Conheça a Turkesterona, saiba para que serve, como e porque tomar?

turkesteronaDificuldade para ganhar massa muscular? Conheça a Turkesterona. Uma importante aliada 100% natural no desenvolvimento dos músculos, que atua também na distribuição das proteínas no organismo. Indicada para atletas amadores e profissionais que queiram otimizar o aproveitamento dos seus treinos.

A Turkesterona é um derivado da planta Ajuga turkestanica. O gênero Ajuga (Labiatae) é composta por mais de 40 espécies amplamente distribuídas em regiões de ambos os hemisférios e contém pelo menos, três classes de compostos potencialmente bioativos: diterpenos clerodano, fitoecdisteroides e glicosídeos iridoides.

Uma característica da Ajuga Turkestanica é a presença da turkesterona 11-α-hidroxila, que não foi observada em outras espécies do mesmo gênero. Ecdisteroides são cetosteroides com cadeias laterais de carbono a longo polihidroxilado.

Estes compostos são imitadores de hormônios utilizados pelo artrópode (inseto) e crustáceos (caranguejo / lagosta) no processo de muda conhecida como ecdise. Quimicamente, fitoecdisteroides são classificados como triterpenoides que inclui saponinas triterpenos e fitoesteróis. As plantas podem usar ecdisteroides como uma defesa química contra insetos por perturbar o equilíbrio hormonal e processo de muda.

A descoberta destas moléculas de esteroides em 1966 em várias espécies de plantas levaram à sua disponibilidade em grandes quantidades para os estudos farmacológicos em busca de inseticidas mais seguros. Embora não mostrando sinais de toxicidade, ecdisteroides apresentaram outros possíveis efeitos benéficos que poderiam apoiar a sua utilização na medicina popular como imunomodulação, antiarrítmicos, hepatoprotetores, ou efeitos antidiabéticos.

 

Turkesterona e seu Mecanismo de Ação

 

Os ecdisteroides são estruturalmente diferentes dos esteroides de mamíferos. No entanto, efeitos anabólicos têm sido relatados em vertebrados: o aumento do crescimento em camundongos, ratos, ovelhas ou porcos, e aumento do desempenho físico sem treinamento em ratos com aumento da síntese de proteínas fibrilares do miocárdio.

A Turkesterona promove a síntese de proteínas, mantém o metabolismo anabólico, aumenta massa muscular, enquanto diminui o tecido adiposo. Os ecdisteroides conduzem a atividade anabólica no músculo esquelético, desse modo organizam a proliferação celular, melhoram a função secretora do fígado e também apresenta efeito imunomodulador.

O crescimento muscular é promovido pela melhora da retenção de nitrogênio e também na metabolização de proteínas, reduzindo o catabolismo e aumentando o anabolismo na síntese de proteínas, por acelerar o processo de translocação.

 

Testes Clínicos com o Turkesterona

 

Ecdisteroides da Ajuga Turkestanica sobre a sarcopenia em idosos: Um estudo foi realizado com ratos idosos para verificar os efeitos da Ajuga Turkestanica sobre a musculatura. Os pesquisadores misturaram uma dose do extrato (teor 40% de ecdisteroides) que em humanos seria o equivalente a 400 mg, misturado a ração dos animais por quatro semanas. Eles observaram ao final do estudo que a caspase-3 e miostatina foram significativamente reguladas para baixo, apoiando os resultados de outros estudos que indicam que ecdisteroides podem proteger contra a perda de massa muscular. Os resultados do ensaio mostraram uma tela de alta sensibilidade com a falta de atividade androgenica do extrato de Ajuga Turkestanica, uma característica desejada no desenvolvimento de abordagens alternativas para a gestão sarcopenia em seres humanos.

 

Efeitos de fitoecdisteroides sobre a síntese de proteínas: Nesse estudo foram avaliados os efeitos dos fitoecdisteroides no aumento de síntese de proteínas em mamíferos. Para estudar o mecanismo de ação de fitoecdisteroides em tecido de mamíferos, um ensaio celular in vitro de síntese de proteínas foi desenvolvido. OS fitoecdisteroides aumentaram a síntese de proteínas em até 20% em miotubos C2C12 de murino e miotubos humanos primários. In vivo, os ecdisteroides aumentaram a força de preensão dos ratos.

 

Ecdisteroides e desempenho físico: Ecdisteroides são indicados por apresentarem propriedades tônicas. Na verdade, eles estimulam o crescimento muscular, desde que o fornecimento de proteínas seja adequado. Existem resultados do aumento do efeito anabólico no desempenho físico, demonstrado através do teste de natação forçada em ratos: animais que receberam ecdisteroides durante uma semana foram capazes de nadar tempos significativamente mais longos. Estes efeitos são semelhantes aos de esteroides anabolizantes. Ecdisteroides também são capazes de aumentar o teor de ATP muscular em ratos privados de vitamina D.

 

Indicações

  • Aumenta a síntese e assimilação de proteínas para contração muscular;
  • Aumento massa muscular;
  • Substituto da Testosterona;
  • Melhora a função cardíaca;
  • Previne infecções.

 

Reações Adversas

  • Não há descrição de reações adversas na literatura.

 

Contraindicações

  • Não há relatos na literatura até o momento de contra indicações.

 

Concentração Recomendada

  • Turkesterona 500 a 2000mg / dia

 

Sugestão de Associações Com Efeitos Sinérgicos

  • Turkesterone 500 mg
  • Tribullus 750 mg
  • Cyanotis vaga 250 MG
  • Mande aviar 60 doses
  • Posologia: Tomar 1 dose 2 vezes ao dia.
  • Turkesterone 750 mg
  • Cyanotis vaga 250 mg
  • Rhodiola 150 mg
  • Mande aviar 60 doses
  • Posologia: Tomar 1 dose 2 vezes ao dia.

 

Referências Bibliográficas

Wilborn, C D, Taylor, L W, Campbell, B I, Kerksick, C, Rasmussen, C J, Greenwood, M, Kreider, R B. Effects os mwthoxyisoflavone, ecdusterone, and sulfo-polysaccharide supplementation on training adaptations in resistance-trained males. Journal of the International Society of Sports Nutrition. 3(2):19-27,2006.

Gorelick-Feldman, J, Maclean, D, Ilic, N, Poulev, A, Lila, M A, Cheng, D, Raskin, I. Phytoecdysteroids increase protein synthesis in skeletal muscle cells. J Agric Food Chem. 2008 May 28;56(10):3532-7.

Syrov, V N. Mechanism of the anabolic of phytoecdisteroids in mammals. Nauchnye Doki Vyss Bol Nauki. 1984;(11):16-20.

Syrov, V N, Tashmukhamedova, M A, Khushabaktova Z A, Mirtalipov, D T, Mamatkhanov, A U. Effect of phytoecdysteroids and nerbol on parameters of carbohydrate and lipid metabolism and phospholipid spectrum of liver mitochondrial membrane in experimental diabetes mellitus of rats. Ukr Biokhim Zh. 1992 Jul-Aug;64(4):61-7.

Syrov, V N, Khushbaktova, Z A. Experimental study of pharmacotherapeutic effect of phytoecdisteroids and nerbol in toxic liver damage. Eksp Klin Farmakol. 2001 Jul-Aug; 64(4):56-8. 6.

Syrov, V N, nasyrova, S S, Khushbaktova, Z A. The results of experimental study of phytoecdysteroids as erythripoiesis stimulators in laboratory animals. Eksp Klin Farmakol. 2001 Jul-Aug; 60(3):41-4.

 

Salvar

Whey Protein Growth Chamada Grupo Whats
Artigo anteriorCuidados na hora de escolher o Suporte de Bikes para Carros (Transbike)
Próximo artigoDicas para quem possui Condromalácia e faz Musculação
Dicas de Treino
Os posts com a assinatura Dicas de Treino são escritos por profissionais da área de Educação Física / Personal Trainer com seu devido CREF, Nutricionista com seu devido CRN, Médico com seu devido CRM além de Psicólogos, Farmacêuticos, Redatores, entre vários outros profissionais de áreas relacionadas ao mundo fitness. Todos com o intuito de contribuir com a comunidade.

3 COMENTÁRIOS

  1. Tomei o suplemento por seis meses, o nível de testosterona no período subiu mas o de prolactina também. Não dá pra dizer se foi a causa, mas deixo minha contribuição.

  2. Olá!
    Vejo que muitos benefícios da Turkesterona são semelhantes aos proporcionados pelo BCAA e pela Creatina.
    Se eu passar a usar Turkesterona deverei também continuar a usar BCAA e Creatina?
    Obrigado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui