01 jan

O que é ÓXIDO NÍTRICO, para que serve, como e porque tomar?

Óxido Nítrico (NO) é uma molécula gasosa simples, que pode ser encontrada em pequenas quantidades no ar atmosférico, podendo ser considerada uma espécie reativa de nitrogênio. No nosso organismo, a síntese ocorre a partir do aminoácido L-arginina, que por uma ativação enzimática, produz por sua vez a citrulina (Nicastro et al., 2008).

Óxido Nítrico

 

Para que serve o Óxido Nítrico

 

O (NO) têm funções anabólicas ao corpo, como o vasorrelaxamento do endotélio (vasos sanguíneos), relaxamento do corpo cavernoso peniano humano, regulação da pressão sanguínea, potêncializador da transmissão de sinapses (longo prazo), adesão a agregação plaquetária e outros eventos que são resultado de uma maior fluxo sanguíneo (Cerqueira e Yoshida, 2002)

 

Benefício do Óxido Nítrico

 

Analise comigo, se você tem dois caminhos para percorrer e carregar alimentos para sua casa, um dos caminhos com alguns pontos de trânsito e estreito, e o outro totalmente livre e as vias duplicadas, qual chegaria primeiro e levaria alimentos mais rápidos? Acertou quem acha que é o caminho livre e duplicado!  Os pontos de trânsito são as lipoproteínas de baixa densidade e de muito baixa densidade (LDL, VLDL) que se acumulam no endotélio, impedindo um maior fluxo sanguíneo e causando em consequência as temidas placas de ateroma. Com o uso do óxido nítrico o endotélio (vasos sanguíneos) aumentam de espessura, permitindo uma maior oferta de nutrientes para o anabolismo muscular, homeostasia, pressão sanguínea e abastecimento sanguíneo para os tecidos-alvos.

E quem acha que os benefícios do óxido nítrico acabavam aqui se enganou! O que nosso sangue faz constantemente? Trocas gasosas! Ou seja, em exercícios aeróbicos que necessitam de um maior número de O2, o NO é bem-vindo mais uma vez, melhorando a resistência e promovendo um maior desempenho atlético. No final da década de 80 e inicio de 90, outra descoberta da comunidade científica se voltou para o óxido nítrico, pois foram aprofundadas maiores pesquisas por parecer que o NO age como mensageiro inter e intracelular e como toxina, auxiliando a melhora de processos patológicos (Flora Filho; Zilberstein, 2000).

 

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Malefício do Óxido Nítrico

 

O malefício que parece existir é decorrente do falso ganho de massa muscular por uma maior vasodilatação, dependendo da alimentação inadequada do indivíduo pode ocorrer risco de futuras embolias e derrames.

 

Ingestão do Óxido Nítrico

 

Nutricionistas, farmacêuticos, químicos e médicos revisam constantemente a ação antes de lançar o produto. A ingestão varia de acordo com a marca, o importante é seguir o recomendado, pois, em geral se adequa a combinação de arginina com outros compostos.

 

PERGUNTAS E RESPOSTAS

O “pump” do meu treino aumenta com o óxido nítrico? Sim, a vasodilatação é propicia para o carregamento do mineral sódio para o meio intracelular, e a retenção hídrica é a causa do “inchaço” tão desejado por Bodybuilder e praticantes de exercícios físicos.

O óxido nítrico aumenta massa muscular?  Sim, se pensarmos na história acima da “pista duplicada “e “livre” sim, um maior número de aminoácidos serão recrutados para síntese de proteína, aumentando a massa muscular.

Somente o óxido nítrico ajuda a emagrecer? Não, a associação de um treinamento acompanhado de um profissional de educação física mais uma boa alimentação por um nutricionista ajuda a chegar a qualquer corpo que deseje. O óxido nítrico ajudaria em partes por aumentar as trocas gasosas, levando mais O2 para os pulmões e recolhendo CO2 para o meio externo, aumentando o tempo de desempenho em exercícios aeróbicos.

O óxido nítrico pode ser usado em idosos? Deve! Com o passar de todos os anos de vida em indivíduos que se alimentaram mal por certa idade tem as veias e artérias comprometidas por placas de ateroma, além de a idade favorecer a redução das lipoproteínas de alta densidade (HDL) e aumentar as de baixa densidade (LDL), assim as “varreduras” de colesterol dariam espaço as “brunas surfistinhas” distribuindo colesterol por todo o corpo. O óxido nítrico auxiliaria na prevenção de um futuro ataque cardíaco ou derrame, se em algum caso a pressão sanguínea ou frequência cardíaca aumentar, claro que associado a um treinamento seguido de um profissional de educação física.

 

Referências Bibliográficas

Nicastro, H.;Dattilo, M.; Rogero, M. M. A suplementação de L-arginina promove implicações ergogênicas no exercício físico? Evidências e considerações metabólicas. Revista Brasileira Ciência  e Movimento. v. 16, n. 1. p. 115-122, 2008;

Flora Filho R.; Zilberstein B. Óxido nítrico: o simples mensageiro percorrendo a complexidade. Metabolismo, síntese e funções. Rev. Assoc. Med. Bras. v. 46, n. 3, p. 265-271, 2000.

Cerqueira NF, Yoshida WB. ”Óxido nÌtrico: revisão. Acta. Cir. Bras. v. 17, n. 6, p. 417-23, Nov./Dez., 2002.

 

Esperamos que o post tenha ajudado você a sanar suas dúvidas!
Passe essas informações adiante, compartilhe! 

 

Salvar






DICAS RELACIONADAS


2 comentários em “O que é ÓXIDO NÍTRICO, para que serve, como e porque tomar?

  1. Muito importante o trabalho apresentado. Parabéns!No mundo todo à pessoas se matando com o uso de medicamentos que custam caro e só servem para enriquecer ainda mais as indústrias Farmacêuticas que não tem interesse em curar ninguém.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.