13 mar

O que é a Vitamina C, para que serve, função, carência, excesso, alimentos, suplementos

O que é a Vitamina C, para que serve, função, carência, excesso, alimentos, suplementos

A nutrição do nosso corpo é um processo fundamental para que a saúde do organismo se mantenha sempre em dia, evitando doenças e problemas como fraqueza, falta de energia e falha no funcionamento dos órgãos. Dentre os pontos principais fontes de nutrição estão as vitaminas e hoje iremos falar especificamente sobre a vitamina C.

Iremos compreender para o que ela serve, quais são suas principais fontes, os sintomas da sua deficiência e como fazer uma suplementação correta, sem correr riscos de excesso da vitamina no organismo. Confira logo abaixo tudo que separamos!

 

O que é a vitamina C?

 

A vitamina C é uma das mais importantes vitaminas que temos disponíveis para nutrir nosso corpo de maneira efetiva. Seu nome científico é Ácido Ascórbico, e é o que os médicos chamam de vitamina solúvel. Ou seja, a Vitamina C é uma das mais recorrentes em nosso corpo e pode ser expelida quase que diariamente.

Embora muito importante para nossa saúde, a vitamina C costuma ser a menos comum de ser encontrada em forma de suplementos, especialmente porque o seu consumo nos alimentos é bem recorrente e há uma chance enorme dela ser ingerida em todas as refeições.

Porém, se sua alimentação for precária, é possível que haja a deficiência da vitamina no organismo fazendo com que os problemas de saúde mais sérios comecem a aparecer em pouco tempo, exatamente devido à sua importância e função em nossa nutrição.

Por isso, a Vitamina C não deve ser subestimada e nem mesmo deixada de lado. É preciso saber quais alimentos podem fornecer mais quantidades dela e optar por consumi-los pelo menos uma vez ao dia – de preferência de duas a três vezes, nas principais refeições. Vamos citá-los mais abaixo, porém, lembre sempre que o equilíbrio para uma vida saudável e comer de tudo um pouco, evitando a deficiência nutricional.

Em suma, a vitamina C, por mais comum que seja, é essencial para o organismo como um todo e seu consumo precisa ser priorizado.

 

Para que serve a Vitamina C?

 

Como falamos ao longo desse texto, a Vitamina C é uma das mais importantes para o funcionamento do corpo humano, tanto no quesito energia, quanto na questão da saúde propriamente dita. Quando pensamos em Vitamina C, a primeira coisa que nos vem à mente é a proteção contra infecções, já que ela atua no sistema imune.

Essa ideia não está errada e, de fato, ela é vitamina essencial para que nosso corpo fique livre de problemas de saúde, que vão desde infecções mais simples como gripes e resfriados, até as mais severas, como ataques de bactérias e vírus mais perigosos.

Leia também:

Entenda a Importância da Vitamina D

O que é e para que serve a Vitamina B6

Nossa imunidade tem grandes chances de ser enfraquecida quando optamos por uma alimentação empobrecida e a vitamina C está entre os nutrientes que devem estar presentes diariamente no nosso cardápio nutricional para evitar que haja uma baixa no nosso sistema de defesa.

 

Benefícios da Vitamina C

 

Proteção contra Infecções

Um dos principais benefícios da vitamina C é, sem dúvidas, a sua ação do sistema imune, fazendo com que haja uma otimização dele, que irá trabalhar de forma muito mais eficaz. Com isso, temos um organismo muito mais protegido contra vírus e bactérias – desde os mais simples, até os mais complexos e perigosos.

Porém, é válido lembrar que esses benefícios são vistos especialmente em casos onde há um abuso de fatores problemáticos, como friagem ou atividade física pesada. Sendo assim, a vitamina C é. Mais eficaz quando há um desequilíbrio causado por nós e não por problemas genéticos, por exemplo.

 

Benefícios para quem Treina

Um dos excelentes benefícios da vitamina C está diretamente ligado a quem treina pesado, ou seja, para quem pratica musculação diariamente ou ao menos 3 vezes na semana. Há uma serie de estudos que relacionam o consumo de alimentos ricos na vitamina e um melhor desempenho nas atividades físicas.

Porém, é importante saber que toda sua dieta irá determinar o seu resultado como um todo e só a vitamina não é capaz de fazer isso sozinha. A dica, no entanto, é fazer o consumo sempre no pré-treino. Um bom exemplo são os sucos de laranja, excelentes para esse momento – casados com algum carboidrato de rápida absorção. Procure um nutricionista e um treinador físico em caso de dúvidas!

 

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Benefícios para a Saúde em Geral

Há uma série de estudos em andamento que relacionam o consumo de vitamina C com a saúde de uma forma geral, especialmente na prevenção de problemas como AVC, diabetes e até problemas como gota, que é uma doença causada pelo excesso de ácido úrico no sangue. A vitamina, segundo pesquisas, pode diminuir as chances de que uma série de enfermidades causadas pela baixa imunidade e pelos radicais livres – que podem ser combatidos com uma nutrição adequada.

 

Benefícios para a Beleza

Por fim, mas não menos importante, temos o quesito beleza para ser levado em conta. É comum vermos cosméticos que são ricos em vitamina C e o motivo disso é que ela é capaz de ajudar a rejuvenescer a pele e até mesmo diminuir rugas de expressão. No consumo geral, há relação direta entre a ingestão de alimentos ricos na vitamina e melhora da aparência como um todo, até mesmo dos cabelos, que podem ficar mais brilhosos e sedosos. Porém, lembre-se que toda a dieta é fundamental para o organismo de forma ampla.

 

Carência de Vitamina C – O que ela causa?

 

A falta de vitaminas essenciais causam uma série de doenças e problemas no organismo que, muitas vezes, não são detectados de forma correta. Por isso, manter uma boa alimentação é fundamental para evitá-lo. Em relação à vitamina C, alguns sintomas são comuns:

Imunidade baixa: Pode-se notar mais propensão a gripes e resfriados, que costumam ser mais comuns em quem está com as células de defesa em déficit. Porém, é importante saber que só a vitamina C não é suficiente para um organismo forte e saudável e a melhor forma de lidar com o problema é procurando auxílio médico.

Queda de cabelo: Outro sintoma muito comum de deficiência de vitamina C são as quedas excessivas de cabelo. Elas ocorrem geralmente quando há um desequilíbrio nutricional e a vitamina C é um deles.

Também podem ocorrer sintomas como fraqueza e falta de disposição, já que a Vitamina C ajuda nesse sentido. Alimente-se bem e procure um médico caso sinta que algo está anormal em seu organismo.

 

Excesso de Vitamina C – O que ele causa?

 

É raro haver um excesso de Vitamina C, já que ela é expelida facilmente pelo nosso corpo. Porém, ao fazer suplementação sem indicação, pode-se notar alguns sintomas negativos, como:

Dores de estômago: Por se ligar aos nossos ácidos, a vitamina C em excesso pode causar dores de estômago e desconfortos abdominais.

Náuseas: Se o excesso continuar ocorrendo, as dores podem evoluir para náuseas e, posteriormente, vômitos. Além disso, podem haver episódios de diarreia e até mesmo de cólicas fortes.

Se você estiver fazendo suplementação sem indicação e perceber esses sintomas, fale com o seu médico o quanto antes e suspensa os medicamentos. Lembre-se que uma alimentação saudável é o suficiente para nossa ingestão diária de vitaminas.

 

Alimentos com Vitamina C

 

São muitos os alimentos que trazem a vitamina C em sua composição, porém, alguns deles têm quantidades mais significativas e devem ser ingeridos com frequência. Vamos citar os principais:

Frutas: Algumas frutas têm mais vitamina C do que outras. Engana-se quem acredita que a laranja é um das maiores fontes desse nutriente, sendo a goiaba um exemplo disso. Sabe-se que em uma goiaba pequena há quase 5 vezes mais da vitamina do que nas laranjas. Além dela, podemos citar também o kiwi, que conta com quase 93 gramas. Em geral, o consumo de frutas é uma ótima forma de garantir que a vitamina C estará em dia.

Vegetais: Brócolis, couve e pimentão são boas fontes de vitamina C, variando entre 50 mg e 1g por porção. Porém, no caso deles é preciso ficar atento ao cozimento, que não deve ser exagerado para que os nutrientes não se percam. A dica é realizar o processo no vapor, onde as chances de perda são bem menores.

Além de vegetais e frutas, a pimenta vermelha também é uma boa fonte de vitamina C e pode ser consumida em pequenas quantidades uma vez ao dia, para temperar os alimentos.

 

Suplementação

 

Se formos levar em conta a quantidade de alimentos que contém vitamina C e o fato dela ser facilmente expelida, entenderemos que a suplementação em si não é comum, especialmente a feita com comprimidos. A recomendação médica geralmente é de aumentar o consumo de alimentos ricos na vitamina quando uma há deficiência, por meio de uma dieta bastante rígida. Porém, em casos mais raros, pode haver a necessidade de medicamentos próprios, que devem ser ministrados apenas mediante receita.

Leia também:

Entenda a Importância da Vitamina D

O que é e para que serve a Vitamina B6

Suplementos para ganho de massa muscular podem também ter doses baixas de vitamina C e estes não precisam de indicação médica, embora seja sempre prudente procurar um profissional para ajustar a quantidade diária.

 

Gostou do artigo? Curta e compartilhe com seus amigos!

 






DICAS RELACIONADAS


3 comentários em “O que é a Vitamina C, para que serve, função, carência, excesso, alimentos, suplementos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.