Nosso organismo Produz Vitamina D? (lista de alimentos)

Nosso organismo Produz Vitamina D? (lista de alimentos)
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth

A falta da vitamina D pode acarretar vários problemas de saúde, apesar de que nosso organismo produz vitamina D, sua carência se dá quando existe pouca exposição ao sol, pois este fator é essencial para a síntese desta vitamina pelo organismo.

Existem alimentos capazes de nos fornecer vitamina D, mas a síntese desta vitamina por meio dos alimentos é mais baixa, sendo a exposição solar a maior fonte para a produção da vitamina pelo organismo.

A vitamina D tem papel fundamental no metabolismo do cálcio e também do fósforo, portanto um dos problemas que podem acontecer quando há falta de vitamina D é o enfraquecimento dos ossos, pois estes dois minerais atuam para fortalecer ossos e dentes.

Há muitas ações da vitamina D no organismo, ela regulariza várias funções e por isso é chamada pelos pesquisadores de pré hormônio, ela participa da regulação de vários genes, tem papel no sistema imunológico, atua no controle do peso, etc. e por todas estas atividades atribuídas, fazem desta vitamina alvo de muitos estudos.

Este artigo tem o objetivo de mostrar como nosso organismo produz vitamina D, como age esta vitamina para a absorção do cálcio e quando é necessário utilizar suplementos para regularizar suas funções, por isso continue conosco e esclareça suas dúvidas.


 

Como nosso organismo produz vitamina D

 

Em nossa pele fica armazenado um substrato do colesterol dos alimentos, quando tomamos sol este substrato é ativado em um precursor da vitamina D, é chamado de D7 dehidrocolesterol ou vitamina D7, os raios ultravioletas transformarão o D7 em vitamina D3 ou colecalciferol.

No fígado a vitamina D3 é ativada em vitamina D, também conhecida por calcitriol.

Portanto para termos condições de produzirmos a vitamina D além da exposição ao sol precisamos também de alimentos ricos em gorduras boas como peixes, nozes e outras castanhas, sementes de linhaça, chia, etc.

Apesar de vivermos em um país tropical com sol praticamente o ano inteiro em alguns locais, o Brasil tem uma incidência significativa em deficiência desta vitamina, assim como o resto do mundo.

Para que ocorra a síntese adequada da vitamina D é preciso tomar sol todos os dias no mínimo 15 minutos com a maior área do corpo possível exposta para quem tem pele clara, já para pessoas de pele mais escura há maior resistência da pele e portanto o tempo mínimo de exposição deve ser maior, em torno de 30 minutos.

Portanto nosso corpo produz vitamina D adequadamente quando nos expomos adequadamente ao sol, como esta é uma dificuldade para a maioria das pessoas, é necessário reforçar a alimentação com alimentos ricos em vitamina D, mas mesmo assim procurar se expor com mais frequência ao sol.

 

Alimentos com vitamina D

 

# Óleo de fígado de bacalhau

# Salmão, sardinha, cavala, truta, tilápia, ostras

# Gema de ovo

# Fígado bovino


# Leite e queijos

# Cogumelos Maitake, Portobello, Branco e Marrom

 

Dentre todas estas fontes, a melhor é o óleo de fígado de bacalhau que pode ser utilizado em cápsulas, porque o sabor do óleo é muito forte.

O nosso corpo produz vitamina D através dos alimentos, mas desta forma a absorção é menor do que quando é produzida pela pele.

 

Como a vitamina D age para melhorar a absorção do cálcio

 

Muitos estudos estão sendo realizados a fim de determinar a ação da vitamina D em várias funções.

A ação mais conhecida está relacionada ao metabolismo do cálcio e fósforo que acontece quando a vitamina D interage com a glândula paratireoide.

A vitamina D diminui a excreção destes minerais pela urina e melhora a absorção destes minerais pelo intestino, porque  regula o paratormonio, um hormônio produzido pela paratireoide.

O paratormonio ou PTH aumentam as concentrações de cálcio no sangue e aumenta a eliminação do fósforo pela urina, isso prejudica a fixação do cálcio nos ossos.

Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth

A vitamina D se liga a glândula paratireoide e diminui a produção do paratormônio, logo essa ação favorece que o cálcio consiga se fixar nos ossos.

Outras ações desta vitamina estão relacionadas a produção de serotonina (hormônio do bem estar), melhora no sistema imunológico, metabolismo da glicose, maior produção de linfócitos T ( células de defesa) e já foram identificados receptores para vitamna D no fígado, cérebro, mama, cólon e próstata, o que aponta que casos de câncer nestes locais podem estar associados a carência desta vitamina.

 

Suplemento de vitamina D

 

O nosso corpo produz vitamina D, mas quando esta produção está muito abaixo do adequado o médico poderá indicar o uso do suplemento de vitamina D3, que será convertida na forma ativa de vitamina D pelo fígado.

Essa prescrição deverá acontecer após um exame específico que apontará o quanto o corpo está produzindo e desta maneira haverá a indicação da dose para reposição, mas isso só o médico poderá fazer, portanto não adianta querer fazer esta suplementação sem uma consulta prévia.

 

Onde encontrar o Suplemento de Vitamina D?

Diante de tudo que foi exposto podemos concluir que a exposição ao sol é imprescindível para a produção da vitamina D no nosso corpo e também não poderão faltar os alimentos fonte desta vitamina.

Para garantir um uso com referências seguras deste suplemento, indicamos o suplemento da Growth Supplements, que é uma das marcas mais confiáveis presentes no mercado – ela é regularizada pelos órgãos responsáveis e tem um dos laudos mais transparentes do país.

Na Growth Supplements, por exemplo, além da autenticidade, é possível encontrar Vitamina D com valor muito baixo, que chega até 40% a menos que lojas convencionais. Clique aqui e confira!

 

Para finalizar…

Nosso corpo produz vitamina D, mas a quantidade desta produção depende da exposição solar e da alimentação e quando esta produção estiver muito abaixo do adequado, após uma consulta e exame específico apontando a deficiência poderá ser necessário usar a suplementação.

 

Este foi nosso post de hoje e esperamos que tenha respondido suas dúvidas!

Não esqueçam de compartilhar!

 

Referência

FERRARINI, R.: Vitamina D no esporte e saúde. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo. v. 9. n. 50. p.150-163. Mar./Abril. 2015

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui