pelo contrário, ele pode ser utilizado por quem deseja perder peso pois, como dissemos, um dos seus benefícios é usar a gordura acumulada para gerar energia.

 

Tribulus Terrestris Emagrece?

Como falamos mais acima, sim, um dos efeitos do Tribulus Terrestris é gerar emagrecimento. Obviamente, sua dieta deve ser equilibrada e aliada aos treinos físicos para que realmente haja o resultado esperado.

 

Tribulus Terrestris Aumenta Testosterona?

Há pesquisas fortes que dizem sim ao aumento da testosterona como um dos efeitos do Tribulus terrestris. Porém, isso acontece de maneira natural e não sintética, como é o caso dos anabolizantes. Para aumentar ainda mais sua produção hormonal, é sugerido que seja feita uma alimentação balanceada e rica em proteínas. Além disso, os treinos são fundamentais!

 

Tribulus Terrestris causa queda de cabelo?

Não há relatos de queda de cabelo entre os efeitos do Tribulus Terrestris. Porém, caso esse efeito aconteça com você, pode ser sinônimo que outro suplemento que está utilizando seja o causador. Nesse caso, opte por um deles para cessar o problema.

 

Tribulus Terrestris atrasa a Menstruação?

Um dos efeitos do Tribulus terrestris é otimizar a ovulação e não atrasar a menstruação. Porém, se houver esse tipo de problema, é válido procurar um médico e verificar o motivo dele ocorrer.

 

E para finalizar…

Não esqueça de procurar um nutricionista em caso de dúvidas ou de sintomas negativos ao começar a suplementação. Os efeitos do Tribulus terrestris podem variar de acordo com o seu organismo e condicionamento físico, portanto, também indicamos que um treinador físico esteja ciente do processo.

 

Referências

1. Turíbio Barros, doutor em Fisiologia pela EPM
2. Artur Herdy, médico de esportes

 






DICAS RELACIONADAS


Um comentário em “Efeitos do Tribulus Terrestris em Homens e Mulheres

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.