03 ago

Topiramato: o que é, para que serve, benefícios, função, como tomar, suplementação

Topiramato o que é, para que serve, benefícios, função, como tomar, suplementação

O Topiramato ou Topamax é um remédio que tem proposta neoroprotetora e pode ser usado sozinho ou com outros medicamentos.

A biodisponibilidade do Topiramato é ampla. Serve tanto para tratar epilepsia, crises convulsivas, enxaquecas, transtorno bipolar, bulimia, comportamentos agressivos, como também compulsão alimentar.

Muitas vezes é utilizado para tratar alcoólatras e também como uma alternativa para quem deseja emagrecer (indicação off-label).

A característica principal deste remédio é a facilidade para administração, pois com uma unidade, no máximo duas por dia, o tratamento já se mostra eficiente.

Dizem também que é um remédio com pouco efeitos colaterais, contudo, somente pode ser prescrito por um médico com receita específica.

Será que Topiramato emagrece de verdade? Porque isso acontece? Quem pode tomar? Quais os efeitos colaterais e outras dúvidas serão respondidas neste artigo. Continue a leitura!

 

O que é Topiramato?

 

Topiramato é um fármaco monossacarídeo, isto é, não passa por hidrólise, de via metabólica através da gliconeogênese (transformação em glicose) e que tem ampla linha de ação para tratar grande variedade de doenças do sistema nervoso central.

Desde que surgiu em 1978, através da busca do cientista Gene Tutwiler, do bioquímico  Bruce E. Maryanoff,  com a ajuda do professor da Universidade do Estado da Pensilvânia, Stephen Benkovic, o Topiramato já foi dezenas de vezes alvo de pesquisas.

Obviamente que as pesquisas iniciais utilizaram camundongos, mas foram providenciais para o aprimoramento do remédio, que a priori seria disponibilizado para tratar pessoas diagnosticadas com epilepsia.

De acordo com a bibliografia, o perfil do Topiramato assemelha-se a drogas eficientes entre as quais Fenitoína, também antiepilético e a carbamazepina (anticonvulsivo).

Leia também:

Efedrina: Para que serve, benefícios, colaterais, como tomar

Saxenda: para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

Sertralina (Zoloft): O que é, para que serve, benefícios, colaterais, como tomar

Porém, o Topiramato mostrou-se bem mais aceito pelo organismo e com duração efetiva ampla, graças a meia vida de mais de 20 horas.

No Brasil, o Topiramato está liberado para consumo deste 1997, necessitando de receita médica para uso, mas, continua sendo estudado por laboratórios do mundo todo.

Aliás, tem sido personagem principal de conferências e congressos sobre medicina, justamente porque se busca a regularização no Brasil, para usá-lo como alternativa para tratar obesidade.

 

Quais itens compõe a fórmula do Topiramato

 

Topiramato, é na verdade, o composto ativo (principal componente) de diversos nomes de medicamentos que servem para tratar problemas neurológicos, transtornos mentais, e patologias menos severas no sistema nervoso central.

Entre alguns estão:

  • Amato;
  • Égide;
  • Sigmax;
  • Temax;
  • Topamax;
  • Topiramato de diversos laboratório, como: Accord; Janssen Cilag; Aché; SEM; Biosintética; Legrand; Medley, Sandoz, Eurofarma e outros.
  • Topit;
  • Toptil;
  • Vidmax.

As embalagens são ofertadas com concentrações de 25mg; 50mg e 100mg de Topiramato por comprimido, e podem ser encontradas com embalagens de 10 até 60 comprimidos no varejo e com quantidades bem maiores para uso em hospitais.

Os elementos que fazem parte da fórmula juntamente com o composto ativo são:

  • Amido pré-gelatinizado;
  • Amidoglicolato de sódio;
  • Celulose microcristalina;
  • Cera de carnaúba;
  • Estearato de magnésio;
  • Hipromelose;
  • Macrogol, polissorbato 80;
  • Dióxido de titânio.

Atenção intolerantes, Topiramato contém lactose.

 

Para que serve Topiramato?

 

O Topiramato serve para tratar sozinho epilepsia diagnosticada previamente em pessoas que já recebiam outros tipos de remédios.

Mas, não são apenas pessoas com epilepsia que podem se beneficiar do medicamento. Graças a ação rápida, doenças como:

  • Síndrome de Lennox-Gastaut (síndrome epilética que ocorre na infância);
  • Ansiedade;
  • Enxaqueca;
  • Convulsões;
  • Transtornos bipolar, estresse pós-traumático; compulsão alimentar;
  • Dor neurogênica.

Serve também para tratar dependentes de drogas, tabaco e de álcool.

Topiramato ou TopamaxA indústria especulativa transformou a aplicação do medicamento – aproveitando um dos seus efeitos colaterais- que é o emagrecimento espontâneo, em uma droga prescrita para pessoas que desejam emagrecer.

Nos Estado Unidos, por exemplo, o Topiramato é uma opção receitada por endocrinologista para fins estéticos que envolvem reduzir medidas, mesmo sendo o medicamento indicado para ser usado apenas em casos de obesidade.

Combinações deste fármaco com fenterminas – parente das anfetaminas e proibida aqui no Brasil – apresenta bons resultados para o emagrecimento.

Leia também:

Orlistat (xenical): para que serve, efeitos colaterais, como tomar

Clembuterol: O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

Mas, se lá nos Estados Unidos essa e outras combinações são levadas a sério como propostas para o emagrecimento, sendo inclusive regulamentadas por órgãos como a FDA – Food and Drug Administration, agência responsável e supervisora dos medicamentos nos EUA.

No Brasil, tanto como o Topiramato absoluto como associações são proibidas para este fim.

Mas, não estão descartados regulamentação, inclusive no 14º encontro do Abeso – Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade o uso do Topiramato para o emagrecimento foi tema central de discussão.

 

Quais os benefícios de usar o Topiramato?

 

Devemos olhar os benefícios por dois ângulos, pelo menos. Um deles é a facilidade na administração e a atuação eficiente no sistema nervoso, inibindo a anomalias neurais.

Porém, pensar este medicamento como alternativa para tratar a ansiedade, já que a doença está diretamente relacionada com o ganho de peso, ou para diminuir a compulsão alimentar é extremamente importante.

Outros benefícios são:

  • Custo acessível;
  • É muito bem absorvido;
  • Meia vida plasmática superior aos outros antipiléticos;
  • É depurado rapidamente pelo sistema renal;
  • Não necessita monitoramento nos níveis plasmáticos, quando usado sozinho.

Entre outros.

 

Qual é Função do Topiramato?

 

O Topiramato amplia a frequência, a qual o ácido conhecido como GABA – ácido gama-aminobutírico (neurotransmissor principal do sistema nervoso central), ativa os destinatários neurais conhecidos como GABAA.

Essa “ativação” é fundamental para potencializar a atividade do GABA.

De acordo com estudos bioquímicos, as propriedades do Topiramato que contribuem para sua eficácia como tratamento de epiléticos, têm total relação com as melhorias que produz no GABA.

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Leia também:

Proviron: O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

Bupropiona / Zyban: O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

Tratamento com Topiramato podem ser ininterruptos, ou por determinado períodos. Sus função é diminuir a excitação das células nervosas que causam ataques epiléticos, e outras que causam as temíveis enxaquecas.

Como já dissemos, esse fármaco pode ser usado para tratamentos monoterápicos com êxito. Em pessoas diagnosticadas epiléticas, bastam 15 dias para o medicamento mostrar efeito.

Casos de convulsões mostram-se retraídos com 4 semanas de uso. Enquanto que sua atuação como preventivo de enxaquecas ocorre em 30 dias.

 

Indicações do Topiramato

 

Médicos endocrinologistas, neurologistas podem prescrever Topiramato para tratamento dentro das especificações da bula.

Prescrições extraordinárias são feitas com o propósito de ajudar pacientes a não serem acometidos por eventos consequentes de doenças do sistema nervoso central (neste caso o medicamento age como preventivo).

O fato de ser usado como emagrecedor, é de total responsabilidade do médico que o prescreveu, e qualquer efeito colateral advindo da indicação fica também sob sua incumbência.

 

Atenção!

Quando o Topiramato for consumido com outras drogas antiepiléticas como a fenitoína, é necessário observar as concentrações plasmáticas para que não aumentem.

Em relação a outros remédios como depressores de sistema nervoso central, inibidores de recaptura de seretonina, Orlistat, Quinidina, Risperidona, Digoxina, Primidona, Zolpidem, Sulfato de Magnésio e outros, pode ocorrer interação medicamentosa, então é importante avaliar a relação ganhos e perdas para entender o valor de tratar ou não com Topiramato.

Anticoncepcionais orais também podem sofrer interferência na eficiência quando usados com Topiramato.

Alimentos não interferem na absorção deste medicamento. Porém, bebidas alcoólicas podem prejudicar a eficiência, além de aumentar as chances para efeitos colaterais perigosos.

 

O que causa o excesso de Topiramato no organismo?

 

Dose altas de Toiramato podem ser prejudiciais ao organismo. Os principais sintomas neste caso são:

  • Convulsão;
  • Visão dupla (diplopia);
  • Quedas na pressão arterial;
  • Dor no estômago;
  • Tontura;
  • Letargia;
  • Cor amarelada;

E, prejuízos na atividade cerebral.

Sintomas da overdose devem ser notificadas ao médico ou pronto socorro rapidamente, inclusive, transportando o usuário até o atendimento juntamente com a bula do remédio.

Caso ocorra acidose metabólica (baixa drástica do bicabornato sérico) é essencial providenciar o esvaziamento do estômago (por vômito ou lavagem).

Outras ações como a hemodiálise também podem ajudar quando o organismo já absorveu grandes doses deste medicamento.

Outras ações é prestar socorro rápido e manter a hidratação.

 

Quais os efeitos colaterais do Topiramato?

 

Muitos, e de toda ordem são os efeitos colaterais do Topiramato. E aqueles que afetam o sistema nervoso central parecem ser os mais gritantes.

Situações como:

  • Parestesia (formigamento, excesso de calor, latejamento e dormência nas extremidades do corpo ou em outros órgãos);
  • Tonturas;
  • Ideias suicidas;
  • Dor nos olhos;
  • Coriza;
  • Alteração no paladar;
  • Excesso de nervosismo e irritabilidade;
  • Cansaço sem motivo aparente;
  • Descontrole sobre os movimentos;
  • Fala comprometida;
  • Náuseas frequentes;
  • Ausência de memória;
  • Visão turva e embaralhada;
  • Acréscimo da creatinina sérica;
  • Incidência de infecção respiratória;
  • Perda de peso e até anorexia.

O excesso de sono também é um efeito colateral preponderante e que muitas vezes prejudica o desempenho nas atividades diárias.

É importante lembrar que a habilidade para dirigir veículo e operar máquinas enquanto usar este medicamente pode sofrer alterações.

 

Quem não pode tomar Topiramato?

 

Mulheres que pretendem engravidar, que estão grávidas ou que amamentam estão terminantemente proibidas de tomar Topiramato.

Outros com cirrose, depressão, doenças no trato urinário, glaucoma, doença no pulmão, devem informar o médico para saber se podem ou não consumir este medicamento,

Pessoas alérgicas aos componentes da fórmula também devem evitar o medicamento.

 

Como tomar Topiramato?

 

Para tratar epilepsia as doses recomendadas são:

  • Adultos iniciam com 25mg até 50mg que devem ser ingeridos a noite por 7 dias. Nos dias seguintes poderá ser aumentada a dose para a quantidade de miligramas duas vezes ao dia;
  • Para crianças, a dose usual é de 5mg até 9mg por quilo de peso corporal, divididos em duas tomadas/dia.

Doses muito pequenas (inferiores a 25mg) não podem ser consumidas através de comprimidos.

Quando o Topiramato é ofertado como terapia única:

Adultos: Devem iniciar com 25mg tomados a noite durante 7 dias. Nos dias que seguem, aumentar a dose para frações entre 25mg e 50mg diariamente em duas tomadas. Após 21 dias a dose poderá ser acrescida conforme orientação médica.

Crianças: Podem iniciar com 0,5 a 1mg/kg, durante os primeiros 7 dias. Após aumentar no intervalo de 0,5 até 1 mg/kg/dia desmembradas em duas tomadas. Nos dias seguintes também poderá ser reajustada conforme o médico entender como necessário.

 

Para tratar enxaqueca a dose inicial é de 25mg, que deve ser ingerido a noite. Após é possível aumentar para 25mg por semana, consumido em um único dia.

É importante lembrar que a dose diária máxima para controlar enxaqueca é de 100mg/dia divididas em duas vezes.

Topiramato deve ser tomado com água pura, sem dissolver, quebrar ou mastigar.

Caso doses sejam esquecidas, providencie a tomada antes de 6 horas da próxima dose. Caso esteja próximo do horário da nova dose, aguarde e tome apenas a dose do momento, ignorando a dose esquecida.

Para garantir a diálise durante o tratamento com Topiramato consuma 2 litros de água/dia.

 

Perguntas e Respostas

 

Topiramato emagrece?

Sim, e muito em alguns casos. O efeito colateral de suprimir a fome leva automaticamente ao emagrecimento.

O poder anorexígeno do Topiramato é comparado a diversas drogas com propósito específico de fazer a pessoa perder peso.

Mas, apesar dos esforços para torna-lo um aliado congruente aos processos de emagrecimento – aumentando assim a indicação – a burocracia e a falta de pesquisas interferem negativamente para agilizar a viabilidade do fármaco.

Muitos médicos indicam o Topiramato para emagrecer, e muitas pessoas também buscam no mercado negro o medicamento, unindo essas duas vertentes teríamos o real com o ideal.

 

Topiramato preço?

Assim como existem diversas opções de medicamentos com o composto ativo topiramato, as ofertas e as diferença de valores são gigantes.

Um dos mais populares, o Topamax (caixa com 60 comprimidos de 25mg), por exemplo, é encontrado com valores de R$115 até R$130.

Mas, outras marcas como Amato de 25mg e 60 comprimidos, fica em média R$30,00.

Como pode perceber, a marca, dosagem e quantidade de comprimidos influencia muito no preço.

 

Topiramato causa enxaqueca?

Na verdade, Topiramato é para tratar e prevenir enxaqueca. Entre os efeitos colaterais, dor de cabeça leve pode surgir, contudo a proposta deste medicamento é justamente tratar pessoas que sofrem de enxaqueca.

 

Topiramato da sono?

Sim. Entre os efeitos colaterais mais evidentes é o aumento do sono. Por isso é importante acompanhar o quanto este efeito pode atrapalhar a rotina.

É importante não guiar veículos logo após a ingestão do medicamento.

 

Topiramato precisa de receita?

Sim. Exige-se receituário especial que deverá ficar retido para controle.

 

Para finalizar este post, vale lembrar que o Topiramato é o tipo de medicamento que divide opiniões.

Permitido para tratar o sobrepeso em muitos países, no Brasil ainda não é visto com esse propósito.

Ideias rejeitadas pelo FDA – Food and Drug Administration   do registro chamado de QNEXA que combina (topiramato+fentermina), interfere para que a ação off label persista.

 

Se desejar mais informações sobre este tema, envie perguntas logo abaixo. Aproveite e compartilhe este post na sua rede social favorita!

 

Referências

Sander JWAS, Manreza MLG. Topiramato: os múltiplos mecanismos de ação de uma nova estrutura molecular. In: Yacubian EMT. Tratamento medicamentoso das epilepsias. 2a. ed. São Paulo: Lemos Editorial, 2004.

SWEETMAN, S.C; et al; MARTINDALE – Guia Completo de Consulta farmacoterapeutica. Barcelona. 2ª Ed. 2005.

ANFARMAG; MANUAL DE EQUIVALÊNCIA. São Paulo/SP, 3ª Ed. 2010.

 






DICAS RELACIONADAS


4 comentários em “Topiramato: o que é, para que serve, benefícios, função, como tomar, suplementação

  1. Tenho enxaqueca crônica e o médico me receitou topiramato, mas desde o primeiro dia que comecei tomá-lo ,tive muita dor de cabeça. Tomei por uns 8 ou 9 dias e parei pois não aguentava as dores. Será que vale a pena tentar tomar novamente?

  2. Excelente artigo, usei Topiramato para tratar enxaqueca e emagrece realmente. Mas tive que parar de usar por conta do efeito colateral que foi ausência de memória, algo muito preocupante. Me cada verdadeira agonia não lembrar das coisas.

  3. Faço uso do Topiranomato e estou sentindo dores fortes de cabeça, tontura e a memória confusa.
    Já falei com o meu neurologista, mas ele não suspende o medicamento. Vou ter que parar por conta depois desde comentários visto agora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.