Os prós e contras entre o Whey Protein e a Proteína da Carne

Os prós e contras entre o Whey Protein e a Proteína da Carne
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth

O consumo de suplementos proteicos é um hábito muito comum entre atletas ou praticantes de esportes que têm treinos extensos, pois para alguns a necessidade proteica pode não ser atendida apenas com a alimentação.

O famoso whey protein e a proteína da carne em pó que vem ficando mais popular são alternativas que podem atender as expectativas de quem procura melhorar a massa muscular dependendo da característica de cada consumidor.

A proteína da carne em pó surgiu há alguns anos como uma nova alternativa de suplemento proteico de rápida absorção, é também de alto valor biológico, sendo esta uma alternativa de suplementação para pessoas que não consomem carne vermelha e sofram de anemia, tenham intolerância a lactose e  não possam consumir o whey protein.

É importante ressaltar que ainda não existem muitos estudos publicados sobre a proteína da carne em pó, portanto não é possível avaliar com profundidade seus benefícios para a performance esportiva, mas partindo-se do princípio de que a carne é bastante completa em proteínas acredita-se que este suplemento pode ter os mesmos benefícios que a carne in natura.

Já no caso do whey protein  há inúmeras pesquisas científicas e algumas já evidenciaram seus benefícios para a manutenção da massa muscular além de outros benefícios para a saúde.

E você sabe o que cada um destes suplementos tem de diferente, de bom e de ruim em relação ao outro?

Neste post abordaremos sobre as diferenças entre o whey Protein e a proteína da carne e as vantagens e desvantagens de cada um, confira nos nossos tópicos e boa leitura!

 

Principais diferenças entre o Whey Protein e a Proteína da Carne

 

# A diferença primordial entre o whey protein e a proteína da carne, obviamente está na matéria-prima utilizada, pois o whey protein usa a proteína do soro do leite e na produção da proteína da carne em pó retira-se da carne vermelha in natura seus componentes proteicos e separam-se suas gorduras.

# Algumas marcas de proteína da carne tem em sua composição a gelatina, que são partes da vaca que seriam descartadas como articulações, orelhas, tecidos e outros, na embalagem vem descrito como colágeno hidrolisado.

# A proteína da carne pode ser concentrada, isolada e hidrolisada em único processo para ser ultrafiltrada a fim de se obter peptídeos que permitem rápida absorção e biodisponibilidade de seus nutrientes para o organismo.

# O whey protein é encontrado nas versões, isolado ou concentrado ou hidrolisado, cada uma dessas versões passa por um processo que caracterizam o produto de maneira diferente de acordo com cada versão.

 

Benefícios da Proteína em Pó da Carne

 

Por ser uma proteína de rápida absorção e estar livre de gorduras e colesterol, esta pode ser uma alternativa de suplementação não apenas para quem busca aumentar os músculos, mas também para algumas condições de saúde.

Pessoas que estão com anemia e dificuldade de deglutição, por exemplo, podem se beneficiar deste suplemento pois é rico em ferro, vitaminas e aminoácidos.

Pacientes com doenças como mal de Parkinson, pós cirurgia bariátrica ou pessoas desnutridas podem consumir a proteína de carne em pó para melhorar suas condições nutricionais, este suplemento pode ser preparado como um shake proteico, ser adicionado em sopas, vitaminas e outros pratos, pode ainda fazer parte da terapia nutricional de pessoas que estão se alimentando por sondas.

No caso de atletas e frequentadores de academia que treinam mais do que 60 minutos, a proteína da carne pode ser uma opção principalmente para aqueles que não podem usar o whey protein devido a alergias ou intolerância ao leite e ao ovo (albumina do whey).

Apesar do whey protein ter a versão hidrolisada que elimina praticamente toda a lactose, algumas pessoas que tenham alergia as proteínas do leite, não poderão consumi-lo.

Para pessoas com esta alergia, entre o whey protein e a proteína da carne, certamente deverão escolher a segunda opção.

 

Desvantagens da Proteína da Carne

 

A proteína da carne in natura tem nutrientes que ajudam ao fortalecimento do organismo e dos músculos, ela tem creatina, aminoácidos essenciais, aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs), ferro, zinco, vitamina B12 e outras do complexo B.

A partir destas qualidades criou-se então o suplemento de proteína de carne em pó com a vantagem de tirar suas gorduras e colesterol, mas o que é preocupante é que ninguém sabe exatamente como é feita esta proteína isolada, pois alguns fabricantes podem colocar na composição a gelatina, ou colágeno hidrolisado, como já foi citado anteriormente.

Creatina Growth
Creatina Growth
Creatina Growth
creatina Growth

Este não pode ser o ingrediente principal do suplemento, mas existem alguns fabricantes que fazem exatamente isso e se você não sabe distinguir o ingrediente principal, saiba que é sempre aquele que aparece primeiro na lista dos ingredientes.

A lista de ingredientes em qualquer produto alimentício sempre vai aparecer da maior quantidade para a menor, ou seja se num rótulo do suplemento o primeiro ingrediente for proteína isolada e hidrolisada de carne e o segundo for gelatina, ainda assim, a gelatina está em grande quantidade, pois o segundo ingrediente tem uma grande concentração no produto.

Leia também:

Whey Protein Isolado – O que é, para que serve e seus Benefícios

Whey Protein Hidrolisado – O que é, para que serve e seus Benefícios

Whey Protein Concentrado – O que é, para que serve e seus Benefícios

Whey Protein Vegano: O que é, para que serve, Benefícios e Ingestão!

Soro do Kefir Leite: Veja com extrair o soro do leite e obter Whey Protein Natural

Whey Protein 3W: O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

Conheça a diferença do Whey Protein Feminino para o Whey Protein tradicional

BCAA, para que serve, benefícios, função, efeitos colaterais e como tomar

CREATINA, o que é, para que serve, benefícios, função, colaterais e como tomar

HIPERCALÓRICO, o que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

É importante então que nesta lista constem apenas o seguinte: Proteína isolada e hidrolisada de carne, desta maneira você saberá que está adquirindo um produto sem misturas e que atenderá suas expectativas.

Em uma pesquisa de comparação entre algumas marcas de whey protein e a proteína da carne isolada, realizada na Universidade Católica de Brasília (2013) através de uma revisão literária, os resultados mostraram que o whey protein tinha maiores concentrações de proteínas e aminoácidos.

Talvez este fato esteja relacionado a quantidade de colágeno hidrolisado de algumas marcas analisadas neste estudo, por isso é preciso estar atento a estes detalhes para ter o melhor custo-benefício ao utilizar a proteína da carne em pó.

 

Benefícios do Whey Protein

 

# A literatura científica já comprovou a eficiência do whey para ganho de massa muscular por ser fonte de proteínas de alto valor biológico e ter aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs) que auxiliam na reparação muscular em microlesões.

# Um estudo publicado no Internacional Journal of Foods Sciences and Nutrition verificou que o whey protein melhora a resposta imunológica que libera as imunoglobinas.

# Há estudos que relacionam o consumo do whey protein com controle da pressão arterial e também com o controle da glicose em pessoas com sobrepeso.

# Estudos realizados com pessoas idosas que consumiram whey protein evidenciaram que nos participantes que consumiram o suplemento houve melhora na preservação da massa muscular em comparação ao grupo placebo.

O whey protein pode também ser utilizado para melhorar a ingestão de proteínas em casos de algumas doenças que causem desnutrição.

A maioria dos benefícios do whey protein já foram observados pela ciência e esta pode ser mais uma diferença entre o whey protein e a proteína da carne.

 

Desvantagens do Whey Protein

 

Uma desvantagem em tomar whey protein está relacionada a desconfortos que algumas pessoas possam ter em relação a lactose, mesmo quem não tem intolerância em alto grau pode sofrer de algum desconforto.

Em casos de excesso há sim muitas desvantagens, por isso não se deve extrapolar a dose, pois poderão surgir danos nos rins e fígado.

Quando o suplemento é prescrito por um médico ou nutricionista que adequará sua dose, não haverá riscos.

 

Qual dos dois devo tomar?

Cada um destes suplementos apresentam características distintas em relação a sua composição devido aos diferentes tipos de matéria-prima, no entanto seus nutrientes são muito semelhantes, esta é uma escolha que deve levar em consideração questões pessoais como intolerâncias e alergias alimentares, custo de cada produto e seu orçamento para tais gastos.

Não há uma escolha certa ou errada, o que há é uma escolha adequada para cada caso.

 

Para quem deseja comprar Whey Protein…

O Whey Protein é um suplemento pioneiro e mundialmente conhecido. Justamente por isso a comercialização é viabilizada em lojas especializadas, farmácias, academias, sites na internet e até em espaços inusitados como supermercados.

Porém, comprar de fabricantes é vantajoso, principalmente para garantir um produto de qualidade, que não ofereça riscos a saúde por conter outros aditivos.

Na Growth Supplements, por exemplo, além da autenticidade, é possível encontrar Whey Protein em todas as suas versões, com valores muito interessantes, que chegam até 40% a menos que lojas convencionais. Clique aqui e confira!

 

Para finalizar

Aqui encerramos nosso post, esperamos que tenham elucidado todas as questões em relação ao whey protein a proteína da carne!

Se houver mais alguma dúvida comentem que responderemos, ok?

Não esqueçam de compartilhar!

 

Referências

Rodrigues, P.A. SUPLEMENTOS PROTEICOS PARA ATLETAS: ANÁLISE DE CUSTO BENEFÍCIO.

Jäger, R., et al. International Society of Sports Nutrition Position Stand: protein and exercise. 2017, 14:20.

 

...VEJA TAMBÉM...



Whey Protein Growth Grupo DT

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui